Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escovação e poesia: boa parceria

 

16/09/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e (re)conhecer hábitos de higiene bucal.
  • Valorizar a higiene bucal.
  • Adquirir ou reforçar hábitos de higiene bucal.
  • Ler e interpretar um texto poético.
  • Declamar um poema.
  • Participar de jogos educativos online.
  • Trabalhar em grupo.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos:

  • Roda de conversa.
  • Computador e projetor.
  • Vídeo disponível na internet.
  • Cópias impressas.
  • Escovas de dentes e pasta dental (dos alunos).
  • Jogos disponíveis na internet.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

Imagem disponível em: http://www.murilogun.com.br/wp-content/uploads/2012/02/mmp2253_Agua4.gif. Acesso em: 11 set 2014.

 

Para introduzir o tema da aula, converse informalmente com os alunos sobre um dos hábitos higiênicos básicos: a escovação dos dentes. Aproveite esse momento para conhecê-los melhor. Faça as perguntas e ouça com atenção as respostas. Faça comentários produtivos e que os levem  a se preocuparem mais com esse hábito higiênico tão importante. Veja algumas sugestões de questões:

 

  1. Vocês sabem quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?
  2. Você acredita que seja muito importante escovar os dentes todos os dias?
  3. Você sabe a maneira correta de escovar os dentes?
  4. Podemos utilizar escovas de dentes velhas?
  5. Quando devemos trocar a escova de dentes?
  6. Você sabia que sua saúde geral depende da saúde bucal (da boca)?
  7. Você gosta de escovar os dentes?

 

Atividade 2

 

Após a conversa sobre escovação, projete o vídeo Escovar os dentes, selecionado abaixo.

Em seguida, pergunte aos alunos:

 

  •  Vocês concordam com a mensagem do vídeo? Escovar os dentes pode deixar os dentes e as pessoas mais bonitas? Por quê?

 

Ouça os comentários dos alunos. Deixe-os livres para se expressar. Esclareça as dúvidas quando necessário.

 

escovando

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IpFFJBG2Wxo. Acesso em: 08 set 2014.

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://www.gelonegro.com.br/wp-content/uploads/2010/12/jacare.jpg. Acesso em: 11 set 2014.

 

Para esta atividade, prepare com antecedência, cópias do poema Os dentes do jacaré de Sérgio Caparelli. Disponha os alunos em grupos pequenos. Distribua as cópias do poema, uma cópia para cada aluno, e peça-lhes que façam uma primeira leitura individual e silenciosamente. Disponibilize o tempo necessário para que todos tenham o primeiro contato com o texto poético.

 

Os dentes do jacaré

 
De manhã até a noite,
jacaré escova os dentes,
escova com muito zelo
os do meio e os da frente.
 
– E os dentes de trás, jacaré?
 
De manhã escova os da frente
e de tarde os dentes do meio,
quando vai escovar os de trás,
quase morre de receio.
 
– E os dentes de trás, jacaré?
 
Desejava visitar
seu compadre crocodilo
mas morria de preguiça:
Que bocejos! Que cochilos!
 
– Jacaré, e os dentes de trás?
 
Foi a pergunta que ouviu 
num sonho que então sonhou,
caiu da cama assustado
e escovou, escovou, escovou.
 
Sérgio Caparelli. boi da cara preta. Porto Alegre, L&PM.
 
 

 

Atividade 4

 

Imagem disponível em: http://static2.bigstockphoto.com/thumbs/8/3/3/large2/33838130.jpg. Acesso em: 11 set 2014.

 

Antes de iniciar as atividades de compreensão e interpretação do texto, faça uma leitura do poema em voz alta e depois peça que dois ou três alunos também o leiam.

Após a leitura, proponha as questões seguintes:

 

  1. Quantos dentes você tem?
  2. E o jacaré? Você sabe quantos dentes ele tem?
  3. Quando o jacaré do poema escova os dentes?
  4. Por que será que o jacaré tem medo ou receio de escovar os dentes de trás da boca?
  5. E você? Quantas vezes por dia você escova os dentes?
  6. Você também tem medo ou acha difícil escovar os dentes de trás da boca?
  7. Você entendeu os  versos "jacaré escova os dentes, / escova com muito zelo"? O que significa zelo?
  8. Você conhece outra palavra que pode ser usada no lugar de zelo?

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

Imagem disponível em: http://i.bssl.es/elbloginfantil/2010/05/ninosqueleen.jpg. Acesso em: 11 set 2014.

 

Para este momento de declamação do poema, forme grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá preparar sua declamação. Numere os alunos de cada grupo de 1 a 5 e distribua assim a tarefa: Os alunos de 1 a 4 deverão memorizar uma estrofe cada um. O quinto aluno deverá memorizar os versos avulsos. Faça um concurso. Vocês poderão classificar o grupo com melhor interpretação, o grupo mais criativo, o grupo mais divertido etc.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: http://i1.ytimg.com/vi/jVi2kzoXLaU/hqdefault.jpg. Acesso em: 11 set 2014.

 

Aprender com jogos também é muito interessante. Portanto, leve os alunos para o laboratório de informática e peça-lhes para acessar o sítio indicado abaixo, no qual eles encontrarão vários jogos sobre higiene bucal. Disponibilize um tempo suficiente para que todos possam jogar e aprender mais sobre o assunto.  

Jogos disponíveis em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/higiene-bucal.html. Acesso em: 11 set 2014.

 

Ao final da atividade, peça aos alunos que tragam suas escovas de dentes e pasta dental para a próxima aula, para um momento de escovação. Seria interessante mandar um bilhete para os pais com essa solicitação.

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-QjQKq9pxkg0/Tjdzh87gaKI/AAAAAAAANlI/WgI8VKD7mwE/s1600/escovarDentes.PNG. Acesso em: 11 set 2014.

 

Planeje um momento de escovação bem divertido: enquanto um grupo de alunos declama o poema, outro grupo faz o papel do jacaré e vai escovando seus dentes. Reveze os grupos até que todos tenham escovado os dentes. Encerre a atividade, retomando a importância da higiene bucal e incentive os alunos a trazer sempre sua escova  para higienização dos dentes logo após o momento do lanche. Se você tiver condições, registre esse momento da escovação com fotos e desenhos feitos pelos alunos e depois façam uma exposição no corredor da escola. Bom trabalho!!!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita de modo processual, ao longo da aula. O professor deverá observar o desempenho e o envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.