12/09/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente pela competência da área 2, que é compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:
• Entender o que é a doença provocada pelo vírus ebola.
• Saber como ocorre a transmissão, quais são os sintomas e a evolução da doença.
• Relacionar o vírus ebola com a pobreza e a desigualdade social mundial.
Os estudantes devem entender os conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o que é a epidemia ebola. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre essa doença e sua relação com a pobreza e a desigualdade social, em especial no continente África.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
PASSO A PASSO
Professor(a),
- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a doença conhecida como ebola. Peça para comentarem uma reportagem qualquer veiculada pela mídia, como por exemplo, intitulada "Ebola provoca 84 mortes em três dias", veiculada pelo portal de notícias G1, disponível no endereço web <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/ebola-provoca-84-mortes-em-tres-dias.html>, acesso em 19/08/2014. Problematize:
- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote as principais ideias no quadro. Em seguida, informe que o tema "doença ebola" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa questão, tão presente nas diversas mídias nos últimos dias.
Atividade 02
Ebola... Características e prevenção!
PASSO A PASSO
- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "doença ebola". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.
- Questões:
- Para responder a estas e/ou outras questões, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Sugerimos os artigos "Ebola" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/610100/ebola>, acesso em 12/08/2014, e "Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século", disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>, acesso em 12/08/2014.
Figura 01: Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século.
Fonte: Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>. Acesso em 19/08/2014.
- Pode-se, também, procurar os projetos de saúde em níveis municipais, estaduais ou federal, para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. O endereço web do Ministério da Saúde é <http://portalsaude.saude.gov.br/>, acesso em 24/08/2014.
- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório e um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Fonte: Clip-Art.
Cartografando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
Atividade 03
Socialização dos resultados e considerações finais
PASSO A PASSO
- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo, do planejamento da aula, que deverá ser destinado à apresentação.
- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:
Figura 02: Micrografia eletrônica do vírion do vírus ebola.
Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/07/160507-050-FF60C61F.jpg>. Acesso em 19/08/2014.
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão, e esfrega-las com álcool gel.
- Procurar não frequentar lugares que facilitem a exposição ao vírus ebola.
- Evitar o contato com pessoas infectadas, pois quanto mais avançada a doença, maior a concentração de vírus e mais fácil o contágio.
- Usar vestimentas de proteção, como macacões e botas de borracha, aventais, luvas e máscaras descartáveis e protetores oculares, sempre que tiver de lidar com os pacientes. Nunca reutilize agulhas e seringas.
- Somente consuma alimentos de procedência conhecida.
- Lembre que o corpo dos doentes continua oferecendo risco de contágio mesmo depois da morte.
- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, proponha que organizem um pequeno encarte de jornal sobre o vírus ebola. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 19/08/2014.
Ebola é o vírus da pobreza e escancara a desigualdade, mal do século. Disponível em <http://g1.globo.com/natureza/blog/nova-etica-social/post/ebola-e-o-virus-da-pobreza-e-escancara-desigualdade-mal-do-seculo.html>. Acesso em 19/08/2014.
Ebola: vírus que mata 90% dos doentes chegou à Europa em garrafa térmica em 1976. Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/07/ebola-virus-que-mata-90-dos-doentes-chegou-a-europa-em-garrafa-termica-em-1976.html>. Acesso em 19/08/2014.
Descobridor do vírus ebola não acredita em epidemia fora fora da África. Disponível em <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/descobridor-do-ebola-nao-acredita-em-epidemia-fora-da-africa>. Acesso em 19/08/2014.
Ebola. Disponível em <http://drauziovarella.com.br/destaque2/ebola/>. Acesso em 19/08/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 2 classificações
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20/09/2014
Cinco estrelasMuito bom! Altamente didático e construtivo...Os alunos adoram esse tipo de atividade. Serve de inspiração pra mim e irei adotar essa metodologia, que até então não havia experimentado. Parabéns colega!
17/09/2014
Quatro estrelasMuito pertinente o tema pois é atual e necessário para ampliação dos conhecimentos.