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Rio Paraguai: da nascente até Cáceres-MT - Parte 1

 

10/09/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

- Saber a importância do rio Paraguai para o Brasil e outros países.

- Entender as principais questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem o rio Paraguai, desde sua nascente até o município de Cáceres, no estado do Mato Grosso.

- Compreender a importância dos rios na organização dos espaços geográficos.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da  vida.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância do rio Paraguai para o Brasil e outros países da América Latina. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

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Atividade 01

 

Rio Paraguai... onde se localiza?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a importância dos rios para a nossa vida. Converse com o grupo sobre os principais rios presentes no Brasil e suas respectivas características e, posteriormente, direcione especificamente para o Rio Paraguai, um rio cheio de histórias. Problematize:

  • Quais são os principais rios existentes no território brasileiro? O que você sabe sobre esses rios?
  • Você já ouviu falar sobre o rio Paraguai?
  • Em que parte do território brasileiro este rio percorre?
  • O que você sabe sobre a importância do Rio Paraguai?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Rio Paraguai" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre sua importância, e seus usos no percurso entre sua nascente e o município de Cáceres, localizado no estado do Mato Grosso.

 

 

Atividade 02

 

Rio Paraguai... muitas histórias e canções!

 

PASSO A PASSO

 

- Entregue uma cópia da música "Rio Paraguai", interpretada por Alzira Espíndola, disponível no endereço web <http://www.ouvirmusica.com.br/alzira-espindola/374636/#mais-acessadas/374636>, acesso em 27/08/2014, e convide os estudantes para ouvi-la.

 

Rio Paraguai

Alzira Espíndola

Composição: Geraldo Roca

A novidade vem atrás da tradição
Aquela que não desmancha no ar
Eu não
Não se mergulha nunca mais no mesmo rio
Rio Paraguai a tradição entre nós é você
Rio Paraguai das lendas e canções
Na noite guaranietê saudações
Águas do rio Paraguai
O pai do meu pai navegava no rio
Nos tempos da linha Assunção-Corumbá
O século vinte aportava do sul
Num barco a vapor entre os sons
E as dúvidas da paz
E as vítimas da Guerra Guaçú
Que a história recolhia ao silêncio do rio
Rio Paraguai a tradição entre nós é você
Meu velho rio Paraguai
Das lendas e canções
da noite guaranietê saudações
Águas do rio Paraguai sempre você
Por onde a história passou entre nós
Na noite do rio Paraguai pelas gerações
Mistérios na noite azul ro hai ru
Noites do rio Paraguai
No primeiro mundo a ciência refaz
Os rios que a indústria matou
Mas então as águas imundas revivem azuis
O velho mistério não mais
os deuses e lições
A lenda recontada na voz
A voz da tradição em nós
guaranietê
Rio Paraguai ro hai ru
Guaranietê rio Paraguai
Sempre pra sempre e sempre
O rio Paraguai

 

- Agora, problematize:

  • Qual é o tema da música?
  • O que se entende pela frase "Rio Paraguai a tradição entre nós é você"?
  • Quais assuntos relativos ao rio Paraguai são abordados nesta música?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias. Posteriormente, solicite que façam uma pesquisa sobre o rio Paraguai.

 

 

 

Atividade 03

 

Rio Paraguai... seus usos entre a nascente e o município de Cáceres-MT

 

PASSO A PASSO

 

 

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- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem a importância do rio Paraguai, enfatizando o percurso entre sua nascente e o município de Cáceres-MT. Preferencialmente, apresente a reportagem veiculada pelo Globo Rural, intitulada "Rio Paraguai tem grande importância no Brasil e na América do Sul", disponível no endereço web <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul/3508591/>, acesso em 21/08/2014.

 

 

Figura 01: Matéria do Globo Rural sobre o Rio Paraguai.

 

Rio Paraguai

Fonte: Disponível em <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul/3508591/>, acesso em 21/08/2014.

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Questões:

  • Qual é o tema tratado nessa reportagem?
  • Qual é a origem do nome deste rio?
  • Onde nasce o Rio Paraguai?
  • Qual é o percurso que este rio faz até sua foz?
  • Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas no trecho entre a nascente do rio até o município de Cáceres-MT?
  • Quais são os principais problemas ambientais decorrentes destas atividades?
  • Por que, mesmo causando impactos ambientais, algumas pessoas continuam praticando o garimpo nas margens desse rio?
  • Quais medidas podem ser tomadas para minimizar esses problemas?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, além de assistirem ao vídeo, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. Sugerimos o artigo "Rio Paraguai" disponível em <http://escola.britannica.com.br/article/483435/rio-Paraguai>, acesso em 12/08/2014, e também o artigo "Rio Paraguai está morrendo, alerta o Ibama" disponível em <http://www.diariodecaceres.com.br/exibir.php?noticia=4937>, acesso em 24/08/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

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Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo, do planejamento da aula, que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • O rio Paraguai é o quinto maior da América do Sul e tem histórias que atravessam séculos. Em suas água e margens países passaram por batalhas sangrentas e episódios de superação. Histórias de coragem e devoção, de riquezas e guerras. Ele percorre terras do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.

  • Paraguai, na língua guarani, significa "grande rio", ou "rio que dá nascimento ao mar". Ao todo, são mais de dois mil e seiscentos quilômetros desde a nascente até a foz. Das nascentes até o município de Cáceres-MT, o rio é caudaloso, pleno de vida dentro e fora d’água. Por ser um rio de planície, sem grandes cachoeiras nem muitos acidentes geográficos, o rio Paraguai permite navegar, transportar pessoas e cargas.

  • A nascente localiza-se no município de Alto Paraguai, região Central do estado de Mato Grosso (Planalto dos Parecis), e o curso segue no sentido sul, passando por Cáceres. Na fronteira do Mato grosso do Sul, delimita a fronteira com a Bolívia num trecho curto, e é também a divisa entre os dois estados. Corta o município de Corumbá e volta a marcar fronteira com a Bolívia em Porto Bush. Sempre no sentido sul, dá o contorno da fronteira com o Paraguai até encontrar o rio Apa, quando deixa o Brasil e segue pelo interior do Paraguai até a capital Assunção. No final, o rio divide o Paraguai da Argentina, até desaguar no Paraná.

  • No entanto, há uma polêmica sobre a verdadeira nascente do rio Paraguai.  O rio nasce numa área pantanosa na antiga fazenda Sete Lagoas, município do Alto Paraguai. O pântano vai formando lagoas que se interligam, até formar o córrego Sete Lagoas. No entanto, agricultores locais, apontam outras possíveis nascentes, que faz com que especialistas afirmem que o rio Paraguai surge a partir de um complexo de nascentes, ou seja, um conjunto de vertentes que vai formar o rio Paraguaizinho. 

  • Desde o ano de 2006, o estado decretou como Área de Proteção Permanente (APP) a região onde localizam-se as nascentes e alguns afluentes. Um grupo de assentados que moram dentro desta área estão plantando sementes de espécies nativas para fazer o reflorestamento e recuperar áreas desmatadas e proteger a fauna e a flora.

  • No entanto, algumas das nascentes estão secando, deixando de existir devido as atividades econômicas desenvolvidas na região, em especial, atividades de garimpo. A área das nascentes também está cercada por lavouras de soja. No primeiro trecho do rio foi construída uma pequena usina hidrelétrica.

  • Outras atividades econômicas também são praticadas, como a extração de minhocas que causam danos ambientais menores que a atividade do garimpo, responsável pelo apogeu do município de Alto Paraguai, e praticada ilegalmente até hoje na região.

 

Figura 02: Barcaças que navegam pelo Rio Paraguai.

Rio Paraguai está morrendo, alerta Ibama

 

Fonte: Disponível em <http://www.diariodecaceres.com.br/exibir.php?noticia=4937>. Acesso em 24/08/2014.

 

 
  • O rio, ao longo do processo de ocupação da região, vem sendo utilizado inadequadamente. As atividades econômicas no entorno de suas margens provocam o assoreamento, a formação de enormes bancos de areia e obstrução do seu canal natural. Outros problemas, como o desmatamento nas cabeceiras dos afluentes, a pesca predatória, a erosão das margens provocadas pelo turbilhonamento das barcaças carregadas de ferro, foram constados em vários trechos do rio pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
  • É necessário e urgente cobrar das autoridades competentes, proprietários de terras ao longo do rio e órgãos responsáveis, um olhar para o rio Paraguai sob o ponto de vista da sustentabilidade, respeitando e preservando-o.

 

- Promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável dos rios. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância dos rios para a manutenção da vida no planeta Terra.
  • Os problemas decorrentes do mau uso de um rio.
  • Medidas para o aproveitamento sustentável de um rio.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam dos rios nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos dos rios nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Agência Nacional de Águas. Disponível em <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Bacia do ParaguaiDisponível em <http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-paraguai/>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai Disponível em <http://www.portalpantanal.com.br/riosprincipais/94-rioparaguai.html>. Acesso em 24/08/2014.

Rio Paraguai tem grande importância no Brasil e na América do SulDisponível em <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/07/rio-paraguai-tem-grande-importancia-no-brasil-e-na-america-do-sul.html>. Acesso em 24/08/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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