Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Releitura de Uns Braços, de Machado de Assis

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o artista brasileiro Machado de Assis.
  • Conhecer o texto Uns Braços.
  • Dominar as relações entre releitura e suas obras inspiradoras.
  • Rever através do autor os relacionamentos afetivos na adolescência.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o gênero conto.
  • Dominar os elementos da narrativa.
Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

  • Leitura de texto.
  • Interpretação textual.
  • Apreciação de vídeo.
  • Confecção de uma releitura.
  • Exposição.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
  • Sala de Vídeo.

 

Professor, os contos machadianos são referência da literatura brasileira em âmbito mundial, portanto, trabalhar a leitura de um deles e estimular releituras da obra é uma maneira de revitalizar na memória de um povo a sua própria história. Para esta sequência de aula, sugerimos que solicite uma reserva de espaço em um museu da cidade, a fim de que os alunos tenham a possibilidade de apresentarem seus trabalhos para além da comunidade escolar.

Aula 1 - Lendo Machado de Assis

 

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática e solicite que pesquisem no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 01/09/2014, sobre o brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis. Para tanto, separe a sala em duas equipes de buscas: uma ficará responsável pela pesquisa de informações biográficas e a outra equipe ficará responsável pela pesquisa bibliográfica do autor.

Professor, a dinâmica de iniciar a pesquisa no buscador da Google é uma semente lançada em um solo fértil, pois o site reunirá informações diversas sobre o tema pesquisado e possibilitará ao aluno ler vários artigos e escolher qual melhor lhe convém ou contempla. Motive-os a vasculharem os links disponibilizados na pesquisa Google e inicie-os na rotina de um pesquisador.

Proposta é que grupos de alunos promovam outra forma de narrar o conto machadiano, respeitando os elementos da narrativa do texto primeiro.

 

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/lingua-portuguesa/contos_jovens_machado_de_assis.jpg, acesso em 06/09/2014.

Depois da pesquisa feita, solicite que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os dados que encontraram.

Informe a seus alunos que essas anotações comporão uma exposição sobre o autor, no museu da cidade, e por isso devem conter informações importantes sobre a biografia e bibliografia do autor.

Assim que os alunos tiverem reunido as informações, peça para que as equipes se reúnam e estabeleçam a organização para confecção de slides sobre suas frentes de pesquisa. Informe a eles que primeiramente devem rascunhar em seus cadernos os slides, decidir quais informações serão comportadas em cada slide e se há alguma que será descartada. Cada equipe deve confeccionar uma apresentação de slides.

 

Aula 2 - Construindo a apresentação sobre Machado de Assis

 

No Laboratório de Informática e peça para que os alunos deem continuidade ao trabalho da aula anterior. Agora, eles devem usar dos recursos do Power Point para elaborarem as apresentações.

 

Professor, se necessário, instrua-os a assistirem o tutorial Power Point 2010 (aula 2) para iniciantes - Formatando e animando o texto, duração 19min49seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-2AjBaRjlDw, acesso em 01/09/2014.

 

Peça aos alunos para salvarem no pen drive a apresentação de cada grupo com o nome Machado de Assis - Biografia e Machado de Assis - Bibliografia, respectivamente. Depois que eles terminarem esse processo, faça um semicírculo com seus alunos e peça para que cada grupo apresente o seu trabalho. Após a essa dinâmica, possibilite que eles troquem informações e estratégias para deixarem suas apresentações mais dinâmicas e atrativas para pleitearem um espaço no museu da cidade.

 

Aula 3 - Lendo Uns Braços

Imagem disponível em: http://www.ceobooks.com.br/media/produtos/Sem_937.gif, acesso em 18/09/2014.

Distribua para os alunos o conto Uns Braços de Machado de Assis, que pode ser acessado no documento em PDF com o título Várias Histórias, disponível em: http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn005.pdf, acesso em 01/09/2014.

 

Solicite aos alunos para fazerem uma roda de leitura: cada aluno deve ler um parágrafo do conto. Esta dinâmica favorece à interação dos alunos na leitura.

Professor, depois da leitura, possibilite aos alunos que discutam literariamente o texto, para tanto, sugerimos as seguintes perguntas:

  • Quem são os personagens da história?
  • Qual é o tipo de narrador?
  • Qual o espaço?
  • Qual o tempo da história?
  • O tempo é cronológico ou psicológico? Explique.
  • Qual o enredo?
  • Qual a crítica que o texto proporciona?
  • Se o texto fosse um romance (narração longa, mais de um núcleo de personagens) faria o mesmo efeito no leitor? Explique.

 

Ajude os alunos a perceberem as especificidades machadianas (personagens profundos, temática tabu, texto conciso etc.) e como o autor traça a narratividade para retratar o cotidiano de uma sociedade patriarcalista, preconceituosa e tradicionalista com criticidade e fruição. Solicite a eles que façam uma breve anotação em seus cadernos sobre os tópicos motivadores, para que tenham material concreto para comparar o texto do Machado de Assis com a releitura que será trabalhada.

 

Aula 4 - Conhecendo releituras

Professor, leve seus alunos à Sala de Vídeo e exiba uma releitura do conto Uns Braços, disponível no site da TV Escola, lembre-se para acessá-lo é necessário estar logado. Especiais Diversos - Uns braços, duração 37min44seg, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4853, acesso em 01/09/2014.

Depois que assistirem ao curtametragem, peça aos alunos para novamente discutirem a obra. Sugerimos que utilize como motivação as questões anteriores, usadas com o conto Uns Braços.

  • Quem são os personagens da história?
  • Mesmo sendo um curtametragem, há narrador?
  • Qual o espaço?
  • Qual o tempo da história?
  • O tempo é cronológico ou psicológico? Explique.
  • Qual o enredo?
  • Qual a crítica que o texto proporciona?
  • Se o texto fosse um longametragem (narração cinematográfica longa, mais de um núcleo de personagens) faria o mesmo efeito no público que o assiste? Explique.

Após todos terem percebidos que os elementos da narrativa (enumerados nas questões) foram respeitados e, seus alunos terem percebido uma relação entre as obras, o conto e o curtametragem, diga a eles que esses traços permitem que chamemos esta última de releitura da primeira.

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Pu4QmVBO8sw/TDsEkYCFneI/AAAAAAAAAsE/2uXLXFJ_d-c/s400/Uns+Bra%C3%A7os.jpg, acesso em 06/09/2014.

Aula 5 - Criando uma releitura

Sugerimos que os alunos se reúnam em grupos com, aproximadamente, 5 integrantes e o grupo elabore uma releitura da obra Uns Braços de Machado de Assis.

Professor, sugerimos que os alunos releiam o conto e decidam se querem criar um poema, uma imagem, uma escultura, uma caricatura para os personagens, uma história em quadrinhos para recontar a história, enfim, que elaborem um material artístico capaz de representar o texto. Acompanhe o processo de criação do rascunho da manifestação artística que eles propõem e peça para que, em casa, eles se reúnam para realizar a obra.

Sugerimos que as produções feitas em papel sejam digitadas ou digitalizadas, impressas em tamanho A3 e emolduradas para que o durante a exposição no museu nada passe desapercebido do público.

Aula 6 - Montando a exposição

Professor, leve seus alunos ao museu onde acontecerá a exposição e discuta com eles qual a melhor forma de posicionamento das obras deles. Depois de entrarem em acordo, levando em consideração as adequações de sonoridade, luminosidade e espaço para cada proposta deles, acompanhe a montagem do espaço pelos alunos. Convide à comunidade escolar e cultural da cidade para apreciarem os trabalhos artísticos dos alunos.

Recursos Complementares

MENDES, Iba. AUDIOLIVRO: "Uns Braços", de Machado de Assis (conto). Duração de 20min50seg.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pgYhmF4tKr0, acesso em 05/09/2014.

 

OLIVEIRA, Marillia Raeder Auar.Uns Braços - Interpretação e crítica. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xcnlf/16/12.htm, acesso em 05/09/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a capacidade do aluno para realizar pesquisa; a sua disponibilidade, iniciativa e colaboração no trabalho em grupo e a valorização da busca de informações em sites de pesquisa.

No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, verificar, através da produção do material exposto e da intervenção do aluno nas discussões se houve aprendizado sobre a vida do autor; a compreensão  do aluno sobre a obra estudada e se apresentou progresso no que se refere ao domínio das relações entre obras e suas releituras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.