Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo narrativas

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dominar os elementos da narrativa.
  • Elaborar conscientemente uma narrativa.
  • Interpretar a relação semântica que os elementos da narrativa conferem ao texto.
  • Elaborar textos que trabalhem a com a memória social e cultural por meio da consciência criativa do indivíduo.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer o gênero narrativo.
  • Interpretar textos literários.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura literária.
  • Roda de leitura.
  • Confecção de texto.

Recursos:

  • Texto impresso.
  • Computador.
  • Data show.

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_z-s_eFJnWaM/SgrcRmkjAvI/AAAAAAAAAGk/AI32FuozrbY/s320/Jonas_a_ler.jpg, acesso em 06/09/2014.

 

A literatura é o caminho para se amadurecer a interpretação de textos dos homens, pela complexidade de elementos que envolvem uma narrativadade. Sendo assim, conhecer a função de cada elemento da narrativa possibilita a progressão sistemática na leitura e produção de textos.

Aula 1 - Negócio de menino com menina

Professor, coloque seus alunos em semicírculo e distribua a eles o texto Negócio de menino com menina, de Ivan Ângelo, disponível em: http://tecopoetasonhador.blogspot.com.br/2013/03/negocio-de-menino-com-menina-ivan-angelo.html, acesso em 01/09/2014.

Solicite a eles que cada um faça a leitura em voz alta de um parágrafo da narrativa e, a medida em que forem aparecendo palavras que eles desconheçam, peça que as marquem no texto para posterior discussão.

Depois que terminarem a leitura do conto de Ivan Ângelo, pergunte aos alunos sobre o que o texto narra.

Professor, espera-se que os alunos percebam que está muito marcado no texto a diferença entre as classes sociais, um menino simples e uma menina mimada por seu pai fazendeiro. Também é importante que os alunos assimilem que, por mais insistente que fossem o pai e a menina, o animal não estava à venda, pois o menino não queria ter a posse do passarinho, sua vontade era somente de mostrar a sua mãe a sua conquista e permanecer com o prêmio por sua perseverança por mais algum tempo. Outro fator ímpar neste texto é a necessidade que os adultos têm em colocar valor em tudo, de acharem que tudo está à venda, e essa característica corrompe muitas crianças, como é o caso da menina que deseja o passarinho. Percebe-se ainda que a negociação entre as duas crianças é mais suave e a única que tem êxito, pois quando a menina dialoga com o menino, ele logo diz que levará o passarinho para ela no dia seguinte.

Assim que os alunos perceberem a história do conto, pergunte a eles se as palavras que eles não souberam o que significava interferiu para o conhecimento do texto. Espera-se que digam que não. No entanto, é importante que aumentem o vocabulário, para isso promova uma discussão para tentarem encontrar o significado, por meio do texto, das palavras que eles marcaram como desconhecidas.

Fizemos algumas sugestões de expressões regionais que podem contemplar alguma das questões vocabulares dos alunos:

  • transação: operação de compra e venda;
  • intermediário: pessoa que faz contato com outra para realizar um negócio;
  • recalcitrantes: resistente à mudanças e opiniões alheias;
  • decepcionada: desiludida;                                                        
  • intimidade: familiaridade;
  • águia da Bolsa de Valores: um grande negociador;
  • gretas: aberturas que ficam entre uma haste e outra da grade da gaiola;
  • hesitantes: indecisos.                                                                

 

Quando a dinâmica de investigação vocabular terminar, promova uma discussão literária entre seus alunos, como forma de sistematizar a interpretação do texto e prepará-los para a teoria dos elementos da narrativa. Para tanto, sugerimos as seguintes questões:

  • Onde a história acontece?
  • Quem são os personagens da história?
  • Alguém conta essa narrativa?
  • Quanto tempo demora para essa história acontecer?
  • Se você tivesse que contar sobre o que a história narra, em poucas palavras, como seria?

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-9rThYaRfs1U/T7qrZloKWyI/AAAAAAAAAGw/p2QTGl0AdjI/s1600/59_72_21.jpg, acesso em 06/092014.

A partir das respostas orais, solicite que os alunos encontrem no texto o trecho que comprove a resposta deles e marquem com o lápis a parte que eles encontrarem.

Após as marcações, informe aos alunos que a primeira pergunta nos deu o espaço da narrativa; a segunda nos revelou os personagens; a terceira, o narrador; a quarta, o tempo; e, por fim, a quinta revelou o enredo da narrativa. Esses pontos formam o que chamamos de elementos da narrativa. Sem esses elementos, não há narrativa, pois o espaço, por mais que não revelado, existe para localizar o que está sendo narrado; os personagens são aqueles que realizam os fatos narrados; o narrador é que faz o intercâmbio entre o fato acontecido e o leitor; o tempo é a dinâmica sequencial ou não dos fatos narrados; e o enredo é justamente o que é narrado.

 

Aula 2 - Construindo uma narrativa

 

Atividade 1

 

Há vários tipos de narradores, personagens, tempo e espaço para que um enredo se desenrole em uma narrativa, mas a presença deles é certa. Antes de apresentar os tipos de cada um, solicite a seus alunos que escreva em seu caderno a seguinte tabela:

 

ENREDO

 

PERSONAGENS

 

NARRADOR

 

TEMPO

 

ESPAÇO

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Peça aos alunos para pensarem em um enredo, ou seja, peça que imaginem uma situação que mereça ser narrada e que a escreva na tabela desenhada no caderno, na linha correspondente ao enredo. Essa atividade ajudará aos alunos a compreenderem os elementos da narrativa e possibilitará que construam a deles de forma consciente.

 

Atividade 2

 

Após o preenchimento do quadro, diga que a apresentação, que seguirá, poderá ajudá-los na construção e na incrementação da narrativa que eles irão escrever.

Sendo assim, apresente a sequência de slides do material Narração, de autor desconhecido, disponível em http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.educacional.com.br%2Fupload%2FblogSite%2F489%2F489782%2F3152%2FNARRACAO.ppt&ei=QGEIVNG0NIOfggSou4HoBQ&usg=AFQjCNHVGN7XAxtLkNshhoWwIcqy36iReA&sig2=jj14w1HVjisEgSMSaxmUVA&bvm=bv.74649129,d.eXY, acesso em 02/09/2014. É importante que durante a exibição e leitura do material seja feito comentários a respeito do assunto. 

 

Já conscientes dos elementos da narrativa e função deles dentro de uma história, peça aos alunos que em casa, terminem de preencher a planilha de acordo com o enredo pensado e tragam  na próxima aula, para socializar com os demais colegas. 

 

Aula 3 – Discussão

Faça uma roda com os alunos e peça para que eles apresentem seus quadros para os colegas e permita que haja troca de conhecimento e diálogo entre eles, para que cada aluno possa contribuir com o outro, na tentativa de que o autor tenha noção se a história dele será interessante ao público leitor.

Depois da dinâmica, solicite aos alunos que façam as adequações que acharem necessárias em sua tabela e que em casa escrevam sua narrativa, unindo o enredo, o tempo, o espaço, os personagens e o narrador que eles escolheram para sua história.

 

Aula 4 – revisão textual

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_gzfNfjzNDk4/S66I9RomSZI/AAAAAAAAABw/-d5G78Qno6s/s1600/a%C3%A7%C3%A3o+revis%C3%A3o.jpg, acesso em 06/09/2014.

Atividade 1

Professor, peça a seus alunos que façam uma roda e que troquem seus textos com o colega, porque agora eles farão papel de revisores. Para tanto, cada aluno fará a leitura silenciosa de uma narrativa que não é a sua e, por meio da sua leitura atenta, dará sugestões de ortografia, sintaxe e revisão lexical para ajudar a melhorar o texto do colega. Se necessário for, deixe disponíveis dicionários e gramáticas para consulta.

Atividade 2

Para uma revisão criteriosa, às vezes são necessários mais de um profissional das Letras para o trabalho; por isso, professor, faça o texto rodar mais uma vez, sem que ele volte à mão do seu autor e repita a atividade 1.

Atividade 3

Após as 2 duas olhadas técnicas e cuidadosas, o autor da narrativa receberá seu texto novamente, fará a leitura silenciosa da sua produção textual com as sugestões dos revisores para avaliar se concorda ou não com os apontamentos. Em caso de dúvida de marcação ou de necessidade de defesa da sua ideia para com o revisor, possibilite a dinâmica de consulta e conversa com o colega que produziu o apontamento no texto.

Depois de finalizada a revisão texto, é chegada a hora de passá-lo a limpo. Para tanto, solicite seus alunos que façam a reescrita de seu texto em casa e que tragam-na em uma folha separada para a próxima aula para ser entregue à redação do blog da escola para publicação.

Professor, caso a escola não possua um blog para a publicação dos textos dos alunos, sugerimos que crie um para sua matéria e lá disponibilize os textos dos alunos. Se necessário for, sugerimos o tutorial Como fazer um blog Blogspot em 5 minutos, de Rodrigo, disponível em: http://www.comofazer.net/como-fazer-um-blog-blogspot/, acesso em 15/092014.

Recursos Complementares

ARAÚJO, Ana Paula de. Narração. Disponível em: http://www.infoescola.com/redacao/narracao/, acesso em 05/09/2014.

Elementos da Narrativa. Disponível em: http://www.escritacriativa.net/escrita/artigososwaldo/4-elementos.html, acesso em 05/09/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito dos elementos da narrativa e a produção por meio do texto narrativo produzido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.