Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Veja: imagens verbais e não verbais

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a imagem como um texto não verbal portador de significados.
  • Compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar de acordo com o ponto de vista de quem as interpreta.
  • Relacionar mensagem não verbal e verbal em um mesmo texto.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto.
  • Aprender/revisar o conceito de manchete.
  • (Re)criar manchetes de capas de revistas.
  • (Re)conhecer o conceito e o emprego de reticências em um texto verbal.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos:

  • Computador e projetor.
  • Imagens coloridas.
  • Trabalho em duplas.
  • Rodas de discussões.

 

O que se espera com essa aula é despertar no aluno a capacidade de se posicionar criticamente diante de um texto. Isto é, despertar no aluno a capacidade de (re)tirar do texto mensagens que não estão ditas explicitamente. Para isso, é preciso que se faça uma análise dos procedimentos argumentativos utilizados na criação do texto. É importante que o aluno saiba que o exercício de inferência não pode se ater apenas ao texto. As circunstâncias de produção e recepção do texto são muito importantes para sua significação. 

 

Módulo 1

 

Atividade 1

 

Traga para a sala de aula a capa da revista Veja selecionada abaixo. Você poderá fazer a exibição dessa imagem com um projetor e um computador na sala de aula ou também no laboratório de informática. Se não for possível, providencie cópias coloridas da capa e cole-a em um cartaz para apresentá-lo aos alunos. Outra opção é trazer a revista selecionada para mostrar aos alunos.

 

petrobrás

Capa da Revista Veja Edição 2366 de 26/03/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Oculte o texto verbal da capa e explore primeiramente o texto não verbal. Proponha questões como:

  1. Onde a presidente Dilma está? Em um rio? No mar?
  2. Como ela está vestida? Essa roupa é dela mesma?
  3. Ela está usando um uniforme?
  4. Você reconhece esse uniforme?
  5. Qual a relação entre o uniforme e o lugar onde está a presidente nessa foto?
  6. Qual a mensagem veiculada pelas mãos e expressão do rosto da presidente?

 

Veja essa foto em que a presidente também está usando esse uniforme e responda:

  1. Qual é a a mensagem veiculada pela foto?
  2. Qual é a situação retratada nessa imagem?
  3. Nessa foto, a presidente está em "terra firme", isto é, em um local seguro?

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,50317076,00.jpg

Imagem disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,50317076,00.jpg. Acesso em: 18 set 2014. 

 

Agora, apresente aos alunos o texto verbal da capa da revista:

 

O QUE ERA SOLUÇÃO

VIROU PROBLEMA

Dilma fez (quase) tudo certo no caso Pasadena,

mas o aparelhamento da Petrobras está levando

a presidente a sofrer até por suas virtudes

 

Pergunte aos alunos:

  1. A que se refere a frase "O que era solução virou problema"?
  2. O advérbio quase na frase tem o sentido de aproximadamente. É possível fazer tudo aproximadamente certo?
  3. Por que o advérbio quase está entre parênteses?
  4. Existe alguma ironia no emprego da palavra "quase"?
  5. Qual a relação que se pode estabelecer entre as palavras "certo" e "virtudes"?
  6. Qual é ou quais são as virtudes da presidente Dilma às quais a frase se refere? (Fazer (quase) tudo certo)
  7. Qual a relação da imagem com o verbo "sofrer"? 

 

Atividade 2

 

http://www.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Kroton-890x395.jpg

Imagem disponível em: http://www.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Kroton-890x395.jpg. Acesso em: 19 set 2014.

 

Terminada a discussão, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa. É interessante que essa atividade seja feita em duplas, para que os pares possam trocar ideias. Antes que os alunos iniciem a tarefa, aproveite para explicar aos alunos o termo "manchete". Veja uma das acepções encontradas em Houaiss (2009) para manchete:

 

Manchete

substantivo feminino
Regionalismo: Brasil.
1    Rubrica: jornalismo.
título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição
 

 

Atividade 3

 

Projete a imagem da capa da revista Veja selecionada abaixo. Tenha o cuidado de projetar apenas a parte do texto não verbal. Disponibilize alguns minutos para que os alunos observem bem a imagem. Inicie uma discussão, propondo algumas questões:

  1. O que vemos nessa imagem?
  2. Vendo essa estrela na capa de uma revista Veja, você pode fazer inferências sobre seu significado?
  3. O que seria essa tinta preta que escorre da estrela?
  4. E a cor do fundo da imagem? Você a reconhece?
  5. Na atividade anterior, vimos que a cor laranja é a cor do uniforme de qual empresa?
  6. Pensando na cor laranja, cor do uniforme da Petrobras, o que poderia ser inferido dessa imagem?

 

PT

Capa da Revista Veja Edição 2368 de 09/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Terminada a discussão, projete ou mostre o texto verbal da imagem:

 

COMO O PT ESTÁ

AFUNDANDO A PETROBRAS

 

Leia a manchete para os alunos e pergunte:

  1. Qual o verbo dessa manchete?
  2. Você acredita que o verbo tenha sido bem empregado nessa frase? Por quê?
  3. Qual o significado de afundar nessa frase?
  4. Por que o verbo afundar foi o escolhido para escrever essa frase?
  5. Qual ou quais outros verbos poderiam substituir o verbo afundar nessa frase?

 

Atividade 4

http://1.bp.blogspot.com/-vmM7J3wpFYw/Ti3Y0xEa21I/AAAAAAAABDo/n4fm6URhk8I/s1600/tumblr_lmj51zCg6o1qgkwxyo1_400.jpeg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-vmM7J3wpFYw/Ti3Y0xEa21I/AAAAAAAABDo/n4fm6URhk8I/s1600/tumblr_lmj51zCg6o1qgkwxyo1_400.jpeg. Acesso em: 19 set 2014.

 

Terminada a discussão, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa da revista. Deixe os alunos continuarem trabalhando em duplas. A troca de ideias faz parte do processo de criação textual.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

Para esta atividade, recorte apenas a imagem do rosto do ex-diretor da Petrobras da capa da revista Veja, Paulo Roberto Costa, e projete a imagem para os alunos. Se não estiver utilizando um projetor, traga uma ou mais fotos do ex-diretor para mostrar aos alunos. Inicie uma discussão propondo:

  1. Você conhece esse homem?
  2. Qual é o seu nome?
  3. Onde ele trabalhava?
  4. O que você sabe sobre ele?
  5. Qual é sua situação atual?
  6. Por que ele está preso?

 

diretor petro

Imagem adaptada da capa da Revista Veja Edição 2369 de 16/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Em seguida, projete a imagem completa da capa (texto verbal e não verbal) da revista e pergunte:

 

  1. Observe o título da manchete: O QUE JÁ VAZOU É EXPLOSIVO...
  2. A que se refere esse título? Ele se refere mesmo a algum material explosivo?
  3. O que foi que vazou? Material explosivo ou informação?
  4. É possível dizer que essa informação é explosiva? Por quê?
  5. Observe a escolha do verbo VAZAR e o adjetivo EXPLOSIVO. Eles foram bem empregados nessa frase?
  6. O petróleo pode causar explosão?
  7. E uma informação, ela também pode causar explosão? Que tipo de explosão?
  8. O que significa o uso de reticências no final da frase?

 

paulo roberto

Capa da Revista Veja Edição 2369 de 16/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Atividade 2

http://static.tumblr.com/fic6x6f/z8Tmc3gkl/tumblr_lxzyndt3o81qh3uv1o1_500.jpg

Imagem disponível em: http://static.tumblr.com/fic6x6f/z8Tmc3gkl/tumblr_lxzyndt3o81qh3uv1o1_500.jpg. Acesso em: 19 set 2014.

 

Esta atividade consiste na reescrita da manchete. Peça aos alunos para reescrever a manchete da capa da revista Veja. Deixe-os trabalhar em duplas. Antes de Iniciar a atividade, explique/revise com os alunos o conceito e o emprego de reticências. Para isso, prepare um slide ou um cartaz explicativo. Veja sugestão abaixo:

 

Reticências ( ... )

As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. Empregam-se:

- Para indicar continuidade de uma ação ou fato.

Por Exemplo:

    • O tempo passa...

- Para indicar suspensão ou interrupção do pensamento.

Por Exemplo:

    • Vim até aqui achando que...

- Para representar, na escrita, hesitações comuns na língua falada.

Exemplos:

"Vamos jantar amanhã?
– Vamos...Não...Pois vamos."


Não quero sobremesa...porque...porque não estou com vontade.

- Para realçar uma palavra ou expressão.

Por Exemplo:

    • Não há motivo para tanto...mistério.

- Para realizar citações incompletas.

Por Exemplo:

    • O professor pediu que considerássemos esta passagem do hino brasileiro:
      "Deitado eternamente em berço esplêndido..."

- Para deixar o sentido da frase em aberto, permitindo uma interpretação pessoal do leitor.

Por Exemplo:

"Estou certo, disse ele, piscando o olho, que dentro de um ano a vocação eclesiástica do nosso Bentinho se manifesta clara e decisiva. Há de dar um padre de mão-cheia. Também, se não vier em um ano..." (Machado de Assis)

 

Texto disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono33.php. Acesso em: 19 set 2014.

 

 

Atividade 3

Projete ou mostre apenas a foto do jogador Daniel Alves (sem o texto verbal) e pergunte aos alunos:

  1. Você conhece esse homem?
  2. Como ele se chama?
  3. Qual sua profissão?
  4. Em quais times ele joga?
  5. Você (re)conhece o gesto do jogador nessa foto?
  6. Qual o significado desse gesto?
  7. Em que situações esse gesto pode ser feito?
  8. Por que Daniel estaria fazendo esse gesto?

daniel só

Imagem adaptada da Capa da Revista Veja Edição 2372 de 05/05/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Atividade 4

Em seguida, projete a imagem completa da capa da revista Veja (texto verbal e não verbal). Leia a manchete para os alunos e pergunte e pergunte:

  1. Você (re)conhece a frase "AQUI, Ó!"?
  2. Em qual situação é possível ouvir essa frase ou outra semelhante como "AQUI PRA VOCÊ!" ou "UMA BANANA PRA VOCÊ"?
  3. O que significa a frase "os racistas dos estádios escorregaram na casca"?
  4. Essa frase está no sentido conotativo ou denotativo?
  5. E a frase "o preconceito quebrou a cara", qual seu significado?
  6. Você acredita que o preconceito possa ser erradicado "para sempre"? Por quê?

 

daniel alves

Capa da Revista Veja Edição 2372 de 05/05/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.

 

Atividade 5

 

http://1.bp.blogspot.com/-aeJ8FkdTqQM/TboV-_9VknI/AAAAAAAAAOM/Eb6H5nAMTqE/s400/sobre%2Bo%2Bque%2Bescrever%2Bfoto%2B4.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-aeJ8FkdTqQM/TboV-_9VknI/AAAAAAAAAOM/Eb6H5nAMTqE/s400/sobre%2Bo%2Bque%2Bescrever%2Bfoto%2B4.jpg. Acesso em: 19 set 2014.

 

Ao final da discussão em torno do tema, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa da revista. Deixe os alunos continuarem trabalhando em duplas. O processo de criação textual é enriquecido com a troca de ideias e opiniões diversas.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o conceito e o emprego de reticências, acesse:

http://www.normaculta.com.br/reticencias/. Acesso em: 19 set 2014.

http://www.brasilescola.com/gramatica/reticencias.htm. Acesso em: 19 set 2014.

 

Para ler sobre o significado de preconceito, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito. Acesso em: 19 set 2014.

http://www.significados.com.br/preconceito/. Acesso em: 19 set 2014.

Avaliação

A avaliação qualitativa  deverá ser processual, durante as aulas, por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas. A avaliação também poderá ser quantitativa, por meio da análise das manchetes (re)criadas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.