Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Defesas naturais de plantas e animais

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
lisete schuh
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS ESC EST ENS FUND LIONS CLUB PORTO ALEGRE FARRAPOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Reconhecer a importância dos sistemas de defesa e sobrevivência das espécies;

-Compreender o sistema imunológico do ser humano;

-Valorizar hábitos de vida saudáveis, para fortalecer o sistema imunológico e promover a valorização da vida.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Relações entre os seres vivos como:Parasitismo, inquilinismo, competição, colônias e sociedades;

- Vírus, bactérias, fungos e protozoários:Características gerais, hábitos de vida, tipo de alimentação, doenças que causam ao ser humano.

Estratégias e recursos da aula
As atividades propostas deverão ser realizadas em grupos de 5 alunos.

Atividade 1

Duração: Duas aulas.

a) Problematização:Como os seres vivos se protegem e se defendem?

b) Observação de fotos de animais e plantas, anotando suas características.

c) Discussão e debate entre os componentes de cada grupo.

d) Pesquisa sobre o assunto, respondendo as seguintes questões:

                       Por que algumas plantas produzem substâncias tóxicas?

                       Como uma estrutura de uma planta evita o ataque de predadores?

                       Por que alguns animais produzem substâncias tóxicas, repelentes e venenos?

                       Como alguns comportamentos de animais protegem o indivíduo e o grupo?

e) Elaboração de um  relatório sobre esta atividade.

f) Apresentação das conclusões para o grande grupo.

Atividade 2

Duração: Duas aulas.

a) Problematização:O que acontece com um ferimento na pele?

b) Debate e discussão sobre o tema em cada grupo, respondendo outras questões como:

                         Alguém no grupo já se feriu, ou viu um ferimento?

                          Há dor, inchaço, mudança de cor, em torno do ferimento ou pus?

c) Vídeo Atlas do Corpo Humano, disco um - Discovery Channel - Defesa e reparo.

d) Debate sobre o vídeo.

e) Elaboração de um relatório com as conclusões sobre a atividade.

f) Apresentação das conclusões para o grande grupo.

Atividade 3

Duração: Duas aulas.

a) Pesquisa na Internet, nos sites abaixo, respondendo as seguintes questões:
                        Qual a importância da pele na proteção do nosso organismo?
                        Quais as funções do sangue?
                         Quais os componentes do sangue e suas funções?

                         Como nosso organismo se defende da invasão dos microrganismos?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema _imunit%C3%A1rio

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/sistema-imunologico.php

b) Debate sobre o assunto nos grupos.

c) Elaboração de um relatório sobre o tema.

d) Apresentação das conclusões para o grande grupo.


 Atividades complementares: (Biblioteca)

 Pesquisa  sobre vacinas:Ver também o quadro de algumas vacinas obrigatórias.

 Pesquisa sobre a  importância da alimentação e do stress no sistema imunológico. 
 Pesquisa  sobre a gripe H1N1:modo de prevenção e contágio.

 Elaboração de um relatório sobre a pesquisa e apresentacão para o grande grupo.

Os textos produzidos pelos alunos, serão trabalhados também na disciplina de Língua Portuguesa.

Avaliação

 Produção textual dos alunos:Relatórios e pesquisas feitas pelos grupos.

 Apresentação:Apresentação dos temas debatidos para o grande grupo.

 Participação:Colaboração, interesse e responsabilidade dos participantes nas atividades dos grupos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciane, Esc. Est. de Ens. Fund. Fernando Ferrari , Rio Grande do Sul - disse:
    lusf96@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalho bem objetivo e de grande relevância. Apresenta tema que cativa a atenção dos alunos e favorece a interdisciplinariedade, além de trazer uma visão clara da responsabilidade de todos no que se refere a sanidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.