Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELECTIONS IN BRAZIL

 

12/09/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer vocabulário relativo a eleições.

Manifestar opinião escrita e oral sobre diversos temas políticos.

Conhecer algumas regras eleitorais.

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento específico é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como tema as eleições no Brasil. A figura 1 ilustra uma urna eletrônica brasileira.

 

Figura 1 - Electronic voting machine

 

Electronic voting machine

Fonte: http://blogs-images.forbes.com/andersonantunes/files/2014/02/BrazilElection.jpg. Acesso em 30 ago 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Inicie a aula, promovendo uma discussão sobre o tema das eleições. Para isso, apresente algumas perguntas, como as sugeridas abaixo.

 

1. Is voting important? Why or why not? (Votar é importante? Por quê?)

2. Is voting a citizen's right or responsibility? (Votar é um direito ou responsabilidade do cidadão?)

3. Are you for or against compulsory voting? (Você é a favor ou contra o voto obrigatório?)

 

Colete diversas respostas, valorizando as opiniões de todos os alunos. Em seguida, mostre a figura 2, que traz uma célebre frase de um dos mais importantes presidentes americanos, Abraham Lincoln, e peça aos alunos para comentarem sobre a mesma.

 

Figura 2 -  Abraham Lincoln's quote

 

Abraham Lincoln

Fonte: http://izquotes.com/quotes-pictures/quote-the-ballot-is-stronger-than-the-bullet-abraham-lincoln-112700.jpg. Acesso em 30 ago 2014.

 

Comentário: Tradução de The ballot is stronger than the bullet: A cédula (eleitoral) é mais forte que a bala (de revólver).

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade consiste em um jogo de conhecimentos (Trivia), no qual os alunos poderão mostrar o que sabem sobre eleições no Brasil. Divida a classe em dois times e eleja um mediador, que poderá ser o professor ou um aluno (caso o total de discentes seja um número ímpar). Tire a sorte para decidir qual time começa o jogo. Faça uma cópia da figura 4, recorte e embaralhe as cartas. Coloque-as sobre uma mesa, com a face virada para baixo. Faça também uma cópia das respostas, que estão na figura 5, e a entregue ao mediador. Esse último retira a primeira carta e faz a pergunta para a equipe iniciante. Se a resposta dada estiver correta, o grupo marca um ponto e passa a vez para a outra equipe. Se a resposta estiver errada, o time adversário marca um ponto. A equipe que fizer mais pontos é a vencedora. Professor, informe a todos os jogadores que é imprescindível que falem apenas em inglês. A intenção da brincadeira é praticar a audição e a fala. 

 

Figura 3 - Trivia game

Trivia

Fonte: http://www.trivia888.com/trivia.gif. Acesso em 30 ago 2014.

 

Figura 4 - Questions

 

1. What is the minimum voting age in Brazil?

2. How long is the term of an elected President in Brazil?

3. Which party is now in power in Brazil?

4. Is voting optional or compulsory in Brazil?

5. Can you name the current Vice-President of Brazil?

6. Is re-election possible in Brazil?

7. If none of the candidates achieve over 50% of the valid votes on the first round, what happens?

8. When will the first round be this year in Brazil?

9. When will the second round be this year in Brazil?

10. What do you have to do if you are out of your town on the day of the elections?

11. Do you have to vote if you are over 70 years old?

12. Can you vote if you are over 70 years old?

13. Is voting compulsory for illiterate citizens?

14. Can a voter vote in the second round (runoff) if he/she had not voted in the first round?

15. Which document must a voter take in order to vote?

16. If a government employee works as a board member in an election, how many days off is he/she entitled to? 

17. Can a candidacy be ineligible based on the Clean Slate Act?


Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 5 - Answers

 

1. 16 years old.

2. 4 years.

3. Labor Party.

4. Compulsory.

5. Michel Temer.

6. Yes.

7. There will be a second round.

8. October 5th.

9. October 26th.

10. You need to justify.

11. No.

12. Yes.

13. No.

14. Yes.

15. Any ID with photo.

16. 2 days off for each day worked.

17. Yes.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: As informações usadas na elaboração do jogo podem ser obtidas no site do Tribunal Superior Eleitoral, no endereço http://www.tse.jus.br/ (acesso em 30 ago 2014). Traduções: board member = mesário; Clean Slate Act = Lei da Ficha Limpa.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Este exercício demanda o uso das quatro habilidades linguísticas - ler, escrever, falar e ouvir. Os alunos irão trabalhar em duplas com o objetivo de completarem um quebra-cabeças. A figura 6 contém a metade de uma palavra cruzada e a figura 7 contém a outra metade (complementar) da mesma palavra cruzada. Entregue a cada dupla, uma cópia da figura 6, para o aluno A, e uma cópia da figura 7, para o aluno B. Conceda alguns minutos para que todos os alunos escrevam as definições das palavras contidas no seu quebra-cabeças. O uso do dicionário é muito importante nessa etapa da atividade. Quando todos tiverem criado suas frases, o trabalho em dupla começa. O aluno A lê suas frases para o aluno B e vice-versa, para que cada um complete a sua palavra cruzada. É importante ressaltar que durante a atividade, os alunos só poderão usar a língua inglesa. 

 

Figura 6 - Half-crossword - Student A

Half-Crossword-A

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 7 - Half-crossword - Student B

Half-Crossword-B  

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado:

Across
7. An opportunity for voters to choose the President, state governors, senators, and deputies.
8. The head of the city government.
9. The group of people elected to make laws in the states.
Down
1. A political group which competes in elections.
2. The political party that is not in power.
3. The head of the state government.
4. The head of the country government.
5. A member of the Senate.
6. Choose someone for an official position by voting.
3. A political group which competes in elections.
5. The head of the city or local government.

 

ATIVIDADE 2

 

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos emitam suas opiniões e ideias sobre temas políticos diversos. A realização desta atividade pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo representará um partido político e deverá eleger um de seus membros para ser um candidato à Presidência da República. O grupo deverá escolher um nome para o partido, discutir e escrever as suas propostas relativas a cinco áreas - educação, saúde, transporte, segurança e trabalho. Quando todos os partidos terminarem de escrever as propostas, cada um, a seu turno, deverá expô-las à classe. Ao final das apresentações, todos os alunos têm o direito de votarem no candidato de sua preferência. O professor, em seguida, fará a apuração dos votos. 

 

Write your ideas regarding the topics below.

a) Education.

b) Health.

c) Transport.

d) Safety.

e) Work.

Recursos Complementares

Para obter informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, a história da urna eletrônica e resultados de eleições e referendos, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_Brazil (acesso em 30 ago 2014).

Avaliação

O desempenho e a participação dos alunos devem ser avaliados ao longo da aula. A discussão da atividade 1 do primeiro módulo pode ser avaliada oralmente.  A atividade 2 do módulo 2 possibilita tanto uma avaliação escrita das propostas do partido, como uma avaliação oral da apresentação das propostas à sala.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.