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Um gênero da comunicação: Carta Pessoal

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dominar o gênero Carta pessoal.
  • Confeccionar uma carta pessoal.
  • Comunicar-se interpessoalmente, manifestando sua subjetividade a outras pessoas.
  • Interpretar uma carta pessoal e elaborar uma resposta por meio de outra carta pessoal.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Interpretar textos em diversos suportes, como filme, música etc.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Apreciação de música.
  • Apreciação de filme.
  • Interpretação de texto.
  • Confecção textual.

Recursos:

  • Sala de vídeo.
  • Laboratório de Informática.

 

Professor, a carta pessoal é um gênero escrito que possui muitas características compatíveis aos outros tipos de carta, como a argumentativa, a do leitor, e-mail etc. Sendo assim, incentivar a comunicação por esse gênero é uma ação que possibilita a criatividade e ensina a forma de um gênero amplo.

 

Aula 1 – Motivando o gênero

Imagem disponível em: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/679043/gd/1312312560/Genero-do-discurso-Carta-pessoal.jpg, acesso em 06/09/2014.

Atividade 1

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e projete a letra da música A carta, de Renato Russo, disponível em: http://www.vagalume.com.br/renato-russo/a-carta.html, duração: 3min55seg.  Acesso em 28/08/2014. No site indicado para exibição da letra, tem um botão de comando Play, clique neste botão para o áudio iniciar.

Depois de exibir o áudio e a letra, pergunte aos alunos:

  • Sobre o quê é a letra da canção?
  • Há a intenção de diálogo?
  • Esta letra pertence é um poema que pertence ao gênero música, mas ela faz referência a outro gênero escrito. Qual é?

Professor, se necessário, ajude-os dizendo que o título da canção dá uma dica sobre o gênero com o qual dialoga.

  • O que leva a relacionar a canção com a carta?
  • O eu-lírico revela o ato de escrever?
  • O eu-lírico diz que deseja ser lido?
  • O eu-lírico diz que deseja resposta?
  • O eu-lírico fala sobre algo pessoal?
  • Como avanço  da tecnologia  o gênero carta está em extinção?

Professor, ajude os alunos a entenderem essas questões e as perceberam nas estrofes do poema da canção.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: http://media.uccdn.com/pt/images/3/5/3/img_como_escrever_uma_carta_de_apresentacao_para_um_desconhecido_353_orig.jpg, acesso em 15/09/2014.

 

Professor, depois disso, anuncie aos seus alunos que a análise que fizeram da letra da canção foi uma introdução para estudarmos o gênero carta. Diga a eles que existem vários tipos de cartas e ramificações deste gênero, como o e-mail, o depoimento, as mensagens instantâneas etc. O tipo de carta que mais se aproxima da canção é a Carta Pessoal. Para provar isso, entregue aos alunos as características do gênero Carta Pessoal.

  • Distância entre o autor e o destinatário da carta.
  • A interlocução - a missiva é “um texto por definição destinado a outrem”.
  • Os diferentes interlocutores.

A estrutura composicional da carta:

  • O cabeçalho, onde costuma aparecer local e data em que a carta foi escrita.
  • A saudação e o vocativo – comuns na abertura da carta.
  • O corpo do texto.
  • A despedida – fase em que o autor encerra sua carta.
  • A assinatura, que deixa claro e nomeia a autoria do texto.
  • À esquerda são colocados o destinatário e a saudação inicial; a data e a assinatura devem terminar à margem direita;
  • Também se dá espaço entre o local e a data e o vocativo; entre o vocativo e o início do texto; entre o fim do texto e a saudação; e entre a saudação e a assinatura.

Depois disso, entregue aos alunos a carta (adaptada) abaixo e peça para eles reconhecerem os elementos apontados nas características do gênero carta.

Bolívia, 16 de outubro de 1967

Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto,


Se alguma vez tiverem que ler esta carta, será porque eu não estarei mais entre vocês. Quase não se lembraram de mim e os mais pequenos não recordarão nada. O pai de vocês tem sido um homem que atua, e certamente, leal a suas convicções. Cresçam como bons revolucionários. Estudem bastante para poder dominar as técnicas que permitem dominar a natureza. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça praticada contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário. Até sempre, meus filhos.

Espero vê-los, ainda.

Um beijão e um abraço do Papai.

Che Guevara - carta aos filhos. Disponível em: http://edutica.blogspot.com.br/2008/10/che-guevara-carta-aos-filhos.html, acesso em: 18/09/2014.

 

Peçam aos alunos para anotarem na folha entregue, ao reconhecerem, as características da Carta Pessoal, para checarem as análises oralmente na próxima aula.

 

Aulas 2 e 3 – Assistindo ao uso da carta pessoal

Professor, para esta aula será necessário locar o vídeo A casa do lago, duração 99min., direção de Alejandro Agresti (The Lake House, 2006).

Inicie a aula pedindo aos alunos para retomarem as análises das características percebidas na aula passada no exemplo de carta pessoal.

Confira com eles, a checagem da estrutura se encontra entre parênteses:

Bolívia, 16 de outubro de 1967 (LOCAL E DATA, CABEÇALHO)

Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto, (DESTINATÁRIOS E LINHA DE SAUDAÇÃO)


Se alguma vez tiverem que ler esta carta, será porque eu não estarei mais entre vocês. Quase não se lembraram de mim e os mais pequenos não recordarão nada. O pai de vocês tem sido um homem que atua, e certamente, leal a suas convicções. Cresçam como bons revolucionários. Estudem bastante para poder dominar as técnicas que permitem dominar a natureza. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça praticada contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário. Até sempre, meus filhos. (CORPO DO TEXTO)

Espero vê-los, ainda.

Um beijão e um abraço do Papai. (LINHA DE DESPEDIDA E ASSINATURA)

 

Após essa checagem das análises, informe a seus alunos que eles assistirão a uma história em que a carta é a ponte entre tempos distantes. Para tanto, leve os alunos à Sala de Vídeo e exiba o filme A Casa do Lago, duração 99min. Direção de Alejandro Agresti (The Lake House). Antes de o vídeo começar, diga a eles que o intuito dessa exibição é que eles percebam no filme qual é o fio condutor da narrativa cinematográfica, ou seja, qual é o elemento que é responsável pela comunicação entre os personagens principais; como eles se situam no tempo e no espaço um em relação ao outro; qual é o assunto dos diálogos deles.

Sugestão de site com o filme A casa do lago:

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-j7CLQYB1cC4/Tdh6PaAgnvI/AAAAAAAAAVE/AwmzALGSUiU/s1600/a+casa+do+lago.png, acesso em 06/09/2014.

Aula 4 – Analisando o filme

Professor, motive seus alunos a começarmos a discutir o filme. Para tanto, sugerimos algumas questões:

  • Gostaram do filme?
  • Sobre o que o roteiro narra?
  • Trata-se de um romance convencional?
  • Qual a principal diferença entre os personagens principais?
  • Como se percebe que eles estão vivendo em tempos distintos?
  • Há dois elementos comuns a eles. Quais são?
  • O que motivou a comunicação entre eles por meio de cartas?
  • Por que não usaram e-mails?
  • Por que não usaram ligação telefônica?
  • Qual o conteúdo das cartas?
  • O tema inicial da conversa é o mesmo das últimas cartas?
  • A carta pode ser lida como elemento que salva a vida dos dois? Explique.

 

Professor, ajude-os a entenderem que o filme narra sobre um amor que supera a diferença temporal entre os apaixonados e que a percepção de que eles estão em tempos que se diferem em dois anos configura o relacionamento posto como não convencional. Os elementos comuns ao casal são a cadela e a casa do lago. A conversa foi motivada pela necessidade de a antiga inquilina necessitar que as correspondências dela sejam reenviadas ao seu endereço novo. Como ela não conhecia o novo inquilino, não era possível que usasse de outros suportes para a comunicação, como o telefone ou o e-mail. O conteúdo das cartas sofre modificação gradativa, pois se inicia com a necessidade de informar o novo endereço para remeter as correspondências do antigo inquilino, posteriormente, as incoerências de informação estabelecem uma comunicação esclarecedora e informativa, logo em seguida, eles se apresentam e iniciam um relacionamento a distância, primeiramente como amigos e depois como prentensiosos namorados.

A carta salva ambos por motivos diferentes. Primeiramente, salva a Kate de uma vida solitária ao lado de uma pessoa que ela não ama e, depois, salva Alex de um acidente que impediria o encontro dos dois fisicamente.

Aula 5 – Enviando uma carta

Pergunte a seus alunos se eles praticam a escrita da carta pessoal e se gostam de receber correspondência desse gênero. Seria bom, como no filme, descobrir uma amizade ou, até quem sabe, um romance por meio de uma carta. Logo em seguida, proponha a eles que escrevam cartas pessoais a quem eles desejarem. Entregue a seus alunos papéis de carta e envelopes com selo para postagem. Peça, então, para que eles escolham um destinatário, alguém que eles conhecem e com quem têm muito carinho (pai, mãe, namorado(a), primo(a), amigo(a), vizinho(a), colega etc.), e escrevam para o(a) escolhido(a) e depois levem aos Correios para envio.

Sugerimos que solicite resposta ao seu destinatário, para que seja estabelecida uma dinâmica de correspondência.

Imagem disponível em: https://cdn.tutsplus.com/vector/uploads/legacy/tuts/000_2010/356-mail-icon/00.jpg, acesso em 06/09/2014.

Recursos Complementares

DUARTE, Vânia. Carta Pessoal. Disponível em: http://www.escolakids.com/carta-pessoal.htm, acesso em 05/092014.

(Autor Desconhecido). Carta Pessoal. Disponível em: http://www.ial.br/professor/30553/201146762atividade9944.pdf, acesso em 05/09/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e perceber se ele conseguiu dominar  o gênero carta pessoal e os processos de interpretação e construção textual.

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