19/08/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Estratégias e recursos:
O objetivo é levantar o conhecimento prévio do aluno quanto ao uso do demonstrativo.
Os alunos, divididos em trios, receberão dez fichas, sendo:
4 fichas com o pronome "ESTE";
3 fichas com o pronome "ESSE";
3 fichas com o pronome "AQUELE".
ESTE | ESSE | AQUELE |
A tarefa deles será encaixar as fichas nos lugares adequados (marcados pelos tracejados), conforme os trechos de texto impressos entregues a eles.
Professor, nesse primeiro momento o importante é resgatar o conhecimento dos alunos quanto ao uso do demonstrativo. Ou seja, não haverá nenhuma intervenção docente. Entregue os trechos misturados.
Para deixar mais atraente a leitura dos trechos, selecione-os a partir de jornais e ou qualquer tipo de publicação recentes.
Trecho 1 "Fica tranquilo Dudu, teremos a sua coragem para mudar o Brasil. Não desistiremos do Brasil. É aqui que vamos cuidar de nossos filhos, um beijo grande." Foi com __________________ palavras que a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata, encerrou o encontro com lideranças e militantes do PSB nesta segunda-feira, no Recife. http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/08/18/interna_politica,559787/renata-campos-terei-de-participar-por-dois-da-campanha.shtml Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 2 “Acho que pode ser alguém de fora. Teve muito visitante aqui n_________________ dias, mais do que morador de Indaiá mesmo”, aposta o bancário José Augusto Rodrigues, de 32.” http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/08/18/interna_gerais,559604/procura-por-milionario-da-mega-sena-gera-fofocas-em-dores-do-indaia.shtml Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 3 5- Filha, aonde vais com _________________ pacote ? http://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2011/exer-este-esse-aquele.pdf Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 4 Projeto de remoção das capivaras da Pampulha terá que passar por ajustesEm reunião na Promotoria de Defesa Ambiental, n_________________ segunda-feira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontou algumas pendências no estudo Publicação: 18/08/2014 17:35 Atualização: 18/08/2014 18:16 http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/08/18/interna_gerais,559850/projeto-de-remocao-das-capivaras-da-pampulha-tera-que-passar-por-ajustes.shtml Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 5 2- ____________________ meu cachorrinho de estimação é uma graça, disse Carlinhos. http://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2011/exer-este-esse-aquele.pdf Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 6 Um terceiro veículo se envolveu no acidente, mas n__________________ não houve vítimas graves. http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/sargento-da-pm-e-outras-tres-pessoas-morrem-em-acidente-na-br-153/ Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 7 Houve uma guerra no mar entre corsários de França e Inglaterra: _______________________ [desnecessário dizer que são os corsários ingleses] venceram ________________________. http://www.simonsen.br/semipresencial/pdf_com/capi_5.pdf Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 8 Bons tempos _________________! - diz vovó, nostálgica. http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=536:este-esse-ou-aquele-pronomes-demonstrativos&catid=42:documentos Acesso em 18 ago. 2014. |
Trecho 9 3. ______________________ mesa lá está livre. http://www.ic.unicamp.br/~ariadne/mo901/2s2011/exer-este-esse-aquele.pdf Acesso em 18 ago. 2014. |
O objetivo é induzir os alunos à conclusão de que os pronomes demonstrativos variam seu uso em função do tempo, texto e espaço.
Após o preenchimento dos campos, sem a correção devida, o professor promoverá uma discussão embasada pelos seguintes questionamentos:
a) Entre os trechos que completaram com os pronomes demonstrativos perceberam algum tipo de recorrência quanto ao uso dos demonstrativos?
b) É possível propor categorias para a divisão dos pronomes demonstrativos com base nos trechos completados? Se sim, quais seriam? Por quê?
c) Como se comportam os demonstrativos em relação, por exemplo, ao tempo?
Professor, a ideia é induzir os alunos à conclusão de que os pronomes demonstrativos podem ser estudados conforme três categorias, a saber:
ESPAÇO | TEMPO | TEXTO |
O objetivo é os alunos separarem os pronomes demonstrativos conforme suas categorias de variação.
Após a formalização com os alunos quanto às categorias, o professor deverá propor à turma que retornem aos trechos e verifiquem se conseguem separá-los por categorias.
Professor, neste instante, percorra entre os trios, verificando a participação dos alunos e sua desenvoltura quanto à atividade pedida. É possível, caso tenha tempo, de anotar as respostas de cada trio para promover uma pequena competição, o que deixaria a atividade mais animada.
Depois da separação dos trechos em categorias, o professor procederá à correção, explicando as relações entre os usos dos pronomes demonstrativos com base nas categorias: tempo, espaço e texto.
ESPAÇO | TEMPO | TEXTO |
Trecho 3 Trecho 5 Trecho 9 |
Trecho 2 Trecho 4 Trecho 8 |
Trecho 1 Trecho 6 Trecho 7 |
Professor, para se inteirar do assunto, acesse os sítios:
http://www.pucrs.br/manualred/pronomes.php Acesso em 18 ago. 2014.
http://www.brasilescola.com/gramatica/esse-ou-este.htm Acesso em 18 ago. 2014.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf48.php Acesso em 18 ago. 2014.
O objetivo é o exercício quanto ao uso do demonstrativo.
Os alunos exercitarão o conhecimento acerca dos usos do demonstrativo e suas categorias, por meio de exercícios.
Professor, os exercícios abaixo foram retirados da aula da professora Lazuíta Goretti, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15269 Acesso em 18 ago. 2014.
Tirinha 1
Disponível em:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/enem_02.jpg
1. Sobre a tirinha 1 da Mafalda:
a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha.
b. Qual é o referente desse pronome no texto?
c. O pronome “esse” pode ser substituído por “este”, sem alterações de sentido? Explique.
d. De acordo com norma padrão, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço, isto é, quando o pronome é empregado para representar a posição do objeto em relação ao falante?
e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padrão? Explique.
Tirinha 2
Disponível em:
http://apatossauros.files.wordpress.com/2007/10/calvinharodotira354.gif
Sobre a tirinha 2 do Calvin:
a. Identifique os pronomes empregados na tirinha.
b. Observe a fala do Calvin no primeiro quadrinho: a quem se refere o pronome ela?
c. Pronome possessivo é o tipo de pronome que faz uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Identifique o pronome possessivo empregado na tira.
d. Observe a fala de Harodo no primeiro quadrinho;
“Você sabe o que há de errado com sua mãe?”
Quando um pronome possessivo é empregado, ele pode estar se referindo a um objeto que já foi citado e que por isso não precisa ser repetido, ou a um objeto que sequer foi citado, nesse caso, ele tem função adjetiva.
Qual dessa situações ocorre na fala de Haroldo? Explique.
d. Observa a fala do Calvin no último quadrinho:
“Por que ela iria querer ter outra criança? Ela já tem a mim!”
Sabendo que, de acordo com a norma padrão, só se usa o pronome eu q uando exercer a fun ção sintática de s ujeito de um verbo e o pronome mim quando na função sintática de complemento verbal ou nominal, explique o emprego do pronome mim na fala de Calvin.
Tirinha 3
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_z1JyBxIESm8/SBBu0CQ3ehI/AAAAAAAACjk/jt_EwEOyG9c/s400/calvin.jpg
Sobre a tirinha 3 do Calvin:
1.Pronome pessoal é a palavra que substitui o substantivo e indica a pessoa do discurso.
a. Identifique um pronome pessoal empregado na tirinha. A quem ele se refere?
b. Se o Calvin estivesse falando dele e de Haroldo, como ficaria a fala do primeiro quadrinho? Transcreva-a fazendo as alterações.
c. A mudança na fala do Calvin no 1º. Quadrinho, transcrita no item b, diz respeito à regra geral de concordância verbal. Qual é essa regra?
d. Explique o emprego do pronome demonstrativo isso na fala da mãe do Calvin, no segundo quadrinho.
2. No terceiro e quarto quadrinhos, identifique:
a. um pronome possessivo adjetivo (1ª. pessoa do discurso).
b. um pronome interrogativo.
Tirinha 4
Disponível em:
http://cronicasurbanas.files.wordpress.com/2009/04/calvin-e-a-culpa.jpg
Sobre a tirinha 4 do Calvin:
1. Os pronomes pessoais se dividem em retos, que funcionam como sujeito, e oblíquos que funcionam como objeto, isto é, complemento de verbos.
a. Identifique um pronome oblíquo na fala de Calvin, no primeiro quadrinho.
b. No segundo quadrinho, há o emprego de um pronome oblíquo que não está de acordo com a norma padrão. Identifique-o e reescreva a frase corrigindo-a.
b. Considerando a situação comunicativa, pode-se dizer que o emprego do pronome ele no segundo quadrinho está inadequada? Reescreva a frase, corrigindo -a.
2. Identifique os pronomes demonstrativos usados na fala da mãe de Calvin, no terceiro quadrinho e explique o emprego de cada um deles.
3. Observe a fala de Calvin, no quarto quadrinho e responda:
a. A quem se refere o pronome você? Como esse pronome se classifica?
b. Como se classifica o pronome nenhum? Por quê?
c. A quem se refere o pronome ele?
4. Quando o pronome se refere a um termo já presente no texto, dizemos que tem função anafórica. Exemplifique essa afirmação com passagens da tirinha.
AQUELE | ESTE | ESSE | |
TEXTO | Retoma o primeiro referente. | Apresenta o referente. | Retoma um referente já apresentado. |
TEMPO | Passado remoto. | Presente. | Passado ou futuro próximos. |
ESPAÇO | Longe dos interlocutores. | Próximo do locutor. | Perto do interlocutor. |
Para leitura do professor:
Disponível em: http://www.linguabrasil.com.br/img/colunas/Coluna_N029_2012-06-13.pdf Acesso em 18 ago. 2014.
Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/arquivos/gramaticaonline/teoria/esteesseouaquele.pdf Acesso em 18 ago. 2014.
Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/088.pdf Acesso em 18 ago. 2014.
Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/post/04.pdf Acesso em 18 ago. 2014.
Nessa proposta, a avaliação advém especialmente da adequada relação estabelecida pelos alunos entre o usos dos demonstrativos e suas categorias de tempo, espaço e texto. Para tanto, a última atividade, a da tabela lógica, será fundamental.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2014
Cinco estrelasGostei muito. Objetiva, sem rodeios e dentro daquilo que realmente necessário levar para sala de aula. Sem decorar, refletir sobre a língua em uso com exemplos reais.