Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Morte e Vida Severina - Um auto de Natal em sala de aula

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto.
  • Conhecer a estrutura do gênero Auto de Natal.
  • Conhecer o texto Morte e Vida Severina.
  • Dominar as relações entre releitura e suas obras inspiradoras.
  • Identificar através da obra do poeta o contexto da migração nordestina.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar gêneros poéticos.
  • Dominar texto dramático.
  • Dominar os elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura de texto.
  • Interpretação textual.
  • Apreciação de vídeo e música.
  • Confecção de uma releitura.
  • Exposição.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
  • Sala de Vídeo.

 

 

Professor, a questão regional da seca e da luta pela sobrevivência no nordeste é um tema atemporal e estudá-la criticamente por meio das letras de João Cabral de Melo Neto e suas releituras é um trabalho sério e engrandecedor.

 

Aula 1 - Lendo João Cabral de Melo Neto

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e solicite a eles que pesquisem no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, sobre o brasileiro João Cabral de Melo Neto. Para tanto, separe a sala em duas equipes de buscas: uma ficará responsável pela pesquisa de informações biográficas e a outra equipe ficará responsável pela pesquisa bibliográfica do autor.

Professor, sugerimos que o acesso à pesquisa inicie por meio do Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, pois, por meio dele, é possível que a criança tenha acesso a uma gama de informações e dentre elas, graças à leitura dos sites que escolher, escolha qual informação lhe serve ou contempla à sua curiosidade. Permita aos alunos darem vazão à curiosidade deles e que por meio das escolhas deles, contribuam para o intercâmbio de conhecimento na sala.

Depois da pesquisa feita, solicite que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os dados que encontraram.

Informe a seus alunos que essas anotações comporão uma exposição sobre o autor e por isso devem conter informações importantes sobre a biografia e bibliografia do autor.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_sFbuFPrN_BU/TNhIGuLSM1I/AAAAAAAABVY/pfvzmk1hTnk/s400/neto.jpg, acesso em 18/09/2014.

Assim que os alunos tiverem reunido as informações, peça para que as equipes se reúnam e estabeleçam a organização para confecção de slides sobre suas frentes de pesquisa. Informe a eles que primeiramente devem rascunhar em seus cadernos os slides, decidir quais informações serão comportadas em cada slide e se há alguma que será descartada. Cada equipe deve confeccionar uma apresentação de slides.

 

Aula 2 - Construindo a apresentação sobre João Cabral de Melo Neto

 

No Laboratório de Informática, peça para seus alunos darem continuidade ao trabalho da aula anterior. Agora, eles devem usar dos recursos do Power Point para elaborarem as apresentações.

 

Professor, se necessário, instrua-os a assistirem o tutorial Power Point 2010 (aula 2) para iniciantes - Formatando e animando o texto, duração 19min49seg. https://www.youtube.com/watch?v=-2AjBaRjlDw, acesso em 13/09/2014.

 

Peça aos alunos para salvarem no pen drive deles a apresentação de cada grupo com o nome João Cabral de Melo Neto - Biografia e João Cabral de Melo Neto - Bibliografia, respectivamente. Após eles terminarem, solicitem que troquem entre si os pen drives para eles conhecerem o trabalho do colega; logo em seguida, permita que eles dialoguem sobre o material confeccionado a fim de contribuírem com o trabalho alheio.

 

Aula 3 - Lendo Morte e Vida Severina

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/9/95/Cartaz-morte-e-vida-severina.jpg/220px-Cartaz-morte-e-vida-severina.jpg, acesso em 06/09/2014.

Distribua para os alunos o texto Morte e Vida Severina (Auto de Natal Pernambucano), disponível em: http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp, acesso em 01/09/2014.

 

Solicite aos alunos para fazerem uma roda de leitura: cada aluno deve ler um trecho do auto de Natal. Esta dinâmica favorece à interação dos alunos na leitura.

Professor, depois da leitura, possibilite aos alunos que discutam literariamente o texto, para tanto, sugerimos as seguintes perguntas:

  • Quem são os personagens da história?
  • Há narrador?
  • Os versos deste texto representam um poema?
  • Este poema é um poema convencional?
  • Este texto tem características de um texto dramático?
  • Qual o espaço?
  • Qual o tempo da história?
  • Qual o enredo?
  • Qual a crítica que o texto proporciona?
  • Qual o ganho no texto devido à sua estrutura poética?

 

Ajude os alunos a perceberem as especificidades do texto Morte e Vida Severina e como o autor traça a narratividade para retratar o cotidiano de uma cultura onde se nascem tantos quanto se morrem e essas mortes são ocasionadas por fome, velhice ou ordem de algum coronel da região. A morte em alguns casos é vista como salvação de uma vida sem fortunas e de muito sofrimento. E, ao mesmo tempo que a morte salva, a esperança renasce com o nascimento de uma criança.

Professor, espera-se ainda que os alunos percebam que a estrutura de um poema favorece a musicalidade, característica da fala do povo nordestino e que as marcas que indicam cena, personagens e ações são as rubricas comuns aos textos dramáticos.

Com relação ao conteúdo, esse texto é conhecido como um auto de Natal e para explicar melhor esse assunto, sugerimos que distribua entre os alunos o texto Auto, disponível em: http://www.edtl.com.pt/?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=825&Itemid=2, acesso em 30/0/2014.

Peça para que um dos alunos leia o texto para a sala e outro, posterior à leitura, que explique as características de uma auto e a um terceiro aluno que reconheça essas característica no texto Morte e Vida Severina.

 

Aula 4 e 5 - Conhecendo releituras

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-Be2uc22batI/TaTeKPOnXnI/AAAAAAAAAYc/Uo4pr848ZPo/s1600/morteevidadadadada.jpg, acesso em 06/09/2014.

Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e exiba uma releitura do auto de Natal Morte e Vida Severina, disponível no site da Tv Escola, lembre-se para acessá-lo é necessário estar logado. Especiais Diversos - Morte e Vida Severina - Em desenho animado, duração 55min26seg, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=336, acesso em 01/09/2014. Sugerimos que sejam aulas geminadas, para favorecer à discussão.

Depois de assistido, questione aos alunos quais são os elementos que relacionam este vídeo com a obra de João Cabral de Melo Neto.

  • Quem são os personagens da história?
  • Há narrador?
  • As falas remontam a musicalidade dos versos do texto de João Cabral?
  • Qual o espaço?
  • Qual o tempo da história?
  • Qual o enredo?
  • Qual a crítica que o texto proporciona?
  • Qual o ganho no texto devido à sua estrutura poética?

Espera-se que eles refiram-se ao tema, espaço e enredo.

 

Após a essa discussão, apresente a eles a música Morte e Vida Severina, de Chico Buarque de Holanda. Acesse a postagem de SANT ANNA, Davi.  Morte e Vida Severina – Chico Buarque. Duração 2min24seg.,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gGLDaE01PdA, acesso em 01/09/2014.

 

Após a audição da canção do mestre Chico Buarque, repita a questão sobre a relação entre a releitura musical e a obra de João Cabral. Espera-se que os alunos rememorem a questão temática nordestina de uma vida sofrida que encontra a salvação na morte.

 

Aula 6 - Criando uma releitura

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-wS2tGPS-cBA/ToCco2skymI/AAAAAAAAAMU/dgd5Nrx7SOM/s1600/untitled.png, acesso em 13/09/2014.

Sugerimos que os alunos se reúnam em grupos com, aproximadamente, 5 integrantes e o grupo escolha uma atividade artística (musical, cenográfica, corpórea, escrita, imagética etc.). Essa manifestação escolhida deve ser algo que o grupo seja familiarizado, pois os alunos farão uma representação, por meio dessa arte, do auto de Natal estudado nesta aula.

Professor, sugerimos que os alunos releiam o auto de Natal e decidam se querem criar um poema, uma imagem, uma escultura, uma música, uma coreografia para representar o texto. Acompanhe o processo de criação do rascunho da manifestação artística que eles propõem e peça para que, em casa, eles se reúnam para realizar a obra.

Observação: Se os alunos optarem por fazer coreografia, peça de teatro, música/musical ou afins, peça para que filmem a execução da arte para que seja montada uma exposição com o material resultante.

Observação 2: Se os alunos optarem por fazer cenografia, escultura, poema, imagens ou afins, peça para que tragam na próxima aula para que seja organizado o espaço da escola destinado à exposição.

 

Aulas 7 - A exposição

 

Professor, organize, junto com seus alunos, um espaço na escola com data show, computadores, caixa de som e mesas para exporem o material elaborado por seus alunos e convidem a escola para apreciar e conhecer um pouco mais sobre João Cabral de Melo Neto e seu auto de Natal Morte e Vida Severina.

Recursos Complementares

BISPO, Marlucy Mary Gama. Morte e Vida Severina - Uma análise cultura. Disponível em: http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_6/SESSAO_L_FORUM6_05.pdf, acesso em 05/09/2014.

MARCÍLIO, Fernando. Morte e Vida Severina. Disponível em: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/morte-e-vida-severina.html, acesso em 05/09/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual.  O professor deve acompanhar o desenvolvimento das atividades para: verificar a capacidade dos alunos  para realizarem  pesquisa; observar  as atitudes e a capacidade dos alunos para trabalharem  em grupo, durante a confecção do material para a exposição e as discussões em sala de aula; para verificar  se houve a compreensão dos conceitos estudados e o desempenho quantitativo e qualitativos dos alunos através de seus registros escritos e orais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudia, Colégio Poncho Verde , Rio Grande do Sul - disse:
    profeclaudia13@gmail.com

    08/10/2014

    Cinco estrelas

    Ótima forma de trabalhar esse poema e fazer o aluno também produzir.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.