19/08/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
A atividade tem como objetivos:
Professor:
1) Apresente para os alunos, utilizando o um notebook e data show ou um cartaz, o Mapa de Unidades de Conservação Federais, disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/images/mapas/uc_todas.pdf, acesso em 09 de agosto de 2014 e questione-os sobre o que veem:
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_MxiOb76il_Q/SxCPiknm8nI/AAAAAAAAA3Y/Pi3DwFvo-WQ/s1600/mapa_grande.jpg. Acesso em 09 de agosto de 2014.
- Para mais informações sobre unidades de conservação acesse:
Ministério do Meio Ambiente. Áreas prioritárias para conservação da biodiversidade brasileira. Disponível em: http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010/2010/08/20/areas-prioritarias-para-conservacao-da-biodiversidade-brasileira/. Acesso em 09 de agosto de 2014.
WWF. Unidades de conservação. Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/unid/. Acesso em 09 de agosto de 2014.
3) Em seguida, organize um debate em classe sobre o tema:
4) Para organizar a discussão, divida a turma em dois grandes grupos: aqueles que defendem a eficácia das unidades de conservação e aqueles que não acreditam nela. Dê um tempo para os grupos lerem os textos sugeridos abaixo, discutirem e escutarem os pontos de vistas de cada componente e prepararem os argumentos para o debate. Alerte-os que o objetivo é convencer e, para tanto, são necessários argumentos consistentes. Como material de apoio, solicite aos alunos que acessem no computador compartilhado ou individual os seguintes materiais.
- Sugestão de dinâmica para a ação pedagógica proposta: Júri Simulado. Para maiores informações acesse o site: Como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 04 de abril de 2014.
- Caso não seja possível o acesso aos computadores, entregue a cada grupo cópias de um dos textos abaixo:
ALBUQUERQUE, I. V. C. Proteção jurídica das unidades de conservação: Análise das espécies de Unidades de Conservação segundo a Lei nº 9.985/00 e de sua efetividade. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/protecao-juridica-das-unidades-de-conservacao-analise-das-especies-de-unidades-de-conservacao-segundo-a-lei-n-9-985-00-e-de-sua-efetividade/99689/. Acesso em 09 de agosto de 2014.
VERÍSSIMO A.; ROLLA, A.; VEDOVETO, M.; FUTADA, S. de M. Áreas Protegidas na Amazônia Brasileira: avanços e desafios. Disponível em: http://www.imazon.org.br/publicacoes/livros/areas-protegidas-na-amazonia-brasileira-avancos-e-desafios. Acesso em 09 de agosto de 2014.
5) Organize a sala de aula ou outro espaço de forma que os grupos fiquem de frente um para o outro.
6) Após o debate, peça aos alunos que produzam textos individuais sobre a eficácia ou não das unidades de conservação na conservação das florestas brasileiras.
7) Agende uma data para que os alunos entregue os textos ou enviem via e-mail para correções e avaliação por parte do professor.
Imagem disponível em: .http://www.anossaescola.com/CR/AdvHTML_Upload/pg-procap-icone-rec-internet.jpg. Acesso em 09 de agosto de 2014.
A atividade tem como objetivo divulgar os textos sobre a eficácia ou não das unidades de conservação para a preservação das florestas brasileiras.
Professor:
1) Após as correções dos textos, proponha aos alunos que criem um blog da turma para divulgarem o conhecimento.
- Para isso, verifique a possibilidade dos professores de Língua Portuguesa ou Informática ministrarem uma oficina sobre criação de blog.
- Caso não seja possível, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 06 de junho de 2014.
2) Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento.
3) Divulgue, juntamente com os alunos, o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Utilize o site da escola, a rádio da escola, cartazes, comunicados, redes sociais, entre outros para divulgarem o blog.
Sugestões de material para o professor:
Lei 9985, de 18 de julho de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm. Acesso em 09 de agosto de 2014.
MACHADO, E. Prova final: Unidades de conservação. Duração: 55min03seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v3S14b7ypno. Acesso em 09 de agosto de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo, abrangendo todas as atividades. As produções coletivas e individuais, orais e escritas deverão ser avaliadas. O envolvimento, a participação e o empenho dos alunos durante as atividades propostas para serem realizadas individualmente e coletivamente também deverão ser avaliados.
Utilizar como instrumentos de avaliação quantitativa: a participação do aluno no Júri Simulado, a produção de texto individual e os comentários postados no blog sobre os textos produzidos pelos colegas. Esses instrumentos servirão de referência para que o professor possa analisar quais foram as aproximações e distanciamentos que os alunos tiveram frente aos objetivos propostos para esta aula.
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