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Armas biológicas

 

16/09/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Exemplificar casos de utilização de armas biológicas ao longo da história da humanidade.

  • Diferenciar como eram e como são produzidas e utilizadas as armas biológicas nos primórdios da civilização e nos tempos atuais.

  • Apontar acontecimentos que têm gerado, na opinião pública, grande interesse a respeito da guerra biológica nas últimas décadas.

  • Explicar o significado de "guerras biológicas".

  • Explicitar as vantagens e os riscos do uso de armas biológicas como recursos bélicos.

  • Enumerar acordos internacionais para deter a produção de armas biológicas.

  • Explicar a biologia dos principais agentes biológicos já utilizados, ou com potencial de utilização, como arma de guerra.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reinos Monera e Fungi. Vírus.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos; produção e apresentação de trabalhos; seminários; produção de charges, publicação de produções no blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.

 

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Imagem disponível em: http://esp.rt.com/actualidad/public_images/717/71753706dc31380eae07ba5ec6da37bd_article.jpg. Acesso em 04/09/2014.

 

Módulo 1- Utilização de armas biológicas: aspectos gerais

Atividade 1- Vídeo

A introdução ao estudo do tema deverá ser feita com a utilização do vídeo abaixo especificado.

PINHEIRO, Gabriel. Discovery Channel - Arquivos Confidenciais - Ep. 02 - Armas Biológicas - [Full HD]. Duração: 17min58seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rN7PK1SQ3iU. Acesso em 02/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Após a visualização do vídeo, o professor deverá orientar os alunos para que escrevam as impressões que tiveram aos vê-lo, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir, que deverão ser entregues impressas a cada aluno.

Questões para discussão do vídeo

  • Quais denúncias são feitas neste vídeo envolvendo o nazismo, os EUA e armas biológicas?

  • Segundo o documentarista, quais são as experiências desenvolvidas nas Ilhas Plum?

  • Por que há tantos segredos envolvendo a base localizada nas Ilhas Plum?

  • A que tipo de riscos a população está exposta por estar próxima a um Centro de controle de doenças?

Atividade 2- Estudo de texto

A fim de fornecer elementos teóricos iniciais para a contextualização histórica e a compreensão do tema, sugerimos que os alunos leiam do texto indicado a seguir.

 

FERNANDES, Patrícia Machado Bueno. A guerra biológica através dos séculos. [PDF]. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2002/186/pdf_aberto/guerra.pdf/at_download/file. Acesso em 02/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o texto em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show, ou imprimir e entregar uma cópia impressa aos alunos.

Os alunos deverão registrar as suas impressões ao ler o texto, fazendo uma síntese do mesmo, além de responder a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão do texto

  • Com quais finalidades as armas biológicas têm sido utilizadas ao longo da história da humanidade?

  • Como eram e como são produzidas e utilizadas as armas biológicas nos primórdios da civilização e nos tempos atuais?

  • Quais acontecimentos têm gerado, na opinião pública, grande interesse a respeito da guerra biológica nas últimas décadas?

  • Qual é o significado dos nomes "guerras biológicas" e "guerras químicas e biológicas"?

  • Quais são os benefícios e os riscos das armas biológicas para quem as utiliza como recursos bélicos?

  • Quais são os principais propósitos de um ataque biológico?

  • Como a experiência resultante das guerras e da prática médica nos campos de batalha contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as doenças infecto contagiosas?

  • Quais são os relatos que mais se destacam do uso de armas biológicas em guerras?

  • Organizações internacionais têm se mobilizado para deter a produção de armas biológicas. Quais acordos internacionais têm sido firmados nesse sentido?

  • Diante da ameaça da guerra biológica, como os países têm se preparado para enfrentar essa ameaça?

Atividade 3- Discussão do vídeo e do texto

A discussão do texto e do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

O professor deverá ouvir as posições dos alunos tecendo comentários que suscitem ainda mais a curiosidade e o estímulo para o estudo do tema.

Atividade 4- Rodada de leituras

Sugerimos alguns textos que complementarão esta visão geral sobre as armas biológicas e como têm sido utilizadas. Para o estudo destes textos, sugerimos que o professor distribua os alunos em 12 grupos, de modo que cada dois grupos leiam e discutam um mesmo texto.

 

Grupos 1 e 2. REVISTA FAPEMIG. Bioterrorismo: debate com o prof. Paulo César Peregrino. Disponível em: http://revista.fapemig.br/materia.php?id=107. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupos 3 e 4. FIOCRUZ. Bioterrorismo. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/bioterrorismo.htm. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupos 5 e 6. DISCOVERY BRASIL. As 5 armas biológicas mais perigosas. Disponível em: http://discoverybrasil.uol.com.br/imagens/galleries/5-armas-biologicas-mais-perigosas/. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupos 7 e 8. VOMERO, Maria Fernanda. Biologia do mal. Disponível em: http://super.abril.com.br/tecnologia/biologia-mal-442305.shtml. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupos 9 e 10. SILVA, Luiz Jacinto da. Guerra biológica, bioterrorismo e saúde pública. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2001000600036&script=sci_arttext. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupos 11 e 12. TIDEI, Carlos. Ebola, varíola, antraz: o horror invisível. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dez2001/unihoje_ju169tema04.html. Acesso em 02/09/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá imprimir os textos e entregar uma cópia impressa aos alunos.

 

Atividade 5- Discussão dos textos em pequenos grupos e socialização.

Após a leitura individual do texto, cada grupo de alunos deverá se reunir para levantar e registrar os aspectos mais relevantes no texto e tirar dúvidas. Após estes registros, os grupos que leram os mesmos textos deverão se reunir para discutir o conteúdo dos mesmos. Os alunos de cada grupo deverão manter seus registros iniciais e socializá-los aos demais. Havendo, consenso, deverão fazer um consolidado, sintetizando o texto e eleger um relator para apresentá-lo aos demais colegas e ao professor.

No momento da socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

http://www.whatdoesitmean.com/zze4.jpg

Imagem disponível em: http://www.whatdoesitmean.com/zze4.jpg. Acesso em 04/09/2014.

 

Módulo 2- Aspectos da biologia dos principais agentes biológicos utilizados como armas 

Atividade 1- Estudo de textos.

Dando continuidade à construção do referencial teórico, sugerimos a leitura e discussão de alguns textos sobre o tema. O professor deverá distribuir os alunos em nove grupos e sortear entre eles os temas abaixo indicados. Cada grupo deverá ler os textos relativos ao seu tema e registrar as informações que os alunos considerarem mais relevantes.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

 

Grupo 1- Antraz

BBC BRASIL. Antraz. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/antraz/index.shtml. Acesso em 02/09/2014.

 

____________. Cientistas podem ter sido contaminados por antraz nos EUA. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/06/140619_antraz_contaminacao_eua_kb.shtml. Acesso em 03/09/2014.

 

SILVEIRA, André Bernardo. Armas biológicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/armas-biologicas. Acesso em 02/09/2014.

 

WILLIAMS, Richard. Como cinco cartas mortais abalaram os correios e o Congresso norte-americanos. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_11/antrax.html. Acesso em 03/09/2014.

 

BBC BRASIL. Tipos de armas biológicas. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/page7.shtml. Acesso em 04/09/2014.

 

VEJA ON LINE. O mal invisível. Disponível em: http://veja.abril.com.br/241001/p_046.html. Acesso em 03/09/2014.

 

Grupo 2- Varíola

BBC BRASIL. Tipos de armas biológicas. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/page7.shtml. Acesso em 04/09/2014.

 

SILVEIRA, Andre Bernardo. Armas biológicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/armas-biologicas. Acesso em 02/09/2014.

 

VEJA; YARAK, Aretha. Médico que erradicou a varíola agora luta contra o bioterrorismo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/epidemiologista-que-erradicou-a-variola-do-globo-espera-novos-ataques-terroristas-com-anthrax. Acesso em 02/09/2014.

 

GUIDO, Carlos Levi; ESPER, Georges Kallás. Varíola, sua prevenção vacinal e ameaça como agente de bioterrorismo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302002000400045. Acesso em 03/09/2014.

 

Grupo 3- Peste bubônica

BBC BRASIL. Tipos de armas biológicas. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/page7.shtml. Acesso em 04/09/2014.

 

SILVEIRA, Andre Bernardo. Armas biológicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/armas-biologicas. Acesso em 02/09/2014.

 

DISCOVERY BRASIL. As 5 armas biológicas mais perigosas. Disponível em: http://discoverybrasil.uol.com.br/imagens/galleries/5-armas-biologicas-mais-perigosas/. Acesso em 02/09/2014.

 

SUA PESQUISA. Peste negra. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/idademedia/peste_negra.htm. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupo 4- Tularemia

RAMOS, Maria. Tularemia. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=748&sid=8. Acesso em 02/09/2014.

 

RINCON, Paul. Cientistas decifram DNA de possível arma biológica. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u38626.shtml. Acesso em 02/09/2014.

 

DPH. Folheto informativo sobre Tularemia. Disponível em: http://www.ct.gov/dph/lib/dph/communications/cerc/tularemia_factsheet_portuguese.docAcesso em 02/09/2014.

 

Grupo 5- Toxina botulínica

SILVEIRA, Andre Bernardo. Armas biológicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/armas-biologicas. Acesso em 02/09/2014.

 

ÍNDICE DE SAÚDE. Cuidado com os Alimentos Enlatados! Evite o Botulismo. Disponível em: http://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=2343. Acesso em 02/09/2014.

 

BRASIL, Marcus Vinícius. Toxina fatal é descoberta e mantida em segredo por medo. Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/10/toxina-fatal-e-descoberta-e-mantida-em-segredo-por-medo-de-ataque-biologico.shtml. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupo 6- Ebola

SILVEIRA, Andre Bernardo. Armas biológicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/armas-biologicas. Acesso em 02/09/2014.

 

G1. CIÊNCIA E SAÚDE. Médicos Sem Fronteiras dizem que o mundo perde batalha contra o ebola. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/medicos-sem-fronteiras-dizem-que-o-mundo-perde-batalha-contra-o-ebola.html. Acesso em 02/09/2014.

 

AGÊNCIA BRASIL. ONU alerta para aumento acelerado de infecções por ebola. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/onu-alerta-para-aumento-acelerado-de-infeccoes-por-ebola-03092014. Acesso em 02/09/2014.

 

VEJA. Estudo genético revela como ebola se espalhou pela África. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudo-genetico-revela-como-ebola-se-espalhou-pela-africa. Acesso em 02/09/2014.

 

Grupo 7- Ricina

G1. CIÊNCIA E SAÚDE. Cientistas identificam proteína que faz ricina ser letal para humanos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/cientistas-identificam-proteina-que-faz-ricina-ser-letal-para-humanos.html. Acesso em 04/09/2014.

 

BBC BRASIL. Tipos de armas biológicas. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/page7.shtml. Acesso em 04/09/2014.

 
LAYTON, Julia. O que é ricina? Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/questao772.htm. Acesso em 04/09/2014.
 

Grupo 8- Tetradotoxina (toxina do peixe baiacu)

O ARQUIVO. Tetrodotoxina ou Toxina do Baiacu. Disponível em: http://www.oarquivo.com.br/index.php/ciencia-e-tecnologia/3980-tetrodotoxina-ou-toxina-do-baiacu. Acesso em 04/09/2014.

 

HAMANN, Renan. Como é a morte por veneno de baiacu? Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/biologia/18611-como-e-a-morte-por-veneno-de-baiacu-.htm#ixzz2WXA8HyEU.  Acesso em 04/09/2014.

 

Grupo 9- Armas biológicas

BBC BRASIL. Armas bioquímicas: o arsenal de guerra. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1221_mff_bio/index.shtml. Acesso em 04/09/2014.

 
BRAIN, Marshall. Como funcionam as guerras químicas e biológicas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/guerra-quimica-e-biologica.htm. Acesso em 04/09/2014.

 

 

http://www.r7.com/r7/media/2014/20140803-SurtosEbola/20140803-SurtosEbola-v2.png

Imagem disponível em: http://www.r7.com/r7/media/2014/20140803-SurtosEbola/20140803-SurtosEbola-v2.png. Acesso em 04/09/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos temas em grupo

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo. Este consolidado deverá ser enviado ao professor para a avaliação, por e-mail.

Atividade 3- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 4 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.

 

NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 02/09/2014

Atividade 5- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema: agentes biológicos utilizados como armas de guerra.

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Utilização de armas biológicas ao longo da história da humanidade.

  • Como eram e como são produzidas e utilizadas as armas biológicas nos primórdios da civilização e nos tempos atuais.

  • Acontecimentos têm gerado, na opinião pública, grande interesse a respeito da guerra biológica nas últimas décadas.

  • Significado dos nomes "guerras biológicas" e "guerras químicas e biológicas".

  • As vantagens e os riscos das armas biológicas para quem as utiliza como recursos bélicos.

  • Os principais propósitos de um ataque biológico.

  • Acordos internacionais para deter a produção de armas biológicas.

  • Biologia dos principais agentes biológicos já utilizados, ou com potencial utilização, como arma de guerra.

 

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 02/09/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 6 - Produção de charge

De posse de todo o conhecimento construído ao longo desta proposta, os alunos deverão produzir uma charge sobre o uso de armas biológicas.

 

Esta atividade deverá ser realizada em grupos de cinco alunos e o material produzido deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

Uma sugestão é que façam a montagem da charge utilizando o programa Power Point ou Publisher.

O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. Para obter informações sobre como utilizar e baixar essa ferramenta, acesse MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 02/09/2014.

 

 

Indicamos os materiais abaixo como referência para a elaboração da charge.

 

http://cievsrio.files.wordpress.com/2013/07/0217_humornanet_com_di.jpg?w=490

Imagem disponível em: http://cievsrio.files.wordpress.com/2013/07/0217_humornanet_com_di.jpg?w=490. Acesso em 02/09/2014.

 

http://www.bobeiras.com.br/mundo/antraz2.jpg

Imagem disponível em: http://www.bobeiras.com.br/mundo/antraz2.jpg. Acesso em 04/09/2014.

Atividade 7- Socialização na rede

Ao término da atividade anterior, os alunos deverão fazer as correções indicadas pelo professor em todo o material produzido ao longo da proposta. Após estas correções, os consolidados, as apresentações, os textos e as charges deverão ser postados pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 04/09/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

 

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

http://img.ibxk.com.br/2014/08/20/20183201854842.jpg?w=1040

Imagem disponível em: http://img.ibxk.com.br/2014/08/20/20183201854842.jpg?w=1040. Acesso em 04/09/2014.

Recursos Complementares

PEREIRA, Maria Eveline de Castro; et al. Sistema governamental brasileiro de informações e segurança frente a atentados bioterroristas. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/rt/printerFriendly/522/1031. Acesso em 02/09/2014.

 

PALLONE, Simone. Mundo teme armas químicas e biológicas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra02.htm. Acesso em 03/09/2014.

 

OLIVEIRA, Natiela Beatriz de; PIRES JÚNIOR, Osmindo Rodrigues. Venenos e peçonhas animais: aplicações tecnológicas e Biopirataria. [PDF]. Disponível em: http://www.cpgls.ucg.br/6mostra/artigos/SAUDE/NATIELA%20BEATRIZ%20DE%20OLIVEIRA%20E%20OSMINDO%20RODRIGUES%20PIRES%20J%C3%9ANIOR.PDF. Acesso em 04/09/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Deverão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: os consolidados, o texto, as apresentações no seminário e a charge produzida pelos alunos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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