15/08/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
- Reconhecer o significado e a construção histórica da denominada ordem mundial.
- Reconhecer o que vem a ser os países hegemônicos e sua influência no mundo, em diferentes momentos históricos.
- Reconhecer o caráter dinâmico das relações de poder, caracterizando uma hierarquia entre os países, refletindo-se na configuração espacial dos Estados-nação.
Primeira Guerra Mundial: histórico e espacialização
Segunda Guerra Mundial: histórico e espacialização
Blocos econômicos: caracterização e relação dos principais existentes na atualidade
Geopolítica: conceituação
Os professores de História e de Língua Portuguesa deverão ser convidados a participar desta aula sugerida para o Ensino Médio.
O professor deverá projetar o vídeo A Nova Ordem Mundial, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=iC9mTkfDHn0. Para isso, deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar uma forma de projeção na sala de aula (instalação de equipamentos, caso ela não seja aparelhada).
A Nova Ordem Mundial: https://www.youtube.com/watch?v=iC9mTkfDHn0
Após a projeção, e com a participação dos professores de Geografia e História, deverá ser estipulado um tempo de quinze minutos para que os alunos possam tirar dúvidas sobre o tema explorado no vídeo.
Em seguida, deverão ser formados grupos de quatro alunos para a resolução das questões elencadas nos Quadros 1 e 2. As respostas deverão ser anotadas no caderno e constituirão subsídios para um trabalho escrito e para apresentações orais, conforme orientação mais adiante.
Quadro 1. A Ordem Mundial é uma construção histórica, com projeção espacial
Mapa 1. A Europa antes da I Guerra Mundial
Fonte: http://rhistoriandoz.blogspot.com.br/2012/05/texto-11-terceiros-anos.html
|
Mapa 2. A Europa depois da I Guerra Mundial
Fonte: http://rhistoriandoz.blogspot.com.br/2012/05/texto-11-terceiros-anos.html
|
Mapa 3. A Europa depois da II Guerra Mundial
Fonte:http://noseahistoria.wordpress.com/2012/01/06/a-europa-do-pos-guerra-uma-europa-dividida/
|
Mapa 4. Mapa mundi após 1990
Fonte:https://sabine77.wordpress.com/2008/09/28/
|
Mapa 5. Mundo bipolar (1945-1989)
Fonte: http://colegiosistemageographic.blogspot.com.br/p/prgrama-ii-ruy.html
|
Mapa 6. Mundo multipolar (pós 1990)
|
Observe os mapas e responda as questões propostas.
1. Quais alterações podem ser observadas nos mapas da Europa de 1914 e de 1918? 2. Explique a influência da Primeira Guerra Mundial na reorganização territorial europeia. 3. Quais países destacavam-se como líderes mundiais antes da Primeira Guerra Mundial?
4. Quais alterações podem ser observadas no mapa da Europa depois da Segunda Guerra Mundial? 5. Explique a influência da Segunda Guerra Mundial na reorganização territorial europeia. 6. Quais países mantiveram e quais conquistaram a liderança mundial, depois da Segunda Guerra Mundial?
7. Como os Estados Unidos conseguiram tornar-se uma superpotência após a Segunda Guerra Mundial?
8. A partir de 1990, ocorreram novas alterações na configuração espacial europeia. Quais países sofreram alterações? 9. Entre 1989 e a década de 1990, quais foram os principais motivos que levaram à/ao: a) reunificação alemã? b) desmembramento da Iugoslávia? c) desmembramento da ex-União Soviética? d) desmembramento da Tchecoslováquia?
10. A reunificação alemã e o desmembramento de vários países ocorreram de maneira pacífica? Comente.
11. Identifique influências das transformações europeias no mundo a) após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. b) após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. 12. Essas transformações puderam ser observadas e ou sentidas no Brasil? Comente.
13. O que se entende por Ordem Mundial? Como ela pode ser percebida em nosso cotidiano? 14. Como se caracterizou/a a Ordem Mundial a) entre 1945 e 1990? b) de 1990 aos dias atuais?
|
Quadro 2.Interpretação de charges referentes à temática da Nova Ordem Mundial
Charge 1
|
Charge 2
http://marketdynamo.blogspot.com.br/2011_08_07_archive.html
|
Charge 3
http://portidageo3.blogspot.com.br/2012/05/principais-acontecimentos-no-periodo-da.html
|
Charge 4
www.polyp.org.uk/cartoons/wealth/polyp_cartoon_Africa.jpg
|
Observe as charges selecionadas e responda as questões propostas.
1. Em relação às quatro charges, identifique a) os fenômenos representados. b) a época em que ocorreram e os países envolvidos. c) as consequências desses fenômenos para o mundo.
2. A charge 4 retrata, de maneira irônica, as relações entre os países ricos e os países pobres, constituindo a denominada Divisão Internacional do Trabalho (DIT). O que se entende por DIT? Historicamente, como ela se caracterizou entre esses dois grupos de países?
|
A socialização dos resultados deverá contemplar duas ações:
1. Elaboração de um trabalho escolar (escrito) por grupo, contendo
a) as perguntas e respostas das questões dos Quadros 1 e 2.
b) um texto dissertativo argumentativo sintetizando os principais conceitos apreendidos. O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos quanto às características dessa modalidade textual e estabelecer critérios para a avaliação do mesmo.
c) questões do ENEM, dos vestibulares e de concursos públicos referentes ao assunto estudado. O número de questões deverá ser equivalente ao número de pessoas no grupo, estimulando todos os alunos a pesquisarem.
2. Apresentações orais, com uso de slides, cartazes ou pequenos documentários elaborados com aparelhos de telefonia móvel. Qualquer uma das modalidades (de livre escolha dos alunos) deverá apresentar a síntese textual (conceitos, definições, explicações etc.); imagens ilustrativas (fotos e ou charges) e mapas que representam a espacialização do fenômeno.
O tema abordado nesta aula é bastante longo e complexo. Para facilitar a compreensão dos alunos, sem cansá-los com exposições repetidas, sugere-se que as apresentações sejam divididas entre os grupos. Assim, considerando uma turma de quarenta alunos e a formação de grupos de quatro pessoas, como sugerido no início da atividade 1, teremos:
O grupo 1 apresenta as investigações referentes às questões 1, 2 e 3 do Quadro 1.
O grupo 2 apresenta as questões 4, 5 e 6.
O grupo 3 apresenta os resultados da questão 7.
O grupo 4 apresenta os resultados das questões 8 e 9a.
O grupo 5 encarrega-se da questão 9b.
O grupo 6 encarrega-se da questão 9c.
O grupo 7 encarrega-se da questão 9d.
O grupo 8 encarrega-se das questões 10, 11 e 12.
O grupo 9 apresenta os resultados das questões 13 e 14.
O grupo 10 apresenta os comentários das duas questões do Quadro 2.
Observações:
- Cada grupo terá cerca de oito minutos para apresentar o seu trabalho e todos os membros deverão participar.
- Os trabalhos deverão indicar as fontes de pesquisa. Os livros didáticos de Geografia e de História, tanto no ensino fundamental final quanto no ensino médio, abordam a temática da Ordem Mundial e devem ser consultados.
- Para os trabalhos digitados o professor deverá indicar as regras básicas de formatação, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), disponível em http://www.abnt.org.br/. Para trabalhos manuscritos sugere-se orientar os alunos quanto à legibilidade da letra e o uso de padrões básicos de formatação.
- Depois de corrigidos e comentados pelo professor, os trabalhos deverão ficar na sala de aula por alguns dias, para manuseio dos alunos.
|
Após as apresentações os professores de Geografia e de História deverão promover um debate para que os alunos possam expor suas impressões e dúvidas sobre o assunto tratado.
A Nova Ordem Mundial http://www.vestibular1.com.br/revisao/r100.htm
Exposição oral: debate: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26714
Informação e conhecimento na nova ordem mundial: http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n1/28n1a09.pdf
O debate em sala de aula: http://universo-cultural.com.br/index.php/atividades-prontas/357-como-realizar-debates-em-sala-de-aula
O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação.
Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais. Os trabalhos apresentados em cartazes seguem os mesmos critérios.
Domínio de conteúdo
|
Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral |
Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes |
Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
Sugestão de pontuação para os vídeo-documentários.
Domínio de conteúdo
|
Espontaneidade das falas: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral e da norma culta da língua portuguesa |
Apropriação dos recursos de imagem e som
|
Sintonia entre imagens, movimento e fala
|
3,0 |
2,0 |
3,0 |
2,0 |
A auto avaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. Deverão ser impressas duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens deverão ser respondidos individualmente, enquanto os demais a partir do consenso do grupo.
Avaliação da atividade vivenciada e auto avaliação dos membros do grupo
1. Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.
2. Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas. Procure utilizá-las nas colunas correspondentes. |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/05/2015
Quatro estrelasMuito boa aula. Ficou dinâmica e interessante.