Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura: o mundo dos livros na alfabetização

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes livros;
  • Descobrir a estrutura dos livros;
  • Conhecer a escrita como recurso de expressão de ideias;
  • Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Se a sua escola participa do Projeto UCA, consideramos importante, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Leitura: o mundo dos livros

 

Professor, os livros estão presentes no cotidiano escolar e constituem materiais importantíssimos, que aliado ao trabalho a partir da autoria dos alunos, poderá ser um grande aliado no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Trabalhar este tema em sala de aula permite uma aproximação afetiva da turma com temas que são próximos de seu interesse e também do seu dia a dia. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita experienciadas pelos alunos. Faça sua história com a turma!

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Leitura: o mundo dos livros

 

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

 

Para outras informações consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

 

Leitura

Fonte da imagem: Sitio: “Turma da Mônica”. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/>. Acesso em: 10 de ago. 2014.

 

Roda de conversa: iniciando a aula

 

O que é um livro?

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale sobre o que sabe sobre os livros. Peça ajuda para a turma e escreva em uma cartolina a palavra LIVRO em tamanho suficiente para ser visualizado por todos os alunos após ser afixado no mural da sala de aula. Instigue a participação de todos.

 

Em seguida, leve para a sala de aula um dicionário para que em duplas os alunos possam procurar o significado da palavra LIVRO. Se preferir você poderá acessar o sítio abaixo e descobrir o significado. Após encontrarem o significado, solicite que os alunos registrem no caderno de Língua Portuguesa.

 

Aula2.6_Agosto

Fonte: Sítio: “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/livro/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo, utilize um projetor multimídia ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Aula5.1_Agosto

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Agora, proponha um momento de diálogo sobre algumas questões:

 

  • O que a menina fazia com os livros no início do vídeo?
  • Como a menina resolveu o problema de ter tantos animais e outras coisas fora dos livros?
  • A menina continuou a odiar livros? Por quê?

 

Após o diálogo, leve a turma à Biblioteca da escola e peça que cada aluno escolha um livro. A turma terá como desafio ler o livro ao longo de uma semana e depois contar para a turma quais personagens e o que mais gostou na história. Peça também que explorem o livro, suas características e sua organização.

 

Depois de uma semana de prazo, retome  com a turma, o trabalho sobre os livros e destaque alguns elementos do mesmo:

  • Informações da capa;
  • Tipo de letra utilizada.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:

 

Aula5.2_Agosto

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8CMt6-xwAls>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Faça um momento de diálogo com a turma sobre o que descobriram e o que acharam interessante no vídeo. Agora, promova outro diálogo a partir das seguintes questões:

  • Para que escrevemos?
  • Qual a importância dos livros?
  • E se os livros não existissem?

 

Agora, proponha que cada aluno faça um registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Explique que o desafio é representarem um mundo com livros e outro mundo sem livros. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, solicite o registro em uma folha de papel.

 

Quando terminarem, faça um momento de socialização das produções e aproveite para enfatizar a importância dos livros e da leitura.

 

Como os livros são feitos?

 

Professor, assista com a turma ao vídeo abaixo e também auxilie a turma na leitura dos textos online para que descubram como é a fabricação dos livros e qual o primeiro livro criado.

 

Aula5.3_Agosto

Fonte: Sítio: “Uol Mais”. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/zwuxgmhe6kop/como-um-livro-e-feito-0402CD19386AD0B12326?types=A>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Aula5.4_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/qual-foi-o-primeiro-livro/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Aula5.5_Agosto

Fonte: Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/comunicacao/pergaminho/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Agora, proponha que cada aluno faça um desenho representando o que descobriu. A turma poderá utilizar o caderno de História. Depois, deixe que os alunos apresentem para o grupo suas produções.

 

Como é a vida de uma escritora?

 

Professor, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido abaixo, para que descubram como é o cotidiano de uma escritora.

 

Aula5.6_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/uma-conversa-sobre-livros-e-dobraduras/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura da reportagem, faça a pergunta abaixo para a turma:

 

Viajar sem sair do lugar é possível?

 

Instigue a participação de todos os alunos e peça que relatem o que sentem quando estão realizando a leitura de um livro.

 

Para que serve um livro?

 

Professor, providencie o livro abaixo e primeiramente explore com a turma o título do livro. Ouça a opinião dos alunos sobre o título e instigue a participação de todos. Depois, faça a leitura da história e apresente a cada leitura as imagens do livro.

 

Sinopse:

Para que serve um livro?, de Chloé Legeay, é um livro de singular simplicidade e profundidade que, com pouco texto e ilustrações muito próximas ao real e ao imaginário das crianças, consegue demonstrar como um livro é capaz de contribuir na formação do mundo interior de todos os leitores. Com delicadeza e humor, a autora convida o leitor a mergulhar nos detalhes de cada ilustração e fazer inúmeras descobertas. Para que serve um livro? é um delicioso tributo aos livros e à importância da leitura. 

 

Aula5.7_Agosto

Fonte: Sítio: “Editora Pulo do Gato”. Disponível em: <http://www.editorapulodogato.com.br/livro.php?id=18>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura, entregue um pedaço de papel para cada aluno e peça que escreva uma frase que represente a resposta à pergunta: “Para que serve um livro?”.

 

Quando todos terminarem, recolha os papéis e troque aleatoriamente entre os alunos. Cada aluno deverá receber uma frase escrita por outro colega. Peça que leiam as frases e que expliquem a resposta do colega. Depois, cada aluno pega sua frase original e socializa com a turma o que respondeu e em seguida, registre-a no caderno de Língua Portuguesa.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

E se...

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e proponha uma brincadeira. Registre em forma de vídeo utilizando o laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". A gravação será importante para que a turma possa ouvir a história criada no improviso.

 

Explique para a turma que você irá iniciar uma história e que deverá acabar com a expressão “E se...” e outro aluno deverá continuar a história. A história deverá acabar quando chegar a vez do último aluno inventar a sua parte da história.

 

Agora, assista com a turma ao vídeo gravado da história. Pergunte se gostaram da história. Escolha com o grupo um título para a história. Em seguida, cada aluno poderá fazer o registro da história, contendo os elementos principais da história, não necessitando ficar igual ao que foi falado. Depois, peça que façam um desenho ilustrando a história e socializem com a turma.

 

Uma gravura e uma parte da história!

 

Professor, organize os alunos em duplas para assistirem ao vídeo abaixo. Para isso, auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox ,a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e o sítio sugerido abaixo:

 

Aula5.8_Agosto

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JFPzysqR8Rg>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após descobrirem as possibilidades de elaboração de uma história, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua revistas para recorte. Explique que o desafio é que cada grupo recorte três gravuras do material recebido.

 

Quando todos já estiverem com as imagens recortadas, numere os grupos de acordo com a quantidade total de grupos, começando pelo numeral 1. Cole na lousa um pedaço de papel pardo, em tamanho suficiente para serem coladas todas as gravuras recortadas pelo grupo. O grupo 1 deverá iniciar o trabalho escolhendo uma gravura para iniciar uma história, afixando a mesma no papel disposto na lousa. Em seguida, o segundo grupo deverá escolher uma de suas gravuras e dar continuidade à história. O trabalho será finalizado quando a última gravura for colada na lousa.

 

Professor, registre este momento em forma de vídeo acessando no laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

 

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

Quando os grupos terminarem a história, assista a filmagem com a turma. Faça um momento de diálogo sobre o que acharam da história e em seguida o registro da história na lousa, com o auxílio da gravação e dos grupos. Ao final, escolha com a turma um título para a história. Depois, cada aluno deverá registrar a história no caderno de Língua Portuguesa e fazer um desenho representando a história.

 

Uma história: vamos atuar!

 

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que terão como desafio escolher um tema e criar uma história para ser dramatizada. Os alunos poderão ser os próprios personagens ou se preferirem podem construir fantoches para fazer uma contação de história. Peça que cada grupo crie um título para sua história.

 

Auxilie os grupos na escrita da história de forma que todos do grupo possam participar. Disponibilize aos grupos materiais como:

  • Embalagem de leite vazia;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Papéis coloridos;
  • Revistas para recorte;
  • Outros materiais.

 

Quando todos terminarem a organização da forma como irão apresentar a história, agende um horário com as outras turmas da escola para que possam assistir a cada apresentação e prestigiar o trabalho da turma.

 

Registre o momento em forma de vídeo acessando no laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, utilize uma máquina fotográfica digital, no modo filmar.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

O livro da nossa turma!

 

Professor, organize com a turma em um livro, as histórias elaboradas pelos alunos ao longo da aula. Para isso, você poderá organizá-los em duplas e distribuir folhas de papel em branco em que cada dupla deverá registrar uma das histórias da turma. Solicite que ilustrem a história.

 

Depois que todos terminarem, distribua as funções de confeccionar a capa com a turma e aproveite para trabalhar os elementos que a compõem: nome do autor, título, ilustração, dentre outros.

 

Organize com a turma a ordem das histórias e os números das páginas. Depois, faça o sumário com a turma, colocando os títulos das histórias e a página em que se encontram no livro. O sumário poderá ser feito inicialmente de forma coletiva, utilizando a lousa, para depois um aluno registrar em uma folha de papel para compor o livro.

 

A turma também poderá dedicar o livro para alguém e escrever a dedicatória. Faça este momento de forma coletiva e na medida em que os alunos vão participando, você registra na lousa e depois os alunos poderão registrar em uma folha de papel que irá compor o livro.

 

Se achar interessante poderá encadernar o material ou fazer artesanalmente, de forma que una as páginas com uma fita.

 

Quando o livro estiver pronto, agende o seu lançamento, ou seja, uma  "Tarde de autógrafos".  

 

Aproveite para convidar outras turmas da escola e os familiares. Para isso, trabalhe com gênero textual "convite". Explore sua estrutura textual e sua função comunicativa. Este evento possibilitará uma série de desdobramentos, tais como:

-Planejamento: local, dia e horário do lançamento;

-Solicitação de autorização da direção da escola;

-Convite aos familiares;

-Organização do local;

-Combinados de como se comportar no evento.

 

O livro poderá ficar na Biblioteca da escola de forma que outras turmas possam ter acesso e fazer a leitura do mesmo.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Ziraldo”. Disponível em: <http://www.ziraldo.com/livros/home.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: “Turma da Mônica”. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Folha uol”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70169.shtml>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram perceber o uso social da escrita; ampliaram o vocabulário, compreenderam a importância dos livros e sua utilização no dia a dia; perceberam as dificuldades e as facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita. Com base nesses dados você professor poderá refletir sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.