19/08/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Existem na Terra milhões de espécies de seres vivos, de todas as formas e tamanhos, das minúsculas bactérias às enormes baleias. Os seres vivos interagem uns com os outros e cada espécie desempenha um papel no ecossistema. Uma das formas de interação entre os seres vivos é por meio das cadeias e teias alimentares. Por meio das cadeias e teias alimentares a matéria é reciclada e a energia é gradualmente transferida de um organismo e está sempre em queda.
A atividade tem como objetivos:
- reconhecer as relações alimentares nos ecossistemas;
- identificar os produtores, consumidores e decompositores; e
- construir argumentos a respeito das relações alimentares nos ecossistemas.
Professor:
1) Como elemento motivador, registre na lousa uma lista de seres vivos de um ambiente.
Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/imagens/cadeia-alimenttar19.jpg. Acesso em 08 de agosto de 2014.
2) Em seguida, com os alunos organizados em duplas, peça-os que esquematizem as relações alimentares no ambiente.
3) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões, escolha alguns alunos para esquematizarem e explicarem as relações alimentares na lousa.
- Neste momento, estimule a participação dos outros alunos nas discussões e faça intervenções sempre que julgar necessário.
- Espera-se que os alunos esquematizem as relações utilizando os vegetais (buriti, carandá, arbusto) como a base.
4) ) Utilize os esquemas e explicações sobre as relações alimentares apresentadas pelas duplas para discutir, oralmente, o conceito de cadeias e teias alimentares, produtores, consumidores e decompositores. Apresente o conceito de cadeias e teias alimentares, produtores, consumidores e decompositores. Caso seja possível, organize os esquemas e conceitos em uma apresentação de slides no Power Point para discutir com os alunos.
- Material de apoio para as discussões.
Os ecossistemas, por diferentes que sejam um do outro, têm alguns aspectos comuns, como a presença de produtores, de consumidores e de decompositores em todos eles. Esses seres estão em permanente interação por meio das cadeias alimentares.
Os produtores podem elaborar o próprio alimento por meio da fotossíntese. Além de água, de gás carbônico e de luz, necessários à fotossíntese, os produtores requerem alguns nutrientes minerais que complementam sua nutrição. Tais nutrientes existem, por exemplo, nos solos férteis.
Os seres produtores – as plantas, as algas e algumas espécies de bactérias – compõem a base das cadeias alimentares existentes nos ecossistemas, pois produzem substâncias que servem de alimento para si e para outros seres vivos. Os produtores são organismos autotróficos, ou seja, nutrem-se a si mesmos, produzindo seu próprio alimento.
Os organismos não produtores, por outro lado, são heterotróficos, isto é, estão adaptados a obter energia a partir de outros organismos. São heterotróficos os seres consumidores e os decompositores. Os consumidores são representados tipicamente pelos animais herbívoros, pelos carnívoros e pelos onívoros. Os decompositores, representados pelos fungos e por várias espécies de bactérias, utilizam restos de organismos em sua nutrição, tais como folhas caídas, troncos de árvores mortas, fezes de animais e cadáveres.
Como cada ser vivo participa em geral de várias cadeias alimentares, uma representação mais real das relações de alimentação num ecossistema é feita por meio de uma teia alimentar.
A atividade tem como objetivos:
- analisar o comportamento do fluxo de energia e matéria nos ecossistemas; e
- construir argumentos que abordem o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
Imagem disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/imagens/60900/Fig02.GIF. Acesso em 08 de agosto de 2014.
Professor:
1) Com um equipamento de audiovisual, apresente para os alunos, o vídeo postado por Eduardo Galembeck, intitulado Fluxo de energia entre seres vivos, duração 10min53seg.,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qO3yasOJgNA. Acesso em 08 de agosto de 2014.
2) Apresente as seguintes questões para os alunos responderem durante e após a exibição do vídeo:
3) Após os alunos registrarem as ideias, peça-os que se organizem em grupos de até 4 integrantes.
- Em grupos, a partir das anotações individuais das respostas para cada uma das questões acima, os alunos deverão socializar, discutir, reformular suas respostas e elaborar um texto.
- O texto deverá abordar o tema Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas. Para isso, deverão utilizar as resposta baseadas no vídeo.
- O texto deverá ter no mínimo 15 linhas.
4) Organize a sala em círculo e proponha que os alunos apresentem e escutem as ideias dos colegas. Estimule e oriente a participação de todos.
5) No final, solicite que os alunos enviem os textos por e-mail para correções.
- Neste momento, espera-se que os alunos apresentem que todo ser vivo necessita de energia e matéria para sobreviver. Os autotróficos captam essa energia da luz e a convertem em energia química, produzindo matéria para constituir o corpo de um vegetal. Os heterotróficos obtêm energia e matéria dos seres vivos dos quais se alimentam. Assim, por meio da alimentação, a energia é gradualmente transferida de um organismo para o outro ao longo da teia alimentar de um ecossistema e a natureza recicla constantemente a matéria, permitindo às novas gerações de seres vivos reaproveitá-las.
Imagem disponível em: http://www.bbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/07/facebook.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.
Professor:
1) Com o objetivo de socializar os textos produzidos sobre a temática "Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas", proponha aos alunos que utilizem postagens em uma rede social .
2) A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/, em um grupo exclusivo da escola. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endereços. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202. Acesso em 18 de julho de 2014.
3) Para criar um grupo fechado ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527. Acesso em 18 de julho de 2014.
4) Divulgue a página do grupo na escola. Utilize cartazes, rádio, e-mail, sites, dentre outras formas disponíveis na escola.
5) Estimule os alunos a acessarem as postagens e deixar comentários.
Sugestões de material para o professor:
- Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas. Disponível em: http://pt.slideshare.net/LaraTavares/fluxo-de-matria-e-de-energia-nos-ecossistemas. Acesso em 08 de agosto de 2014.
- BASSO, Lorena. Cadeias e teias alimentares. Disponível em: http://pt.slideshare.net/EstudeMais/cadeia-e-teia-alimentar-25619180. Acesso em 08 de agosto de 2014.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao que foi discutido durante as atividades. Para isso, utilize as discussões acerca do vídeo e as produções de texto.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/09/2014
Quatro estrelasMuito boa!