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Discutindo a convivência na escola: um tema interdisciplinar

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a linguagem oral ao código linguístico;
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Reconhecer e utilizar os gêneros textuais: convite e bilhete em atividades de sala de aula;
  • Adquirir habilidades de revisar textos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Desenvolver a noção de pertencimento, a partir das semelhanças e diferenças dos grupos de convívio de que participa;
  • Construir a sua identidade como sujeito individual e coletivo;
  • Reconhecer e respeitar as diferenças individuais de etnia, sexo, idade e condição social;
  • Observar e construir maquete da escola;
  • Produzir textos a partir de reflexões sobre questões discutidas na sala de aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pois a criança está ingressando na escolarização formal e precisamos dar atenção especial para este aspecto, pois ela está se apropriando da cultura escolar, entendendo seus modos de interação, suas regras de convivência, os papéis desempenhados por cada um que integra a comunidade.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?” Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da moral e da ética.

Fonte: Sítio: "Ética - Livro 082 pdf". Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf>. Acesso em: 02  de set. 2014.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema: Dinâmica do naufrágio

 

convivência- meninos brincando

Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Professor, o tema da aula é instigante, pois se refere ao cotidiano escolar e às relações interpessoais. Um ambiente de respeito e parceria na sala de aula  é essencial para o sucesso do processo pedagógico e para o aprendizado destes valores, contribuindo assim para a formação ética do indivíduo que estamos formando. Portanto, para iniciar o tema sugerimos a brincadeira a seguir:

 

O naufrágio

Material necessário:

  • Fichas coloridas (4 cores diferentes, uma cor  para cada  grupo.).
  • Fita adesiva.
  • Retalhos de não tecido colorido ou papel colorido.

 

Objetivo:

Promover a interação e a colaboração entre os membros das equipes.

 

Desenvolvimento:  professor, vá ao pátio antes da brincadeira ou solicite a ajuda de alguém: 

 

  • Desenhe com giz ou faça o contorno com fita crepe no chão, simulando o formato do casco de um barco ou navio.
  • Nos quatro cantos no entorno do desenho do barco delimite um espaço no chão, suficiente para os alunos de  cada grupo ficarem (ilhas).
  • Em cada um dos  espaços coloque um retalho de papel ou não tecido colorido para identificar a ilha.
  • Combine com os alunos que irão fazer de conta que estarão em um navio, mas está chovendo  e o navio está balançando muito.
  • Caso o navio afunde deverão colocar seus botes salva-vidas e nadarem para uma ilha para se salvarem, contudo se forem para ilha errada serão devorados por animais selvagens.
  • Deverão ficar atentos para saberem para qual ilha deverão ir.
  • Explique que cada aluno receberá uma identificação na testa e que a partir deste momento é proibido se comunicar falando com os colegas.
  • Antes de irem para o pátio começarem a brincadeira, cole na testa de cada um, uma fichinha colorida.
  • Ninguém pode se comunicar ou contar para o colega qual cor recebeu.
  • De mãos dadas os alunos vão para o “navio”, entram e sob o comando do comandante (professor), começam a navegar.
  • O comandante explica que chove  e o navio está balançando muito, movimente o corpo para um lado e para o outro. Para frente e para trás.
  • Solicite que façam de conta que estão colocando os coletes salva vidas.
  • Depois, avise que o navio está afundando e peça que nadem para as ilhas para se salvarem, mas não se esqueçam de que deverão ir para ilha certa do contrário poderão ser atacados pelos animais.
  •  A ilha certa é aquela que tem a mesma cor da fichinha que foi colada em sua testa. Mas isto não deve ser revelado para o aluno, ele é quem chegará a esta conclusão ou os colegas o conduzirão.
  • Professor, neste momento fique atento e observe a reação do grupo, pois seu objetivo é perceber a interação e suas atitudes no sentido de ajudar o outro, que está na ilha errada, sem se comunicarem verbalmente.
  • Se ficar algum aluno em ilha errada, avise-o que poderá ser atacado pelos animais se não for para sua ilha, mas não conte qual é ela e qual sua cor. Deixe que os colegas tomem a iniciativa de ajudá-lo.

São momentos  valiosos para exercitarem o sentimento de grupo e ajuda ao próximo, a solidariedade. Procure anotar quem procurou ajudar, quem foi para sua ilha e não se preocupou com o grupo. Ao final da dinâmica observe se algum aluno ficou em ilha errada e qual a atitude do grupo.

 

convivência- nuvenzinhas

 

Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.

Fonte imagem 2 -  Nuvens. Acervo da própria autora.

 

Avaliando a dinâmica:

 

Organize os alunos em uma roda e discuta:

  • Quem gostou da brincadeira?
  • O que aprendemos com ela?
  • Quem ajudou o colega  e por quê?
  • Quem não ajudou e por quê?
  • Ficou alguma criança em ilha errada? Por quê?
  • Quem conseguiu respeitar a regra de não conversar?
  • Qual a importância de ser solidário  na escola?
  • Qual a importância da atitude de cada um, para o grupo?

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Contextualizando o tema: fábula do ouriço

 

Professor, as fábulas são excelentes recursos para desencadear debates e possibilitar ao aluno argumentos para a discussão e contextualizar o tema.

Sugerimos que leia  a fábula a seguir para discutir sobre a convivência em grupos:

 

A FÁBULA DO OURIÇO ( PORCO-ESPINHO)

(Lição sobre a convivência, hostilidade e amizade)

 

Conta-se que, durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e, indefesos,  morreram por não se adaptarem às condições do clima hostil.  Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver começou a se unir, e juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte e, feridos e magoados afastaram-se, hostilizados,por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.

Aqueles espinhos que aqueciam também feriam e doíam muito... . . . . Mas descobriram depois que essa não era a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, compreensão, de tal forma que, unidos, cada qual conservava certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver, resistindo à longa era glacial.  E sobreviveram...

Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades...

Fonte: Sitio: “Fábulas e contos”. Disponível em: <http://ariam-papoila.blogspot.com.br/2011/03/fabula-do-ourico.html>.  Acesso em: 10 de ago. 2014.

 

1º momento: Discutindo a fábula

rodinha

Fonte imagem: Sitio “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 03 set. 2014.

 

Faça uma rodinha e questione os alunos:

  • O que aconteceu na primeira tentativa dos porcos espinhos para se aproximarem uns dos outros?
  • Por que precisavam se aproximar?
  • Qual a solução que encontraram?
  • O que você acha sobre a moral da história?
  • Qual a relação entre a história e a convivência em nossa sala de aula?

 

2º momento: Sistematizando

 

       1 - Na frase “coberto por densas camadas de gelo” a palavra grifada significa:

(    ) tensas     

(    ) grossas     

(     ) finas     

(    ) bonitas

 

       2 - Pinte de vermelho a primeira palavra do texto e de amarelo a última palavra.

 

       3 - Pesquise no dicionário e descubra o significado das palavras:

 

Palavras

Significado

Tenebroso

 

Intenso

 

Hostil

 

Glacial

 

Vital

 

Remota

 

Precaução

 

Manada

 

 

 

         4 - Organize as palavras do exercício 3 em ordem alfabética.

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5 - Escolha uma palavra do exercício 3 e elabore uma pergunta,  lembrando-se de usar o ponto de interrogação(?).

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6 - Localize as informações e responda:

 

Quantas palavras têm na moral da história?____________________________________________________________

Qual a primeira palavra?___________________________________________________________________________

Qual a última palavra?_____________________________________________________________________________

 

7 - Você acha que todas as pessoas têm qualidades e defeitos? 

                 ______________________________________________________________________________________________

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3º momento: construindo uma maquete

 

Professor, explique aos alunos que  a escola tem espaços que são ocupados por diferentes pessoas, em diferentes funções, onde cada um precisa respeitar o espaço do outro e suas características pessoais.

Proponha a construção de uma maquete da escola, mas para isso, primeiramente faça um passeio pelos espaços da escola e peça que observem bem e façam um desenho.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles, um sitio que  orienta a construção de maquetes.

Sitio: “Mundinho da criança”. Disponível em: <http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/10/como-fazer-uma-maquete.html>. Acesso em: 03 de set. 2014.

 

Troque ideias quanto a importância da utilização  de material reciclado, inclusive substituir o isopor por papelão, pois é um material altamente poluente.

 

 para casa UCA

Levar para escola:

Caixinhas de todos os tamanhos e formatos,  bonequinhos em miniatura, papelão, cola, cordão, e outros materiais que julgar serem úteis para construir a maquete de nossa escola.


 

Montando a maquete da escola

 

Professor, é importante que seja um trabalho de grupo, onde cada um tenha uma função e possa participar da construção.

Dialogue com os alunos e estabeleça os combinados, viabilizando a participação de todos.

 

Importante

 

Se tiver alguma criança com deficiência, possibilite sua interação dentro de suas possibilidades, segurando um material, colando ou recortando, fazendo bolinhas de papel para enfeitar. Não importa se é uma tarefa importante, fácil ou difícil, é necessário que todos participem (inclusão e convivência).

Neste diálogo, resgate com os alunos as características do prédio da escola, as plantas e árvores que existem.

Considerando que uma escola tem muitas pessoas, sugira que representem as pessoas do grupo de trabalho.

Nesta atividade trabalhe noções de geometria:

  • Sugira o uso de régua e explique sobre  a reta numérica e os centímetros.
  • Identifique as formas das caixinhas (quadrados, retângulos, triângulos, dentre outros.).
  • Abra uma caixinha e identifique  as figuras planas.
  • Diferencie os sólidos geométricos e as figuras planas.

 

Organize com antecedência materiais para disponibilizar para os alunos completarem as maquetes:

  • Cola, tesourinhas, retalhos de não tecido, canetas, pinceis e   papeis coloridos (color set, crepom, papel fantasia, revistas e outros.).
  • Se faltar algum material importante para  alguma das representações, proponha que terminem no dia seguinte, assim terão mais tempo para concluírem o trabalho.
  • Professor, é importante lembrar que o principal objetivo é verificar se tiveram uma percepção do espaço escolar.

 

Convivência- maquete

Fonte da imagem. Sitio: “Maquete Nova Escola, Flickr”. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/osilva/4638042304/>. Acesso em: 03 de set. 2014.

 

Após a conclusão da atividade, avalie com os alunos, buscando refletir sobre o que aprenderam em relação aos espaços da escola (noções espaciais: conceitos geográficos) e as dificuldade encontradas no trabalho de grupo (convivência).

Promova uma exposição das maquetes para que todos da escola possam desfrutar deste belo trabalho.

Lembre-se de identificar o trabalho com título, objetivo e autores.

 

Trabalhando o gênero textual convite

 

É importante a participação da família na vida escolar das crianças, pois motiva e valoriza o trabalho dos alunos.

Para isto, ofereça aos alunos a metade de uma folha de papel sulfite, sugira que dobrem ao meio e façam um belo desenho da escola na capa.

Na segunda folha solicite que escrevam um convite, convidando os pais (família), para conhecerem as maquetes.

É importante lembrar aos alunos sobre as características do gênero convite, tais como:

  • Quem está sendo convidado?
  • Para que?
  • Onde?
  • Que horas?
  • Quem está convidando?

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Leitura de imagem

 

Apresente as imagens no projetor multimídia ou em cartazes e peça que os alunos em grupos, discutam sobre o que estão vendo e para cada cena descrevam o problema e a solução.

Se  seus alunos já conseguem elaborar frases ou pequenos textos, sugira que façam por escrito.

 

Convivência- meninas emburradas      Convivência-  meninos jogando bola

Convivência- meninos brigando      

Fonte das imagens: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Para finalizar, solicite que apresentem para a turma suas conclusões, assim poderão observar os diferentes olhares e a importância da boa convivência em grupo.

 

2º momento: jogando e aprendendo

 

“O jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem. Para que o proveito do jogo ocorra é importante considerar a sua adequação para a faixa etária dos alunos, para o conhecimento já consolidado pelos estudantes e os conceitos que se deseja desenvolver por intermédio dele, o tempo necessário para a atividade, o papel que os alunos e o professor desempenharão e, também, como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >.  Acesso em: 03 de set.  2014.

 

Professor,  para estabelecer um clima de acolhimento e propiciar a interação dos alunos, refletindo sobre o tema, propomos o jogo  a seguir:

 

Boliche da convivência

 

Material necessário:

  • 10 garrafas pet (600 ml ou 2 l).
  • Sílabas coladas em cada garrafa.
  • Uma bola de meia ou de outro material alternativo.

 

Como jogar:

  • Discuta as regras com os alunos e se achar pertinente modifique ou crie novas regras.
  • Divida a turma em 2 equipes.
  • Cada equipe joga a bola uma vez.
  • Pega as garrafas que derrubou e tenta formar uma palavra, juntando as sílabas de cada uma.
  • Se a palavra formada for uma das palavras da tabela que  está com a professora, marca ponto, se a palavra formada não constar na lista, não pontua.
  • Um aluno preenche a tabela com os pontos de cada equipe.
  • Poderão ter mais de uma sílaba em cada garrafa, por isto o jogador poderá escolher qual sílaba vai usar para compor a palavra.

 

Sugestões de palavras para o jogo

 

Parceria    

  amor    

amizade     

união  

  respeito   

solidariedade

compreensão 

educação

 

Professor, você pode utilizar os dados do jogo  para trabalhar análise de  tabelas e gráfico de barras (tratamento da informação).

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com gênero textual: bilhete na sala de aula

 

Professor, é comum os alunos mandarem bilhetes entre si, dentro da sala de aula, o que por vezes é motivo de conflitos entre eles, pois o teor dos bilhetes nem sempre são positivos e estimulam a boa convivência.

Sugerimos então usar o interesse deles para trabalhar com o tema da aula, para isso proponha que escrevam bilhetes uns para os outros.

É importante analisar que o bilhete é uma boa forma de comunicação, mas devemos ter cuidado com:

  • O assunto abordado.
  • O horário que podemos escrevê-lo, pois durante a aula tira o foco das atividades.
  • O material que vamos utilizar para escrevê-lo. Não podemos arrancar folhas dos cadernos para este fim.
  • A estrutura correta do bilhete.

 

Produzindo bilhetes de amizade

 

Convivencia- meninos nas carteiras

Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.

 

  • Escreva os nomes dos alunos em papeizinhos e peça que peguem um nome, se sair com seu próprio nome deverá trocá-lo.
  • Combine que não deverão contar qual nome pegou.
  • Passe na lousa os temas dos bilhetes e proponha que  escolham um dos temas e  elaborem um  bilhete para o colega que pegou o nome.
  • Ao final do bilhete é importante assinar, pois  não é ético mandar bilhetes  anônimos.

Sugestão de temas para o bilhete:

  • Pedindo desculpas.
  • Elogiando.
  • Contando sobre algo que gosta.
  • Falando sobre uma dificuldade que tem.

 

Deixe à vontade para que os alunos socializem ou não os bilhetes que receberam, aproveite para trabalhar a importância do respeito a privacidade de cada um.

Lembre que é  uma situação muito frequente em sala de aula, muitos  alunos sentem necessidade de  falarem dos colegas, de contarem o que estão fazendo. Isto muitas vezes desencadeia desentendimentos.

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Produzindo textos sobre convivência

 

convivência- menina ao telefConvivência- menina impacienteconvivência- menino egoista

                        Falação                                              Impaciência                                                      Egoísmo

 

Fonte das imagens: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Professor, entregue uma cópia do início do texto a seguir para os alunos e proponha que terminem a história.

 

História de três amigos

 

Em uma escola não muito distante estudavam o Egoísmo, a Impaciência e a Falação. Eles viviam se desentendendo com o restante dos alunos, o Egoísmo só pensava nele, não ajudava ninguém. 

 A Impaciência era uma garota muito bonita, mas não conseguia esperar ninguém, se achava melhor que os outros e a Falação era uma garota que falava pelos cotovelos, inclusive falava mal dos colegas. Vivia contando para professora o que os colegas faziam o tempo todo.

Certo dia a professora já cansada de tantos problemas resolveu_________________________________

 

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Aluno: ___________________________________________ Data:____/____/_____ Turma:___________

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprendendo a organizar e respeitar os espaços da sala de aula

 

Vamos construir o mapa da sala de aula?

 

Proponha que os alunos discutam sobre a organização da sala de aula, se gostam da forma como ela está organizada poderão retratá-la ou se quiserem podem propor uma nova organização, mapeando-a  buscando organizá-la em grupos.

Entregue  uma folha de papel quadriculada e oriente os alunos a pintarem um quadradinho para cada mesa de aluno, um  quadradinho para a mesa da professora  e pintarem com lápis de cor onde ficam a porta,  as janelas e a lousa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questione os alunos sobre:

  1. Quantos quadradinhos usaram para representar as mesas dos alunos.
  2. Se o número de quadradinhos utilizados correspondem ao total de alunos da turma.
  3. Em qual lado está localizada a porta da sala de aula? Direito ou esquerdo?
  4. Nesta organização você está na frente, no meio, na lateral ou no fundo da sala de aula?

 

 Mosaico “formamos um grupo”

 

Com o objetivo de trabalhar a consciência  e a importância de cada um para o bom funcionamento do grupo,  discuta o que é um mosaico e o que ele representa, para o grupo.

 

Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico.

Fonte: Sitio “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico>. Acesso em: 04  de set. 2014.

 

Em duplas, solicite que façam um desenho que represente a sala de aula. Se puder, solicite a colaboração do professor de Artes, o trabalho de parceria é um bom exemplo para os alunos.

Solicite,  que apresentem os desenhos para a turma  e proponha uma eleição para escolha de um desenho que será ampliado, e  transformado  em um mosaico representando o grupo. Posteriormente este mosaico será exposto no pátio da escola.

Antes do preenchimento do desenho discuta com os alunos  as cores que serão usadas em cada parte do desenho e qual tipo de material que será colado: recortes de EVA,  recortes de papéis coloridos, sementes, dentre outros.

Cada aluno deverá colocar pelo menos uma peça no mosaico, simbolizando a parceria e a união do grupo.

O nome do desenho também será escolhido pelos alunos a partir da sugestão deles, utilizando o voto por aclamação.

 

 

Convivência- mosaico

Fonte da imagem: Sitio: “Officina Kriativa”. Disponível  em: <http://officinakriativa.blogspot.com.br/2011/09/cartoes-com-dobradura-em-papel.html>.

Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Professor pergunte aos alunos sobre:

 

  • Quais sentimentos tiveram no decorrer da atividade?
  • Se não colocasse sua peça no mosaico o resultado do desenho seria o mesmo?
  • E se 5 alunos esquecessem de colar suas peças, o que aconteceria?
  • Se alguém colocasse uma cor em lugar diferente do combinado?
  • As regras e a organização foram importantes para a montagem do mosaico? Por quê?
  • Alguém do grupo descumpriu os combinados? Isto fez diferença?
  • Você gostou do mosaico depois de pronto? Por quê?
  • Qual parte achou mais difícil e o que te deu mais prazer?
Recursos Complementares

Sitio: “Revista nova escola”. Artigo: “A escola que é de todas as crianças”, fala sobre a inclusão e o papel do professor. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-todas-criancas-424474.shtml>.   Acesso em:  02  de set.  2014.

 

Sitio “Puc”, Neste texto o autor fala da  convivência escolar: a questão dos conflitos entre alunos e professores e alunos. Disponível em:

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/127_136.pdf  Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Sitio: “Portal do professor”, Programa Ética e Cidadania - Construindo valores na escola e na sociedade, aborda a convivência democrática no espaço escolar. Disponível  em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015516.pdf>.  Acesso em: 02 de set. 2014.

 

Sitio: “Portal do MEC”. No artigo o autor fala do papel da escola de  educar para a vida e para a compreensão humana. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13607:programa-etica-e-cidadania&catid=195:seb-educacao-basica>.  Acesso em: 02  de set. 2014.

Avaliação

A avaliação desta aula estabelece como critério principal a observação, acompanhamento de todo processo, de toda a produção dos educandos,  pois baseia-se em atividades de intensa interação, onde  devemos considerar além da aquisição de conceitos, a aquisição de procedimentos e atitudes. É importante, não esquecer a análise das produções dos alunos, considerando-se suas concepções prévias, ou seja, o seu nível de conhecimento, sua produção individual e  em grupos, seu desempenho na produção de  textos, como participou dos jogos e brincadeiras e se: interagiu com o grupo; reconheceu e elaborou os gêneros textuais trabalhados: convites e bilhetes; compreendeu que o mosaico representa o grupo e sua participação como peça fundamental para a conclusão do trabalho. Registre estas observações para que possa consultar ao elaborar o seu planejamento.

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