Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


How to make suggestions in English

 

16/09/2014

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

fazer sugestões;

aceitar e refutar sugestões;

Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há necessidade de conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

recursos multimídia;

atividades xerocopiadas;

atividades online;

vídeo;

diálogos;

imagens veiculadas na internet;

competition

 

 

                                        HOW TO MAKE SUGGESTIONS

 

                                                                                           at

 

Imagem fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=making+suggestions&oq=making+suggestions&gs_l=img.3...510.2510.0.5044.18.7.0.7.0.1.421.838.4-2.2.0....0...1ac.1.52.img..18.0.0.yC2OrdBrRUM&gws_rd=ssl#facrc=_&imgdii=_&imgrc=KCcs7ipOCMknTM%253A%3BwThS2wL9uEgoVM%3Bhttp%253A%252F%252F

p6.storage.canalblog.com%252F65%252F33%252F1081943%252F83728135_o.png%3Bhttp%253A%252F%252Fmrscantegrit.canalblog.com%252Farchives%252F

2013%252F02%252F12%252F26397600.html%3B840%3B406 (acesso em 26.08.2014)

 

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Disponibilize o seguinte texto aos alunos, xerocopiando-o e distribuindo para cada um, para que possam compor seus arquivos pessoas para futuras consultas. A leitura do texto deverá ser realizada por vários alunos, revezando os turnos de fala. Explique o conteúdo introduzido, tirando dúvidas quanto ao vocabulário e a pronúncia correta das palavras e expressões. Sugira outros exemplos e solicite que os próprios alunos criem outros, enriquecendo a atividade com suas próprias produções. 

 

We make suggestions when deciding what to do with our friends, or giving them advice on what they might do in a certain situation. Imagine that you would like to go out for an evening with some friends. Which suggestions would you make?

There are a number of formulas used when making suggestions in English. Here are some of the most common:

  • Why don't you / we go to the movies tonight?
  • You / we could visit New York while you're / we're there.
  • Let's go to the travel agent's this afternoon to book our ticket.
  • What about asking your brother for help?
  • How about going to Hawaii for your vacation?
  • I suggest you / we take all the factors into consideration before we decide.

Construction

Formula Verb Form
Why don't you / we go to a movie? Use the base form of the verb in a question
We / You could go to a movie. Use the base form of the verb in a statement
Let's go to a movie. Use the base form of the verb with 'let's'
What about going to a movie? Use the '-ing' form of the verb in a question
How about going to a movie? Use the '-ing' form of the verb in a question
I suggest you / we go to a movie. Use suggest object verb in the base form in a statement.

 

Accepting suggestions:

  • suggestionsOk. Yes, let's.
  • Yes, I'd like to.
  • Yes, I'd love to.
  • What a good idea!
  • Why not?
  • Yes, with pleasure.
  • Yes, I feel like taking a walk.
  • That sounds like a good idea.  

 

Refusing suggestions:

  • No, let's not.
  • No, I'd rather not.
  • I don't feel like it.
  • I dislike going for a walk.
  • What an awful / bad idea!

 

Things to remember about suggestions:

 

1.The verb "suggest" can be followed by either:

  • should + verb = I suggest (that) we should go to the theater.
  • a verb (in the subjunctive form)= I suggest (that) we go to the movies.

 

2."That" is optional:

  • "I suggest that we should visit Paris."
  • "I suggest we should visit Paris."

 

Fontes: http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/f_suggestions.htm e http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-suggesting.php#.U_yCJsVdUeh (acessos em 26.08.2014)

 

 

Atividade 2

 

Reproduza o vídeo "How to make suggestions in English" disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sse2FKrC_DE (acesso em 26.08.2014)e peça para que os alunos observem as expressões utilizadas para fazer sugestões na língua inglesa. Compare-as com as expressões introduzidas na atividade anterior. Repita o vídeo mais de uma vez, observando se os alunos conseguem entendê-lo. Pause o vídeo todas as vezes que quiser chamar a atenção de seus alunos para um aspecto importante do conteúdo introduzido. 

 

at

Imagem ilustrativa do vídeo

 

Atividade 3

 

Projete o seguinte diálogo e peça para que os alunos realizem a leitura em duplas, trocando de papeis. Solicite que uma das duplas faça a leitura em voz alta e corrija problemas com a pronúncia das palavras e a entonação das expressões. Em seguida, peça para que os alunos criem seus próprios diálogos, utilizando-se das expressões introduzidas nas atividades anteriores. Ao final, todos deverão apresentar seus diálogos para o restante do grupo. Avalie a interação e a motivação dos alunos com as atividades sugeridas. 

Dialogue:

 

Two friends talking about where to go this evening:

Alice: You know Alan, why don't we go to the cinema to watch Titanic?
Alan: No, let's not. We've seen the film many times before. What about going to the library? We have to finish our school project!
Alice: That sounds like a good idea. But when we finish let's go to the cafè.
Alan: Yes, I'd love to.

 

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-suggesting.php#.U_yCJsVdUeh (acesso em 26.08.2014)

 

MÓDULO 2

 

Atividade 4

 

Distribua uma cópia dessa atividade para cada aluno. Peça para que, individualmente, coloquem as palavras em ordem construindo frases que expressam sugestões. A correção poderá ser oral e cada aluno se responsabiliza pela leitura de uma frase, que poderá ser escrita no quadro, favorecendo a visualização. 

 

Put these words in the right order to build a sentence

 

1. cup of tea have Let's .....................................................................................................

2. ? about a buying car huge What ..................................................................................

3. go Why cinema the totogether we don't ..................................................................

4. take to . the could train Madrid We .............................................................................

 

Fonte adaptada: http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-13494.php (acesso em 26.08.2014)

 

Atividade 5

 

No quadro, escreva a seguinte frase: 

 

I can’t make this new printer work.

 

e, também, as palavras da tabela abaixo: 

 

 

how

why

what

about

if

plug

plugged

plugging

it

in

don’t

you

try

not

could

always

may

can

could

I

 

Os alunos deverão, individualmente ou em pares (dependendo do número de alunos na sala), usar as palavras da tabela, e não outras, para escrever quantas sugestões forem possíveis para a frase: I can´t make this new printer work, escrita no quadro.

Variação da atividade: Se achar que é possível, divida a sala em grupos e faça uma competição, em que o grupo que montar mais frases (corretas) é o vencedor. Distribua prendas aos alunos do grupo vencedor, como bombons, balas, pirulitos, como forma de recompensa e motivação.    

 

SOME POSSIBLE ANSWERS:

► Why not plug it in?

► How about plugging it in?

► What about plugging it in?

► Why don’t you plug it in?

► Why don’t you try plugging it in?

► You could always plug it in.

► You could always try plugging it in.

► What if you plugged it in?

 

Fonte adaptada: http://www.macmillandictionary.com/external/pdf/expressing-yourself-suggest.pdf?version=2014-08-21-1126 (acesso em 26.08.2014)

 

Atividade 6

 

Peça para que os alunos pensem em possíveis soluções e sugestões para os problemas abaixo apresentados. Projete as frases e divida a sala em duplas, que deverão se responsabilizar pela sugestão de um ou mais problemas abaixo elencados. Observe se a divisão se deu de forma que todas as frases abaixo tenham sido distribuídas a todas as duplas. 

 

► I never seem to have any time to work on my English between lessons.

► I’d like to read novels in English, but when I try I find them quite difficult and I get easily discouraged.

► When I watch films in English I find it hard to understand the dialogue without relying on the subtitles.

► Sometimes when I look words up in the dictionary I feel overwhelmed by all the different meanings and uses that are listed.

► My teacher told me I should try to think in English, but I’ve no idea how to do that.

► When the phone rings unexpectedly and I have to answer in English, my English collapses and I can hardly say anything at all.

 

Fonte adaptada: http://www.macmillandictionary.com/external/pdf/expressing-yourself-suggest.pdf?version=2014-08-21-1126 (acesso em 26.08.2014)

 

Atividade 7

 

Xerocopie os seguintes exercícios e distribua uma cópia para cada aluno. Disponibilize um tempo de, aproximadamente, 15 minutos para que os alunos realizem os exercícios. Para a correção, escreva as respostas no quadro, facilitando a visualização e reveze os turnos de fala, para que haja a participação de todos na atividade. 

 

A) Fill I in the gaps

 

Frank: What  ................... we do?

Maria: Why  ...................  we go to the beach?

Frank: It's too hot.

Maria: What  ............................ watching a film?

Frank: I don't feel staying in.

Maria:  ....................... go out for a pizza!

Frank: I'm not hungry.

Maria: We could always go to Pete's house.

Frank: Ok that sounds   ......................... . Let's go! 

 

B) Choose the correct alternative:

 

1. Why _____ go to a museum?

a) don't we

b) don't we to

c) don't

 

2. Let's _____ for a meal.

a) to go out

b) going out

c) go out

 

3. How about _____ this weekend?

a) to visit

b) visit

c) visiting friends

 

4. Why _____ to the movies tonight?

a) don't go

b) don't you go

c) not you go

 

5. We _____ New York while you're there.

a) could visit

b) couldn't visit

c) must have visited

 

6. _____ to the travel agent's this afternoon to book our ticket.

a) Let's going

b) Let's to go

c) Let's go

 

7. What _____ your brother for help?

a) about asking

b) about to ask

c) about ask

 

8. How _____ to Hawaii for your vacation?

a) about going

b) about to go

c) about you going

 

9. I _____ all the factors into consideration before we decide.

a) suggest you taking

b) suggest you to take

c) suggest you take

 

10. Let's _____ soon!

a) getting together

b) to get together

c) get together

 

Fonte adaptada: http://file:///C:/Users/Casa/Pictures/dokument1.pdf (acesso em 26.08.214)

 

Atividade 8

 

Projete o seguinte diálogo e solicite que os alunos o leiam silenciosamente. Em seguida, cada dupla deverá ler o diálogo em voz alta, a fim de que você possa observar a pronúncia correta das palavras e a entonação das expressões utilizadas. 

 

Dialogue:

 

A) Let’s celebrate the end of the classes going to the disco!

B) I’d rather spend the day on the beach

A) What about going to the beach and going to the disco?

B) I don’t want to go to the beach and the disco the same day. It’s   very tiring.        

A) How about spending the day in a national park?

B) That’s perfect. Count me in.

 

Após a leitura por cada dupla, peça para que os alunos, baseando-se no diálogo acima, criem outros diálogos a partir das seguintes situações: 

 

SITUAÇÕES:   

 

·         I’d like to eat out in a Japanese restaurant tonight!  (Italian restaurant)

 

·         How about going to the cinema this evening? (theatre)

 

·         What about going camping on holiday? (go on a cruise)

 

·         Would you like to visit the Natural History Museum? (Picasso Museum)

 

·         I found the exhibitions fascinating. Would you like to go again (boring)

 

·         The day trip on the beach was exciting. Let’s do it again! (tiring and boring)

 

·         Do you want to help me clean my room? (No, I don’t)

 

·         Let’s take up dance classes this summer (Creative writing classes)

 

Fonte adaptada: http://busyteacher.org/11803-making-suggestions-and-expressing-preferences.html (acesso em 26.08.2014)

Recursos Complementares
Avaliação

Na avaliação, os alunos deverão se organizar em duplas e fazer sugestões para as seguintes situações:  

 

1. Help your partner decide which item to buy.

2. Warn your partner against doing something.

3. Suggest that your partner change his/her plans.

4. Help your partner make up his/her mind.

5. Suggest doing an activity together.

 

Peça para que elaborem diálogos curtos com cada uma das situações acima, seguindo o modelo da atividade 8 da aula. Os diálogos deverão ser apresentados para todo o grupo e a produção escrita deverá ser entregue ao professor, compondo a nota total. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.