12/09/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Conhecer vocabulário relativo a eleições.
Manifestar opinião escrita e oral sobre diversos temas políticos.
Conhecer algumas regras eleitorais.
Nenhum conhecimento específico é necessário.
Esta aula tem como tema as eleições no Brasil. A figura 1 ilustra uma urna eletrônica brasileira.
Figura 1 - Electronic voting machine
Fonte: http://blogs-images.forbes.com/andersonantunes/files/2014/02/BrazilElection.jpg. Acesso em 30 ago 2014.
Inicie a aula, promovendo uma discussão sobre o tema das eleições. Para isso, apresente algumas perguntas, como as sugeridas abaixo.
1. Is voting important? Why or why not? (Votar é importante? Por quê?)
2. Is voting a citizen's right or responsibility? (Votar é um direito ou responsabilidade do cidadão?)
3. Are you for or against compulsory voting? (Você é a favor ou contra o voto obrigatório?)
Colete diversas respostas, valorizando as opiniões de todos os alunos. Em seguida, mostre a figura 2, que traz uma célebre frase de um dos mais importantes presidentes americanos, Abraham Lincoln, e peça aos alunos para comentarem sobre a mesma.
Figura 2 - Abraham Lincoln's quote
Fonte: http://izquotes.com/quotes-pictures/quote-the-ballot-is-stronger-than-the-bullet-abraham-lincoln-112700.jpg. Acesso em 30 ago 2014.
Comentário: Tradução de The ballot is stronger than the bullet: A cédula (eleitoral) é mais forte que a bala (de revólver).
Esta atividade consiste em um jogo de conhecimentos (Trivia), no qual os alunos poderão mostrar o que sabem sobre eleições no Brasil. Divida a classe em dois times e eleja um mediador, que poderá ser o professor ou um aluno (caso o total de discentes seja um número ímpar). Tire a sorte para decidir qual time começa o jogo. Faça uma cópia da figura 4, recorte e embaralhe as cartas. Coloque-as sobre uma mesa, com a face virada para baixo. Faça também uma cópia das respostas, que estão na figura 5, e a entregue ao mediador. Esse último retira a primeira carta e faz a pergunta para a equipe iniciante. Se a resposta dada estiver correta, o grupo marca um ponto e passa a vez para a outra equipe. Se a resposta estiver errada, o time adversário marca um ponto. A equipe que fizer mais pontos é a vencedora. Professor, informe a todos os jogadores que é imprescindível que falem apenas em inglês. A intenção da brincadeira é praticar a audição e a fala.
Figura 3 - Trivia game
Fonte: http://www.trivia888.com/trivia.gif. Acesso em 30 ago 2014.
Figura 4 - Questions
1. What is the minimum voting age in Brazil? |
2. How long is the term of an elected President in Brazil? |
3. Which party is now in power in Brazil? |
4. Is voting optional or compulsory in Brazil? |
5. Can you name the current Vice-President of Brazil? |
6. Is re-election possible in Brazil? |
7. If none of the candidates achieve over 50% of the valid votes on the first round, what happens? |
8. When will the first round be this year in Brazil? |
9. When will the second round be this year in Brazil? |
10. What do you have to do if you are out of your town on the day of the elections? |
11. Do you have to vote if you are over 70 years old? |
12. Can you vote if you are over 70 years old? |
13. Is voting compulsory for illiterate citizens? |
14. Can a voter vote in the second round (runoff) if he/she had not voted in the first round? |
15. Which document must a voter take in order to vote? |
16. If a government employee works as a board member in an election, how many days off is he/she entitled to? |
17. Can a candidacy be ineligible based on the Clean Slate Act? |
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 5 - Answers
1. 16 years old. |
2. 4 years. |
3. Labor Party. |
4. Compulsory. |
5. Michel Temer. |
6. Yes. |
7. There will be a second round. |
8. October 5th. |
9. October 26th. |
10. You need to justify. |
11. No. |
12. Yes. |
13. No. |
14. Yes. |
15. Any ID with photo. |
16. 2 days off for each day worked. |
17. Yes. |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: As informações usadas na elaboração do jogo podem ser obtidas no site do Tribunal Superior Eleitoral, no endereço http://www.tse.jus.br/ (acesso em 30 ago 2014). Traduções: board member = mesário; Clean Slate Act = Lei da Ficha Limpa.
Este exercício demanda o uso das quatro habilidades linguísticas - ler, escrever, falar e ouvir. Os alunos irão trabalhar em duplas com o objetivo de completarem um quebra-cabeças. A figura 6 contém a metade de uma palavra cruzada e a figura 7 contém a outra metade (complementar) da mesma palavra cruzada. Entregue a cada dupla, uma cópia da figura 6, para o aluno A, e uma cópia da figura 7, para o aluno B. Conceda alguns minutos para que todos os alunos escrevam as definições das palavras contidas no seu quebra-cabeças. O uso do dicionário é muito importante nessa etapa da atividade. Quando todos tiverem criado suas frases, o trabalho em dupla começa. O aluno A lê suas frases para o aluno B e vice-versa, para que cada um complete a sua palavra cruzada. É importante ressaltar que durante a atividade, os alunos só poderão usar a língua inglesa.
Figura 6 - Half-crossword - Student A
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 7 - Half-crossword - Student B
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Padrão de respostas esperado:
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos emitam suas opiniões e ideias sobre temas políticos diversos. A realização desta atividade pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo representará um partido político e deverá eleger um de seus membros para ser um candidato à Presidência da República. O grupo deverá escolher um nome para o partido, discutir e escrever as suas propostas relativas a cinco áreas - educação, saúde, transporte, segurança e trabalho. Quando todos os partidos terminarem de escrever as propostas, cada um, a seu turno, deverá expô-las à classe. Ao final das apresentações, todos os alunos têm o direito de votarem no candidato de sua preferência. O professor, em seguida, fará a apuração dos votos.
Write your ideas regarding the topics below.
a) Education.
b) Health.
c) Transport.
d) Safety.
e) Work.
Para obter informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, a história da urna eletrônica e resultados de eleições e referendos, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_Brazil (acesso em 30 ago 2014).
O desempenho e a participação dos alunos devem ser avaliados ao longo da aula. A discussão da atividade 1 do primeiro módulo pode ser avaliada oralmente. A atividade 2 do módulo 2 possibilita tanto uma avaliação escrita das propostas do partido, como uma avaliação oral da apresentação das propostas à sala.
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19/09/2014
Quatro estrelasCongratulations!! Very good class!!