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O roteiro: uma proposta de sequência didática

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero roteiro no que concerne às suas características composicionais, estilísticas e temáticas.
  • Identificar a função do gênero roteiro.
  • Comparar as cenas de um filme com o roteiro desse filme.
  • Produzir um roteiro.
  • Produzir um curta-metragem.
  • Editar cenas gravadas para a produção de um curta-metragem.
Duração das atividades
De 8 a 10 aulas de 100 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Edição de vídeos.
  • Curta-metragem.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • atividades em grupo;
  • visualização e produção de curtas-metragens;
  • produção de roteiros;
  • discussões coletivas;
  • câmera para gravação de vídeo;
  • projetor;
  • computador com internet.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é assistir a curtas-metragens.

 

O professor iniciará a aula mostrando aos alunos curtas-metragens diversos.

 

Professor, para acessar curtas diversos, entre em:

Porta Curtas: http://portacurtas.org.br/filme/?name=graffiti_danca Acesso em 19 ago. 2014. 

Cannes Court Métrage: http://www.cannescourtmetrage.com/en/presentation Acesso em 19 ago. 2014. 

Filmes brasileiros: http://www.filmesbrasileiros.net/category/curta-metragem/ Acesso em 19 ago. 2014. 

Melhores curtas: http://melhorescurtas.com.br/ Acesso em 19 ago. 2014. 

Curta na escola: http://www.curtanaescola.org.br/ Acesso em 19 ago. 2014. 

 

Atividade 2

O objetivo é sensibilizar os alunos para a função de um roteiro.

 

Após assistir a curtas-metragens, o professor questionará os alunos:

  • Como vocês acreditam que são produzidos curtas-metragens?
  • É preciso ter muito dinheiro?
  • Em termos de organização do curta quanto ao enredo filmado, existe algum texto que orienta a produção?

 

Professor, os questionamentos servem para se chegar à discussão de que para a produção de um curta assim como para a produção de um filme, de um evento, de uma peça teatral é preciso o ROTEIRO.

 

Depois da discussão, o professor dirá aos alunos que a proposta é o estudo do roteiro enquanto gênero discursivo.

 

Módulo 2

Atividade 1

O objetivo é a leitura de um roteiro e as percepções quanto à sua estrutura composicional.

 

No laboratório de informática ou utilizando os celulares dos alunos com internet, o professor pedirá que acessem o sítio: http://www.casacinepoa.com.br/os-filmes/roteiros/meu-tio-matou-um-cara-texto-inicial Acesso em 19 ago. 2014. 

Neste endereço, os alunos encontrarão o roteiro do filme "Meu tio matou um cara", escrito por Jorge Furtado e Guel Arraes. A ideia é que os alunos leiam o roteiro até a cena 34. 

Exemplo:

CENA 34

CENA 34 - EXT/DIA - GALERIA

Duca e Kid olham as vitrines de uma loja de discos. Kid traz três
cachorros pela coleira.

               DUCA (OFF)
               E eles sempre põe o nome do filme de vez em
               quando, no meio. Se eles viram o filme, deviam
               saber o nome.

               KID
               Segura aqui...

Duca segura os cães, Kid entra na loja. Duca fica na galeria, um
pouco constrangido, segurando os cachorros. Kid volta.

               KID
               Aquele duplo eu já vi por 22 no centro. Aqui está
               35.

               DUCA
               Quanto você ganha para passear com os cachorros?

               KID
               Vinte reais.

               DUCA
               Que merreca.

               KID
               É melhor que limpar piscina. E paga a mesma coisa.

               DUCA
               Que horas você saiu da Isa ontem?

               KID
               Tarde, depois das duas. A gente ficou ouvindo um
               disco que e gravei.

Duca fica em silêncio, observa Kid pelo reflexo da vitrine.

               DUCA (OFF)
               Este é outro problema das histórias que não
               aconteceram, todo mundo que faz parte da história
               tem que combinar direito o que não aconteceu.

           (...)

Após a leitura, o professor deve questionar:

  • Como é ler um roteiro?
  • É como uma narração comum?
  • O que muda? Por que muda?
  • Conseguem imaginar cada cena? Por que isso acontece?

Professor, os alunos devem perceber a estrutura de um roteiro, especialmente as rubricas e a indicação dos personagens e suas falas.

 

Atividade 2

O objetivo é comparar as cenas de um filme com o roteiro desse filme.

 

O professor exibirá o filme "Meu tio matou um cara", especialmente até os minutos que contemplam a cena 34, lida pelos alunos no roteiro.

Filme disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=URr4pm33luM Acesso em 19 ago. 2014. 

  

Professor, a cena 34, recortada acima, está contemplada pelo endereço acima até 19 minutos e 31 segundos do vídeo.

 

Depois da exibição, o professor pedirá aos alunos para comentarem a comparação entre o que imaginaram antes do filme, pela leitura do roteiro, e pelo filme em si.

  • Por que há muitas regularidades entre o que se imagina pela leitura do roteiro e pelo próprio filme em si?

Professor, a resposta está nas rubricas do roteiro que indicam ações, pensamentos, gestos, emoções...

 

Atividade 3

O objetivo é comparar as cenas de um filme com o roteiro desse filme.

 

 

O professor pedirá os alunos para acessarem o sítio http://www.roteirodecinema.com.br/ para lerem mais roteiros.

 

Ao final, formalizará com os alunos o roteiro:

  • O que é?
  • Função.
  • Onde circula.

roteiro ou argumento ou guião(português europeu) é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

O roteiro ou guião é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema ou programas televisivos.

Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o horário em que cada cena deve ser filmada ("Dia", Noite", "Pôr do sol", "Amanhecer", etc.) e se a cena é "Externa" (filmada ao ar livre) ou "Interna" (gravada em estúdio).

Também espetáculos de não ficção, como a festa da entrega do Oscar ou o Criança Esperança dependem de um roteiro, assim como documentários e filmes publicitários. Cada um tem sua linguagem própria.

roteiro técnico, desenvolvido posteriormente, dá indicações quanto ao posicionamento das câmeras, uso de gruas, iluminação e efeitos audiovisuais. É preparado pelo diretor do espetáculo, em conjunto com a equipe técnica e, eventualmente, com o roteirista.

O roteirista pode indicar, nos diálogos, a entonação do personagem com marcações como "ríspido", "alegre", "surpreso", etc. Modernamente, no entanto, reduz-se ao mínimo necessário a interferência do roteirista no trabalho do ator, que é conduzido pelo diretor. A falta absoluta dessas indicações, no entanto, pode levar a erros de interpretação quanto às intenções de uma fala.

Emoções 'invisíveis' dos personagens não são indicadas pelos roteiros porque precisam ser mostradas ao espectador através da vivência das ações dos atores em frente a câmera. Daí a noção essencial aos escritores de roteiro de que "escrever é igual a descrever". As emoções que o espectador sente a partir do estímulo da cena a que ele assiste num filme resultam da interpretação dos diferentes eventos descritos no roteiro que acontecem em frente a câmera, como ações e movimentos. Em termos da linguagem semiótica, pode-se dizer que a cena contém indicações ao espectador, que precisa decodificar e interpretar o que lhe é mostrado. Um roteiro em que as ações descritas se sucedem e fazem perceber um significado a partir do conjunto das ações é um bom roteiro.

Não são chamadas de 'roteiro' as peças de dramaturgia destinadas ao teatro nem o esquema a ser seguido em um noticiário. As primeiras são chamadas simplesmente de "peça" e o segundo recebe, no jargão técnico, o nome de espelho.                                        

Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro Acesso em 19 ago. 2014.  

 

Professor, é importante que apresente aos alunos a diferença entre roteiro literário e roteiro técnico:

Roteiro literário/roteiro técnico

 


Roteiro literário é aquele que o roteirista escreve sem maiores indicações para as filmagens como movimentos de câmera, iluminação, captação de som, etc.

O  roteiro técnico será elaborado pela equipe de produção com a supervisão do diretor, depois de fazer o que chamamos de découpage, um estudo minucioso do roteiro literário. Ele terá todas as informações técnicas necessárias para transformar o roteiro literário num filme. 
Texto disponível em:  http://roteiroparacinema.blogspot.com.br/2009/09/roteiro-literarioroteiro-tecnico.html Acesso em 19 ago. 2014. 

 

Para os alunos contemplarem um roteiro técnico, apresente o roteiro do filme Cidade de Deus, disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/banco/cidadededeus12.pdf  Acesso em 19 ago. 2014. 

EXT. CASA DE ALMEIDINHA - DIA 1

Abrimos com a imagem de um FACÃO sendo afiado. CARACTERES em superposição: 1981

Ouve-se o murmúrio de VOZES alegres, vozes CANTANDO um samba  acompanhado de um BATUQUE. Não vemos as pessoas. Mas os sons  deixam claro que se trata de um ambiente festivo. A letra do samba tem como tema: comida.

MÃOS NEGRAS amarram com um barbante a PERNA de um GALO.

O galo é imponente e vistoso. Alternamos o galo --incomodado por ter a perna amarrada -- a imagens que sugerem a preparação de um almoço: ÁGUA FERVENDO numa enorme panela. O galo parece reagir à imagem anterior. Batatas sendo descascadas por MÃOS de uma mulher negra. O galo reage como se entendesse a situação: vai virar comida. GALINHAS MORTAS sendo depenadas por MÃOS de mulheres negras.

O galo reage. Ele tenta libertar a perna amarrada ao barbante.

MÃO masculina negra percute o couro de um pandeiro.

A letra do samba faz referência explícita ao tema comida.

O galo parece entender que seu fim está próximo.

Um FACÃO sendo afiado por mãos negras masculinas. A faca vai CRESCENDO, tornando-se cada vez mais ameaçadora.

O galo se desespera. Luta. E escapa.

ALMEIDINHA, o negro que segura o facão, percebe a fuga do galo e dá o alarme.

ALMEIDINHA

O galo fugiu!

Pela primeira vez, vemos a casa de Almeidinha do lado de fora. 

Trata-se de um lugar pobre, uma casa de alvenaria da Cidade de Deus. A festa está acontecendo no quintal.

A fuga do galo provoca um grande ALVOROÇO entre os convidados:  na maioria homens, JOVENS, NEGROS e MULATOS. Apenas alguns são  BRANCOS. Estão quase todos de calção e chinelo.  Dezenas de bandidos saem correndo atrás do galo. Eles fazem parte da quadrilha de Zé Pequeno. Todos berrando:

VOZES DOS BANDIDOS

Pega o galo, pega o galo! 

Professor, destaque, nesse roteiro, as rubricas no texto que descrevem as cenas e os ângulos para a filmagem das câmeras.

 

Módulo 3

Atividade 1

O objetivo é a produção de um roteiro.

 

O professor solicitará que os alunos criem uma cena do filme "Meu tio matou um cara", por meio da produção de um roteiro. 

Professor, você pode ou não restringir a cena, dando indicações, do tipo: 

  • casa de Duca;
  • sessão de cinema;
  • brincadeiras no pátio da escola;
  • Duca leva um fora de Isa;
  • Kid e Isa se enamoram;
  • Duca e Kid disputam Isa;
  • etc.

 

Os roteiros deverão ser elaborados em trios, no laboratório da escola. Ao término, deverão ou ser enviados ao e-mail do professor ou postados em um grupo virtual privado da sala de aula.

 

Atividade 2

O objetivo é a correção e reescrita dos roteiros produzidos.

 

Os alunos, em trios, ainda no laboratório de informática, deverão acessar os roteiros de outros trios para procederem à correção.

Ao final, deverão recarregar no grupo os roteiros corrigidos dos colegas ou enviarem para o e-mail do professor as correções.

 

Atividade 3

O objetivo é cumprir a função do roteiro. 

 

Chegou o momento da leitura dramatizada do roteiro.

Professor, peça ao alunos para prepararem o texto por meio das encenações referentes ao enredo que criaram.

Os alunos, em trios, encenarão o roteiro criado.

Professor, caso ache que a atividade foi exitosa, marque encenações a posteriori para toda escola.

 

Módulo 4

Atividade 1

O objetivo é terminar um roteiro iniciado e gravá-lo, por meio da produção de um curta-metragem.

 

O professor dará um roteiro iniciado aos alunos e pedirá que eles terminem o roteiro e depois montem um curta-metragem. Para tanto, solicitará aos alunos que levem câmeras filmadoras e ou fotográficas e ou celulares que gravem vídeos.

Professor, aproveite a conjuntura de sua escola e sala de aula. O roteiro abaixo criado teve por inspiração o "Dia diferente", evento criado pelos e para os alunos do 9º ano que formarão em breve na Escola de Educação Básica da UFU (Eseba). O dia da aplicação desta atividade culminava com o "Dia diferente BREGA", na Eseba, no ano de 2014. Portanto, esse tema serviu ao roteiro.

É importante que o roteiro criado tenha como lugar a escola, haja vista a necessidade de filmar nesse espaço, ao longo das aulas.

Roteiro para a produção de um curta-metragem

Você e seu grupo deverão produzir e gravar, nas dependências da escola, as cenas relativas ao roteiro abaixo apresentado. O roteiro não está finalizado. Você e seus colegas deverão criar a(s) última(s) cena(s). O vídeo pode ser editado pelo grupo no Movie Maker (será disponibilizado um tutorial no grupo do Facebook) ou em outro programa de edição de vídeos, como o Sony Vegas ou Camtasia (ambos têm licença de 30 dias para avaliação, no caso do Sony Vegas, a versão 11.0 é melhor que a 12.0). Os vídeos produzidos deverão ser postados no grupo do Facebook até quinta-feira, dia 31 de julho.

Atenção: como a cena será a mesma para todos os grupos, definam os nomes dos personagens e no lugar da indicação das PESSOAS 1, 2, 3 e 4, escrevam os nomes escolhidos.

Contexto: A preparação para um festival brega na Escola de Educação Básica.

Cena 1

Sala de aula, interior, dia

Abrir a cena filmando a sala de aula e focar nas pessoas, conforme falam.

Pessoa 1: _ O que resta a fazer para terminar a organização do nosso festival brega?

Pessoa 2: _ Todos já sabem exatamente suas tarefas?

Pessoa 3: _ Precisamos nos apressar, pois daqui a pouco o sinal toca e teremos de iniciar o festival!

Pessoa 1: _ Vamos verificar se as performances estão decoradas...

Pessoa 4: _ Eu começo!

Cena 2

Banheiro, dia

Iniciar a cena filmando as pessoas saindo do banheiro, já vestidas para o festival brega e conversando entre si. Todas saem, menos a Pessoa 4 que grita escandalosamente:

Pessoa 4: _ Cadê minhas roupas?

Pessoa 3: _  Como assim?

Pessoa 4: _ Minhas roupas sumiram! Não estão onde deixei!

Pessoa 2: _ Não acredito! Já estamos atrasados e você faz o papel principal!

Pessoa 1: _ Meu Deus! Como faremos?

Cena 3

Vários lugares da escola, dia.

A Pessoa 4 espera no banheiro, enquanto as outras 3 pessoas procuram as roupas pela escola.

Filmar individualmente cada pessoa procurando as roupas.

A Pessoa 2 procura as roupas na cantina da escola. A Pessoa 3 procura as roupas em salas de aula e a Pessoa 1 procura pelas roupas no pátio da escola.

A Pessoa 3 encontra vestígios da roupa da Pessoa 4 debaixo de uma carteira... espantada, a Pessoa 3 pergunta:

Pessoa 3: _ O que será que aconteceu? Como esse pedaço de roupa veio parar aqui? Será que é da Pessoa 4?

Cena 4

No pátio da escola, dia.

Filmar todas as pessoas se reunindo para comentarem sobre as buscas às roupas da Pessoa 4, inclusive a Pessoa 4.

Pessoa 3: _ Achei vestígios de sua roupa!

Pessoa 2: _ Onde?

Pessoa 3: _ Havia um pedaço de roupa debaixo da carteira em nossa sala de aula... não sei se é sua, mas...

Pessoa 1: _ Agora o que menos interessa é saber onde... temos de dar um jeito para que Pessoa 4 participe conosco da nossa performance... caso contrário...

Pessoa 4: _ Estaremos P-E-R-D-I-D-O-S!

Cena 5

 

Professor, para o término do roteiro e a gravação das cenas na escola é preciso de, pelo menos, 2 aulas geminadas, de 100 minutos cada. Para ter uma atividade exitosa os alunos devem ter comprometimento, uma vez que deverão ter autonomia para circular na escola e gravarem as cenas.

 

Atividade 2

O objetivo é editar as cenas gravadas para a produção de um curta-metragem.

 

Após a gravação dos vídeos, os alunos deverão editá-lo.

Para tanto, o interessante é que já tenham experiência com algum programa de edição, como o Movie Maker.

Caso necessitem, combine, professor, com o monitor do laboratório de sua escola, a assistência para os alunos fazerem a edição. É possível que alguns alunos tenham maior domínio desse tipo de programa; daí aproveite-os como monitores durante a atividade. Eles podem, inclusive, produzir um tutorial para auxiliar os colegas.

Alguns exemplos de tutorias:

https://www.youtube.com/watch?v=fs2MAOlTJwEAcesso em 19 ago. 2014. 

http://www.ufjf.br/get_engcomp/files/2012/04/Tutorial-Windows-Movie-Maker.pdf Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=uyP1TvXJlzk Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=vYKhGtri7Mg Acesso em 19 ago. 2014. 

 

Atividade 3

O objetivo é apreciar os curtas-metragens produzidos.

 

Depois da edição de vídeos, os alunos deverão postá-los no grupo privado virtual da sala ou ainda no sítio da escola ou no blogue da sala.

Professor, combine com os alunos uma sessão de curtas com direito à pipoca.

Caso o trabalho tenha sido exitoso, crie com os alunos um festival de curtas da escola e ou submeta o curta dos alunos a algum festival parecido.

Veja um podcast sobre isso:

https://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/anexos/CONTAGEM%20RECEBE%20%20FESTIVAL%20CENAS%20CURTAS.mp3 Acesso em 19 ago. 2014. 

Notícias:

https://www.ufmg.br/online/arquivos/012189.shtml Acesso em 19 ago. 2014. 

http://galpaocinehorto.com.br/resultado-da-selecao-para-o-15o-festival-cenas-curtas/ Acesso em 19 ago. 2014. 

 

Alguns curtas produzidos a partir do roteiro proposto sobre o dia BREGA, na Eseba, no ano de 2014, pelos alunos do 9ºA e B:

https://www.youtube.com/watch?v=l-QkdvTnYag&feature=youtu.be Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=MiVYEVcr9bE&feature=youtu.be Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=LDh4GEXYLew#t=15 Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=DyM62T9UWFk&app=desktop Acesso em 19 ago. 2014. 

https://www.youtube.com/watch?v=wMXtaV6JajI&feature=youtu.be&hd=1 Acesso em 19 ago. 2014.

Recursos Complementares
Avaliação

A proposta de avaliação dessa sequência didática é processual, todavia, o grande momento de certificação do conhecimento do gênero roteiro advém, justamente, da criação de um roteiro para a encenação de cenas do filme "Meu tio matou um cara" e da finalização de um roteiro e filmagem do curta-metragem brega. Ou seja, nesses momentos, o gênero exerce sua função sociocomunicativa, que é a de orientar todas as pessoas que participam das cenas, desde os atores até os câmeras, por exemplo. Além disso, o mais instigante é colocar em circulação os curtas-metragens produzidos pelos alunos, porque desperta neles o interesse pela aprendizagem.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Irene da Veiga Lima Barbosa, Escola Estaadual Professor Gaspar , Rio Grande do Norte - disse:
    ireneveigarn@hotmail.com

    03/09/2014

    Cinco estrelas

    É uma sequência didática inovadora que despertará no aluno o interesse em participar de todas as atividades, sabemos o quanto isso é necessário para o pleno desenvolvimento da aprendizagem. . Esse trabalho favorecerá o desenvolvimento de novas habilidades, promovendo avanços em seu processo de ensino e aprendizagem. Parabéns pela realização desta proposta que muito contribuirá para a prática pedagógica de todos professores.


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