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Ebola: vírus da pobreza e da desigualdade social

 

12/09/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente pela competência da área 2, que é compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

• Entender o que é a doença provocada pelo vírus ebola.

• Saber como ocorre a transmissão, quais são os sintomas e a evolução da doença.

• Relacionar o vírus ebola com a pobreza e a desigualdade social mundial.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem entender os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o que é a epidemia ebola. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre essa doença e sua relação com a pobreza e a desigualdade social, em especial no continente África.

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Ebola... que doença é essa?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a doença conhecida como ebola. Peça para comentarem uma reportagem qualquer veiculada pela mídia, como por exemplo, intitulada "Ebola provoca 84 mortes em três dias", veiculada pelo portal de notícias G1, disponível no endereço web <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/ebola-provoca-84-mortes-em-tres-dias.html>, acesso em 19/08/2014. Problematize:

  • Qual é o problema abordado por esta reportagem?
  • Você sabe como se caracteriza a doença ebola?
  • O que você sabe sobre esse assunto?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote as principais ideias no quadro. Em seguida, informe que o tema "doença ebola" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa questão, tão presente nas diversas mídias nos últimos dias.

 

 

Atividade 02

 

Ebola... Características e prevenção!

 

PASSO A PASSO

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- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "doença ebola"Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • O que caracteriza a doença "ebola"?
  • Como este vírus é transmitido e como a doença evolui?
  • Que medidas podem ser tomadas para prevenir o vírus ebola?
  • Em quais países o vírus ebola tem se manifestado? Esses países localizam-se em qual Continente?
  • Por que o ebola, direta ou indiretamente, é um vírus relacionado à condição de pobreza e desigualdade social?

- Para responder a estas e/ou outras questões, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Sugerimos os artigos "Ebola" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/610100/ebola>, acesso em 12/08/2014, e "Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século", disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>, acesso em 12/08/2014.

 

 

Figura 01: Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século.

 

Profissional da saúde, usando proteção especial, dá água a mulher com ebola, em um centro de tratamentos para infectados no Hospital Governamental de Kenema, em Serra Leoa

 

Fonte: Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>. Acesso em 19/08/2014.

 

 

- Pode-se, também, procurar os projetos de saúde em níveis municipais, estaduais ou federal, para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. O endereço web do Ministério da Saúde é <http://portalsaude.saude.gov.br/>, acesso em 24/08/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório e um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo, do planejamento da aula, que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O vírus ebola transmite uma doença muito grave e foi detectado pela primeira vez em 1976, em aldeias da África central localizadas perto do rio Ebola - daí a origem deste nome. A doença mata certa de 50 a 90% das pessoas infectadas em todas as idades. O período de incubação da doença varia de dois a 21 dias e, em geral, o diagnóstico é tardio, o que aumenta as chances de infecção.

 

Figura 02: Micrografia eletrônica do vírion do vírus ebola.

 

 

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/07/160507-050-FF60C61F.jpg>. Acesso em 19/08/2014.

  • A transmissão do vírus entre as pessoas pode acontecer por meio do contato com o sangue, a saliva e a urina ou material contaminado, podendo as pessoas infectadas estarem vivas ou mortas. Até agora não há registro de contágio por transmissão aérea, como é o caso do vírus da gripe, por exemplo. Em diversos países africanos foram registrados casos de contágio por meio do contato com chimpanzés, gorilas e morcegos, animais consumidos por muitas pessoas daquela região.
  • A doença aparece subitamente, e os sintomas podem se manifestar num período de dois a vinte um dias após a infecção. Os sintomas variam de um paciente para o outro, mas os mais comuns são: febre, dor de cabeça muito forte, fraqueza muscular, dor de garganta e nas articulações, calafrios. A medida que o quadro vai se agravando, outros sintomas podem aparecer: náuseas, vômitos e diarreia (com sangue), garganta inflamada, erupção cutânea, olhos vermelhos, tosse dor no peito e no estômago, insuficiência renal, hemorragia interna, sangramento nos pelos, ouvidos, nariz e reto.
  • Uma das dificuldades para se diagnosticar a doença é que, no início, os sintomas podem se confundir com os da gripe, dengue hemorrágica, febre tifoide e malária. é preciso levantar o histórico do paciente para saber se esteve em áreas de risco. Quando diagnosticada, a pessoa deve ficar isolada e os serviços de saúde notificados.
  • Ainda não existe um tratamento específico para combater o vírus ebola, nem uma vacina contra a doença, apenas uma fórmula vem sendo testada em macacos, morcegos e porcos-espinhos e mostrou resultados positivos.
  • Os cuidados das pessoas infectadas consistem na hidratação e controle do sangramento. Recomenda-se isolar as pessoas doentes e aquelas que cuidam desses pacientes devem usar roupas protetoras (máscaras, luvas, aventais), além da esterilização de objetos e manutenção da desinfecção das áreas afetadas pelo vírus.
  • Em agosto de 2014, durante um surto do vírus ebola na Guiné, Serra Leoa e Libéria (países africanos), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou um estado de emergência de saúde pública internacional.
  • Esta enfermidade está ocorrendo em uma das regiões mais pobres do mundo, condições precárias para oferecer terapia de suporte ao paciente, mesmo com o auxílio recebido da Organização Mundial da Saúde.
  • O cientista belga Peter Piot, um dos descobridores do vírus Ebola numa aldeia africana há 40 anos atrás, descarta uma epidemia fora do continente África. Na época da descoberta, esse cientista declarou que "Não devemos esquecer que esta é uma doença da pobreza, dos sistemas de saúde deficientes e de desconfiança".
  • Segundo o médico Drauzio Varella, algumas medidas devem ser tomadas para evitar o contato com o vírus ebola, como forma de prevenir a infecção e evitar a disseminação da doença, dentre elas:

               - Lavar as mãos com frequência com água e sabão, e esfrega-las com álcool gel.

               - Procurar não frequentar lugares que facilitem a exposição ao vírus ebola.

               - Evitar o contato com pessoas infectadas, pois quanto mais avançada a doença, maior a concentração de vírus e mais fácil o contágio.

               - Usar vestimentas de proteção, como macacões e botas de borracha, aventais, luvas e máscaras descartáveis e protetores oculares, sempre que tiver de lidar com os pacientes. Nunca reutilize agulhas e seringas.

               - Somente consuma alimentos de procedência conhecida.

               - Lembre que o corpo dos doentes continua oferecendo risco de contágio mesmo depois da morte.

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o vírus ebola. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • O que é a doença do vírus Ebola.
  • Os principais sintomas e evolução da doença.
  • Medidas de prevenção e combate ao vírus ebola.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 19/08/2014.

Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século. Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>. Acesso em 19/08/2014.

Ebola: vírus que mata 90% dos doentes chegou à Europa em garrafa térmica em 1976Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/07/ebola-virus-que-mata-90-dos-doentes-chegou-a-europa-em-garrafa-termica-em-1976.html>. Acesso em 19/08/2014.

Descobridor do vírus ebola não acredita em epidemia fora fora da ÁfricaDisponível em <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/descobridor-do-ebola-nao-acredita-em-epidemia-fora-da-africa>. Acesso em 19/08/2014.

EbolaDisponível em <http://drauziovarella.com.br/destaque2/ebola/>. Acesso em 19/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • GECIENE NASCIMENTO NUNES, Colégo Estadual Dep. Manoel Novaes - CEDMN , Bahia - disse:
    gecenunes@hotmail.com

    20/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom! Altamente didático e construtivo...Os alunos adoram esse tipo de atividade. Serve de inspiração pra mim e irei adotar essa metodologia, que até então não havia experimentado. Parabéns colega!


  • ELIANE MARTINS CAVALCANTE, EE PROFA DULCE WANDERLEY ENS FUND E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    elianemcs_geo@hotmail.com

    17/09/2014

    Quatro estrelas

    Muito pertinente o tema pois é atual e necessário para ampliação dos conhecimentos.


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