17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Que horas você dorme? A importância do sono
Professor, a importância do trabalho com a temática sobre o sono em sala de aula, se alia à sua articulação com o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que, quanto mais souberem sobre como ter boa noite de sono e os efeitos disso para o organismo, mais chances terão de se cuidarem e terem mais disposição para aprenderem. A turma poderá realizar descobertas incríveis sobre o sono e isso poderá favorecer uma relação mais próxima com a leitura e a escrita. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!
Um soninho é bom!
Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processos de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.
Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17- 28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos:
O que vocês sabem sobre o sono?
Registre as falas dos alunos em uma cartolina e depois afixe-a no mural da sala de aula.
De olho no vídeo!
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fFaIWIkXBZ0>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre duas questões:
Depois que todos os alunos participarem, solicite que escrevam no caderno de Língua Portuguesa, o que o personagem Chico Bento poderia fazer para não ficar com tanto sono pela manhã. Quando todos terminarem socialize as produções.
Professor, auxilie os alunos na leitura do texto online para que descubram mais sobre o sono.
Fonte: Sítio: “Fiocruz”. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/guiadosono.htm>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Trabalho em grupo: as fases do sono
Após a leitura do texto online, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que representem as cinco fases do sono. Para isso, os grupos poderão elaborar desenhos e também escrever o que caracteriza cada fase. O trabalho poderá ser feito em uma folha de papel em branco para ser afixada no mural da sala de aula. Veja abaixo as fases descritas no texto trabalhado acima:
1ª Fase
A primeira fase é a do adormecimento, o que pode durar até quinze minutos. É como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo.
O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui e a respiração se torna mais leve.
2ª Fase
A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo.
3ª Fase
Na terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo.
4ª Fase
A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.
5ª Fase
A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.
Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções e afixe as produções no mural da sala de aula.
O que é o sono REM?
Professor, leia com a turma o texto abaixo para que descubram sobre um importante momento do sono.
Fonte: Sítio: “Muito Interessante”. Disponível em: <http://www.muitointeressante.com.br/pq/o-que-e-o-sono-rem>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após a leitura, faça um diálogo com a turma sobre o que descobriram e escreva com a turma em uma cartolina o que significa o sono REM. Depois, afixe a cartolina no mural da sala de aula.
Por que alguém pode roncar?
Professor, leia com a turma os textos sugeridos abaixo para que descubram como o ronco é produzido pelo nosso organismo.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-roncamos>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Fonte: Sítio: “Revista Viva Saúde”. Disponível em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-quais-sao-as-causas-do-ronco/2303/>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após as descobertas, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam e desenhem o que podemos fazer para diminuir ou mesmo não roncar. Ao final, socialize as produções.
O que acontece durante o sono?
Professor, leia com a turma o texto online sugerido abaixo e descubra mais sobre o que acontece durante o nosso sono.
Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-que-acontece-durante-o-nosso-sono.htm>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Agora, proponha que cada aluno relate algum sonho que lembra ter tido. Depois, cada aluno poderá fazer um desenho no caderno de Língua Portuguesa que represente o sonho e também escrever como foi o sonho. Em seguida, faça um momento de socialização das produções.
Atividade de casa
Professor, como atividade de casa, proponha que os alunos descubram quantas horas dormem durante a noite. Para isso, cada aluno poderá marcar o horário em que foi dormir e o horário em que acordou. Veja a atividade abaixo que poderá ser distribuída para cada aluno:
Olá, pessoal!
Hoje você vai marcar o horário que você dorme e acorda, para descobrir o total de horas que você dorme. Se precisar, peça ajuda para um de seus familiares.
Ações |
Horário |
Deitou para dormir |
|
Acordou |
|
Horário total de sono |
|
Professor, faça um momento de socialização das respostas dos alunos, descobrindo o tempo que cada um dorme. Para organizar as informações, construa uma tabela colocando em ordem crescente os nomes dos alunos e o tempo de sono de cada um. Veja o exemplo da tabela abaixo que poderá ser entregue para cada aluno fazer o registro.
Nome do aluno |
Tempo total de sono de cada aluno |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Entrevistando e fazendo descobertas
Professor, com os alunos organizados em duplas, solicite que visitem outra turma da escola e entrevistem alguns colegas para descobrir como é o sono deles. Para isso, cada dupla poderá levar uma prancheta, uma folha de papel e um lápis. Na entrevista, os alunos poderão se deter a duas perguntas:
Em sala de aula, retome as informações e descubra quem dorme menos e quem dorme mais dos colegas entrevistados. Faça o mesmo analisando a tabela feita com o tempo de sono dos alunos da própria turma.
Dicas para uma noite de sono: confeccionando cartazes
Professor, investigue na turma quais dicas eles dariam para alguém ter boa noite de sono. Incentiva a participação de todos. Solicite que confeccionem cartazes registrando as falas em cartolinas para serem afixadas no mural da sala de aula. O gênero textual "cartazes" é uma excelente forma de trabalhar com a escrita em situações de comunicação, assim os alunos percebem a função social da escrita.
Agora, leia com a turma o texto online sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “Dr. Dráuzio”. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/noticias/cinco-dicas-para-ter-uma-boa-noite-de-sono/>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após a leitura, veja com a turma o que os alunos descobriram e o que acrescentariam, mudariam ou manteriam na lista feita anteriormente. Construa com a turma uma nova lista, contendo as novas descobertas e incluindo as sugestões dos alunos feitas anteriormente. Faça isso em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula.
Curiosidade!
Professor, leia com a turma o texto online sugerido abaixo e descubra como os peixes dormem.
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/peixes-sono-dos-peixes.html>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após as descobertas, peça que cada aluno faça um desenho representando o que descobriu. O desenho poderá ser feito em uma folha de papel em branco e depois afixada no mural da sala de aula.
Trabalho em grupo: planejando um evento para socialização
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos, formando um total de quatro grupos e proponha que organizem um trabalho para apresentar para as outras turmas da escola. O trabalho consiste em apresentar um dos eixos abaixo:
Os grupos poderão utilizar cartazes, massa de modelar e outros materiais para organizar o trabalho. Agende um horário, data e local e convide as outras turmas para novas descobertas.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/12/aprender-dormindo >. Acesso em: 05 de set. 2014.
Sítio: “Último Segundo”. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cientista-brasileiro-desvenda-como-o-sono-consolida-a-memoria/n1237728163260.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Projeto Saber”. Disponível em: <http://www.camarabrasileira.com/sono.htm>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Sítio “Neurociências em Debate”. Disponível em: <http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1292>. Acesso em: 05 de set. 2014.
A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!