18/08/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:
- Saber por que se comemora o dia da árvore.
- Reconhecer a importância das árvores em nosso cotidiano;
- Conscientizar sobre a importância do plantio de árvores.
Conhecer as principais características dos biomas brasileiros.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados conhecer a origem e os objetivos da comemoração do "dia da árvore", com destaque para reconhecer a importância de se preservar as espécies ameaçadas de extinção.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o dia 21 de setembro, em que se comemora o "dia da árvore". Recorde com eles que o nome de nosso país surgiu em homenagem ao "pau brasil" a uma importante árvore presente em nosso território no período de nossa colonização. Atualmente esta árvore está ameaçada de extinção, sendo reproduzida em algumas estações ecológicas que buscam proteger a espécie. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://ambientalsustentavel.org/2012/21-de-setembro-dia-da-arvore/l>, (acesso em 11/08/2014), e problematize:
Figura 01: Dia da árvore
Fonte: Disponível em <http://ambientalsustentavel.org/2012/21-de-setembro-dia-da-arvore/>. Acesso em 11/08/2014.
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Dia da árvore" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância essa data.
Atividade 02
Dia da árvore... qual é a importância dessa data?
PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "dia da árvore". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.
- Questões:
- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Dia da árvore", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/487807/Dia-da-Arvore>, acesso em 08/08/2014. Indique, também, o artigo "Quais árvores brasileiras estão em extinção", disponível no endereço web <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-arvores-brasileiras-estao-extincao-dia-da-arvore-499607.shtml>, acesso em 11/08/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Curiosidade: Apesar de ter sido em homenagem ao pau-brasil que se deu o nome ao nosso país, o ipê-amarelo que é considerado a árvore símbolo de nossa nação.
Figura 02: Ipê-amarelo, árvore comum no bioma Cerrado presente no Brasil
Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/34/163634-050-FAB10F5E.jpg>. Acesso em 11/08/2014.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 03: Crianças plantando uma árvore
Fonte: Disponível em: <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/40/143340-050-9A571C9F.jpg>. Acesso em 11/08/2014.
- Não comprar móveis feitos de madeira extraídas dessas árvores em extinção;
- Quem tiver espaço em casa ou na escola, pode plantar uma árvore, tomando cuidado para selecionar espécies adequadas, de acordo com a altura e o tamanho da área de plantio;
- Cobrar das instituições públicas e privadas iniciativas que promovam o plantio e/ou a preservação de espécies da flora brasileira.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas de conhecimento!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam da natureza ao longo da história; em Ciências podem fazer estudos sobre os principais impactos ambientes decorrentes da apropriação inadequada das florestas nos diferentes biomas brasileiros; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 08/08/2014.
Quais árvores brasileiras estão em extinção? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-arvores-brasileiras-estao-extincao-dia-da-arvore-499607.shtml>. Acesso em 08/08/2014.
Dia da árvore. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm>. Acesso em 08/08/2014.
Dia da árvore: conheça a mais velha, a mais alta e o mais antigo fóssil. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/dia-da-arvore-conheca-a-mais-velha-a-maior-e-o-mais-antigo-fossil,e042f89beac31410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html>. Acesso em 08/08/2014.
Instituto Brasileiro de Florestas. Disponível em: <http://www.ibflorestas.org.br/>. Acesso em 08/08/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!