17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Os diferentes textos em sala de Alfabetização. Ano: 1 unidade 5. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 02 de set. 2014.
Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pois a criança está ingressando na escolarização formal e precisamos dar atenção especial para este aspecto, pois ela está se apropriando da cultura escolar, entendendo seus modos de interação, suas regras de convivência, os papéis desempenhados por cada um que integra a comunidade.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?” Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da moral e da ética.
Fonte: Sítio: "Ética - Livro 082 pdf". Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf>. Acesso em: 02 de set. 2014.
Introduzindo o tema: Dinâmica do naufrágio
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Professor, o tema da aula é instigante, pois se refere ao cotidiano escolar e às relações interpessoais. Um ambiente de respeito e parceria na sala de aula é essencial para o sucesso do processo pedagógico e para o aprendizado destes valores, contribuindo assim para a formação ética do indivíduo que estamos formando. Portanto, para iniciar o tema sugerimos a brincadeira a seguir:
O naufrágio
Material necessário:
Objetivo:
Promover a interação e a colaboração entre os membros das equipes.
Desenvolvimento: professor, vá ao pátio antes da brincadeira ou solicite a ajuda de alguém:
São momentos valiosos para exercitarem o sentimento de grupo e ajuda ao próximo, a solidariedade. Procure anotar quem procurou ajudar, quem foi para sua ilha e não se preocupou com o grupo. Ao final da dinâmica observe se algum aluno ficou em ilha errada e qual a atitude do grupo.
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Fonte imagem 2 - Nuvens. Acervo da própria autora.
Avaliando a dinâmica:
Organize os alunos em uma roda e discuta:
Contextualizando o tema: fábula do ouriço
Professor, as fábulas são excelentes recursos para desencadear debates e possibilitar ao aluno argumentos para a discussão e contextualizar o tema.
Sugerimos que leia a fábula a seguir para discutir sobre a convivência em grupos:
A FÁBULA DO OURIÇO ( PORCO-ESPINHO)
(Lição sobre a convivência, hostilidade e amizade)
Conta-se que, durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e, indefesos, morreram por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver começou a se unir, e juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte e, feridos e magoados afastaram-se, hostilizados,por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.
Aqueles espinhos que aqueciam também feriam e doíam muito... . . . . Mas descobriram depois que essa não era a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, compreensão, de tal forma que, unidos, cada qual conservava certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver, resistindo à longa era glacial. E sobreviveram...
Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades...
Fonte: Sitio: “Fábulas e contos”. Disponível em: <http://ariam-papoila.blogspot.com.br/2011/03/fabula-do-ourico.html>. Acesso em: 10 de ago. 2014.
1º momento: Discutindo a fábula
Fonte imagem: Sitio “Tiradas de criança”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 03 set. 2014.
Faça uma rodinha e questione os alunos:
2º momento: Sistematizando
1 - Na frase “coberto por densas camadas de gelo” a palavra grifada significa:
( ) tensas
( ) grossas
( ) finas
( ) bonitas
2 - Pinte de vermelho a primeira palavra do texto e de amarelo a última palavra.
3 - Pesquise no dicionário e descubra o significado das palavras:
Palavras |
Significado |
Tenebroso |
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Intenso |
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Hostil |
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Glacial |
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Vital |
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Remota |
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Precaução |
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Manada |
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4 - Organize as palavras do exercício 3 em ordem alfabética.
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5 - Escolha uma palavra do exercício 3 e elabore uma pergunta, lembrando-se de usar o ponto de interrogação(?).
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6 - Localize as informações e responda:
Quantas palavras têm na moral da história?____________________________________________________________
Qual a primeira palavra?___________________________________________________________________________
Qual a última palavra?_____________________________________________________________________________
7 - Você acha que todas as pessoas têm qualidades e defeitos?
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3º momento: construindo uma maquete
Professor, explique aos alunos que a escola tem espaços que são ocupados por diferentes pessoas, em diferentes funções, onde cada um precisa respeitar o espaço do outro e suas características pessoais.
Proponha a construção de uma maquete da escola, mas para isso, primeiramente faça um passeio pelos espaços da escola e peça que observem bem e façam um desenho.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles, um sitio que orienta a construção de maquetes.
Sitio: “Mundinho da criança”. Disponível em: <http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/10/como-fazer-uma-maquete.html>. Acesso em: 03 de set. 2014.
Troque ideias quanto a importância da utilização de material reciclado, inclusive substituir o isopor por papelão, pois é um material altamente poluente.
Levar para escola: Caixinhas de todos os tamanhos e formatos, bonequinhos em miniatura, papelão, cola, cordão, e outros materiais que julgar serem úteis para construir a maquete de nossa escola. |
Montando a maquete da escola
Professor, é importante que seja um trabalho de grupo, onde cada um tenha uma função e possa participar da construção.
Dialogue com os alunos e estabeleça os combinados, viabilizando a participação de todos.
Importante
Se tiver alguma criança com deficiência, possibilite sua interação dentro de suas possibilidades, segurando um material, colando ou recortando, fazendo bolinhas de papel para enfeitar. Não importa se é uma tarefa importante, fácil ou difícil, é necessário que todos participem (inclusão e convivência).
Neste diálogo, resgate com os alunos as características do prédio da escola, as plantas e árvores que existem.
Considerando que uma escola tem muitas pessoas, sugira que representem as pessoas do grupo de trabalho.
Nesta atividade trabalhe noções de geometria:
Organize com antecedência materiais para disponibilizar para os alunos completarem as maquetes:
Fonte da imagem. Sitio: “Maquete Nova Escola, Flickr”. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/osilva/4638042304/>. Acesso em: 03 de set. 2014.
Após a conclusão da atividade, avalie com os alunos, buscando refletir sobre o que aprenderam em relação aos espaços da escola (noções espaciais: conceitos geográficos) e as dificuldade encontradas no trabalho de grupo (convivência).
Promova uma exposição das maquetes para que todos da escola possam desfrutar deste belo trabalho.
Lembre-se de identificar o trabalho com título, objetivo e autores.
Trabalhando o gênero textual convite
É importante a participação da família na vida escolar das crianças, pois motiva e valoriza o trabalho dos alunos.
Para isto, ofereça aos alunos a metade de uma folha de papel sulfite, sugira que dobrem ao meio e façam um belo desenho da escola na capa.
Na segunda folha solicite que escrevam um convite, convidando os pais (família), para conhecerem as maquetes.
É importante lembrar aos alunos sobre as características do gênero convite, tais como:
Leitura de imagem
Apresente as imagens no projetor multimídia ou em cartazes e peça que os alunos em grupos, discutam sobre o que estão vendo e para cada cena descrevam o problema e a solução.
Se seus alunos já conseguem elaborar frases ou pequenos textos, sugira que façam por escrito.
Fonte das imagens: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Para finalizar, solicite que apresentem para a turma suas conclusões, assim poderão observar os diferentes olhares e a importância da boa convivência em grupo.
2º momento: jogando e aprendendo
“O jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem. Para que o proveito do jogo ocorra é importante considerar a sua adequação para a faixa etária dos alunos, para o conhecimento já consolidado pelos estudantes e os conceitos que se deseja desenvolver por intermédio dele, o tempo necessário para a atividade, o papel que os alunos e o professor desempenharão e, também, como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 03 de set. 2014.
Professor, para estabelecer um clima de acolhimento e propiciar a interação dos alunos, refletindo sobre o tema, propomos o jogo a seguir:
Boliche da convivência
Material necessário:
Como jogar:
Sugestões de palavras para o jogo
Parceria |
amor |
amizade |
união |
respeito |
solidariedade |
compreensão |
educação |
Professor, você pode utilizar os dados do jogo para trabalhar análise de tabelas e gráfico de barras (tratamento da informação).
Trabalhando com gênero textual: bilhete na sala de aula
Professor, é comum os alunos mandarem bilhetes entre si, dentro da sala de aula, o que por vezes é motivo de conflitos entre eles, pois o teor dos bilhetes nem sempre são positivos e estimulam a boa convivência.
Sugerimos então usar o interesse deles para trabalhar com o tema da aula, para isso proponha que escrevam bilhetes uns para os outros.
É importante analisar que o bilhete é uma boa forma de comunicação, mas devemos ter cuidado com:
Produzindo bilhetes de amizade
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Sugestão de temas para o bilhete:
Deixe à vontade para que os alunos socializem ou não os bilhetes que receberam, aproveite para trabalhar a importância do respeito a privacidade de cada um.
Lembre que é uma situação muito frequente em sala de aula, muitos alunos sentem necessidade de falarem dos colegas, de contarem o que estão fazendo. Isto muitas vezes desencadeia desentendimentos.
Produzindo textos sobre convivência
Falação Impaciência Egoísmo
Fonte das imagens: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 02 de set. 2014.
Professor, entregue uma cópia do início do texto a seguir para os alunos e proponha que terminem a história.
História de três amigos
Em uma escola não muito distante estudavam o Egoísmo, a Impaciência e a Falação. Eles viviam se desentendendo com o restante dos alunos, o Egoísmo só pensava nele, não ajudava ninguém. A Impaciência era uma garota muito bonita, mas não conseguia esperar ninguém, se achava melhor que os outros e a Falação era uma garota que falava pelos cotovelos, inclusive falava mal dos colegas. Vivia contando para professora o que os colegas faziam o tempo todo. Certo dia a professora já cansada de tantos problemas resolveu_________________________________
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Aprendendo a organizar e respeitar os espaços da sala de aula
Vamos construir o mapa da sala de aula?
Proponha que os alunos discutam sobre a organização da sala de aula, se gostam da forma como ela está organizada poderão retratá-la ou se quiserem podem propor uma nova organização, mapeando-a buscando organizá-la em grupos.
Entregue uma folha de papel quadriculada e oriente os alunos a pintarem um quadradinho para cada mesa de aluno, um quadradinho para a mesa da professora e pintarem com lápis de cor onde ficam a porta, as janelas e a lousa.
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Questione os alunos sobre:
Mosaico “formamos um grupo”
Com o objetivo de trabalhar a consciência e a importância de cada um para o bom funcionamento do grupo, discuta o que é um mosaico e o que ele representa, para o grupo.
Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico.
Fonte: Sitio “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Em duplas, solicite que façam um desenho que represente a sala de aula. Se puder, solicite a colaboração do professor de Artes, o trabalho de parceria é um bom exemplo para os alunos.
Solicite, que apresentem os desenhos para a turma e proponha uma eleição para escolha de um desenho que será ampliado, e transformado em um mosaico representando o grupo. Posteriormente este mosaico será exposto no pátio da escola.
Antes do preenchimento do desenho discuta com os alunos as cores que serão usadas em cada parte do desenho e qual tipo de material que será colado: recortes de EVA, recortes de papéis coloridos, sementes, dentre outros.
Cada aluno deverá colocar pelo menos uma peça no mosaico, simbolizando a parceria e a união do grupo.
O nome do desenho também será escolhido pelos alunos a partir da sugestão deles, utilizando o voto por aclamação.
Fonte da imagem: Sitio: “Officina Kriativa”. Disponível em: <http://officinakriativa.blogspot.com.br/2011/09/cartoes-com-dobradura-em-papel.html>.
Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor pergunte aos alunos sobre:
Sitio: “Revista nova escola”. Artigo: “A escola que é de todas as crianças”, fala sobre a inclusão e o papel do professor. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-todas-criancas-424474.shtml>. Acesso em: 02 de set. 2014.
Sitio “Puc”, Neste texto o autor fala da convivência escolar: a questão dos conflitos entre alunos e professores e alunos. Disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/127_136.pdf Acesso em: 02 de set. 2014.
Sitio: “Portal do professor”, Programa Ética e Cidadania - Construindo valores na escola e na sociedade, aborda a convivência democrática no espaço escolar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015516.pdf>. Acesso em: 02 de set. 2014.
Sitio: “Portal do MEC”. No artigo o autor fala do papel da escola de educar para a vida e para a compreensão humana. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13607:programa-etica-e-cidadania&catid=195:seb-educacao-basica>. Acesso em: 02 de set. 2014.
A avaliação desta aula estabelece como critério principal a observação, acompanhamento de todo processo, de toda a produção dos educandos, pois baseia-se em atividades de intensa interação, onde devemos considerar além da aquisição de conceitos, a aquisição de procedimentos e atitudes. É importante, não esquecer a análise das produções dos alunos, considerando-se suas concepções prévias, ou seja, o seu nível de conhecimento, sua produção individual e em grupos, seu desempenho na produção de textos, como participou dos jogos e brincadeiras e se: interagiu com o grupo; reconheceu e elaborou os gêneros textuais trabalhados: convites e bilhetes; compreendeu que o mosaico representa o grupo e sua participação como peça fundamental para a conclusão do trabalho. Registre estas observações para que possa consultar ao elaborar o seu planejamento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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08/11/2016
Cinco estrelasParabéns, gostei muito do projeto.