28/08/2009
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Estimular a identificação e nomeação das partes do corpo, executando gestos harmônicos
Trabalhar com a criança em frente ao espelho, fazendo com que mediante imitação de gestos executados pelo professor, a criança nomeie as partes do seu próprio corpo: pé, cabeça, perna, nariz.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Ambiente aberto.
Motivação: Em duplas, crianças sentadas uma de frente para a outra.
Professor apresenta a brincadeira: Você conhece o José?
Criança1:Você conhece o José?
Criança 2: Que José?
Criança1: Aquele que faz assim (ex:executa o movimento de apontar o nariz)
Criança 2: Imita o movimento executado pela criança 1.
Criança1: Você conhece o José?
Criança 2: Que José?
Criança1: Aquele que faz assim (ex: executa o movimento de balançar a cabeça)
Criança 2: Imita o movimento de balançar a cabeça executado pela criança 1.
Criança1: Você conhece o José?
Criança 2: Que José?
Criança1: Aquele que faz assim (executa o gesto de bater o pé no chão)
(Criam-se outras posições para exercício corporal...).
Figura 1- posicionamento das crianças para brincar
Disponível em:
http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//a8/2b/8c/12695_0004z1rb.jpg
Acesso em: 06. Jun.2009.
Sugestão:
-seja qual for o número de crianças com Síndrome de Down presentes na sala, os alunos poderão ser divididos em duplas ou trios, mas atenção para o fato de que essas duplas ou trios sejam compostos com apenas uma criança Down;
- importante o professor atentar para as dificuldades apresentadas pela criança especial sem contudo chamar a atenção durante ou após a realização da atividade, quer ajudando, elogiando, ou repreendendo, mas respeitando os limites de cada uma;
- caso a criança Down apresente incapacidade para executar os movimentos solicitados na mesma intensidade e rapidez dos demais, torna-se necessária uma discreta interferência do professor no sentido de estimular a participação na atividade, estimulando o senso de cooperação e respeito dos colegas de classe com a dificuldade de seu colega. O professor poderá incentivar a participação de todos solicitando que os coleguinhas ou repitam o movimento correto, para aquela criança que tem dificuldade. Nesse momento, também o professor pode oferecer suporte a criança Down e às demais, valorizando as atitudes de uns e a conquista ou o crescimento motor do outro. Tudo com muita naturalidade.
Atividade 1
Roda cantada: Cabeça, tronco e ombro
Descrição da atividade
Posição inicial: crianças em circulo, sentadas ou em pé, de acordo com o nível de deficiência das crianças.
Letra:
Bata as mãozinhas, Bata as mãozinhas
Faça igual a mim!
Mexa a cabecinha,Mexa a cabecinha
Mexa igual a mim!
Pisque os olhinhos, Pisque os olhinhos
Pisque igual a mim!
Mexa o narizinho, Mexa o narizinho
Mexa igual a mim!
Toque nos ombrinhos,Toque nos ombrinhos
Toque igual a mim!
Balance as perninhas, Balance as perninhas
Balance igual a mim!
Bata os pezinhos, Bata os pezinhos
Bata igual a mim!
Remexe o corpo todo, Remexe o corpo todo
Remexe igual a mim!
Cabeça, tronco e membro
Faz comigo assim.
Disponível em: http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista.php?artista=xuxa&cat=music
Acesso: 24.08.09
Dica: ao acessar o site acima, leve o cursor de seu computador até a 15ª música. Ao clicar no título, você ouvirá a musica interpretada pela cantora Xuxa.
Movimentação: o professor e as crianças deverão executar os movimentos de acordo com a letra da música.
Figura 2- Formação em circulo.
Disponível em: http://www.colegiostellamaris.com.br/turmas/turma14/uploads/brinc%20p%C3%A1tio%20roda.jpg
Acesso em: 10. Jun.2009.
Sugestões:
- importante sempre a participação e apoio de uma criança sem deficiência;
-as atividades poderão ser desenvolvidas ao ar livre, salas de aula, quadras, gramados.
Atividade 3
O homem da cola
Descrição da atividade: em trios (duas crianças sem deficiência e a criança com deficiência); as crianças à vontade no espaço escolhido pelo professor, paradas se necessário for e deslocando-se, aquelas com possibilidade, tendo apoio dos companheiros do trio. Cantando a música (melodia da propaganda da Kaiser) apresentada abaixo, batendo palmas ou movimentam-se no ritmo da mesma pelo espaço:
Eu sou o homem da cola
Eu sou o homem da cola
Eu sou o homem da cola
Agora eu vou colar…” ( pés )
Todas as vezes que a letra da música mencionar uma parte do corpo, as crianças deverão uni-la com a mesma parte dos corpos dos colegas do seu trio. Ex: agora eu vou colar... o braço! Em um dado momento, deve acelerar o ritmo da música, fazendo com que as crianças executem o movimento escolhido com mais rapidez.
Disponível em: http://www.apoioaoprofessor.com.br/2009/05/19/o-homem-da-cola/
Acesso em: 06. Jun.2009.
Link do Objeto de Aprendizagem: movimentando e reciclando
http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
Ao acessar o link, o objeto de aprendizagem apresentado, encontra-se na coluna da direita, sendo o 10º da referida coluna. Ao encontrá-lo, clicar em download.
Durante o desenvolvimento da atividade as crianças deverão seguir as instruções apresentadas, na tentativa de alcançar o resultado desejado, (montar o boneco).
O objeto de aprendizagem oportuniza a criança a aquisição de noção corporal mais efetiva, assim como a lateralidade, possibilitando ao portador de Síndrome de Down possibilidades de interação no meio em que vive com mais segurança, gerando equilíbrio neste convívio, concretizando assim a inclusão.
Mesmo que a criança desenvolva todas as atividades nessa aula, deve-se estimular sua compreensão, na atividade que escolhe entre a figura do boneco ou da boneca para montar as partes do corpo dos mesmos.
Sugestões:
1. Torna-se interessante levar as crianças em um espaço na qual elas possam desenhar o corpo dos amiguinhos, sob a orientação e apoio do professor (a).
2. Após desenhar em volta do corpo do coleguinha, eles poderão juntos pintar, colocar uma roupa, acessórios e depois recortar o boneco. Após todos terem finalizado, a professora poderá fazer uma exposição dos bonecos e pedir que as crianças identifiquem as partes do corpo dos bonecos.
3. Solicitar às crianças que tragam materiais recicláveis (revistas, jornais velhos, sobras de papeis coloridos, botões de camisa de qualquer tamanho, pedaços de fitas ou barbantes, pedaços de tecidos ou mesmo peça de roupa infantil velha, entre outros materiais) de suas residencias para que montem bonecos com sucata. Nessa atividade, pode- se fazer um paralelo com o software Objeto de Aprendizagem utilizado.
É de fundamental importância que a avaliação seja feita em todos os momentos da aula, para que haja maiores possibilidades de desenvolvimento em relação ao nível psicomotor referente ao esquema corporal. Para tanto, a avaliação é proposta de forma a levar a criança identificar as partes do seu corpo e do seu colega, no sentido de um melhor desenvolvimento do esquema corporal.
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