Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medidas de Comprimento: descobrindo medidas

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Descobrir que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos;
  • Construir o significado do conceito de medidas de comprimentos;
  • Identificar números em diferentes contextos em que se encontram;
  • Realizar medidas de comprimento por meio de unidades de medida não padronizadas e padronizadas;
  • Reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento: metro e centímetro;
  • Comparar medidas e fazer estimativas;
  • Utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade;
  • Comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais;
  • Valorizar trocas de experiências com os colegas e o repeito pelas opiniões deles e de outras pessoas;                
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de ago. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de ago. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula providencie a imagem abaixo, peça aos alunos que observem com atenção e pergunte a eles o que as crianças estão fazendo em cada uma das cenas. Após os comentários explique que todas as situações apresentadas envolvem grandezas que devem ser medidas (tempo, capacidade, massa e comprimento).

 

imagem

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 1º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 124 e 125. 

 

Professor, após a explicação, levante os seguintes questionamentos:

  • Vocês sabem como é a chamada a medida usada para medir comprimentos?
  • Quantos centímetros tem o metro?
  • A criança que terminou de saltar atingiu menos de um metro, um metro ou mais de um metro?

Comente que antigamente para saber o comprimento das coisas o homem utilizava as partes do seu próprio corpo como referência. A parte do corpo era escolhida de acordo com o tamanho do que seria medido. Foi assim que surgiu a braça, o pé, palmo e a polegada.

 

braçada

Fonte: Sítio: Educando com o coração. Medidas de comprimento - Tia Paula. Disponível em: http://tiapaulaeducadora.blogspot.com.br/2011/07/medidas-de-comprimento-tia-paula.html (Neste sítio você encontrará um texto com informações sobre medidas de comprimento. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.

 

Com essa forma de medir havia muitos problemas devido à diferença nos tamanhos dos pés, braços, mãos e dedos. E assim houve a necessidade de se criar a unidade base de medida, o metro.

Professor, divida a turma em grupos e peça a eles que usando as partes do seu corpo meçam alguns objetos da sala de aula (quadro, cartazes, mesa, janelas, porta,materiais escolares e a própria sala) combinem  antes o que cada grupo irá medir. Depois solicite a eles que apresentem suas medidas e pergunte:

  • Por que as medidas encontradas por vocês não foram as mesmas?
  • Na opinião de vocês, por que isso aconteceu?
  • Se tivéssemos que comprar um tapete para a sala de aula usando as medidas do nosso corpo, o que aconteceria?

Explique aos alunos que essa medida-padrão para comprimento favorece os resultados independentemente do tamanho das partes do corpo.   Por isso, é necessário o uso de uma medida-padrão.

Em seguida, solicite aos alunos que resolvam as atividades no caderno de Matemática:

 

01-Qual parte do corpo você usaria para medir os objetos citados abaixo:

 

sala de aula

Fonte: Sitio: Smartkis. Para colorir – Sala de aula. Disponível em: Disponível em: http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/sala-de-aula.html  (Neste sítio você encontrará o desenho da sala de aula para colorir. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.

 

 (Neste sítio você encontrará um texto com informações sobre medidas de comprimento. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.

 

a)      O comprimento da sala de aula:__________________________________

b)      A altura da mesa da professora:__________________________________

c)       O menor comprimento da janela:_________________________________

d)      Os cartazes da sala de aula:______________________________________

 

02-Você acha que seria prático medir as distancias entre as cidades utilizando as partes do corpo? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________

 

03- Agora, usando seus dedos para medir meça:

  • O comprimento do seu estojo:___________________________dedos.
  • O menor comprimento do seu caderno:____________________dedos.
  • O maior comprimento do seu livro:________________________dedos.

 

casa

Que tal organizar uma exposição com instrumentos que utilizamos para medir comprimentos? Para isso, traga um instrumento de medir comprimentos e pergunte a um adulto quem o usa e para que ele é  utilizado.

 

2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos montarem a exposição dos instrumentos de medida e para compartilharem as informações sobre o que descobriram sobre o instrumento que trouxe.

Apresente as curiosidades à turma em Data Show ou se preferir, em cartolina.

 

curiosidade

Fonte: Tosatto, Carla Cristina. Hoje é dia de matemática: 1°ano. Curitiba: Ed. Positivo, 2007. p.170,171.

 

Posteriormente, questione os alunos :

  • Quantos metros pode medir uma girafa?
  • O comprimento da girafa é maior ou menor que a sua altura?
  • E a baleia-azul, pode chegar a quantos metros?
  • Ela caberia dentro da sala de aula? E a girafa? Que lugar da escola elas caberiam? Por quê?

 

Professor, meça com uma fita métrica um metro de barbante e corte-o  para os alunos.Solicite que em duplas realizem as atividades propostas:

1.      Procurem objetos que meçam mais que um metro, exatamente um metro e menos que um metro. E registre nas tabelas a seguir:

 

OBJETOS COM MAIS DE UM METRO

       _________________________

       _________________________

       _________________________

         

OBJETOS COM EXATAMENTE UM METRO

       _________________________

       _________________________

       _________________________

 

 

 

 

 

 

OBJETOS COM MENOS DE UM METRO

       _________________________

       _________________________

       _________________________

Acervo da própria autora

 

2.      Deite-se o chão e peça ao seu colega para esticar o barbante ao seu lado. Marque com um x a alternativa certa.

(          ) A  sua medida é menor que um metro.

(          ) A sua medida é igual a um metro.

(          ) A sua medida é maior que um metro.

 

3.      Agora use o barbante para medir o comprimento das coisas que estão em sua sala de aula.

 

4.      Desenhe no quadro as coisas da sala que têm mais de um metro.

 

balão

 

5.      Ainda em duplas façam a seguinte brincadeira:

  • Escolha um objeto qualquer da sala de aula;
  • O colega deve fazer a estimativa da medida de comprimento do objeto escolhido. Por exemplo, se o adversário dizer que  a largura da janela é de 2 metros. O outro deve fazer a medição com o pedaço de barbante e comparar com a resposta dada;
  • Se acertar marca um ponto.
  • Depois, os colegas e trocam de função.
  • Quem acertar o maior número de  estimativa vence a brincadeira.

 

casa

Você sabe quanto mede..... Com a ajuda dos familiares use o metro para medir:

  • A altura de sua cama;
  • O comprimento do seu quarto;
  • A largura de seu caderno;
  • O comprimento de seu braço.

 

3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

UTILIZANDO O METRO E O CENTÍMETRO

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que aprenderam sobre unidades de medida. Lembre-os que o metro é a unidade-padrão das medidas de comprimento. Mas, que existem unidades menores que o metro. Das unidades de medida menores que o metro que utilizamos com mais frequência é o centímetro. Pergunte a eles:

  • Vocês já mediram algum objeto bem pequeno?
  • Como fez para medi-lo?
  • Usou algum instrumento? Qual?
  • Vocês sabem quanto mede um centímetro?

Professor , ouça as respostas e peça aos alunos para observarem o tamanho de um centímetro em uma régua.

 

régua

Fonte: Sítio:Dreamstime - Imagem de Stock Royalty Free: Régua de madeira. Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-r%C3%A9gua-de-madeira-image23611246  (Neste sítio você encontrará varias imagens de objetos em madeira. ). Acesso em: 14 de Ago. 2014.

Explique que podemos abreviar as unidades de medida de comprimento da seguinte forma:

metro =m                                                            centímetro=cm

Quando um metro é partido em 100 partes cada parte corresponde a 1 centímetro.então 1 metro tem 100 centímetros.

Em seguida, como registro proponha as atividades  no caderno de Matemática

01-  Complete com o que se pede:

a)      1m               é igual a______centímetros.

b)      2 m               é igual a______centímetros.

c)      50 cm               é igual a______metro.

d)     150 cm               é igual a______metro.

 

02-  Descubra sua altura e anote abaixo.

___________________________________________________________________

·         Agora que você já sabe que 1m é igual 100 cm, qual é a sua altura em centímetros?

___________________________________________________________________

b) Registre em centímetros a altura de um colega que seja :

·         Mais baixo que você:_______________________________________________

·         Mais alto que você:_________________________________________________

 

03-  Leia o texto e complete a frase.

Miguel trabalha em uma loja de sapatos. Veja como ele empilhou várias caixas de mesmo tamanho em uma prateleira.

caixas

O empilhamento de caixas que Miguel fez tem_______centímetros de altura e ______metro de comprimento.

 

04-  Um bloco de concreto mede 20 cm de comprimento. Quantos blocos são necessários para fazer uma fileira de 1 metro de comprimento?____________

 

         05-  Observe o gráfico que mostra o crescimento de Débora. Depois, responda às questões.

 

gráfico

a)      Aos dois anos de idade quantos centímetros faltavam para Débora atingir um metro de altura?_________________________________________________

b)      Quantos centímetros Débora cresceu desde seu nascimento até os 4 anos de idade?_________________________________________________________

 

06-  Leia as dicas e complete os quadros abaixo com as medidas das alturas.

 

Quadro

tabelas

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 180,181. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sugestões de links para professores:

  • Sítio:Vídeos - Youtube - Leitura do livro - Adivinha o quanto eu te amo.Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has (Neste sítio você encontrará a história do livro Adivinha o quanto eu te amo.). Acesso em: 14 de Ago  de 2014.
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; descobrir que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos; construir o significado do conceito de medidas de comprimentos; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; realizar medidas de comprimento por meio de unidades de medida não padronizadas e padronizadas; reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento: metro e centímetro; comparar medidas e fazer estimativas; utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; valorizar trocas de experiências com os colegas e o repeito pelas opiniões deles e de outras pessoas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.