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Projeto: Trabalhando diferentes gêneros textuais a partir do livro "Felpo Filva"

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Registrar suas ideias e opiniões;
  • Ter contato e compreender a diversidade textual identificando-os em seu cotidiano, como poema, fábula, carta, manual de instruções, receita, autobiografia, telegrama, bula de remédio, música, entre outros;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 450 minutos – 15 atividades de 30 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Por todos os lugares que as pessoas passam, nas ruas, nas praças, na escola, em casa, entre outros, se deparam com uma grande quantidade de diferentes textos, orais ou escritos, como: receita culinária, bula de remédio, carta, bilhete, e-mail, manual de instruções, narração de jogos, diário, reportagens, conversas ao telefone, lista de compras, apresentação de um trabalho escolar, conversa informal com um colega ou familiar, entre vários outros. Todos esses são exemplos de gêneros textuais. Ou seja, as formas naturais que utilizamos a língua e para cada situação de comunicação que acontece no nosso cotidiano é utilizado um gênero textual.

Os gêneros textuais, cada vez mais, passam a nortear o trabalho em salas de aula nas atividades de análise, interpretação e produção de textos no intuito de favorecer o desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno. Nesse sentido, essa aula se justifica por trabalhar com um livro de literatura que oferece vários temas e gêneros textuais, bem como recursos linguísticos que podem ser explorados sob diversos aspectos em diferentes áreas do conhecimento.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 32) o aluno deve “compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos”. Bem com. “apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura”.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo  na Alfabetização: concepções e princípios. Ano: 01 - unidade 01. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 01 de jul. 2014. 

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Apresentando o projeto da aula

 

A escritora Eva Funari apresenta o seu livro Felpo Filva, contando que “essa é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita”.

Portanto, é a partir desse livro, que se desenvolve a proposta dessa aula.

FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006.

 

Professor, apresente o projeto. Oportunize ao aluno imaginar quem pode ser o personagem apresentado na capa do livro em questão.

Mostre a capa do livro, pergunte que animal é esse, o que ele se parece. Comente sobre sua semelhança com a figura humana, o que poderia estar fazendo com uma máquina de escrever. Explore a capa do livro o máximo que puder e convide-os à leitura.

A proposta dessa leitura deve ser de ler aos poucos. À medida que forem aparecendo os gêneros textuais eles devem ser trabalhados antes da continuação da leitura. Porém, se você entender que demanda muito tempo e que isso possa prejudicar a leitura, fique à vontade para ler todo o livro e somente depois propor as atividades.

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

A história de Felpo Filva é muito interessante e bem humorada. Esse é um livro rico por contemplar uma variedade textual e deve ser usado como ferramenta enriquecedora para desenvolver inúmeras possibilidades de atividades. Pode ser trabalhado desde a sua dedicatória, tratando das diferenças entre as pessoas e explorando diversos gêneros textuais como carta, bula, manual de instrução, receitas, entre outros que são apresentados no decorrer do livro. É possível produzir uma grande variedade de atividades interessantes para os alunos.

Se bem trabalhado pode ser um instrumento para construir, com os alunos, uma aprendizagem significativa a partir de um ponto motivador. Trabalhar com atividades amparadas por um livro de literatura infantil é levar ao aluno a se encantar com o mundo da literatura diante de tantas possibilidades de aprendizagem.

Portanto, professor, incentive os alunos a essa leitura de forma prazerosa, faça suspense, provoque surpresas, deixe-os sempre “querendo mais”, pois esse livro oferece assas possibilidades. Da leitura das páginas e descoberta dos Gêneros textuais deve surgir ações de produção de texto partindo de elementos que tenham ligação com a realidade  e interesse dos alunos e, sobretudo, lhes permitam expressar-se.

Nas atividades a seguir é preciso definir claramente o instrumento de comunicação, conceituando-o, exemplificando-o e apresentando amostragens de produção. É também muito importante localizar historicamente o seu uso.

 

Leia a dedicatória do livro que encontra na página 5 e questione:

_ Por que ele fez essa dedicatória. Valorize as respostas dos alunos e leve-os a pensarem sobre preconceito e discriminação às diferenças.

Leia com os alunos as páginas 7 e 8. Pare a leitura e converse com eles quando achar necessário, ou comente algo que achar importante, para refletirem, antes ou depois da leitura.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Biografia e Autobiografia

 

A página para proposta dessa atividade é a 9, quando Felpo conta sobre sua infância. É o momento de trabalhar com a autobiografia. Explique o que é biografia e autobiografia e proponha a seguinte atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Permita que os alunos socializem seus trabalhos.

Você também pode propor que façam uma biografia de alguém da sua família ou de um amigo, para que eles possam trabalhar com as duas possibilidades: biografia e autobiografia.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Manual de Instruções

 

A página 10 do livro apresenta o manual de uso de uma máquina criada para corrigir um problema físico. O manual é bem engraçado e sua linguagem se aproxima dos manuais de produtos modernos, apesar de dar a impressão de ser um produto mais antigo.

Explique que os manuais de instruções tem como objetivo instruir, ensinar e apresentar um produto ou montar um objeto de forma compreensível para usuários menos experientes. Explique também o que é o Código de Defesa do Consumidor (lei 8078/90) e que de acordo com o Artigo 50, é obrigatório aos fabricantes que todo equipamento tenha um manual de instruções. Depois de ler, trabalhar o gênero com os alunos, proponha a seguinte atividade para ser realizada em casa:

 

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 10.

 

No outro dia, socialize as colagens realizadas pelos alunos, deixe que mostrem os manuais colados para os colegas.

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Carta

 

Faça um suspense com a carta de Charlô.  Você pode levar “um envelope diferente, grande, lilás, amarrado com um laço de fita de cetim” (p. 11).

É hora de trabalhar com o gênero textual carta.

Converse com os alunos sobre as finalidades de uma carta. Explique que há algum tempo a carta era o único meio de comunicação para saber notícias de pessoas que moravam distantes umas das outras. Mas, hoje podemos nos comunicar de várias outra formas, como e-mails, redes sociais, torpedos, ou outros, por meio de celulares ou internet. Fale com eles sobre a estrutura de uma carta, como o nome da cidade, a data, formas de tratamento, a despedida, a assinatura, entre outros, e ainda, como endereçar a carta (remetente e destinatário).

Depois, proponha a seguinte atividade:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Você também pode propor que os alunos escrevam cartas para colegas, professores, parentes ou amigos fora da escola. Distribua envelopes para que possam escrever o nome e endereço de seus remetentes.

Corrija as cartas individualmente e proponha reescrita quando necessário.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Capa de livro e título

 

Na página 15 a autora apresenta, de forma divertida, cinco capas de livros escritos por Felpo, todos com títulos que suscitam pessimismo. Além de trabalhar a questão da tristeza expressa nos títulos, você pode trabalhar as questões de apresentação das capas dos livros. Pergunte aos alunos, por exemplo, por que, na maioria das vezes os livros trazem uma imagem na capa e qual é a finalidade. Você pode trazer alguns livros com imagens que despertam a imaginação para analisarem. Pergunte também para que servem as informações que aparecem na capa de um livro. Pergunte sobre o nome do autor e do ilustrador do livro, título da obra, editora, entre outros.

Proponha a seguinte atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 15.

 

 

Socialize os nomes dos livros criados pelos alunos.

Proponha que os alunos desenhem nas capas com os novos títulos.

 

foto capa

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba - UFU. Professora Vaneide. 2014.

 

Nessa mesma atividade você pode propor que escrevam uma história, imitando um pequeno livro e mostrando para Felpo que é possível escrever histórias mais alegres. Faça a colagem das folhas com eles, imitando pequenos livros.

 

foto capa 2

Fonte: Imagem da própria autora. Atividade desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba - UFU. Professora Vaneide. 2014.

 

6ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Provérbio ou Ditado

 

Na segunda carta de Charlô para Felpo, registrada nas páginas 16 e 17, ela escreve um provérbio: “quem planta ovo colhe passarinho”. Discuta com os alunos o que eles acham que significa isso. Explique que ditados populares ou provérbios são frases que as pessoas vão falando umas para as outras e se espalham, mas, de autor desconhecido. Os ditados populares são conceitos transmitidos por pessoas, de geração em geração e que, de alguma maneira, têm como objetivo alertar e/ou aconselhar as pessoas.

Proponha a seguinte atividade:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socialize a atividade com todos os alunos. Faça um mural ou varal e exponha na sala de aula ou no corredor da escola.

 

7ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Desenhando personagem

 

Para suscitar a imaginação e interesses das crianças, proponha uma atividade, a partir do desenho de descrição da Charlô, na página 18.

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 18.

 

Socialize os desenhos.

 

 

8ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Telegrama

 

Na página 19 tem uma imagem do telegrama que Charlô enviou para Felpo.

Mostre aos alunos.

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 19.

 

Se ninguém comentar ou questionar nada, pergunte se perceberam alguma coisa estranha nessa mensagem. Provavelmente algum aluno irá perceber que a sigla VG aparece no lugar de sílaba e PT no lugar do ponto final.

Explique aos alunos que telegrama é uma espécie de bilhete que é enviado por meio dos Correios e é entregue rapidamente para o seu destinatário, talvez uma hora depois de ser enviado, dependendo do lugar onde será enviado ou entregue. É mais utilizado para notificar algo, pois o assunto deve ser breve, claro e objetivo, pois é cobrado por número de palavras.

 

Proponha a seguinte atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socialize os telegramas.

 

9ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Bula de remédio

 

A bula de remédio é outro gênero textual utilizado pela autora em seu livro. Na página 21 do livro ela apresenta a bula de um remédio chamado por ela de destremil, utilizado  por Felpo para fazer parar a sua orelha, que treme quando ele fica nervoso.

Explique aos alunos que a bula de remédio é um texto informativo que traz instruções sobre o uso de medicamentos e informações específicas sobre sua composição, cuidados e formas de administrar. Aproveite o momento para conscientizar seu aluno sobre a necessidade e importância do usuário ler a bula e conhecer os possíveis efeitos sobre o organismo, a forma de usar, quantidade e indicação, e quanto o seu mau uso pode ser maléfico para a saúde.

Depois de uma conversa sobre a importância da bula, proponha a atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 21.

 

Socialize as bulas trazidas pelos alunos.

                        

10ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Fábula

 

Felpo conta, nas páginas 22 e 23, uma fábula para explicar como é o seu jeito de ser. Depois de lê-la com os alunos, explique que as fábulas transmitem um ensinamento, uma lição de moral e que seus personagens são, na maioria das vezes, animais que agem e falam como se fossem pessoas.

Já nas páginas 25 e 26 ele escreve um conto de fadas. Aproveite o momento para comparar esses dois gêneros textuais. Explique que contos de fadas são histórias com heróis e heroínas, princesas, príncipes e rainhas, fadas e bruxas. Nessas histórias os personagens enfrentam dificuldades e, na maioria das vezes as superam, principalmente contra o mal.

 

Proponha a atividade a seguir:

 

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Fonte: Imagem da própria autora. 

 

Socialize as fábulas escolhidas pelos alunos.

 

 

11ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Conto de Fada

 

Depois de realizada a atividade anterior sobre fábulas, converse um pouco mais com os alunos a respeito dos contos de fadas. Enumere alguns contos de fadas que sejam de conhecimento dos alunos. Permita que eles citem os contos que conhecem e  enumere-os na lousa. Esclareça que, apesar do nome contos de fadas, esses contos não se referem apenas a histórias com fadas e princesas. Exemplifique com contos como Pinóquio, o Gato de Botas, João e Maria, Sherek, entre outros.

 

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada pela autora com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba - UFU . 2014.

 

Depois de conversarem e se lembrarem de vários contos de fadas, proponha a atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socialize os contos.

 

12ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Receita Culinária

 

A receita culinária é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas: ingredientes e modo de fazer. A primeira parte relaciona os ingredientes e a quantidade necessária, que pode ser indicada em gramas, xícaras, colheres, pitadas, entre outras. Leve para a sala diferentes tamanhos de medidores, como colher de sopa, sobremesa e café para que eles possam entender a diferença entre as medidas. Já o modo de fazer indica o passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para o sucesso da receita.

Apresente aos alunos a receita do Bolinho de Chocolate (página 28) comentado por Felpo na carta que envia a Charlô na página 23.  Conte a eles que farão a receita.

Professor, se quiser, pode aproveitar o momento para trabalhar com conceitos matemáticos, como adicionar à receita, multiplicar ou dobrar a receita, dependendo do nível de conhecimento em que se encontra a turma.

Organize a sala de aula ou se dirija, com os alunos,  à cantina ou cozinha da escola para a execução da receita. Permita que os alunos manipulem os ingredientes. Veja a seguir o momento em que a turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Eseba - UFU colocou a "mão na massa".

 

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Fonte: Imagens da própria autora. Atividade realizada em sala de aula do 3°ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Eseba - UFU. Professora Vaneide. 2014.

 

Depois de brincarem e apreciarem os Docinhos de Chocolate do Felpo, proponha a seguinte atividade:

 

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 28.

 

Proponha aos alunos para criarem um pequeno livro ou apostila de receitas com as receitas trazidas pelos alunos da turma.

 

 

13ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Lista           

 

Na página 30 a autora apresenta uma lista feita por Felpo, de coisas que ele poderia esquecer de escrever na próxima carta para Charlô. Use o exemplo dessa lista para explicar esse gênero textual. Explique para a turma o que é uma lista e como ela pode se organizar e ser útil para quem a faz. Dê exemplo das possibilidades e utilidades de uma lista com situações que fazem parte do cotidiano das crianças, como na escola. faça perguntas como: O que é uma lista? Para que ela serve? Quem faz lista. Pra quê? Que tipos de lista vocês conhecem? Onde encontramos listas? Quais listas são úteis aqui na escola? Permita que pensem e enumerem as possibilidades como: lista de professores, disciplinas, materiais, horário, livros lidos, entre outros e explique que cada uma dessas listas tem uma finalidade para facilitar algum trabalho.

 

Proponha a seguinte atividade:

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Fonte: Imagem da própria autora, a partir da imagem retirada de FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 30.

 

Faça uma exposição das listas dos alunos em um varal ou mural.

 

 

14ª  Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Cartão Postal

 

Charlô envia um cartão postal para Felpo que se encontra na página 31. Aproveite a situação para introduzir esse gênero textual. No dia dessa atividade você deverá levar para a sala vários cartões postais para mostrar à turma. Mas, só mostre depois de ler a página 31 do livro e explicar a finalidade desse cartão.

Explique que se trata de cartão que é ilustrado de um lado e do outro lado há um espaço para a escrita de um texto e endereço do destinatário. Não há espaço para endereço do remetente, pois, na maioria das vezes é enviado por alguém que está viajando e quer mandar notícias e, então, aproveita para mostrar ao destinatário uma imagem do lugar onde está, apenas de passagem. Geralmente, a imagem é de uma atração turística da cidade.

Explique também que há um local específico para colocar o selo pelo funcionário da agência dos Correios, por onde é enviado o cartão, pois, ele circula sem envelope. Fale também que, apesar de não ter o lugar para se colocar o endereço do remetente, ele deve colocar o seu nome logo depois da mensagem que deve ser curta, pois o espaço é pequeno.

O cartão postal é uma comunicação que não é tão usada hoje em dia como há alguns anos, devido ao acesso das pessoas à internet, que podem postar uma foto do lugar onde estão visitando nas redes sociais ou por e-mail. Mas, explique aos alunos que durante muitos anos foi a forma de comunicação mais utilizada por pessoas que viajavam e queriam contar sobre sua viagem.

Mostre um cartão postal da cidade onde moram, de preferência de um lugar que os alunos conheçam. Permita que os cartões levados por você circulem livremente pela sala e sejam vistos e lidos por todos.

 

Apresente a seguinte atividade:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

15ª Atividade – Aproximadamente 30 minutos.

 

Gênero Textual: Letra de Música

 

Um dia, depois de muitos encontros de Charlô e Felpo eles criaram uma canção. A letra foi composta por Felpo e a música por Charlô. O nome da canção: Orelhas. Na página 36 do livro é apresentada a partitura da música. Observe:

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Fonte: FUNARI, Eva. Felpo Fiva. São Paulo: Moderna, 2006, p. 36.

 

É uma ótima oportunidade de trabalhar com o gênero textual letra de música, lembrando que você poderá trabalhar várias questões ligadas a esse tema, além da letra da música, como: composição, formas de apresentação, melodia, notas, partituras, ritmos, origem, condições históricas, espaciais e temporais, entre outros. Poderá trabalhar também a interpretação de textos e leitura.

Na verdade, não faz muito sentido trabalhar a letra da música só pelas palavras, desconsiderando a melodia e o ritmo que a envolve. Por isso, o momento de ouvir a música é muito importante para trabalhar esse gênero.

Portanto, leve alguém para tocar e cantar a música criada por Felpo e Charlô. Se você tocar algum instrumento musical, faça isso você mesmo.

Escolha uma música para trabalhar a letra. Pode ser uma música tocada atualmente ou antiga, que faça sentido para os alunos. Lembre-se que você deve colocar a música cantada para que possam ouvir, antes ou depois do estudo da letra, da forma que melhor convier.

 

Finalizando a aula

Existem muitas atividades que podem ser ainda criadas a partir da leitura desse livro. A autora ainda trata de outras questões que se referem a outros gêneros textuais. Crie mais atividades se você desejar.

Muitas atividades também podem ser criadas, abordando a ortografia, gramática e interpretação de textos, aproveitando o interesse e empolgação dos alunos com a história. Aproveite esse momento.

 

Socializando...

Professor, existem muitas formas de socializar as atividades dessa aula. Além de socializar as atividades em sala de aula você pode fazer a culminância da aula com um evento para expor os trabalhos dos alunos.  Discuta com eles qual será a melhor forma de apresentar os trabalhos que pode ser aos pais e à comunidade escolar. Faça o planejamento junto com eles.  

Este evento poderá ter diversos desdobramentos, possibilitando o trabalho com outros gêneros textuais, tais como:

·         Elaboração de um convite aos pais;

·         Solicitação de autorização para a direção da Escola;

·         Lista de tarefas;

·         Relatório da atividade;

·         Dentre outros.

Professor, durante a execução dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a você, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnológicos, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e vídeos e construir um mural ou edição de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

No sítio “Apenas ideias”, disponível em <http://carmennyna.blogspot.com.br/2013/10/felpo-filva.html>, acesso em: 7 de set. 2014, você encontra o livro completo para download.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno desenvolveu: o hábito e o gosto pela leitura e sua criatividade e compreendeu a diversidade textual identificando-o no seu cotidiano e a sua finalidade. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços em sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • andrea reis de souza, Omega , Bahia - disse:
    andreareissouza@uol.com.br

    11/07/2015

    Cinco estrelas

    Atividade maravilhosa! Muito criativa e aborda todos os generos textuais trabalhados no livro... pena que nao vi essa atividade antes...meu tempo esta curto. (desculpe a falta de acentuacao, meu computador esta com problemas). Parabens!


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