Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HOJE TEM MARMELADA? APRENDENDO SOBRE A ARTE DOS PALHAÇOS

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a arte dos palhaços.
  • Reconhecer os diferentes tipos de palhaços.
  • Identificar e vivenciar a caracterização do artista enquanto palhaço.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
6 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

AULAS 1-2

 

Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo geral é promover um diálogo sobre a arte dos palhaços e alguns tipos existentes.

 

 

1° momento: Para introduzir o tema “palhaço”, convide os alunos para assistirem ao vídeo “O sapato do meu tio – Video clip de divulgação”. Vídeo Youtube. Duração: 3min18seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zxPan6XRGM0. Acesso em 01 de setembro de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo "O sapato do meu tio - video clip de divulgação". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zxPan6XRGM0. Acesso em 01 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Para iniciar um diálogo sobre o tema “palhaço” e, ainda, com relação ao vídeo apresentado, pergunte aos alunos:

 

  • Quais os personagens representados no vídeo?
  • Qual a caracterização de cada personagem? Como estão vestidos?
  • Qual cena chamou mais sua atenção? Por quê?
  • Quem gosta de palhaço? Quem já viu a representação de um palhaço?
  • Vocês sabiam que existem vários tipos de palhaços?

 

 

3° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Divida a turma em cinco grupos e solicite que cada um pesquise sobre alguns tipos de palhaços existentes: branco, augusto, excêntrico, vagabundo (ou tramp) e bufão. Solicite que a pesquisa inclua: uma breve definição; se possível, a caracterização do personagem, como maquiagem e vestuário; uma ou mais fotos do tipo de palhaço com boa qualidade; exemplos famosos.

 

As informações abaixo foram extraídas do texto “Tipos de Clowns”. Disponível em: http://www.mundoclown.com.br/tiposdeclowns. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

BRANCO: costumava aparecer maquiado de branco vestindo uma elegante roupa brilhante. De aparência fria e lunar, representa a lei, a ordem, o mundo adulto, a repressão. Antonet foi um deles!

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora de cartaz com pintura do “Branco” Antonet. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-xZk-1v9_iJo/UbD6IKfHi0I/AAAAAAAABeo/Cj2cy1deK0Y/s640/m500202_atpico050484_p.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

AUGUSTO: Vestido de qualquer maneira, tem um característico nariz vermelho postiço e grandes sapatos. É extravagante, absurdo, sagaz, mentiroso, surpreendente, provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. Charlie Rivel foi um deles!

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora de cartaz com imagem do “Augusto” Charlie Rivel. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-gzMVzExtjvE/UaO9Vce8EFI/AAAAAAAAAq4/2Iq708W1jz8/s640/rivel003.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

EXCÊNTRICO: Apresenta-se sempre só e normalmente não fala. Como oponentes dramáticos substitutivos do clown, usa instrumentos musicais e outros objetos. O último Grock foi um deles!

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora de pintura do “Excêntrico” Grock. Disponível em: http://www.museeducirquealainfrere.com/Les_Tableaux/files/stacks_image_723.png. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

VAGABUNDO (OU TRAMP): Tipo de "Augusto" solitário, habitualmente silencioso e com pinceladas de marginalizado social. Joe Jackson foi um deles!

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora do “Vagabundo” Joe Jackson. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-ONtimRcvR2Q/TntVYcZRa1I/AAAAAAAAAEA/lEVshGQ2LEI/s1600/Joe%2BJackson%252C%2Bclown.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

BUFÃO: Era o "funcionário" da monarquia, contratados para fazer reis e rainhas rirem. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimoniário das festas. De maneira geral era inteligente, atrevido e sagaz. Triboullet foi um deles!

 

Figura 6- Imagem obtida pela autora do "Bufão" Triboullet. Disponível em: http://www.france-pittoresque.com/IMG/jpg/Triboulet.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

Segue abaixo sugestão de alguns links para pesquisa dos alunos:

 

REIS, Pedro. Seja um Palhaço - 2ª Aula - Conceitos, História e Tipos de Palhaços. Disponível em: http://artistaspelagraca.blogspot.com.br/2012/04/seja-um-palhaco-2-aula-conceitos.html. Acesso em 02 de setembro de 2014.

Tipos de Clowns. Disponível em: http://www.mundoclown.com.br/tiposdeclowns. Acesso em 02 de setembro de 2014.

Tipos de palhaços. Disponível em: http://unha-de-fome.spaceblog.com.br/364406/TIPOS-DE-PALHACOS/. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Solicite que os grupos, a partir do material encontrado sobre cada tipo de palhaço, elabore um cartaz, utilizando cartolina, pincel atômico ou caneta hidrográfica de ponta grossa, tesoura sem ponta, cola etc. O cartaz deverá conter informações como: uma breve definição; se possível, a caracterização do personagem, como maquiagem e vestuário; uma ou mais fotos do tipo de palhaço com boa qualidade; exemplos famosos.

 

5° momento: Solicite que cada grupo eleja um representante para apresentar seu cartaz ao restante da turma. Posteriormente, disponibilize um espaço na sala para que os cartazes possam ser fixados até a finalização de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 3-4

 

 

1° momento: Convide os alunos para fazerem a leitura do livro “O Palhaço Verde”, de Matilde Rosa Araújo, ilustrado por Maria Keil. Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade. Segue abaixo resumo do livro proposto:

 

“Um jovem, que vivia sozinho, decide ser palhaço para dar alegria aos outros, especialmente às crianças. No circo para onde vai trabalhar encontra uma verdadeira família na qual se integra porque, tal como ele, todos são pessoas boas. Durante o espetáculo, o Palhaço Verde, ao ver a felicidade dos meninos ali presentes, chora de alegria, mas também deixa cair lágrimas pelo menino que vende moinhos de papel e que, provavelmente, vive em grande pobreza. Por fim, recebe deste uma flor de papel que traduz toda a ternura e amor que deveriam marcar as relações entre as pessoas.” O palhaço verde. Disponível em: http://calendinhas.blogspot.com.br/2009/02/o-palhaco-verde.html. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

Figura 7- Imagem da capa do livro "O Palhaço Verde". Disponível em: http://lalage.files.wordpress.com/2009/06/palhaco-verde.jpg. Acesso em 02 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Faça uma cópia impressa do livro “O Palhaço Verde”. Disponível em: http://pt.slideshare.net/teresaneves/o-palhao-verde. Acesso em 02 de setembro de 2014. Distribua duas ou três páginas por aluno ou faça a melhor distribuição, considerando que cada aluno fique com o mesmo número de páginas para realizar a leitura. O texto inicia na página 4 e termina na página 65. Segue abaixo, sugestão de distribuição das folhas, para que cada aluno leia uma página por vez, ou seja, para que os alunos façam a leitura de forma intercalada para não ficar cansativa. A sugestão abaixo considera uma turma de 20 alunos. A distribuição das páginas por aluno deverá ser adaptada à realidade de sua turma.

 

ALUNO

PÁGINAS

A

4

24

44

B

5

25

45

C

6

26

46

D

7

27

47

E

8

28

48

F

9

29

49

G

10

30

50/51

H

11

31

52

I

12

32

53

J

13

33

54

L

14

34

55

M

15

35

56

N

16

36

57

O

17

37

58

P

18

38

59

Q

19

39

60

R

20

40

61

S

21

41

62

T

22

42

63

U

23

43

64/65

Quadro de distribuição de páginas por aluno, sugerida pela autora.

 

 

3° momento: Dê um prazo de 10 minutos para que cada aluno leia suas páginas, individualmente, em silêncio, para se familiarizarem com o texto.

 

 

4° momento: Convide os alunos a fazerem a leitura coletiva, em voz alta, para que todos os alunos acompanhem e história de “O Palhaço Verde”. Cada aluno deverá fazer a leitura de suas páginas, na sequência previamente estabelecida, conforme o número da página. Solicite que cada aluno se expresse durante a leitura, dando ênfase às frases. Como exemplo, leia para os alunos, algumas frases contidas no texto compreendido entre as páginas 33 e 38, conforme segue:

 

 

O espetáculo ia começar.” – criar um suspense ao iniciar a leitura;

A música parou.” – ler pausadamente;

Apagaram-se as luzes todas.” – ler num tom mais baixo, suave;

E, de repente, abriu-se só uma luz, enorme, sobre a pista de madeira.” – ler pausadamente, mais alto;

– Respeitável público! Queridas crianças!” – ler com voz grossa e forte de apresentador de circo;

“ – E chama-se...” – ler com tom forte, anunciante, esticando o braço como se esperasse alguém dizer;

“ – Chamo-me Palhaço Verde!” – ler em voz forte e risonha, como de um palhaço.

 

 

Sugestão adaptada de COELHO, Maria José Garcez. “Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)”. Disponível em: http://www.edu.azores.gov.pt/projectos/planoregionalleitura/Documents/RecursosPRL/1%C2%BA%20ciclo%20-%203%C2%BA%20ano%20-%20O%20palha%C3%A7o%20verde.pdf. Acesso em 03 de setembro de 2014.

 

 

5° momento: Após a leitura do livro, para verificar a compreensão dos alunos sobre a história do palhaço verde, pergunte:

 

  • Qual a impressão mais forte a história do palhaço verde deixou em vocês?
  • Vocês acreditam que a história transmitiu alegria ou tristeza? Tranquilidade ou agitação? Luz ou escuridão? Bondade ou maldade?
  • Onde vocês acreditam que essa história poderia acontecer, além do circo?
  • Caso vocês fossem dramatizar a cena do livro em que o Palhaço Verde se apresenta ao público, no circo, como seria o cenário: quais cores, que luzes, como seria o chão, onde se sentaria o público?

 

Questões adaptadas de COELHO, Maria José Garcez. “Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)”. Disponível em: http://www.edu.azores.gov.pt/projectos/planoregionalleitura/Documents/RecursosPRL/1%C2%BA%20ciclo%20-%203%C2%BA%20ano%20-%20O%20palha%C3%A7o%20verde.pdf. Acesso em 03 de setembro de 2014.

 

 

6° momento: Após o diálogo sobre a história do palhaço verde, convide os alunos a criarem um desenho que represente o personagem, de acordo com a caracterização, personalidade e história do palhaço verde. Distribua folhas de papel no formato A4, gramatura igual ou superior a 90g/m⊃2;, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográfica, revista velha, tesoura sem ponta, cola etc. para a criação do desenho.

 

 

7° momento: Disponibilize um espaço em sala, para a exposição dos desenhos, para que todos conheçam os desenhos uns dos outros. Mantenha os desenhos expostos até o final das atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 5-6

 

Convide uma companhia de palhaços profissionais da sua cidade, ou de alguma cidade vizinha, para realizar uma “Oficina de Palhaço” com a turma, com o intuito de despertar “o palhaço que existe dentro de cada um”. Verifique se a proposta da oficina inclui lições de desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, tempo de reação, além do senso crítico e da capacidade criativa, exercícios que estimulam o trabalho em equipe e técnicas de improviso, além da caracterização do personagem, para que o aluno vivencie a experiência de se “transformar” em palhaço por um dia. Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade.

 

Procure identificar, previamente, a existência de alguma companhia de circo, teatro ou palhaço em sua cidade, através de contato com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal. Agende uma visita, procure conhecer o trabalho da companhia, discuta sobre a intenção da oficina e apresente o espaço e tempo disponível para a realização da atividade.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer uma pouco sobre a realização de oficina de palhaços com crianças, acesse:

 

Oficina de Palhaços. Disponível em: http://www.batuquedogato.com.br/Oficina-de-palha%C3%A7o.html. Acesso em 04 de setembro de 2014.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Como parte da avaliação final das atividades realizadas, solicite aos alunos que escrevam uma redação, de 20 a 30 linhas, com o título “Se eu fosse um palhaço...”.  Recomende que sejam considerados os conhecimentos adquiridos e as experiências vivenciadas ao longo de todas as atividades.

Recursos Complementares

ALVES, Driely. Da psicologia do palhaço. Disponível em: http://drielydesnuda.blogspot.com.br/2012/01/da-psicologia-do-palhaco.html. Acesso em 03 de setembro de 2014.

 

MADEIRA, Cauê.  Sobre palhaços, risadas e inclusão. Disponível em: http://bibliotecadesaopaulo.org.br/2011/09/09/sobre-palhacos-risadas-e-inclusao/. Acesso em 03 de setembro de 2014.

 

PROJETO RISO. O olhar de Alexandra Tsallis sobre o palhaço. Vídeo Youtube. Duração: 5min4seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=afeKY3lh3rc. Acesso em 03 de setembro de 2014.

 

WIKIPÉDIA. Palhaço. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palha%C3%A7o. Acesso em 01 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer sobre a arte dos palhaços. E, ainda, se foram capazes de reconhecer os diferentes tipos de palhaços. Verifique se os alunos conseguiram se envolver na oficina de palhaços, vivenciando a caracterização do artista enquanto palhaço. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos, bem como a coerência, com o tema estudado, da redação “Se eu fosse um palhaço...”. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.