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Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria nos ecossistemas

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as relações alimentares nos ecossistemas.
  • Identificar os produtores, consumidores e decompositores nas cadeias e teias alimentares.
  • Analisar o comportamento do fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
  • Construir argumentos que abordem o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
  • Divulgar novos conhecimentos por meio de redes sociais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tipo de célula, quantidade de células dos seres vivos.
  • Nutrição autotrófica e heterótrofica.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Atividades em dupla e grupo.
  • Exibição de vídeo.
  • Socialização de ideias.
  • Produção de texto.
  • Divulgação do conhecimento por meio de postagens em rede social.

Existem na Terra milhões de espécies de seres vivos, de todas as formas e tamanhos, das minúsculas bactérias às enormes baleias. Os seres vivos interagem uns com os outros e cada espécie desempenha um papel no ecossistema. Uma das formas de interação entre os seres vivos é por meio das cadeias e teias alimentares. Por meio das cadeias e teias alimentares a matéria é reciclada e a energia é gradualmente transferida de um organismo e está sempre em queda.

 

AULA 1: Sondagem prévia do assunto

A atividade tem como objetivos:

- reconhecer as relações alimentares nos ecossistemas;

- identificar os produtores, consumidores e decompositores; e

- construir argumentos a respeito das relações alimentares nos ecossistemas.

 

Professor:

1) Como elemento motivador, registre na lousa uma lista de seres vivos de um ambiente.

  • buriti;
  • carandá;
  • arbusto;
  • jaú (peixe);
  • capivara;
  • garça;
  • veado-mateiro;
  • jacaré-do-pantanal;
  • fungos; e
  • bactérias.

Cadeias e teias alimentares

Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cadeia-alimentar/imagens/cadeia-alimenttar19.jpg. Acesso em 08 de agosto de 2014.

2) Em seguida, com os alunos organizados em duplas, peça-os que esquematizem as relações alimentares no ambiente.

3) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões, escolha alguns alunos para esquematizarem e explicarem as relações alimentares na lousa.

- Neste momento, estimule a participação dos outros alunos nas discussões e faça intervenções sempre que julgar necessário.

- Espera-se que os alunos esquematizem as relações utilizando os vegetais (buriti, carandá, arbusto) como a base. 

4) ) Utilize os esquemas e explicações sobre as relações alimentares apresentadas pelas duplas para discutir, oralmente, o conceito de cadeias e teias alimentares, produtores, consumidores e decompositores. Apresente o conceito de cadeias e teias alimentares, produtores, consumidores e decompositores. Caso seja possível, organize os esquemas e conceitos em uma apresentação de slides no Power Point para discutir com os alunos.

- Material de apoio para as discussões.

Os ecossistemas, por diferentes que sejam um do outro, têm alguns aspectos comuns, como a presença de produtores, de consumidores e de decompositores em todos eles. Esses seres estão em permanente interação por meio das cadeias alimentares.

Os produtores podem elaborar o próprio alimento por meio da fotossíntese. Além de água, de gás carbônico e de luz, necessários à fotossíntese, os produtores requerem alguns nutrientes minerais que complementam sua nutrição. Tais nutrientes existem, por exemplo, nos solos férteis.

Os seres produtores – as plantas, as algas e algumas espécies de bactérias – compõem a base das cadeias alimentares existentes nos ecossistemas, pois produzem substâncias que servem de alimento para si e para outros seres vivos. Os produtores são organismos autotróficos, ou seja, nutrem-se a si mesmos, produzindo seu próprio alimento.

Os organismos não produtores, por outro lado, são heterotróficos, isto é, estão adaptados a obter energia a partir de outros organismos. São heterotróficos os seres consumidores e os decompositores. Os consumidores são representados tipicamente pelos animais herbívoros, pelos carnívoros e pelos onívoros. Os decompositores, representados pelos fungos e por várias espécies de bactérias, utilizam restos de organismos em sua nutrição, tais como folhas caídas, troncos de árvores mortas, fezes de animais e cadáveres.

Como cada ser vivo participa em geral de várias cadeias alimentares, uma representação mais real das relações de alimentação num ecossistema é feita por meio de uma teia alimentar.

 

AULAS 2 e 3: Fundamentação teórica - fluxo de energia e matéria nos ecossistemas

A atividade tem como objetivos:

- analisar o comportamento do fluxo de energia e matéria nos ecossistemas; e

- construir argumentos que abordem o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.

 

Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas

Imagem disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/imagens/60900/Fig02.GIF. Acesso em 08 de agosto de 2014.

 

Professor:

1) Com um equipamento de audiovisual, apresente para os alunos, o vídeo postado por Eduardo Galembeck, intitulado Fluxo de energia entre seres vivos, duração 10min53seg.,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qO3yasOJgNA. Acesso em 08 de agosto de 2014.

2) Apresente as seguintes questões para os alunos responderem durante e após a exibição do vídeo:

  • No que diz respeito à forma de obtenção de energia, os organismos podem ser classificados em duas grandes categorias. Quais são elas? Explique a diferença entre as duas e cite exemplos.
  • Não só os seres autotróficos que dependem da luz solar para sua nutrição. Os heterotróficos também dependem. Você concorda com essa ideia ou discorda dela? Por quê?
  • Após assistir o vídeo, podemos concluir que a matéria e a energia têm comportamentos semelhantes nos ecossistemas, fluindo por um mesmo trajeto na teia alimentar e sendo continuamente recicladas. Existe algum erro nesse raciocínio? Explique.
  • Explique o que pode acontecer num ecossistema terrestre se a população de animais herbívoros não for controlada por predadores.

3) Após os alunos registrarem as ideias, peça-os que se organizem em grupos de até 4 integrantes.

- Em grupos, a partir das anotações individuais das respostas para cada uma das questões acima, os alunos deverão socializar, discutir, reformular suas respostas e elaborar um texto.

- O texto deverá abordar o tema Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas. Para isso, deverão utilizar as resposta baseadas no vídeo.

- O texto deverá ter no mínimo 15 linhas.

4) Organize a sala em círculo e proponha que os alunos apresentem e escutem as ideias dos colegas. Estimule e oriente a participação de todos.

5) No final, solicite que os alunos enviem os textos por e-mail para correções.

- Neste momento, espera-se que os alunos apresentem que todo ser vivo necessita de energia e matéria para sobreviver. Os autotróficos captam essa energia da luz e a convertem em energia química, produzindo matéria para constituir o corpo de um vegetal. Os heterotróficos obtêm energia e matéria dos seres vivos dos quais se alimentam. Assim, por meio da alimentação, a energia é gradualmente transferida de um organismo para o outro ao longo da teia alimentar de um ecossistema e a natureza recicla constantemente a matéria, permitindo às novas gerações de seres vivos reaproveitá-las.

 

AULAS 4 e 5: Divulgando o conhecimento

Facebook

Imagem disponível em: http://www.bbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/07/facebook.jpg. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

Professor:

1) Com o objetivo de socializar os textos produzidos sobre a temática "Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas", proponha aos alunos que utilizem postagens em uma rede social .

2) A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/, em um grupo exclusivo da escola. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endereços. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202. Acesso em 18 de julho de 2014.

3) Para criar um grupo fechado ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527. Acesso em 18 de julho de 2014.

4) Divulgue a página do grupo na escola. Utilize cartazes, rádio, e-mail, sites, dentre outras formas disponíveis na escola.

5) Estimule os alunos a acessarem as postagens e deixar comentários.

Recursos Complementares

Sugestões de material para o professor:

- Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas. Disponível em: http://pt.slideshare.net/LaraTavares/fluxo-de-matria-e-de-energia-nos-ecossistemas. Acesso em 08 de agosto de 2014.

- BASSO, Lorena. Cadeias e teias alimentares. Disponível em: http://pt.slideshare.net/EstudeMais/cadeia-e-teia-alimentar-25619180. Acesso em 08 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades propostas. Deverão ser considerados o envolvimento e a participação dos alunos, além das produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Verifique as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao que foi discutido durante as atividades. Para isso, utilize as discussões acerca do vídeo e as produções de texto.

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