Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que crescemos? Conheça o funcionamento do seu próprio corpo

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer como o ser humano cresce;
  • Descobrir as características do crescimento humano;
  • Descobrir curiosidades sobre o crescimento humano;
  • Analisar a escrita de palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais: folhetos e convites de acordo com o tema;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Por que crescemos? Conheça o funcionamento do seu próprio corpo

 

Professor, o tema crescimento humano constitui uma fonte importante para o trabalho com a aprendizagem da leitura e da escrita. Além de instigantes possibilidades de diálogos sobre elementos que participam da vida cotidiana da criança, a proximidade que o tema promove com a própria vida do aluno favorece o envolvimento do aluno e sua efetiva participação em sala de aula. Desta forma, o tema crescimento humano traz em si uma riqueza de elementos para serem tratados em sala de aula, dentre eles o cuidado com o próprio corpo. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Por que crescemos? Conheça o funcionamento do seu próprio corpo

 

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

 

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade, p. 14-20, 2012. Disponível em:<http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Motivando os alunos

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte o que já sabem sobre o nosso crescimento.

Após o diálogo, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça que os alunos façam um desenho representando o crescimento humano desde o nascimento.

Depois, afixe as produções no mural da sala de aula para que todos possam apreciar o trabalho dos colegas.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize a turma para assistir ao filme abaixo. Para isso, o local dever propiciar uma boa visibilidade para todos os alunos do filme e também uma boa acomodação para que se sintam bem para assistir ao filme.

 

Sinopse

Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.

 

Aula2.1_Setembro

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53218/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Registrando

Após assistirem ao filme, faça um momento de diálogo com a turma sobre o que compreenderam. Depois, organize os alunos em duplas e peça que representem o crescimento do robô personagem principal do filme. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint).

 

Ao final, imprima os trabalhos e faça um momento de apresentação das produções na turma. Depois, afixe as produções no mural da sala de aula para que todos possam apreciar os trabalhos dos colegas.

Agora, solicite que cada dupla faça uma ilustração representando o seu próprio crescimento, desde o tempo de bebê até os dias atuais. Os alunos poderão utilizar o caderno de Ciências Naturais para realizar o registro. Quando todos terminarem, faça um momento de troca de ideias sobre as produções e procure comparar as mudanças em termos de crescimento corporal em cada fase representada.

 

Até que idade crescemos?

 

Agora, solicite que cada dupla faça uma ilustração representando o seu próprio crescimento

 

Aula2.2_Setembro

Fonte: Sítio: “Só Biologia”. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curiosidades.php>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após as descobertas feitas, solicite que os alunos escolham as respostas que acharam mais interessantes e façam o registro no caderno de Ciências Naturais. Também peça que registrem o que descobriram sobre até que idade o ser humano pode crescer.

 

Jogar e aprender!

 

Professor, organize os alunos em duplas para um jogo online e descobrirem mais sobre o corpo humano.

 

Aula2.3_Setembro

Fonte: Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/corpohumano/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após se divertirem com o jogo, peça aos alunos que façam um desenho representando um corpo humano e coloquem os nomes das partes do corpo. Depois, cada aluno poderá apresentar seu trabalho para o grupo e conferir os nomes das partes do corpo dos colegas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos na leitura do texto online sugerido abaixo.

 

Aula2.4_Setembro

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://ciencia-hoje.webnode.com.br/products/crecimento%20%C3%B2sseo/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após a leitura, organize os alunos em duplas e peça que façam ilustrações para representarem cada etapa do crescimento dos ossos das mãos. A turma poderá observar as ilustrações do texto online para poder representar as mudanças dos ossos das mãos em cada etapa. Veja abaixo as ilustrações do referido texto:

 

 

Ossos da mão de um bebê                                                                   Ossos da mão de uma criança

Aula2.5_Setembro                         Aula2.6_Setembro

 

 

Ossos da mão de um adolescente                                                  Ossos da mão de um adulto

 

Aula2.7_Setembro                                     Aula2.8_Setembro

 

Fonte imagens: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://ciencia-hoje.webnode.com.br/products/crecimento%20%C3%B2sseo/>. Acessadas em: 05 de set. 2014.

 

Crescer depende de que?

 

Professor, assista com a turma ao vídeo online sugerido abaixo e faça a leitura do texto com os alunos.

 

Aula2.10_Setembro

Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/crescer-depende-de-genetica-sono-dieta-exercicio-genero-e-fase-da-vida.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Agora, faça um momento de diálogo com a turma sobre o que descobriram. Peça aos alunos para desenharem os alimentos que são importantes para o crescimento. Converse com o grupo se todos conhecem tais alimentos e se os consomem em seu dia a dia. Faça um momento de separação dos alimentos ricos em proteínas e ricos em cálcio e peça que façam um novo desenho a partir desta separação. O trabalho poderá ser feito no caderno de Ciências Naturais. Veja a lista abaixo:

Fontes de cálcio:

- Leite
- Queijo
- Manteiga
- Sardinha
- Espinafre

Fontes de proteínas:

- Carnes
- Peixes
- Ovos
- Feijão
- Açaí

 

Aula2.9_Setembro

Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/crescer-depende-de-genetica-sono-dieta-exercicio-genero-e-fase-da-vida.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Organize os alunos em duplas e peça que escrevam  folhetos informativos. Este gênero textual tem uma importante função social e possibilitará aos alunos perceberem que a escrita tem uma função comunicativa.

Solicite que levem para entregar aos seus familiares, contendo informações sobre o que é importante para o crescimento. Depois, faça um momento de socialização e providencie cópias dos folhetos para serem distribuídos a toda a comunidade escolar e para encaminhar para os familiares.

 

Atividade de casa!

 

Professor, como atividade de casa, solicite que cada aluno converse com seus familiares sobre cada fase de vida e o tamanho do corpo desde o nascimento. Peça que selecionem algumas fotos para levar para a escola que ilustrem o crescimento de cada um. Os alunos poderão levar também roupas e sapatos utilizados em cada etapa de vida, condizente com o tamanho do corpo.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Socializando: exposição de fotos

 

Professor, organize uma exposição com as fotos, roupas e sapatos que os alunos trouxeram de casa. Você poderá dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos para exporem os trabalhos conjuntamente e poderem organizar uma explicação oral para os outros alunos que visitaram a exposição.

Faça com a turma um convite para as outras turmas, colocando data, horário e local da exposição. Os alunos poderão criar um nome para a exposição.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Só Biologia”. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curiosidades.php>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/a-medida-do-homem>.  Acesso em: 05 de set. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula, ou seja, se descobriram e conheceram como o ser humano cresce.  Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOSE LUIZ MARCONDES DE MOURA, VALDOMIRO SILVEIRA , São Paulo - disse:
    zeloco_locosom@hotmail.com

    10/11/2014

    Cinco estrelas

    Quanto ao tema apresentado porque crescemos tem grande influencia na vida de nossos alunos na questão de desenvolvimento ,pois através dos professores os alunos podem acompanhar a cada momento de seu crescimento principalmente quando está participando de um treinamento esportivo ,o próprio aluno através do professor acaba entendendo sua estatura referente a modalidade de voleibol ,basquete onde quem é maior leva uma certa vantagem e com isso acaba se interessando pelo tema de como crescer mais


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.