23/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
-Reconhecer a importância dos sistemas de defesa e sobrevivência das espécies;
-Compreender o sistema imunológico do ser humano;
-Valorizar hábitos de vida saudáveis, para fortalecer o sistema imunológico e promover a valorização da vida.
- Relações entre os seres vivos como:Parasitismo, inquilinismo, competição, colônias e sociedades;
- Vírus, bactérias, fungos e protozoários:Características gerais, hábitos de vida, tipo de alimentação, doenças que causam ao ser humano.
Duração: Duas aulas.
a) Problematização:Como os seres vivos se protegem e se defendem?
b) Observação de fotos de animais e plantas, anotando suas características.
c) Discussão e debate entre os componentes de cada grupo.
d) Pesquisa sobre o assunto, respondendo as seguintes questões:
Por que algumas plantas produzem substâncias tóxicas?
Como uma estrutura de uma planta evita o ataque de predadores?
Por que alguns animais produzem substâncias tóxicas, repelentes e venenos?
Como alguns comportamentos de animais protegem o indivíduo e o grupo?
e) Elaboração de um relatório sobre esta atividade.
f) Apresentação das conclusões para o grande grupo.
Duração: Duas aulas.
a) Problematização:O que acontece com um ferimento na pele?
b) Debate e discussão sobre o tema em cada grupo, respondendo outras questões como:
Alguém no grupo já se feriu, ou viu um ferimento?
Há dor, inchaço, mudança de cor, em torno do ferimento ou pus?
c) Vídeo Atlas do Corpo Humano, disco um - Discovery Channel - Defesa e reparo.
d) Debate sobre o vídeo.
e) Elaboração de um relatório com as conclusões sobre a atividade.
f) Apresentação das conclusões para o grande grupo.
Duração: Duas aulas.
a) Pesquisa na Internet, nos sites abaixo, respondendo as seguintes questões:
Qual a importância da pele na proteção do nosso organismo?
Quais as funções do sangue?
Quais os componentes do sangue e suas funções?
Como nosso organismo se defende da invasão dos microrganismos?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema _imunit%C3%A1rio
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-imunologico/sistema-imunologico.php
b) Debate sobre o assunto nos grupos.
c) Elaboração de um relatório sobre o tema.
d) Apresentação das conclusões para o grande grupo.
Atividades complementares: (Biblioteca)
Pesquisa sobre vacinas:Ver também o quadro de algumas vacinas obrigatórias.
Pesquisa sobre a importância da alimentação e do stress no sistema imunológico.
Pesquisa sobre a gripe H1N1:modo de prevenção e contágio.
Elaboração de um relatório sobre a pesquisa e apresentacão para o grande grupo.
Os textos produzidos pelos alunos, serão trabalhados também na disciplina de Língua Portuguesa.
Produção textual dos alunos:Relatórios e pesquisas feitas pelos grupos.
Apresentação:Apresentação dos temas debatidos para o grande grupo.
Participação:Colaboração, interesse e responsabilidade dos participantes nas atividades dos grupos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho bem objetivo e de grande relevância. Apresenta tema que cativa a atenção dos alunos e favorece a interdisciplinariedade, além de trazer uma visão clara da responsabilidade de todos no que se refere a sanidade.