19/08/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
É importante discutirmos a respeito das relações estabelecidas entre os seres vivos e, também, das relações existentes entre eles e o ambiente físico – o solo, a água e o ar, quando eles se encontram em situações de busca de alimentos, de defesa e de reprodução. Uma referência para entender estas relações é perceber melhor a organização do corpo de cada ser vivo e as funções desempenhadas por cada órgão.
Para saber mais a respeito das relações estabelecidas entre os seres vivos é importante ficarmos atentos à diversidade de formas, tamanhos, cores e às funções das partes das plantas. Para isso, vamos observar que cada parte da planta corresponde a um órgão que pode ser classificado em VEGETATIVO ou REPRODUTIVO. Os órgãos vegetativos das plantas são as raízes, os caules e as folhas, enquanto os reprodutivos são as flores, as sementes e os frutos.
Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta (eles formam as funções vitais, como a fotossíntese), enquanto os reprodutivos são essenciais na reprodução.
Professor:
1) A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no Laboratório de Biologia ou Ciências.
2) A atividade é baseada na identificação das estruturas do corpo de um vegetal, bem como as funções. Além disso, contribuirá para a capacidade de elaboração de argumentos pelos alunos. Para isso, providencie, com antecedência, imagens ou diferentes exemplares das seguintes estruturas: raiz, caule, folha, flor, fruto, semente.
- O ideal é organizar essa atividade com estruturas vegetais naturais e identifica-las com fichas fixadas na bancada. Caso não consiga, apresentamos, em cada atividade, sugestões de sites e imagens que poderão ser utilizadas.
3) O roteiro para o registro dos alunos, conforme sugestão abaixo, terá 6 atividades. Cada atividade deverá ser organizada em uma bancada.
4) Os alunos deverão ser organizados em grupos, num total de 6. Cada grupo iniciará em uma bancada e será feito um sistema de rodízio, de forma que todos possam investigar todas as atividades.
5) Para cada atividade deverá ser estabelecido um tempo entre 12 e 15 minutos para a investigação e discussão.
6) Após todos os grupos investigarem as 6 atividades, organize a sala em círculo e peça que cada grupo exponha as discussões de uma atividade.
7) Oriente e estimule a participação de todos. Faça intervenções sempre que julgar necessário.
8) Recolha os roteiros para avaliação quantitativa.
- Sugestão de roteiro para registro:
ATIVIDADE 1: O CORPO DE UM VEGETAL (de uma Angiosperma)
Observe atentamente o esquema do corpo de um vegetal e identifique os órgãos destacados. Pense e registre a importância de cada órgão para a planta.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-Zi59FXI59qU/T6KR4wp4z0I/AAAAAAAAAvE/-OgfKfqEQ_M/s1600/Partes+das+plantas1.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
ATIVIDADE 2: AS PARTES DAS PLANTAS – FOLHAS
1. Observe a variedade de folhas.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_VdRmc1B-cRU/TUrbgsM04BI/AAAAAAAAAS4/iU4Bc3Kiqvs/s640/folhas+im.JPG. Acesso em 05 de agosto de 2014.
2. Pense e responda:
a) Quais funções as folhas realizam nos vegetais?
b) Qual é a importância destas funções para os demais seres vivos e para o ambiente?
ATIVIDADE 3: AS PARTES DAS PLANTAS – RAÍZES
1. Observe a forma de cada raiz e responda:
Imagem disponível em: https://biologianaweb.files.wordpress.com/2013/10/imagem.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
a) Quais funções as raízes realizam nos vegetais?
b) Qual é a importância das raízes para os demais seres vivos?
c) Todas as raízes apresentam a mesma forma? Qual é a importância da diversidade de formas das raízes?
ATIVIDADE 4: AS PARTES DAS PLANTAS – CAULE
1. Observe a variedade de caules e responda:
Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/images/caules%C3%A1ereos.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
a) Qual é a localização do caule no corpo de um vegetal?
b) Quais funções os caules realizam no corpo dos vegetais?
c) Qual é a importância dos caules para o ambiente e para os demais seres vivos?
ATIVIDADE 5: AS PARTES DAS PLANTAS – FLORES
1. Observe a variedade de flores e responda:
Imagem disponível em:http://4.bp.blogspot.com/-c4gLlciiKnM/UaeXkEvunxI/AAAAAAAAClA/t91shMN7_tg/s640/18.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
a) O colorido e o perfume das flores despertam a atenção dos seres vivos. Qual é a importância destas características para os vegetais?
b) Quais funções as flores realizam no corpo das angiospermas?
ATIVIDADE 6: AS PARTES DAS PLANTAS - FRUTOS E SEMENTES
1. Observe a diversidade de formas e de cores dos frutos e responda:
Imagem disponível em: http://www.coladaweb.com/files/Untitled.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
a) Qual a função dos frutos para os vegetais?
b) Qual é a importância dos frutos para os demais seres vivos?
2. Observe a diversidade de formas, cores e tamanhos das sementes e responda:
Imagem disponível em: http://www.escolakids.com/public/upload/image/frutos-carnosos-do-tipo-drupa.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
Imagem disponível em: http://www.escolakids.com/public/upload/image/frutos-carnosos-do-tipo-baga.jpg. Acesso em 05 de agosto de 2014.
a) Qual é a função das sementes para os vegetais?
b) Escreva a respeito da relação que há entre o tamanho das sementes e o número de sementes formadas em cada fruto.
c) Qual é a importância das sementes para os demais seres vivos e para o ambiente?
Professor:
1) Com os alunos ainda em grupos organizados ao final da última aula, proponha que os alunos coletam imagens, utilizando celulares ou câmeras digitais, das partes dos vegetais encontradas na cidade. Para isso, organize uma ida às praças, parques ou ambientes próximos à escola.
2) De posse dessas imagens, cada grupo deverá construir uma apresentação de slides e, utilizando o programa Power Point, outra apresentação contendo as questões pesquisadas, debatidas e sistematizadas na última aula sobre a estrutura da planta definida para seu grupo de trabalho, ou seja:
1. o nome da estrutura;
2. a localização da estrutura no corpo de um vegetal;
3. a função da estrutura para o vegetal, seres vivos e ambiente;
4. a forma da estrutura;
5. o nome do vegetal do qual pertence a estrutura;
6. álbum com imagens da estrutura estudada.
- Para auxiliar nas produções, convide o professor de Informática para ministrar oficinas sobre edição e seleção de imagens e produção de apresentação de slides.
- Caso não seja possível a participação do professor de Informática, segue material de apoio para o professor auxiliar os alunos na coleta de imagens, edição e seleção de imagens e produção de apresentação de slides.
SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.
MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.
Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Cada grupo deverá gravar o resultado de seu trabalho em um CD ou pen drive, no formato de apresentação de slides (para as imagens) e Power Point (para síntese dos estudos) e entregar ao professor.
- Para auxiliar nas produções, convide o professor de Informática para ministrar oficinas sobre edição e seleção de imagens e produção de apresentação de slides.
- Caso não seja possível a participação do professor de Informática, segue material de apoio para o professor auxiliar os alunos na coleta de imagens, edição e seleção de imagens e produção de apresentação de slides.
SEABRA, Carlos. Tecnologia na escola. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf. Acesso em 17 de junho de 2014.
MICROSOFT. Tirar uma foto ou gravar um vídeo. Disponível em: http://www.windowsphone.com/pt-br/how-to/wp7/pictures/take-a-picture-or-record-a-video. Acesso em 17 de junho de 2014.
Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.
4) Terminada a organização das apresentações, cada grupo deverá apresentá-las para serem discutidas com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos. As intervenções deverão ser realizadas pelo próprio grupo e pelo professor, no sentido de sanar as dúvidas que surgirem e fazer as correções necessárias.
5) Após as apresentações, poste as produções dos grupos no site da escola, blog da turma ou página da turma nas redes sociais. Solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do site, blog ou página da turma e comente sobre os trabalhos apresentados. Divulgue esses endereços eletrônicos na escola para que a comunidade possa acessar e deixar seu comentário.
Sugestão de material para o professor:
- MILK, Lucia. As partes das plantas. Disponível em: http://pt.slideshare.net/luciamilk/as-partes-das-plantas. Acesso em 05 de agosto de 2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Verifique se os alunos conseguiram: i) identificar as estruturas que compõem o corpo de um vegetal; ii) reconhecer as funções destas estruturas para o vegetal, ambiente e seres vivos. Para isso, utilize os registros da investigação e a apresentação de slides.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/06/2015
Quatro estrelasmuito bom, parabéns.