Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELECTIONS IN THE USA

 

10/09/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer vocabulário relativo a eleições nos Estados Unidos.

Construir gráficos representando resultados de pesquisas eleitorais.

Construir um pôster de campanha para Presidente dos EUA.

Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio sistemático é requisito para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula trata do tema das eleições nos Estados Unidos da América. A figura 1 ilustra pessoas votando nas cabines de votação (American voting booth). O primeiro módulo consta de duas atividades envolvendo o vocabulário relativo às eleições americanas. O segundo módulo é composto por uma atividade com um  vídeo sobre uma pesquisa eleitoral e outra atividade envolvendo a criação de um pôster de campanha para Presidente dos Estados Unidos.

 

 

Figura 1 - American voting booth

 

American voting booth

Fonte: http://static4.businessinsider.com/image/50706f2eecad046267000022-480/voting-booth.jpg. Acesso em 06 set 2014.

 

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade encontra-se no endereço: http://www.enchantedlearning.com/election/cloze/ (acesso em 06 set 2014), e consiste em um cloze, ou seja, um texto que o aluno deverá completar com palavras dadas. Entregue uma cópia da atividade abaixo para cada aluno e conceda alguns minutos para a execução da tarefa. A correção pode ser feita oralmente, pela leitura do texto, pelos alunos. 

 

US Election: Cloze Activity
Fill in the blanks below using words from the word bank.

Word Bank:

leader
citizens
amendments
November

democracy
board
election
people

Greek
Constitution
Polling
term

 

An ______________________ is a process in which people vote to choose a ______________________ or to decide an issue.

The USA is a representative democracy, a country in which the adult citizen of the country vote to elect the country's leaders. These elected leaders make the governmental decisions. The leaders serve in office for a specific amount of time, called a ______________ of office. Elected government officials include the president, US senators and representatives, state senators and representatives, governors, mayors, school _______________ members, and many others.

The word ____________ comes from the _____________ language; in Greek, "demos" means "people" and "kratos" mean "power". In a democracy, the power of the government is in the hands of its _______________.

Most US elections are held on the first Tuesday after the first Monday each _______________________. _____________________ places (the locations where people vote) include schools, post offices, and other public places. Every four years, ___________________ can vote for the President of the USA. The basic process of selecting the President is spelled out in the US ____________________, but it has been modified by the 12th, 22nd, and 23rd _________________________.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: election; leader; term; board; democracy; Greek; people; November; Polling; citizens; Constitution; amendments.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade envolve o vocabulário sobre eleições. Distribua cópias do exercício abaixo  e peça aos alunos que numerem as palavras de acordo com suas respectivas definições. A figura 2 ilustra uma das palavras contidas no exercício. 

 

Figura 2 - Ballot

 

ballot

Fonte: http://us.123rf.com/400wm/400/400/jeayesy/jeayesy0810/jeayesy081000003/3644484-ballot-paper-for-usa-elections--vote-democrat-or-republican.jpg. Acesso em 06 set 2014.

 

Match the words to their definitions. 

1. Ballot

2. Campaign

3. Congress

4. Debate

5. Electoral College

6. Platform

7. Political party

8. Poll

9. Runoff

 

(    ) Face-to-face discussion of candidates' views on issues.

(    ) A public statement of the principles, objectives, and policy of a political party.

(    ) a sheet of paper used to make a secret vote.

(    ) A sampling or collection of opinions on a subject. Also, the place where people vote.

(    ) A group of persons with common political opinions and purposes, organized for winning elections.

(    ) Competition by rival political candidates and organizations for public office .

(    ) A state election held if in the first election no person got more than half of the votes.

(    ) The central law-making body in the USA.

(    ) A body of electors chosen by the voters in each state to elect the President and Vice President of the U.S.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 4, 6, 1, 8, 7, 2, 9, 3, 5.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Primeiramente, informe aos alunos que o voto nos Estados Unidos não é obrigatório, como acontece no Brasil. Por esse motivo, é importante que os candidatos se esforcem para convencer os cidadãos menos mobilizados a votar. O vídeo que eles irão assistir mostra os resultados de uma pesquisa realizada pela Gallup, uma empresa americana de pesquisa de opinião pública. Essa pesquisa investigou o interesse dos eleitores nos pleitos de 2014, 2010 e 2006. A atividade propõe que os alunos assistam ao vídeo e, com base nas informações apresentadas nele, construam dois gráficos. O primeiro deverá conter o número de eleitores interessados nas eleições de 2014, 2010 e 2006. O segundo gráfico a ser construído deverá conter os números de eleitores Republicanos e Democratas interessados nas eleições de 2014 e 2010. O vídeo encontra-se no endereço: http://www.gallup.com/video/175547/attention-deficit-american-interest-midterm-election-down-2010.aspx?ref=image, acesso em 06 set 2014, e está ilustrado na figura 3. Exiba o vídeo duas ou mais vezes, para que os alunos possam coletar os dados para a montagem dos gráficos, que deverá ser feita individualmente, nos cadernos. O eixo horizontal deverá representar as datas de realização das pesquisas, enquanto o eixo vertical representará a porcentagem de eleitores.

 

Figura 3 - Gallup video

 

Video

Fonte: http://www.gallup.com/video/175547/attention-deficit-american-interest-midterm-election-down-2010.aspx?ref=image

 

Comentário: Padrão de respostas esperado:

 

Graphs

 

Após a construção dos gráficos, pergunte aos alunos sobre os resultados obtidos. Faça perguntas, como as sugeridas abaixo:

 

1. Which voters are more interested in the elections - the Democrats or the Republicans? (Quais eleitores são mais interessados nas eleições - os Democratas ou os Republicanos?)

2. Are American voters getting more or less interested in the elections, as the time goes by? (Com o passar do tempo, os eleitores americanos estão ficando mais ou menos interessados nas eleições?)

3. Why do you think this is happening? (Por que você acha que isso está acontecendo?)

4. If voting in Brazil was optional, would you go to the polls? Why or why not? (Se a eleição no Brasil fosse opcional, você iria às urnas? Por quê?)

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1. The Republicans; 2. They are getting less interested; 3. Answers vary; 4. Answers vary.

 

ATIVIDADE 2

 

Cada campanha política apresenta um ou mais pôsteres, que são grandes gravuras impressas usadas para propagar a campanha de um candidato. Mostre a figura 4 aos alunos, informando que nela estão representados diversos pôsteres, que foram usados em campanhas para Presidente dos Estados Unidos. Explore cada figura, analisando-a sob diversos aspectos: cores, gravuras, fotos, símbolos, expressões faciais, frases (slogans), entre outros. Chame a atenção dos alunos para os pequenos detalhes. Eles irão ajudá-los na tarefa proposta, que é a criação de um pôster. Os alunos deverão formar grupos de 2 ou 3 pessoas, e criar uma propaganda para a campanha de um candidato à Presidência dos Estados Unidos. Esse candidato é uma pessoa fictícia, cujo nome deverá ser inventado ou imaginado pelos alunos. Para a realização da tarefa são necessários lápis de várias cores e folhas de papel em branco.

 

Figura 4 - Presidential election campaign posters

a) Poster Lincoln b) Poster Obama

 c) Poster Kennedy d) Poster Reagan

Fontes:

a) http://blog.teachingamericanhistory.org/files/2012/10/bf555c40-0762-4db1-bf8f-e861de1e2bd6-thumb-300x225.png. Acesso em 06 set 2014.

b) http://rlv.zcache.com/obama_yes_we_can_poster-r189cb049a3fe480596c70e638d112ddc_ikt_8byvr_324.jpg. Acesso em 06 set 2014.

c) http://www.tshirtsbuy.com/T-shirts-5/LT144-jfk-election-poster-shirt.jpg. Acesso em 06 set 2014.  

d) http://media.liveauctiongroup.net/i/4019/5258088_1.jpg?v=8C755CEB293D220. Acesso em 06 set 2014.

 

Quando todos os alunos terminarem suas criações, promova a apresentação dos pôsteres para a classe e a fixação dos mesmos no mural da sala. 

Recursos Complementares

Para uma lista de vocabulário relativo a eleições nos EUA, acesse o endereço http://www.generationnation.org/documents/ElectionsandVotingVocab.pdf (acesso em 06 set 2014).

O endereço http://homeschooling.about.com/library/electionvocab.pdf (acesso em 06 set 2014) traz um cloze sobre vocabulário relativo a eleições nos EUA.

Avaliação

A avaliação deve ser feita ao longo da aula, pela observação do desempenho e envolvimento dos alunos nas atividades. Uma avaliação quantitativa pode ser feita nas duas atividades do segundo módulo, levando em conta os aspectos de organização textual, criação artística, apresentação, entre outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.