20/09/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Traga para a sala de aula a capa da revista Veja selecionada abaixo. Você poderá fazer a exibição dessa imagem com um projetor e um computador na sala de aula ou também no laboratório de informática. Se não for possível, providencie cópias coloridas da capa e cole-a em um cartaz para apresentá-lo aos alunos. Outra opção é trazer a revista selecionada para mostrar aos alunos.
Capa da Revista Veja Edição 2366 de 26/03/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Oculte o texto verbal da capa e explore primeiramente o texto não verbal. Proponha questões como:
Veja essa foto em que a presidente também está usando esse uniforme e responda:
Imagem disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,50317076,00.jpg. Acesso em: 18 set 2014.
Agora, apresente aos alunos o texto verbal da capa da revista:
O QUE ERA SOLUÇÃO VIROU PROBLEMA Dilma fez (quase) tudo certo no caso Pasadena, mas o aparelhamento da Petrobras está levando a presidente a sofrer até por suas virtudes |
Pergunte aos alunos:
Imagem disponível em: http://www.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Kroton-890x395.jpg. Acesso em: 19 set 2014.
Terminada a discussão, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa. É interessante que essa atividade seja feita em duplas, para que os pares possam trocar ideias. Antes que os alunos iniciem a tarefa, aproveite para explicar aos alunos o termo "manchete". Veja uma das acepções encontradas em Houaiss (2009) para manchete:
Manchete substantivo feminino |
Projete a imagem da capa da revista Veja selecionada abaixo. Tenha o cuidado de projetar apenas a parte do texto não verbal. Disponibilize alguns minutos para que os alunos observem bem a imagem. Inicie uma discussão, propondo algumas questões:
Capa da Revista Veja Edição 2368 de 09/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Terminada a discussão, projete ou mostre o texto verbal da imagem:
COMO O PT ESTÁAFUNDANDO A PETROBRAS |
Leia a manchete para os alunos e pergunte:
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-vmM7J3wpFYw/Ti3Y0xEa21I/AAAAAAAABDo/n4fm6URhk8I/s1600/tumblr_lmj51zCg6o1qgkwxyo1_400.jpeg. Acesso em: 19 set 2014.
Terminada a discussão, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa da revista. Deixe os alunos continuarem trabalhando em duplas. A troca de ideias faz parte do processo de criação textual.
Para esta atividade, recorte apenas a imagem do rosto do ex-diretor da Petrobras da capa da revista Veja, Paulo Roberto Costa, e projete a imagem para os alunos. Se não estiver utilizando um projetor, traga uma ou mais fotos do ex-diretor para mostrar aos alunos. Inicie uma discussão propondo:
Imagem adaptada da capa da Revista Veja Edição 2369 de 16/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Em seguida, projete a imagem completa da capa (texto verbal e não verbal) da revista e pergunte:
Capa da Revista Veja Edição 2369 de 16/04/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Imagem disponível em: http://static.tumblr.com/fic6x6f/z8Tmc3gkl/tumblr_lxzyndt3o81qh3uv1o1_500.jpg. Acesso em: 19 set 2014.
Esta atividade consiste na reescrita da manchete. Peça aos alunos para reescrever a manchete da capa da revista Veja. Deixe-os trabalhar em duplas. Antes de Iniciar a atividade, explique/revise com os alunos o conceito e o emprego de reticências. Para isso, prepare um slide ou um cartaz explicativo. Veja sugestão abaixo:
Reticências ( ... ) As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. Empregam-se: - Para indicar continuidade de uma ação ou fato.Por Exemplo:
- Para indicar suspensão ou interrupção do pensamento.Por Exemplo:
- Para representar, na escrita, hesitações comuns na língua falada.Exemplos: "Vamos jantar amanhã? - Para realçar uma palavra ou expressão.Por Exemplo:
- Para realizar citações incompletas.Por Exemplo:
- Para deixar o sentido da frase em aberto, permitindo uma interpretação pessoal do leitor.Por Exemplo: "Estou certo, disse ele, piscando o olho, que dentro de um ano a vocação eclesiástica do nosso Bentinho se manifesta clara e decisiva. Há de dar um padre de mão-cheia. Também, se não vier em um ano..." (Machado de Assis)
Texto disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono33.php. Acesso em: 19 set 2014. |
Projete ou mostre apenas a foto do jogador Daniel Alves (sem o texto verbal) e pergunte aos alunos:
Imagem adaptada da Capa da Revista Veja Edição 2372 de 05/05/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Em seguida, projete a imagem completa da capa da revista Veja (texto verbal e não verbal). Leia a manchete para os alunos e pergunte e pergunte:
Capa da Revista Veja Edição 2372 de 05/05/2014. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 set 2014.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-aeJ8FkdTqQM/TboV-_9VknI/AAAAAAAAAOM/Eb6H5nAMTqE/s400/sobre%2Bo%2Bque%2Bescrever%2Bfoto%2B4.jpg. Acesso em: 19 set 2014.
Ao final da discussão em torno do tema, peça aos alunos que reescrevam a manchete da capa da revista. Deixe os alunos continuarem trabalhando em duplas. O processo de criação textual é enriquecido com a troca de ideias e opiniões diversas.
http://www.normaculta.com.br/reticencias/. Acesso em: 19 set 2014.
http://www.brasilescola.com/gramatica/reticencias.htm. Acesso em: 19 set 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito. Acesso em: 19 set 2014.
http://www.significados.com.br/preconceito/. Acesso em: 19 set 2014.
A avaliação qualitativa deverá ser processual, durante as aulas, por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas. A avaliação também poderá ser quantitativa, por meio da análise das manchetes (re)criadas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!