19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Para a realização do projeto é necessário que os alunos tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já consigam perceber a importância das árvores em nossa vida e a necessidade de reflorestar o meio ambiente. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de Ago. de 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 12 de Ago. de 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que entendem sobre desflorestamento e reflorestamento. Providencie a história do livro “Cuidado, Dona Mata!” e apresente-a a turma em Data Show ou se preferir, em cartolina. Leia a história dramatizando ou com o auxílio dos alunos representando o narrador e a fala dos personagens.
Fonte: Guta Rocha - Cuidado, Dona Mata!. Disponível em: http://gutarocha.blogspot.com.br/2012/08/cuidado-dona-mata-tema-meio-ambiente.htm (Neste sítio você encontrará a história"Cuidado, Dona Mata!" completa.). Acesso em: 07 de Ago. 2014.
Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a história.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que pesquisem o significado das palavras desflorestamento e reflorestamento. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-7882,00.html (Neste você encontrará um texto informando sobre o que significa reflorestamento.) Acesso em: 11 de Ago. 2014.
Em seguida, troque ideias com os alunos sobre o que descobriram com a pesquisa e faça um paralelo com os fatos narrados na história.
Professor, disponibilize as atividades de interpretação da história no caderno de Língua Portuguesa.
Interpretando o Texto
01- Assinale com um X a resposta certa.
a) Por que a história recebeu o título “Cuidado, Dona Mata?”
( ) Porque a dona Mata era muito ingênua.
( ) Porque a dona Mata não sabia cuidar de si mesma.
( ) Porque a dona Mata poderia ser destruída pelo Homem.
b) De acordo com as informações do texto, podemos concluir que:
( ) A presença do ser humano trouxe benefícios e prejuízos para os habitantes da mata.
( ) O Homem apesar de destruir reflorestou mata.
( ) O Homem destruiu parte da mata e dos animais que ali viviam.
02- Dona Mata recebe o homem com encantamento quando ele chega à Mata. E os animais, tem a mesma reação?Explique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
03-Quando é que Dona Mata muda de postura em relação ao homem?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
04- No decorrer da história Dona Mata vai perdendo as forças. Por que isso acontece?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
05- O que fez os homens desistirem de continuar o trabalho na mata?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
06- Na frase: “... por ali o Homem passou... e deixou aquela cicatriz no coração da Mata.”
Represente por meio de desenhos como você entendeu essa frase.
07- Leia a tira a seguir:
Fonte: Sítio: Diariodoverde – Hqs ambientais. Disponível em: http://diariodoverde.com/hqs-ambientais/ (Neste sítio você encontrará tirinhas bem divertidas com a temática meio ambiente.) Acesso em: 12 de Ago. de 2014.
Professor, se possível proponha um debate sobre as questões ambientais do seu município e algumas soluções para elas. Registrem suas conclusões coletivamente em uma carta e encaminhe ao prefeito ou vereador da sua cidade.
Atividade de casa
Pesquise com a ajuda de um adulto se na sua cidade ou região existe alguma área de reflorestamento. Se houver, elabore um texto informando como é esse lugar e por quais motivos ele está passando por reflorestamento.
Professor, proponha um momento para socialização da atividade de casa. Peça aos alunos que formem um círculo e incentive-os a apresentarem seus textos. Depois comente que existe uma lei que protege o meio ambiente e quem o agride também pode ser punido. São crimes ambientais a poluição, as ações que atingem animais e plantas e a destruição de áreas de preservação ou de patrimônios culturais.
Professor, converse com os alunos sobre o que o ser humano tem feito com as nossas matas e florestas para seu bem estar e o que isso tem causado a natureza. Para que eles compreendam melhor o que são crimes ambientais apresente em data show ou leve-os ao laboratório de informática para acessarem a cartilha das leis de crimes ambientais. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir um sítio para pesquisa:
Sítio: “Cartilha lei dos crimes ambientais”. Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/cartilha-de-lei-de-crimes-ambientais.pdf (Neste sítio você encontrará o diálogo da natureza com a descoberta da lei dos crimes ambientais e no final a própria a cartilha dos crimes ambientais.). Acesso em: 11 de Ago. de 2014.
Professor, promova um momento de diálogo com a turma sobre a pesquisa da lei dos crimes ambientais, destaque os aspectos que os alunos acharam mais graves contra a natureza. E o que podemos fazer para preservar a natureza de ações inadequadas dos homens.
Organize os alunos em grupos e solicite que elaborem cartazes com as informações pesquisadas, alertando a comunidade escolar que quem agredir o meio ambiente estará cometendo um crime que poderá ser punido pela lei.
Professor, peça aos grupos ilustrem seus cartazes utilizando recortes de revistas ou jornais ou utilizando o programa Tux paint do laptop Classmate, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração.
Ao terminar exponha as produções dos alunos nos corredores da escola para toda a comunidade escolar.
Professor, apresente e disponibilize a história em quadrinhos de Mauricio de Souza aos alunos.
Fonte: Sítio: Cageos – Geografia. Disponível em: http://cageos.wordpress.com/2012/09/05/utilizacao-das-historias-em-quadrinho-na-sala-de-aula/ (Neste sítio você encontrará alguns quadrinhos e Charges para usar como recursos didáticos para o ensino de geografia.). Acesso em: 13 de Ago. de 2014.
Professor, converse com os alunos sobre o que está acontecendo na história em quadrinhos. E como forma de registro proponha as atividades abaixo no caderno.
Compreendendo o texto
01- Observe do primeiro ao quinto quadrinho e responda o que as crianças estão fazendo:
Cebolinha:__________________________________________________________________________________________________________
Cascão:____________________________________________________________________________________________________________
Mônica:_____________________________________________________________________________________________________________
Magali:_____________________________________________________________________________________________________________
Cebolinha, Cascão e Mônica:___________________________________________________________________________________________
02- Por que as crianças agiram dessa forma com o homem?
_________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________
03- O que você acha do comportamento das crianças diante do homem? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________
04- O que as expressões faciais da Mônica, do Cascão e do Cebolinha sugerem?
________________________________________________________________________________________________________________________
05-Por que o lenhador diz: “Foi a última vez que cortei uma árvore”.
________________________________________________________________________________________________________________________
AGORA É A SUA VEZ!
Professor, proponha um trabalho de reflorestamento pela cidade, criando uma campanha de plantar árvoresem locais de desmatamento. Para isso, faça um levantamento desses locais, organize o roteiro, providencie as sementes, convide os familiares e toda a comunidade escolar.
Professor, você precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola para a realização desse trabalho de campo.
Organize com os alunos as orientações para o plantio:
1. Estabeleça quais as plantas que iremos plantar.
2. Providencie as sementes.
Cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar o passeio por meio de fotos e construir um mural, elabore também um texto coletivo com a turma para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Sugestões de links para os professores: Sítio: Ciência Hoje das crianças – Restaurando a Natureza. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/restaurando-a-natureza/ (Neste sítio você encontrará a história de um projeto que conseguiu salvar várias espécies vegetais na serra do Cipó em Minas gerais.). Acesso em: 13 de ago. de 2014.
Sítio: Video:Youtube: Um plano para salvar o planeta - Completo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao (Neste sítio você irá assistir a um vídeo mostrando como o ser humano está maltratando o planeta.). Acesso em: 12 de ago. de 2014.
Sítio: Smartkids –Especiais – Meio ambiente. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre o meio ambiente.). Acesso em: 12 de Ago. de 2014.
Sugestões de sítios para os alunos:
Sítio: Smartkids –Passatempo – Meio Ambiente Caça-palavras Árvore. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/passatempos/meio-ambiente-caca-palavras-arvore.html (Neste sítio você encontrará uma atividade de caça-palavras para brincar e colorir.). Acesso em: 12 de Ago. de 2014.
Sítio: Video:Youtube: Programete Criança Ecológica - Desmatamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UUMAF7KSWFI (Neste sítio você irá assistir a um vídeo sobre a importância das árvores.).Acesso em: 12 de ago. de 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: ler e compreender a história “cuidado, dona mata”; expressar suas opiniões sobre o assunto trabalhado na história; desenvolver habilidades de leitura, por meio da leitura de história e interpretação de texto; produzir texto coletivo de acordo com a proposta; reconhecer a importância do meio ambiente em nossa vida; descobrir por meio de pesquisa o significado das palavras desflorestamento e reflorestamento; compreender a importância do reflorestamento para melhorar o meio ambiente; vivenciar o plantio de árvores em locais sem árvores na cidade onde mora; conhecer os prejuízos causados a natureza com o desflorestamento; valorizar a importância da árvore para a qualidade da vida humana como também sua preservação; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em equipes e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!