Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Nova Ordem Mundial: o que é e como nos atinge?

 

15/08/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o significado e a construção histórica da denominada ordem mundial.

- Reconhecer o que vem a ser os países hegemônicos e sua influência no mundo, em diferentes momentos históricos.

- Reconhecer o caráter dinâmico das relações de poder, caracterizando uma hierarquia entre os países, refletindo-se na configuração espacial dos Estados-nação.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Primeira Guerra Mundial: histórico e espacialização

Segunda Guerra Mundial: histórico e espacialização

Blocos econômicos: caracterização e relação dos principais existentes na atualidade

Geopolítica: conceituação

Estratégias e recursos da aula

Os professores de História e de Língua Portuguesa deverão ser convidados a participar desta aula sugerida para o Ensino Médio.

 

 

Atividade 1. Construindo o conceito de Ordem Mundial a partir da História

O professor deverá projetar o vídeo A Nova Ordem Mundial, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=iC9mTkfDHn0. Para isso, deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar uma forma de projeção na sala de aula (instalação de equipamentos, caso ela não seja aparelhada).

 

 

OM1

                        A Nova Ordem Mundial: https://www.youtube.com/watch?v=iC9mTkfDHn0

 

 

Após a projeção, e com a participação dos professores de Geografia e História, deverá ser estipulado um tempo de quinze minutos para que os alunos possam tirar dúvidas sobre o tema explorado no vídeo.

 

Em seguida, deverão ser formados grupos de quatro alunos para a resolução das questões elencadas nos Quadros 1 e 2. As respostas deverão ser anotadas no caderno e constituirão subsídios para um trabalho escrito e para apresentações orais, conforme orientação mais adiante.

 

Quadro 1. A Ordem Mundial é uma construção histórica, com projeção espacial

Mapa 1. A Europa antes da I Guerra Mundial

 

OM2

Fonte: http://rhistoriandoz.blogspot.com.br/2012/05/texto-11-terceiros-anos.html

 

 

Mapa 2. A Europa depois da I Guerra Mundial

 

OM3

 

Fonte: http://rhistoriandoz.blogspot.com.br/2012/05/texto-11-terceiros-anos.html

 

Mapa 3. A Europa depois da II Guerra Mundial

 

OM4

Fonte:http://noseahistoria.wordpress.com/2012/01/06/a-europa-do-pos-guerra-uma-europa-dividida/

 

Mapa 4. Mapa mundi após 1990

 

OM5

Fonte:https://sabine77.wordpress.com/2008/09/28/

 

 

 

Mapa 5. Mundo bipolar (1945-1989) 

 

 BIP1

 

Fonte: http://colegiosistemageographic.blogspot.com.br/p/prgrama-ii-ruy.html

 

Mapa 6. Mundo multipolar (pós 1990)

 

BIP2

 

Fonte:http://espacio360.pe/noticia/actualidad/estados-unidos-vs-rusia-una-rivalidad-que-revive-a-merced-de-la-crisis-en-ucrania-b9a4

 

 

Observe os mapas e responda as questões propostas.

 

1. Quais alterações podem ser observadas nos mapas da Europa de 1914 e de 1918?

2. Explique a influência da Primeira Guerra Mundial na reorganização territorial europeia.

3. Quais países destacavam-se como líderes mundiais antes da Primeira Guerra Mundial?

 

4. Quais alterações podem ser observadas no mapa da Europa depois da Segunda Guerra Mundial?

5. Explique a influência da Segunda Guerra Mundial na reorganização territorial europeia.

6. Quais países mantiveram e quais conquistaram a liderança mundial, depois da Segunda Guerra Mundial?

 

7. Como os Estados Unidos conseguiram tornar-se uma superpotência após a Segunda Guerra Mundial?

 

8. A partir de 1990, ocorreram novas alterações na configuração espacial europeia. Quais países sofreram alterações?

9. Entre 1989 e a década de 1990, quais foram os principais motivos que levaram à/ao:

a) reunificação alemã?

b) desmembramento da Iugoslávia?

c) desmembramento da ex-União Soviética?

d) desmembramento da Tchecoslováquia?

 

10. A reunificação alemã e o desmembramento de vários países ocorreram de maneira pacífica? Comente.

 

11. Identifique influências das transformações europeias no mundo

a) após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

b) após a Queda do Muro de Berlim, em 1989.

12. Essas transformações puderam ser observadas e ou sentidas no Brasil? Comente.

 

13. O que se entende por Ordem Mundial? Como ela pode ser percebida em nosso cotidiano?

14. Como se caracterizou/a a Ordem Mundial

a) entre 1945 e 1990?

b) de 1990 aos dias atuais?

 

 

 

Quadro 2.Interpretação de charges referentes à temática da Nova Ordem Mundial

Charge 1

 

OM11

http://www.brasilescola.com/geografia/mundo-bipolar.htm

Charge 2

 

OM12

http://marketdynamo.blogspot.com.br/2011_08_07_archive.html

 

Charge 3

 

OM13

http://portidageo3.blogspot.com.br/2012/05/principais-acontecimentos-no-periodo-da.html

 

Charge 4

 

OM14

www.polyp.org.uk/cartoons/wealth/polyp_cartoon_Africa.jpg

 

Observe as charges selecionadas e responda as questões propostas.

 

1. Em relação às quatro charges, identifique

a) os fenômenos representados.

b) a época em que ocorreram e os países envolvidos.

c) as consequências desses fenômenos para o mundo.

 

2. A charge 4 retrata, de maneira irônica, as relações entre os países ricos e os países pobres, constituindo a denominada Divisão Internacional do Trabalho (DIT). O que se entende por DIT? Historicamente, como ela se caracterizou entre esses dois grupos de países?

 

 

A socialização dos resultados deverá contemplar duas ações:

1. Elaboração de um trabalho escolar (escrito) por grupo, contendo

a) as perguntas e respostas das questões dos Quadros 1 e 2.

b) um texto dissertativo argumentativo sintetizando os principais conceitos apreendidos. O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos quanto às características dessa modalidade textual e estabelecer critérios para a avaliação do mesmo.

c) questões do ENEM, dos vestibulares e de concursos públicos referentes ao assunto estudado. O número de questões deverá ser equivalente ao número de pessoas no grupo, estimulando todos os alunos a pesquisarem.

 

2. Apresentações orais, com uso de slides, cartazes ou pequenos documentários elaborados com aparelhos de telefonia móvel. Qualquer uma das modalidades (de livre escolha dos alunos) deverá apresentar a síntese textual (conceitos, definições, explicações etc.); imagens ilustrativas (fotos e ou charges) e mapas que representam a espacialização do fenômeno.

 

O tema abordado nesta aula é bastante longo e complexo. Para facilitar a compreensão dos alunos, sem cansá-los com exposições repetidas, sugere-se que as apresentações sejam divididas entre os grupos. Assim, considerando uma turma de quarenta alunos e a formação de grupos de quatro pessoas, como sugerido no início da atividade 1, teremos:

O grupo 1 apresenta as investigações referentes às questões 1, 2 e 3 do Quadro 1.

O grupo 2 apresenta as questões 4, 5 e 6.

O grupo 3 apresenta os resultados da questão 7.

O grupo 4 apresenta os resultados das questões 8 e 9a.

O grupo 5 encarrega-se da questão 9b.

O grupo 6 encarrega-se da questão 9c.

O grupo 7 encarrega-se da questão 9d.

O grupo 8 encarrega-se das questões 10, 11 e 12.

O grupo 9 apresenta os resultados das questões 13 e 14.

O grupo 10 apresenta os comentários das duas questões do Quadro 2.

 

Observações:

 

- Cada grupo terá cerca de oito minutos para apresentar o seu trabalho e todos os membros deverão participar.

 

- Os trabalhos deverão indicar as fontes de pesquisa. Os livros didáticos de Geografia e de História, tanto no ensino fundamental final quanto no ensino médio, abordam a temática da Ordem Mundial e devem ser consultados.

 

- Para os trabalhos digitados o professor deverá indicar as regras básicas de formatação, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), disponível em http://www.abnt.org.br/. Para trabalhos manuscritos sugere-se orientar os alunos quanto à legibilidade da letra e o uso de padrões básicos de formatação.

 

- Depois de corrigidos e comentados pelo professor, os trabalhos deverão ficar na sala de aula por alguns dias, para manuseio dos alunos.

 

 

Após as apresentações os professores de Geografia e de História deverão promover um debate para que os alunos possam expor suas impressões e dúvidas sobre o assunto tratado.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação.

 

Considerando um sistema de avaliação baseado em notas (não em menção), apresenta-se uma sugestão de pontuação para as competências e habilidades a serem observadas durante as apresentações orais. Os trabalhos apresentados em cartazes seguem os mesmos critérios.

 

Domínio de conteúdo

 

Espontaneidade durante as apresentações: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral

Comunicação interpessoal: interação com os ouvintes

Slides: clareza, objetividade, ilustração, domínio da norma culta da língua portuguesa

3,0

2,0

2,0

3,0

 

Sugestão de pontuação para os vídeo-documentários.

Domínio de conteúdo

 

 

Espontaneidade das falas: argumentação, gestos, domínio da linguagem oral e da norma culta da língua portuguesa

Apropriação dos recursos de imagem e som

 

Sintonia entre imagens, movimento e fala

 

 

3,0

2,0

3,0

2,0

 

A auto avaliação tem relevante papel no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se uma sugestão de itens para serem aplicados aos alunos. Deverão ser impressas duas cópias para cada grupo, sendo uma utilizada como rascunho e outra para entrega ao professor. Os dois últimos itens deverão ser respondidos individualmente, enquanto os demais a partir do consenso do grupo.

 

 

Avaliação da atividade vivenciada e auto avaliação dos membros do grupo

 

Temas propostos

Estrutura da escola (laboratórios, acervo da biblioteca etc.)

Atuação do/a professor/a

Desempenho do grupo

Nota final que o grupo se atribui

Desempenho individual

Nota final individual. Que nota merece o meu desempenho?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Nome e nota auto atribuída)

 

Aluno 1 …..............

 

Aluno 2 ....................

 

Aluno 3 ...................

 

Aluno 4

…...............

 

 

 

 

1. Valendo-se do banco de palavras disponibilizado, identifique aquelas que você considera apropriadas para a experiência que acabou de vivenciar. As palavras podem ser usadas mais de uma vez.

 

Divertido – sério demais – provocador – deixou a desejar – comprometido – razoável – interessante – pouco interessante – fácil - difícil – sintonizado – sem novidades - articulado – sem sintonia – pouco envolvimento – novo - insuficiente – suficiente.

2. Crie outras palavras que não foram relacionadas, mas que julgue apropriadas.  Procure utilizá-las nas colunas correspondentes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Dione, Escola Estadual Argelce Carvalho Santos da Mota , Minas Gerais - disse:
    rmadione24@yahoo.com.br

    20/05/2015

    Quatro estrelas

    Muito boa aula. Ficou dinâmica e interessante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.