Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do mito à razão: o surgimento da Filosofia

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o que é mito;
  • Aprender o conceito de razão;
  • Compreender a importância do uso da razão na vida do ser humano;
  • Reconhecer como se dá o surgimento da Filosofia;
  • Conhecer alguns personagens da mitologia grega;
  • Diferenciar razão de emoção e opinião;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.

Professor, nesta aula, possibilite a seus alunos conhecerem a primeira tentativa de explicar o mundo: o mito. Em seguida, contribua para que eles compreendam como se deu a passagem do mito (opiniões, abstrações) até se chegar à Filosofia (razão).

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

O mito: a primeira tentativa de explicar o mundo

 

Professor, dirija-se a seus alunos com a seguinte pergunta: "Você conhece as palavras da imagem abaixo? Saiba que elas estão relacionadas com o antes e o depois a Filosofia". Para isso, utilize um projetor multimídia para apresentar a imagem a seguir ou imprima para mostrar aos alunos.

 

Razao e Emocao

Fonte: Imagem disponível em: <http://burrofilosofo.blogspot.com.br/2012/06/emocao-quem-manda-em-nos-seja-na.html>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Provoque-os, perguntando o que sabem falar sobre os termos acima. Provavelmente saberão falar mais da emoção do que da razão. Se isso ocorrer, tudo bem. 

Revele a eles, que desde o início do mundo, as pessoas conseguiam explicar as coisas que aconteciam ao seu redor. Mas, essas explicações eram de acordo com a opinião delas ou, de acordo com aquilo que aprendiam das histórias contadas por seus pais ou avós.

 

Contação de histórias

Fonte: Imagem disponível em: <http://pequenopolis.wordpress.com/2011/10/14/para-trilhar-o-caminho-da-diversao-no-fim-de-semana-15-e-1610/>. Acesso em 04 de set. 2014. 

 

Essas histórias eram fabulosas onde os deuses, semideuses e heróis interferiam na história e na vida dos seres humanos. Esse período ficou conhecido como mítico.

Com o passar do tempo, o termo mito foi perdendo o seu sentido filosófico e passou a designar pessoas com altas habilidades e de grande expressão nacional ou internacional, por exemplo. Atualmente, em nossa sociedade, o ex-jogador Pelé é considerado um "mito" do futebol.  A apresentadora Xuxa é considerada um "mito" para as crianças e dessa forma, existem outras dezenas de exemplos. 

Professor, apresente a eles o verdadeiro significado de Mito: falar alguma coisa para alguém. O mito foi muito importante para os povos antigos, pois, de um modo ou outro, conseguiam justificar para as pessoas porque ocorriam determinados fatos, como por exemplo a origem dos astros, da Terra, do fogo, da chuva, do homem, dentre outros. Ele era de origem divina, ou seja, ninguém discordava, pois, eram os próprios deuses que afirmavam.

Esse período ficou também marcado pela mitologia – a grega é a mais conhecida. Conheça abaixo alguns personagens. Utilize um projetor multimídia para apresentar a imagem a seguir ou imprima para mostrar aos alunos.

 

Mitologia grega - personagens

Fonte: Imagem disponível em: <http://mundodasdicas.com.br/mitologia-grega-deuses-fotos>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Professor, para permitir que os alunos absorvam essas informações, proponha a eles as seguintes atividades:

Atividades - aluna

1)      O que significa mito?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Se mito significa falar alguma coisa para alguém, fale alguma coisa legal que aconteceu com você no dia de ontem.

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

3)      Marque com um (x) a alternativa correta. O mito era de origem:

A)    (   ) mitológica

B)    (   ) divina

C)    (   ) humana

 

4)      Escolha um personagem da mitologia grega e o desenhe no espaço abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome do personagem: _________________________________________________________________________

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Condições históricas para o surgimento da Filosofia

 

Professor, é importante que seus alunos saibam que nenhuma coisa que existe nasceu do nada. Com a Filosofia também foi assim: ela não nasceu do nada. Nasceu de alguns fatores históricos que serão mencionados a seguir: 
 
A) As viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer. 
 
B) A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível. 
 
C) A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca abstrata, uma forma feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstração e de generalização. 
 
D) O surgimento da vida urbana, com o predomínio do comércio e do artesanato, dado desenvolvimento a técnica de fabricação e de troca e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietárias de terras, por que e para quem os mitos foram criados; além disso, o surgimento de uma classe de comerciantes ricos, que precisava encontrar pontos de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio de aristocracia de terras e de sangue (as linhagens constituídas pelas famílias), fez com que se procurasse o prestígio pelo patrocínio e estímulo as artes, às técnicas e aos conhecimentos, favorecendo um ambiente onde a Filosofia poderia surgir. 
 
E) A invenção da escrita alfabética, que como o calendário e da moeda, revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas – como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses - , supõe que não se represente uma imagem da coisa que esta sendo dita, mas a ideia dela, o que dela se pensa e se transcreve. 
 
F) A invenção da política, que introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da Filosofia.
 
Fonte:  Sítio: "angloabc". Informações disponíveis em: < http://www.angloabc.com.br/sing_ead/epfilo1/DO%20MITO%20A%20RAZ%C3%83O.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.
 

 

Atividades - aluna
 
1) Desenhe no espaço abaixo, alguma coisa que aprendeu durante uma viagem que você fez.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Você sabe encontrar uma ata no calendário? Isso é importante para que?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) A moeda (dinheiro) auxiliou o nascimento da Filosofia porque ajudou o homem a refletir sobre o valor das coisas. Qual é o valor (importância) que você dá às seguintes coisas:

A) Nota de R$ 100,00: ______________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________

B) Um chocolate e um sorvete: ______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

C) Qual é mais caro: uma bicicleta ou um carro? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) A vida urbana é a vida nas cidades. Esse fator também auxiliou o surgimento da Filosofia. Você preferiria viver o resto da vida sozinho ou na companhia de outras pessoas? Responda a essa pergunta por meio de um desenho.

 

 (   ) Sozinho ou (   ) Com outras pessoas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Enfim, a razão: o surgimento da Filosofia

 

Professor, apesar da importância do mito, ele foi superado pelo fato de não se poder comprovar essas histórias. A palavra dos deuses começaram a perder sua força para a palavra dos homens. 

Houve um tempo em que as pessoas começaram a não acreditar naquelas histórias contadas pelos familiares e exigiam comprovações dos fatos ocorridos. Isso é sinal que elas começavam a fazer uso de sua razão.

 

Razao x Emocao

Fonte: Imagem disponível em: <http://objetosinanimados.blogspot.com.br/>. Acesso em: 13 de ago. 2014.

 

razão é a capacidade que a mente humana tem de concluir as coisas e é o que diferencia o homem dos outros animais.

A razão faz com que nós encontremos a verdade ou o erro na fala das pessoas que nos falam algo. 

Em alguns casos é utilizada como sinônimo (palavra que tem o mesmo significado) de inteligência e inclui raciocinar, entender, compreender, analisar e julgar.

 

Atividades - aluna

1)  Se vermelho é a cor da paixão, em sua opinião, qual é a cor da razão? Colora da cor que julgar correta.

Razao para colorir

2)      Ligue com um traço a palavra a seu símbolo.

Razão                                                       Opiniao

Emoção                                                         Cerebro - razao

Opinião                                                             Coracao - emocao          

 

 

3)      Observe as dicas abaixo e tente resolver a charada.

Dicas:

3.1) capacidade que a mente humana tem de concluir as coisas.

3.2) a razão diferencia os seres humanos dos outros ____________________.

3.3) a razão não permite considerarmos sorte ou ________________________.

3.4) o coração é o símbolo da  ________________________, contrária à razão.

3.5) em alguns casos a razão é utilizada como sinônimo de________________.

Charadas:

3.1)                      r __ __ __ __

3.2)                      a __ __ __ __ __ __

3.3)                __   z __ __

3.4)   __ __ __ __ ã __

3.5)   __ __ __ __ o __ __ __ __ __

 

 

Socializando e Avaliando: debate sobre o que aprendemos

 

Professor, aproveite este momento e retome com os alunos o que estudaram ao longo das aulas desenvolvidas. Organize-os em uma roda para que fiquem de frente uns para os outros e proponha um debate sobre os conceitos aprendidos.

Estabeleça algumas regras para o debate:

  • Aguardar a vez de falar;
  • Levantar a mão para pedir a fala;
  • Respeitar a opinião do outro;
  • Falar de forma que todos ouçam;
  • Não sair da sala enquanto alguém estiver falando.

 

Para iniciar o debate faça algumas  questões para provocá-los. Procure associar o que aprenderam com questões do dia a dia de cada um, na escola ou em outros locais. Ao final avalie  o com os alunos o que consideram mais importante dentre os conceitos que aprenderam e o que acham que não é tão importante assim. 

Recursos Complementares

Sugestão de consulta para o professor:

Sobre o surgimento da Filosofia. Informações disponíveis em:<http://www.angloabc.com.br/sing_ead/epfilo1/DO%20MITO%20A%20RAZ%C3%83O.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam o que é mito; aprenderam o conceito de razão; conseguem diferenciar esses dois conceitos; conseguiram compreender a importância do uso da razão na vida do ser humano; conseguiram reconhecer como se deu o surgimento da Filosofia; conheceram alguns personagens da mitologia grega; diferenciaram razão de emoção e opinião; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Faça registros sobre as aprendizagens dos alunos e as dificuldades encontradas para que possa nortear seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.