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As florestas brasileiras e as unidades de conservação

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a localização das florestas Amazônica e Mata Atlântica no mapa do Brasil.
  • Identificar as unidades de conservação que protegem essas florestas.
  • Analisar a eficácia das unidades de conservação que protegem essas florestas.
  • Construir argumentos a respeito das unidades de conservação.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de biodiversidade.
  • Localização e características dos biomas brasileiros, principalmente das florestas brasileiras.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades individuais e em grupos.
  • Debate - júri simulado.
  • Leitura de textos.
  • Produção de texto.
  • Divulgação do conhecimento em um blog.

 

Atividade 1: Júri simulado

A atividade tem como objetivos:

  • Identificar a localização das florestas Amazônica e Mata Atlântica no mapa do Brasil.
  • Identificar as unidades de conservação que protegem essas florestas.
  • Analisar a eficácia das unidades de conservação que protegem essas florestas.
  • Construir argumentos a respeito das unidades de conservação.

Professor:

1) Apresente para os alunos, utilizando o um notebook e data show ou um cartaz, o Mapa de Unidades de Conservação Federais, disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/images/mapas/uc_todas.pdf, acesso em 09 de agosto de 2014 e questione-os sobre o que veem:

  • Por que é importante preservar os biomas brasileiros?
  • Existem unidades de conservação nas áreas de florestas Amazônica e Mata Atlântica?
  • Existem áreas de florestas Amazônica e Mata Atlântica que não são protegidas por unidades de conservação?

Unidades de conservação brasileiras

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_MxiOb76il_Q/SxCPiknm8nI/AAAAAAAAA3Y/Pi3DwFvo-WQ/s1600/mapa_grande.jpg. Acesso em 09 de agosto de 2014.

 

- Para mais informações sobre unidades de conservação acesse:

Ministério do Meio Ambiente. Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade brasileira. Disponível em: http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010/2010/08/20/areas-prioritarias-para-conservacao-da-biodiversidade-brasileira/. Acesso em 09 de agosto de 2014.

WWF. Unidades de conservação. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/unid/. Acesso em 09 de agosto de 2014.

 

3) Em seguida, organize um debate em classe sobre o tema:

  • As áreas protegidas podem manter a biodiversidade das florestas brasileiras?
  • As unidades de conservação são ou não eficazes?

4) Para organizar a discussão, divida a turma em dois grandes grupos: aqueles que defendem a eficácia das unidades de conservação e aqueles que não acreditam nela. Dê um tempo para os grupos lerem os textos sugeridos abaixo, discutirem e escutarem os pontos de vistas de cada componente e prepararem os argumentos para o debate. Alerte-os que o objetivo é convencer e, para tanto, são necessários argumentos consistentes. Como material de apoio, solicite aos alunos que acessem no computador compartilhado ou individual os seguintes materiais. 

- Sugestão de dinâmica para a ação pedagógica proposta: Júri Simulado. Para maiores informações acesse o site: Como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 04 de abril de 2014.

- Caso não seja possível o acesso aos computadores, entregue a cada grupo cópias de um dos textos abaixo:

ALBUQUERQUE, I. V. C. Proteção jurídica das unidades de conservação: Análise das espécies de Unidades de Conservação segundo a Lei nº 9.985/00 e de sua efetividade. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/protecao-juridica-das-unidades-de-conservacao-analise-das-especies-de-unidades-de-conservacao-segundo-a-lei-n-9-985-00-e-de-sua-efetividade/99689/. Acesso em 09 de agosto de 2014.

MEDEIROS, R.; YOUNG, C. E. F.  Projeto Contribuição das unidades de conservação brasileira para a economia nacional Disponível em:  http://www.mma.gov.br/estruturas/240/_arquivos/relatorio_final_contribuio_uc_para_a_economia_nacional_reduzido_240.pdf. Acesso em 09 de agosto de 2014. 
 
NETO, M. F. Os impactos e as consequências causados ao meio ambiente em função dos desmatamentos e das queimadas em face da ineficácia da responsabilização administrativa e penal da lei ambiental. Disponível em: http://jus.com.br/artigos/22987/os-impactos-e-as-consequencias-causados-ao-meio-ambiente-em-funcao-dos-desmatamentos-e-das-queimadas-em-face-da-ineficacia-da-responsabilizacao-administrativa-e-penal-da-lei-ambiental#ixzz3Aew5tSSZ. Acesso em 09 de agosto de 2014.

VERÍSSIMO A.; ROLLA, A.; VEDOVETO, M.; FUTADA, S. de M. Áreas Protegidas na Amazônia Brasileira: avanços e desafios. Disponível em: http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/areas-protegidas-na-amazonia-brasileira-avancos-e-desafios. Acesso em 09 de agosto de 2014.

5) Organize a sala de aula ou outro espaço de forma que os grupos fiquem de frente um para o outro.

6) Após o debate, peça aos alunos que produzam textos individuais sobre a eficácia ou não das unidades de conservação na conservação das florestas brasileiras.

7) Agende uma data para que os alunos entregue os textos ou enviem via e-mail para correções e avaliação por parte do professor.

 

Atividade 2: Socializando o conhecimento

Ícone internet

 

Imagem disponível em: .http://www.anossaescola.com/CR/AdvHTML_Upload/pg-procap-icone-rec-internet.jpg. Acesso em 09 de agosto de 2014.

A atividade tem como objetivo divulgar os textos sobre a eficácia ou não das unidades de conservação para a preservação das florestas brasileiras.

Professor:

1) Após as correções dos textos, proponha aos alunos que criem um blog da turma para divulgarem o conhecimento.

- Para isso, verifique a possibilidade dos professores de Língua Portuguesa ou Informática ministrarem uma oficina sobre criação de blog.

- Caso não seja possível, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 06 de junho de 2014.

2) Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento.

3) Divulgue, juntamente com os alunos, o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Utilize o site da escola, a rádio da escola, cartazes, comunicados, redes sociais, entre outros para divulgarem o blog.

Recursos Complementares

Sugestões de material para o professor:

Lei 9985, de 18 de julho de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm. Acesso em 09 de agosto de 2014.

MACHADO, E. Prova final: Unidades de conservação. Duração: 55min03seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v3S14b7ypno. Acesso em 09 de agosto de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo, abrangendo todas as atividades. As produções coletivas e individuais, orais e escritas deverão ser avaliadas. O envolvimento, a participação e o empenho dos alunos durante as atividades propostas para serem realizadas individualmente e coletivamente também deverão ser avaliados.

Utilizar como instrumentos de avaliação quantitativa: a participação do aluno no Júri Simulado, a produção de texto individual e os comentários postados no blog sobre os textos produzidos pelos colegas. Esses instrumentos servirão de referência para que o professor possa analisar quais foram as aproximações e distanciamentos que os alunos tiveram frente aos objetivos propostos para esta aula.

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