20/09/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Estratégias:
Recursos:
Professor, a questão regional da seca e da luta pela sobrevivência no nordeste é um tema atemporal e estudá-la criticamente por meio das letras de João Cabral de Melo Neto e suas releituras é um trabalho sério e engrandecedor.
Aula 1 - Lendo João Cabral de Melo Neto
Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e solicite a eles que pesquisem no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, sobre o brasileiro João Cabral de Melo Neto. Para tanto, separe a sala em duas equipes de buscas: uma ficará responsável pela pesquisa de informações biográficas e a outra equipe ficará responsável pela pesquisa bibliográfica do autor.
Professor, sugerimos que o acesso à pesquisa inicie por meio do Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, pois, por meio dele, é possível que a criança tenha acesso a uma gama de informações e dentre elas, graças à leitura dos sites que escolher, escolha qual informação lhe serve ou contempla à sua curiosidade. Permita aos alunos darem vazão à curiosidade deles e que por meio das escolhas deles, contribuam para o intercâmbio de conhecimento na sala.
Depois da pesquisa feita, solicite que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os dados que encontraram.
Informe a seus alunos que essas anotações comporão uma exposição sobre o autor e por isso devem conter informações importantes sobre a biografia e bibliografia do autor.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_sFbuFPrN_BU/TNhIGuLSM1I/AAAAAAAABVY/pfvzmk1hTnk/s400/neto.jpg, acesso em 18/09/2014.
Assim que os alunos tiverem reunido as informações, peça para que as equipes se reúnam e estabeleçam a organização para confecção de slides sobre suas frentes de pesquisa. Informe a eles que primeiramente devem rascunhar em seus cadernos os slides, decidir quais informações serão comportadas em cada slide e se há alguma que será descartada. Cada equipe deve confeccionar uma apresentação de slides.
Aula 2 - Construindo a apresentação sobre João Cabral de Melo Neto
No Laboratório de Informática, peça para seus alunos darem continuidade ao trabalho da aula anterior. Agora, eles devem usar dos recursos do Power Point para elaborarem as apresentações.
Professor, se necessário, instrua-os a assistirem o tutorial Power Point 2010 (aula 2) para iniciantes - Formatando e animando o texto, duração 19min49seg. https://www.youtube.com/watch?v=-2AjBaRjlDw, acesso em 13/09/2014.
Peça aos alunos para salvarem no pen drive deles a apresentação de cada grupo com o nome João Cabral de Melo Neto - Biografia e João Cabral de Melo Neto - Bibliografia, respectivamente. Após eles terminarem, solicitem que troquem entre si os pen drives para eles conhecerem o trabalho do colega; logo em seguida, permita que eles dialoguem sobre o material confeccionado a fim de contribuírem com o trabalho alheio.
Aula 3 - Lendo Morte e Vida Severina
Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/9/95/Cartaz-morte-e-vida-severina.jpg/220px-Cartaz-morte-e-vida-severina.jpg, acesso em 06/09/2014.
Distribua para os alunos o texto Morte e Vida Severina (Auto de Natal Pernambucano), disponível em: http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp, acesso em 01/09/2014.
Solicite aos alunos para fazerem uma roda de leitura: cada aluno deve ler um trecho do auto de Natal. Esta dinâmica favorece à interação dos alunos na leitura.
Professor, depois da leitura, possibilite aos alunos que discutam literariamente o texto, para tanto, sugerimos as seguintes perguntas:
Ajude os alunos a perceberem as especificidades do texto Morte e Vida Severina e como o autor traça a narratividade para retratar o cotidiano de uma cultura onde se nascem tantos quanto se morrem e essas mortes são ocasionadas por fome, velhice ou ordem de algum coronel da região. A morte em alguns casos é vista como salvação de uma vida sem fortunas e de muito sofrimento. E, ao mesmo tempo que a morte salva, a esperança renasce com o nascimento de uma criança.
Professor, espera-se ainda que os alunos percebam que a estrutura de um poema favorece a musicalidade, característica da fala do povo nordestino e que as marcas que indicam cena, personagens e ações são as rubricas comuns aos textos dramáticos.
Com relação ao conteúdo, esse texto é conhecido como um auto de Natal e para explicar melhor esse assunto, sugerimos que distribua entre os alunos o texto Auto, disponível em: http://www.edtl.com.pt/?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=825&Itemid=2, acesso em 30/0/2014.
Peça para que um dos alunos leia o texto para a sala e outro, posterior à leitura, que explique as características de uma auto e a um terceiro aluno que reconheça essas característica no texto Morte e Vida Severina.
Aula 4 e 5 - Conhecendo releituras
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-Be2uc22batI/TaTeKPOnXnI/AAAAAAAAAYc/Uo4pr848ZPo/s1600/morteevidadadadada.jpg, acesso em 06/09/2014.
Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e exiba uma releitura do auto de Natal Morte e Vida Severina, disponível no site da Tv Escola, lembre-se para acessá-lo é necessário estar logado. Especiais Diversos - Morte e Vida Severina - Em desenho animado, duração 55min26seg, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=336, acesso em 01/09/2014. Sugerimos que sejam aulas geminadas, para favorecer à discussão.
Depois de assistido, questione aos alunos quais são os elementos que relacionam este vídeo com a obra de João Cabral de Melo Neto.
Espera-se que eles refiram-se ao tema, espaço e enredo.
Após a essa discussão, apresente a eles a música Morte e Vida Severina, de Chico Buarque de Holanda. Acesse a postagem de SANT ANNA, Davi. Morte e Vida Severina – Chico Buarque. Duração 2min24seg.,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gGLDaE01PdA, acesso em 01/09/2014.
Após a audição da canção do mestre Chico Buarque, repita a questão sobre a relação entre a releitura musical e a obra de João Cabral. Espera-se que os alunos rememorem a questão temática nordestina de uma vida sofrida que encontra a salvação na morte.
Aula 6 - Criando uma releitura
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-wS2tGPS-cBA/ToCco2skymI/AAAAAAAAAMU/dgd5Nrx7SOM/s1600/untitled.png, acesso em 13/09/2014.
Sugerimos que os alunos se reúnam em grupos com, aproximadamente, 5 integrantes e o grupo escolha uma atividade artística (musical, cenográfica, corpórea, escrita, imagética etc.). Essa manifestação escolhida deve ser algo que o grupo seja familiarizado, pois os alunos farão uma representação, por meio dessa arte, do auto de Natal estudado nesta aula.
Professor, sugerimos que os alunos releiam o auto de Natal e decidam se querem criar um poema, uma imagem, uma escultura, uma música, uma coreografia para representar o texto. Acompanhe o processo de criação do rascunho da manifestação artística que eles propõem e peça para que, em casa, eles se reúnam para realizar a obra.
Observação: Se os alunos optarem por fazer coreografia, peça de teatro, música/musical ou afins, peça para que filmem a execução da arte para que seja montada uma exposição com o material resultante.
Observação 2: Se os alunos optarem por fazer cenografia, escultura, poema, imagens ou afins, peça para que tragam na próxima aula para que seja organizado o espaço da escola destinado à exposição.
Aulas 7 - A exposição
Professor, organize, junto com seus alunos, um espaço na escola com data show, computadores, caixa de som e mesas para exporem o material elaborado por seus alunos e convidem a escola para apreciar e conhecer um pouco mais sobre João Cabral de Melo Neto e seu auto de Natal Morte e Vida Severina.
BISPO, Marlucy Mary Gama. Morte e Vida Severina - Uma análise cultura. Disponível em: http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_6/SESSAO_L_FORUM6_05.pdf, acesso em 05/09/2014.
MARCÍLIO, Fernando. Morte e Vida Severina. Disponível em: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/morte-e-vida-severina.html, acesso em 05/09/2014.
A avaliação deve ser processual. O professor deve acompanhar o desenvolvimento das atividades para: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa; observar as atitudes e a capacidade dos alunos para trabalharem em grupo, durante a confecção do material para a exposição e as discussões em sala de aula; para verificar se houve a compreensão dos conceitos estudados e o desempenho quantitativo e qualitativos dos alunos através de seus registros escritos e orais.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2014
Cinco estrelasÓtima forma de trabalhar esse poema e fazer o aluno também produzir.