Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a fazer resenha: O Quebra-Nozes

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o balé O Quebra-Nozes.
  • Dominar a estrutura do gênero resenha crítica.
  • Interpretar e aplicar elementos da estrutura do texto narrativo.  
  • Emitir opinião sobre o significado cultural e social da obra O Quebra-Nozes.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar os elementos da narrativa.
  • Dominar as estruturas de um texto narrativo.
  • Utilizar a internet como lugar de pesquisa.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Exibição do balé O Quebra-Nozes.
  • Pesquisa on line.

Recursos:

  • Sala de Vídeo.
  • Laboratório de Informática.
  • Computador.
  • Data show.

 

 

Professor, o balé O Quebra-Nozes é uma manifestação clássica da arte e tem sua origem em um conto infantil. Trabalhar com essa obra de arte é nutrir o conhecimento cultural atemporal de seus alunos e dar a chance deles manifestarem sua opinião sobre uma obra que perdura por séculos.

 

Aula 1, 2 e 3 - O balé O Quebra-Nozes

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-RlwAD5L24kk/UNCKtHUmoQI/AAAAAAAABWM/E8c6Qf6kbUA/s1600/quebra-nozes.jpg, acesso em 06/09/2014.

 

Professor, entregue a seus alunos o Release de O Quebra-Nozes, disponível em http://leonardopachelle.files.wordpress.com/2011/05/release-o-quebra-nozes-2010.pdf, acesso em 15/09/2014. Solicite a seus alunos que leiam silenciosamente o material recebido para diálogo posterior.

 

Após a leitura, pergunte a seus alunos se:

  • Já frequentaram um teatro?
  • Já assistiram a um balé como O Quebra-Nozes:
  • Repararam no valor divulgado ao final do texto entregue?
  • Consideram um valor acessível a todo mundo?
  • A cultura de balé é considerada uma cultura "barata"?
  • Quais seriam os mecanismos de aproximar o balé de todas as pessoas?

Apresente a seus alunos o argumento da tecnologia e compartilhamento da informação como suportes que aproximam artes consideradas de elite da sociedade como um todo e que o balé O Quebra-Nozes foi apresentado e filmado por várias companhias de dança, sendo assim, pessoas de lugares que não possuem o espaço para a apresentação ou condições de adquirir um ingresso para assistir a uma apresentação podem acompanhar, prestigiar por meio dessas gravações disponíveis na internet.

Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e exiba o vídeo de O Quebra-Nozes versão completa – at the MariinskyTheater, duração de 1h41min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gJgJPhw4cvc, acesso em 30/08/2014. E diga a eles que terão acesso a uma das gravações do balé O Quebra-Nozes.

 

Sugerimos que o professor encerre o vídeo ao findar o prólogo, na primeira aula; o primeiro ato, na segunda aula e o segundo ato, na última aula. Após cada exibição, que os alunos conversem sobre o que foi apresentado e na fala dos alunos precisa constar os elementos constituintes da apresentação, tais como: personagens, espaço, tempo, sensação musical.

Professor, como tarefa de casa, solicite a seus alunos que, ao final de cada aula, elaborem um resumo do balé O Quebra-Nozes apresentado no dia e traga-o para a próxima aula.

 

 

Aula 4 - Descobrindo a obra

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e solicite que procurem, individualmente, no Google, disponível em: http:// https://www.google.com.br/, acesso em 02/09/2014, sobre O Quebra-Nozes que eles assistiram nas aulas anteriores.

Professor, a dinâmica de iniciar a pesquisa no buscador da Google é uma semente lançada em um solo fértil, pois o site reunirá informações diversas sobre o tema pesquisado e possibilitará ao aluno ler vários artigos e escolher qual melhor lhe convém ou contempla. Motive-os a vasculharem os links disponibilizados na pesquisa Google e inicie-os na rotina de um pesquisador.

Para direcionar a pesquisa, sugerimos as perguntas:

  • Quem é o compositor do balé?
  • Quem foi o primeiro coreógrafo?
  • Quanto foi a primeira encenação?
  • Qual a história do balé O Quebra-Nozes?
  • O balé O Quebra-Nozes é baseado em outra história? Qual?
  • Quem escreveu o conto infantil que deu origem ao balé supracitado?
  • Você conhece outra obra inspirada no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, de Alexandre Dumas? Pesquise a existência de outras produções.

Sugerimos que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os resultados das pesquisas.

Imagem disponível em: http://www.cdpoint.com.br/imagens/1000095300190.jpg, acesso em 06/09/2014.

Depois que todos os alunos terminarem suas pesquisas, solicite que formem um semicírculo e que mantenham em mãos seus cadernos com as suas anotações.

 

Em formação, solicite a dois alunos que leiam os resultados de suas pesquisas, anotados em seus cadernos. Assim que eles apresentarem, solicite aos outros alunos que complementem as falas dos colegas com as informações distintas que encontraram.

Ao final desta dinâmica, que tem o propósito de divulgar as descobertas dos alunos, peça aos discentes que revejam o resumo já elaborado por eles, em relação ao balé. Caso necessário, que façam as alterações para preparar os resumos de cada parte em um texto único e tragam-no  para a próxima aula.

 

Aula 5 - Conhecendo a estrutura da resenha crítica

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e diga a eles que o resumo que eles fizeram de O Quebra-Nozes é a primeira parte que deve ser elaborada para um gênero que aprenderão na aula.

O gênero alvo da atividade hodierna é a resenha. Para apresentar aos discentes as características da resenha, exiba osos slides, da Secretaria de Educação de Pernambuco,  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio,  3º Ano Texto argumentativo: resenha crítica, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDQQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww7.educacao.pe.gov.br%2Foje%2Fconcurso-professor%2Fdownload-materiais%3Bjsessionid%3D29471437B3820707C2EE600B0E6D4DCA.server02%3FsubmissaoId%3D2869&ei=9zQCVIiRDZXNsQTWtYCoDw&usg=AFQjCNH40LH5DZqoN4w-8pvJDa_aOo6Bug&sig2=reH0OlvKBKzNmrYLgX3Hsg&bvm=bv.74115972,d.cWc, acesso em 02/09/2014.

 

Sugerimos que trabalhe com seus alunos até o slide 20. O material é muito didático e os alunos compreenderão facilmente a estrutura geral da resenha. É importante, professor, que à medida que apresente os slides, comente-os.

Depois da apreciação do material apresentado, solicite a um aluno que explique então o que é uma resenha crítica, de acordo com o que ele entendeu.

Assim, que este aluno se manifestar, peça a outro que diga como eles devem proceder para realizar uma resenha crítica.

Professor, é importante que os alunos percebam que a resenha crítica é o gênero que permite a apreciação de uma obra artística ou técnica, em que o analista (leitor da obra e autor da resenha) fará uma breve apresentação do texto base e dará suas impressões sobre ele.

 

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/fcf72337eb66bd82fe523fb9875d9c0f.jpg, acesso em 06/09/2014.

Assim, que essa dinâmica estiver findada, peça a seus alunos que exercitem a escrita desse gênero, escrevendo uma resenha crítica sobre o balé O Quebra-Nozes. Lembre a eles que o material que resume a obra solicitada já foi feito na aula anterior.

Diga a eles que a resenha deve ser entregue na próxima aula, em uma folha impressa, pois será entregue à redação do jornal estudantil e publicado para divulgação.

Recursos Complementares

PUCRS. Como elaborar uma resenha.Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php, acesso em 05/09/2014.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Resenha crítica- um gênero do âmbito jornalístico. Disponível em: http://www.portugues.com.br/redacao/a-resenha-critica---um-genero-ambito-jornalistico-.html, acesso em 05/09/2014.

SANTANA, Ana Lúcia. O Quebra-Nozes. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes-cenicas/o-quebra-nozes/, acesso em 15/09/2014.

WIKIPÉDIA. O Quebra-Nozes (balé). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Quebra-Nozes_%28bal%C3%A9%29, acesso em 15/09/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero e os processos de interpretação e construção textual. A verificação pode ser feita por meio da produção da resenha crítica e da qualidade da sua intervenção nos debates.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.