15/08/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
- Reconhecer o histórico e os princípios das relações internacionais brasileiras.
- Identificar características e as principais ações empreendidas pelo Brasil, no âmbito das relações internacionais.
- Identificar as relações internacionais como política de Estado e como carreira profissional.
Geopolítica: conceituação
Ordem mundial: histórico e conceituação
Texto dissertativo argumentativo: características
Sugere-se a participação dos professores de Geografia, História e Língua Portuguesa no desenvolvimento desta aula indicada para o ensino médio.
O professor deverá imprimir ou solicitar o acesso virtual (no laboratório de informática ou nos aparelhos pessoais de telefonia móvel) do artigo 4º da Constituição Federal e do texto sugerido no Quadro 1.
Para facilitar a interpretação dos textos lidos, os alunos deverão agrupar-se em dupla para responder as questões propostas. As respostas deverão ser anotadas no caderno e servirão como subsídios para o debate que acontecerá no momento da socialização dos resultados.
Quadro 1. Relações internacionais brasileiras: histórico e princípios
Constituição Federal Brasileira de 1988
Art. 4º. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
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Relações internacionais brasileiras – breve histórico
http://www.ufjf.br/sri/ciencia-sem-fronteiras/sobre-o-programa-csf/
Fontes para pesquisa: Relações internacionais do Brasil: dependência e busca por autonomia http://www.historialivre.com/brasil/relainter1.htm e Política exterior e relações internacionais do Brasil: enfoque paradigmático http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292003000200001
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Leia atentamente o artigo 4º da Constituição Federal Brasileira de 1988 e os textos sugeridos acima para responder as questões propostas. 1. Os princípios que regem as relações internacionais brasileiras situam-se entre os primeiros artigos da Constituição Federal. O que se pode concluir com esta localização?
2. Identifique princípios das relações internacionais brasileiras relacionados com a) opção e envolvimento com a cultura da paz. b) integração multissetorial com os demais países. c) respeito à soberania. d) solidariedade universal. e) compromisso com a evolução da humanidade. f) fortalecimento das relações de vizinhança.
3. Identifique características das relações internacionais brasileiras nos seguintes momentos históricos: a) Século XIX até 1930. b) De 1930 a 1989. c) De 1989 a 2002/2003 d) Desde 2003.
4. Quais acontecimentos marcam a delimitação dos períodos citados na questão anterior? Por que e de que maneira esses acontecimentos tiveram potencial de transformar os rumos das relações internacionais do Brasil?
5. Aponte alguma situação, ao longo da trajetória das relações internacionais brasileiras, que demonstra a) dependência do Brasil frente aos países centrais. b) estratégias para construção e reconhecimento da liderança brasileira no cenário internacional.
6. A fase atual das relações internacionais brasileiras se caracteriza pela consolidação de autonomia. Identifique iniciativas que demonstram esse objetivo.
7. Utilize um mapa mundi mudo para localizar os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas mais próximas, especialmente países da América do Sul, Estados Unidos, Europa, África do Sul, Angola, Moçambique, Japão, China e Coréia do Sul. O mapa pode ser obtido em http://www.catedu.es/materialesccss/mapas_mudos/Mapas_mudos_indice.htm e a relação de países está disponível em http://www.itamaraty.gov.br/cerimonial/corpo-diplomatico/lista.
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Os alunos deverão ser dispostos num único grupo, organizado na forma de um círculo. Ao ler e comentar suas respostas, os alunos estarão, indiretamente, adquirindo subsídios para a construção do conhecimento, reflexões sobre a temática das relações internacionais, caracterização das relações internacionais do Brasil, bem como sua potencialidade como carreira profissional.
http://turismo.ig.com.br/noticia/2008/04/09/palacio_itamaraty_guarda_acervo_precioso_1265120.html
O professor deverá dividir a turma em nove grupos que, por sorteio, desenvolverão os temas do Quadro 2.
Todos os grupos deverão ler, interpretar e sintetizar o conteúdo indicado nas fontes. Além daquelas relacionadas no Quadro 2, outras fontes poderão ser consultadas.
A socialização dos resultados ocorrerá por meio de uma apresentação, cujo formato poderá ser escolhido pelos alunos. Sugestões de formas de apresentação dos trabalhos: a) apresentação visual com uso de slides. b) elaboração de cartazes em cartolina ou papel branco. c) elaboração de vídeo documentário utilizando seus próprios aparelhos de telefonia móvel.
Como forma de estimular a capacidade de síntese e de argumentação, as apresentações deverão limitar-se a um tempo de oito a dez minutos e todos os membros do grupo deverão participar.
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Quadro 2. O Brasil e as relações internacionais
Grupo 1. Ministério das Relações Exteriores (MRE): atribuições
Fonte: Conheça o Ministério http://www.itamaraty.gov.br/temas/acesso-a-informacao/institucional/conheca-o-ministerio e Carta de serviços ao cidadão http://www.itamaraty.gov.br/temas/carta-de-servicos-ao-cidadao
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Grupo 2. Cooperação com os vizinhos sul-americanos
http://espacoeconomia.revues.org/423
Fonte: América do Sul e integração regional http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional
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Grupo 3. Em quais frentes trabalha a diplomacia brasileira?
http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/brasil-na-onu/
Fonte: Temas multilaterais http://www.itamaraty.gov.br/temas/temas-multilaterais
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Grupo 4. Mecanismos inter-regionais: BRICS, IBAS e CPLP
Fonte: Mecanismos inter-regionais http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais
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Grupo 5. Mecanismos inter-regionais: ASPA, ASA, FOCALAL, Aliança de Civilizações
Fonte: Mecanismos inter-regionais http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais
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Grupo 6. Mecanismos inter-regionais: Cúpula América Latina, Caribe e União Europeia, Cúpula Iberoamericana, União Africana, G-15
http://segib.org/pt/cumbres-portugues
Fonte: Mecanismos inter-regionais http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais
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Grupo 7. Cooperar para se fortalecer
http://montevideu.itamaraty.gov.br/pt-br/
Fonte: Cooperação técnica http://www.itamaraty.gov.br/temas/cooperacao-tecnica
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Grupo 8. Divulgando a cultura brasileira no mundo
http://www.dc.itamaraty.gov.br/divisao-de-operacoes-de-difusao-cultural-dodc
Fonte: Difusão cultural http://www.itamaraty.gov.br/temas/difusao-culturale Diplomacia pública http://diplomaciapublica.itamaraty.gov.br/
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Grupo 9. Relações internacionais como carreira profissional
Fonte: Relações internacionais – Guia do estudante http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-humanas-sociais/relacoes-internacionais-688119.shtmle Minha profissão: relações internacionaishttps://www.youtube.com/watch?v=CqtTpen5NQ8
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Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar uma síntese do conteúdo pesquisado e apreendido, usando a modalidade dissertativa argumentativa para a produção textual. O professor de Língua Portuguesa deverá instrumentalizar os alunos nesta etapa, indicando também os critérios de avaliação das redações.
Após a revisão, algumas redações poderão ser selecionadas para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.
Os 10 principais desafios da política externa brasileira http://www.postwesternworld.com/2014/01/21/principais-politica-brasileira/
O crescimento das Relações Internacionais no Brasil http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/search&search=Amado%20Luiz%20Cervo
Saber direito – Relações internacionaishttps://www.youtube.com/watch?v=GJjwU0N3JFw&list=PLF3150387F232CD4C
O professor deverá estar atento a todas as manifestações dos alunos: interesse, participação, pontualidade, domínio de conteúdo, e capacidade de interpretação, síntese e argumentação.
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