Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que horas você dorme? A importância do sono

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Descobrir curiosidades sobre o sono;
  • Conhecer os hábitos saudáveis para ter um bom sono;
  • Conhecer a importância do sono;
  • Desenvolver a habilidade de leitura e de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias;
  • Perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Que horas você dorme? A importância do sono

 

Professor, a importância do trabalho com a temática sobre o sono em sala de aula, se alia à sua articulação com o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que, quanto mais souberem sobre como ter boa noite de sono e os efeitos disso para o organismo, mais chances terão de se cuidarem e terem mais disposição para aprenderem. A turma poderá realizar descobertas incríveis sobre o sono e isso poderá favorecer uma relação mais próxima com a leitura e a escrita. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Um soninho é bom!

 

Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processos de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.

 

Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17- 28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos:

 

O que vocês sabem sobre o sono?

 

Registre as falas dos alunos em uma cartolina e depois afixe-a no mural da sala de aula.

 

De olho no vídeo!

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:

 

Aula3.1_Setembro

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fFaIWIkXBZ0>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre duas questões:

  • Por que o personagem Chico Bento ficou com sono no outro dia pela manhã?
  • O que fez com que ele despertasse do sono?

 

Depois que todos os alunos participarem, solicite que escrevam no caderno de Língua Portuguesa, o que o personagem Chico Bento poderia fazer para não ficar com tanto sono pela manhã. Quando todos terminarem socialize as produções.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos na leitura do texto online para que descubram mais sobre o sono.

 

Aula3.2_Setembro

Fonte: Sítio: “Fiocruz”. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/guiadosono.htm>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Trabalho em grupo: as fases do sono

 

Após a leitura do texto online, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que representem as cinco fases do sono. Para isso, os grupos poderão elaborar desenhos e também escrever o que caracteriza cada fase. O trabalho poderá ser feito em uma folha de papel em branco para ser afixada no mural da sala de aula. Veja abaixo as fases descritas no texto trabalhado acima:

 

1ª Fase

A primeira fase é a do adormecimento, o que pode durar até quinze minutos. É como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo.
O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui e a respiração se torna mais leve.

 

2ª Fase

A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo.

 

3ª Fase

Na terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

 

4ª Fase

A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

 

5ª Fase

A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

 

Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções e afixe as produções no mural da sala de aula.

 

O que é o sono REM?

 

Professor, leia com a turma o texto abaixo para que descubram sobre um importante momento do sono.

 

Aula3.3_Setembro

Fonte: Sítio: “Muito Interessante”. Disponível em: <http://www.muitointeressante.com.br/pq/o-que-e-o-sono-rem>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após a leitura, faça um diálogo com a turma sobre o que descobriram e escreva com a turma em uma cartolina o que significa o sono REM. Depois, afixe a cartolina no mural da sala de aula.

 

Por que alguém pode roncar?

 

Professor, leia com a turma os textos sugeridos abaixo para que descubram como o ronco é produzido pelo nosso organismo.

 

Aula3.4_Setembro

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-roncamos>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Aula3.5_Setembro

Fonte: Sítio: “Revista Viva Saúde”. Disponível em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-quais-sao-as-causas-do-ronco/2303/>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após as descobertas, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam e desenhem o que podemos fazer para diminuir ou mesmo não roncar. Ao final, socialize as produções.

 

O que acontece durante o sono?

 

Professor, leia com a turma o texto online sugerido abaixo e descubra mais sobre o que acontece durante o nosso sono.

 

Aula3.6_Setembro

Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-que-acontece-durante-o-nosso-sono.htm>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Agora, proponha que cada aluno relate algum sonho que lembra ter tido. Depois, cada aluno poderá fazer um desenho no caderno de Língua Portuguesa que represente o sonho e também escrever como foi o sonho. Em seguida, faça um momento de socialização das produções.

 

Atividade de casa

 

Professor, como atividade de casa, proponha que os alunos descubram quantas horas dormem durante a noite. Para isso, cada aluno poderá marcar o horário em que foi dormir e o horário em que acordou. Veja a atividade abaixo que poderá ser distribuída para cada aluno:

 

Olá, pessoal!

 

Hoje você vai marcar o horário que você dorme e acorda, para descobrir o total de horas que você dorme. Se precisar, peça ajuda para um de seus familiares.

 

Ações

Horário

Deitou para dormir

 

Acordou

 

Horário total de sono

 

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

 

Professor, faça um momento de socialização das respostas dos alunos, descobrindo o tempo que cada um dorme. Para organizar as informações, construa uma tabela colocando em ordem crescente os nomes dos alunos e o tempo de sono de cada um. Veja o exemplo da tabela abaixo que poderá ser entregue para cada aluno fazer o registro.

 

Nome do aluno

Tempo total de sono de cada aluno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistando e fazendo descobertas

 

Professor, com os alunos organizados em duplas, solicite que visitem outra turma da escola e entrevistem alguns colegas para descobrir como é o sono deles. Para isso, cada dupla poderá levar uma prancheta, uma folha de papel e um lápis. Na entrevista, os alunos poderão se deter a duas perguntas:

  • Quanto tempo você dorme?
  • Como é o seu sono?

 

Em sala de aula, retome as informações e descubra quem dorme menos e quem dorme mais dos colegas entrevistados. Faça o mesmo analisando a tabela feita com o tempo de sono dos alunos da própria turma.

 

Dicas para uma noite de sono: confeccionando cartazes

 

Professor, investigue na turma quais dicas eles dariam para alguém ter boa noite de sono. Incentiva a participação de todos. Solicite que confeccionem cartazes  registrando as falas em cartolinas para serem afixadas no mural da sala de aula. O gênero textual "cartazes" é uma excelente forma de trabalhar com a escrita em situações de comunicação, assim os alunos percebem a função social da escrita.

 

Agora, leia com a turma o texto online sugerido abaixo:

 

Aula3.7_Setembro

Fonte: Sítio: “Dr. Dráuzio”. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/noticias/cinco-dicas-para-ter-uma-boa-noite-de-sono/>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após a leitura, veja com a turma o que os alunos descobriram e o que acrescentariam, mudariam ou manteriam na lista feita anteriormente. Construa com a turma uma nova lista, contendo as novas descobertas e incluindo as sugestões dos alunos feitas anteriormente. Faça isso em uma cartolina e afixe-a no mural da sala de aula.

 

Curiosidade!

 

Professor, leia com a turma o texto online sugerido abaixo e descubra como os peixes dormem.

 

Aula3.8_Setembro

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/peixes-sono-dos-peixes.html>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após as descobertas, peça que cada aluno faça um desenho representando o que descobriu. O desenho poderá ser feito em uma folha de papel em branco e depois afixada no mural da sala de aula.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Trabalho em grupo: planejando um evento para socialização

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos, formando um total de quatro grupos e proponha que organizem um trabalho para apresentar para as outras turmas da escola. O trabalho consiste em apresentar um dos eixos abaixo:

  • A importância do sono;
  • As fases do sono;
  • O tempo que precisamos dormir;
  • Dicas para ter boa noite de sono.

 

Os grupos poderão utilizar cartazes, massa de modelar e outros materiais para organizar o trabalho. Agende um horário, data e local e convide as outras turmas para novas descobertas. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2009/12/aprender-dormindo >. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sítio: “Último Segundo”. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cientista-brasileiro-desvenda-como-o-sono-consolida-a-memoria/n1237728163260.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Projeto Saber”. Disponível em: <http://www.camarabrasileira.com/sono.htm>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sítio “Neurociências em Debate”. Disponível em: <http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1292>. Acesso em: 05 de set. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.