Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quanto vale o PI?

 

03/09/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula espera-se que o estudante conheça, defina e opere com o número Pi. Que saiba elaborar relatos, compreenda a linguagem matemática, esteja motivado a trabalhar com o conteúdo, e que saiba fazer uso do raciocínio lógico. Que ao utilizar os diferentes recursos tecnológicos, aprenda também a planejar, a elaborar situações-problema e a expressar o que compreendeu.
Duração das atividades
Estima-se que seja possível trabalhar este conteúdo em 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o estudante soubesse efetuar operações matemáticas envolvendo as potências. Que soubesse operar e consolidar as quatro operações na calculadora simples, resolver situações-problema, trabalhar em equipe e utilizar adequadamente o computador para acessar sitios de buscas.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/nolaboratorio.gif

O professor poderá utilizar o laboratório de informática e lançar mão da aula dialogada, para trabalhar este conteúdo. Por sua vez, os estudantes deverão estar organizados em equipe de três integrantes para compartilhar o computador e fazer o acesso à Internet.

Inicialmente, o professor poderá fazer as seguintes perguntas: O que é o número e quanto vale o Pi? Que símbolo o representa? Quais os primeiros povos que fizeram uso dele?

Poderá orientar os estudantes que acessem a animação produzida pelo Professor Faberval de Oliveira Campos o "Prof. Kiko"  para que compreendam melhor o conteúdo.



 


 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/pi1.JPG

 

É interessante que os estudantes saibam a origem do objeto de estudo pois poderá contribuir na apropriação do conteúdo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/atividadecomplementar.gif

Indicamos alguns sítios para que os estudantes conheçam a História do Pi, bem como a vida dos grandes gênios, que estudaram as questões relativas à circunferência.

a) Arquimedes de Siracusa - < http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/arquimedes/arquimedes.html> ;

b) Tsu Ch'ung-chih - <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/TsuChung.html>;

c) Paulus Gerdes - <http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/aplcom1a.html>; dentre outros

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/atividade.gif
 

Após navegarem, os estudantes divididos em equipe de três, deverão produzir um pequeno texto de, no máximo, duas laudas e fazer uma apresentação em software específico.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/verificando.jpg


Para fazer a verificação da aprendizagem o professor poderá utilizar a ficha abaixo, ampliá-la de acordo com as próprias necessidades, se lhe convir.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/572/imagens/fichaverifaprend2.JPG

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O número Pi Animação/simulação
Recursos Complementares
Sitios a) O sítio A quadratura do círculo e o pi, trata dos problemas que levaram à formulação do PI. b) Outro sítio interessante que trata do número Pi e suas aplicações em geometria está disponível no sitio: Vídeos c) A título de curiosidade indicamos o vídeo: d) No vídeo disponível no endereço: encontrarão mais informações que lhes possibilitará ampliar os conhecimentos e compreender melhor o assunto e) Neste endereço: encontrarão uma música do Pi.
Avaliação
O professor pode utilizar como parâmetro de verificação da aprendizagem a avaliação formativa e a diagnóstica. Poderá ainda, organizar um seminário para que os estudantes apresentem suas produções. Além disso, o professor poderá utilizar a ficha de verificação da aprendizagem que disponibilizamos.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 3/3 - 100%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EGILDOMAR FERNANDES, EEEFM MANAUS , Rondônia - disse:
    gilfer_52@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei professor so achei que a divisão em grupos poderia ser menor, pois o tempo é pouco para um entendimento num grupo de tres pessoas. Abraços, Egildomar


  • Manoel Conceição Santos, Escola Estadual Vinícios de Morais , Mato Grosso - disse:
    manoel.helena@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei da proposta de aula, tendo em vista que o número pi é um número bastante complexo para a compreenção dos alunos.


  • Delson Oba, EE 13 DE MAIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    delsonoba@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Após ver esta apresentação, descobri o quanto é importante usar animções nas aulas. Portanto gostei, minha nota é bom.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.