Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentação e atividade física: os cuidados necessários

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir a importância da atividade física;

·      Conhecer os alimentos que compõem uma alimentação saudável;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Alimentação e atividade física: os cuidados necessários

 

Professor, trabalhar com o tema alimentação e atividade física contribue para uma aprendizagem aliada à vida do aluno e favorece o seu interesse pelo trabalho desenvolvido. Por isso, propomos um assunto que faz parte do dia a dia dos alunos e que requer mudança de atitudes para o cuidado com o próprio corpo. Com a aula proposta, a turma terá oportunidade de aprender que, com atitudes simples podemos ser mais saudáveis. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivência. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.

 

Para outras informações consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

 

Alimentação e atividade física: os cuidados necessários

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre a rotina de cada aluno. Para isso, entregue uma folha de papel para cada aluno, como a que sugerimos abaixo e peça que os alunos desenhem ou escrevam o que fazem em cada dia da semana:

 

Minha rotina

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final, peça que os alunos socializem as respostas com a turma e investigue com os alunos, quais são as atividades que envolvem movimento do corpo e podem ser consideradas atividades físicas.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Por que fazer atividade física?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

 

Aula5.1_Setembro

Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/zigzigzaa/materias/atividade-fisica.shtml>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Professor, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido acima. Explore o que compreenderam da leitura e depois peça que respondam às seguintes perguntas no caderno de Ciências Naturais:

  • Quem precisa de atividade física?
  • Para que a atividade física é boa?
  • Durante quanto tempo na vida temos que praticar atividade física?
  • Quais os benefícios da atividade física para a criança?

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que cada um coloque a mão sobre o peito do colega, do lado esquerdo, de forma que sinta as batidas do coração do colega. Em seguida, proponha uma brincadeira que envolva movimento, podendo ser “Pique-pega”. Veja no sítio abaixo as instruções para realizar a brincadeira com a turma:

Aula5.2_Setembro

Fonte: Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/499-pique-pega-2>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após os alunos brincarem, organize as duplas novamente e peça que sintam as batidas do coração do colega e descubram se os batimentos aumentaram ou diminuíram. Converse com a turma sobre o que acontece com o nosso corpo quando o colocamos em movimento.

 

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo e faça a leitura do texto online para que descubram os benefícios da atividade física:

 

Aula5.3_Setembro

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bAgyIecg1Yw>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

 

Aula5.4_Setembro

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/coracao-de-atleta/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Peça que cada aluno registre as descobertas no caderno de Ciências Naturais. O registro poderá ser feito por escrito e incluir um desenho que represente o texto.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Alimentação saudável!

 

Professor, peça para cada aluno relatar o que mais gosta de comer todos os dias. Pergunte se os alunos consideram uma comida saudável ou não. Agora, organize os alunos em duplas para assistirem ao vídeo sugerido abaixo.

  

Aula5.5_Setembro

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Q-K0KyBBkpI>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Depois, de assistirem ao vídeo, proponha que cada dupla desenhe uma refeição saudável e escreva o nome dos alimentos que compõem a refeição.

Quando todos terminarem, socialize as respostas e faça um diálogo com a turma sobre o tipo de refeição saudável.

Ao final, monte as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) com a turma de forma coletiva. O trabalho poderá ser feito em uma cartolina e depois afixado no mural da sala de aula.

 

Vamos jogar e aprender!

 

Agora, organize os alunos em duplas para que joguem e descubram como se organiza a pirâmide alimentar e quais alimentos são mais saudáveis para nós. Antes de iniciar os jogos, mostre para a turma como é a pirâmide e quais alimentos a compõe. Você poderá utilizar os próprios jogos para fazer a demonstração e dialogar com a turma sobre os alimentos.

 

Aula5.6_Setembro

Fonte: Sítio: “Zuzu Balândia”. Disponível em: <http://marianacaltabiano.com.br/zuzu/diversao_piramide.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Aula5.7_Setembro

Fonte: Sítio: “Discovery”. Disponível em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/doki-e-os-alimentos/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após jogarem, solicite que cada aluno faça um desenho no caderno de Ciências Naturais, representando a pirâmide alimentar e depois socialize com a turma as produções.

 

Sessão filme!

 

Professor, providencie o filme abaixo e assista-o com a turma. Sugerimos que você organize um local apropriado, ou seja, em que todos possam assistir ao filme de forma confortável.

 

Sinopse e detalhes

Flint Lockwood (Bill Hader) é um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia ele consegue descobrir uma forma de transformar água em comida, só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Para piorar, a confusão que ele cria destroi um parque de diversões, o grande trunfo do prefeito Shelbourne (Bruce Campbell) para melhorar a economia local. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade. Com o apoio de Sam Sparks (Anna Farris), uma estagiária de jornalismo que foi enviada à ilha para ser a nova "garota do tempo", Flint logo vira uma celebridade local.

 

Aula5.8_Setembro

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-133535/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Agora, faça um momento de reflexão com a turma sobre o que os alunos compreenderam do filme e o personagem que mais se identificaram.

Depois de assistirem ao filme, divida a turma em dois grandes grupos. Um grupo ficará responsável por fazer um cartaz representando uma cidade em que todos têm uma alimentação ruim. No cartaz os alunos deverão colocar as consequências desta má alimentação para a saúde das pessoas. O outro grupo deverá fazer o contrário, representar uma cidade em que todos têm uma alimentação saudável, destacando a forma de vida das pessoas e o que comem.

Professor, distribua revistas para recorte e outros materiais que os grupos necessitarem.

Ao final, faça um momento de apresentação dos trabalhos. Se possível, faça uma apresentação para as outras turmas da escola e afixe o cartaz no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

 

Alimentação saudável e atividade física: combinação perfeita!

 

Professor, leia os textos nos sítios abaixo com a turma.

 

Aula5.10_Setembro

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/de-onde-vem-as-gordurinhas/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

 

Aula5.11_Setembro

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://ciencia-hoje.webnode.com.br/products/sistema-digestorio/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após a leitura, peça que os alunos respondam à seguinte pergunta:

 

Por que ter uma alimentação saudável e fazer atividade física combina?

 

A resposta poderá ser registrada no caderno de Língua Portuguesa e depois socializada com a turma.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Um momento de atividade física na escola!

 

Professor, organize com a turma uma lista de exercícios físicos. Para isso, a turma poderá escolher algumas das opções abaixo ou mesmo fazer uma pesquisa nos sítios sugeridos para descobrir outras atividades.

  • Pular corda;
  • Jogar bola;
  • Corrida.

 

Aula5.12_Setembro

Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/aprenda-pular-corda-e-perder-peso-de-forma-saudavel-e-permanente.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

 

Aula5.13_Setembro

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/brincadeiras-com-bola.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Agende um local, de preferência no pátio da escola, um horário e uma data para realizar as atividades físicas da lista com as outras turmas da escola.

Cada grupo terá como desafio auxiliar os participantes a realizarem as atividades propostas. Sendo assim, propomos que em um primeiro momento, cada grupo faça uma apresentação oral da atividade física a ser realizada, destacando, dentre outros aspectos:

  • Nome da atividade física;
  • Como ela foi criada;
  • O que ela trabalha no corpo;
  • Quais idades podem desenvolvê-la.
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/indice/>. Acesso em: 03 de maio 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Esportes Discovery”. Disponível em: <http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/como-funcionam-os-exercicios-no-nosso-corpo/>. Acesso em: 03 de set. 2014.

 

Sítio: “Portal do Professor”.Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015496.pdf>. Acesso em: 03 de set. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e do aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.