17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, nesta aula, possibilite a seus alunos conhecerem a primeira tentativa de explicar o mundo: o mito. Em seguida, contribua para que eles compreendam como se deu a passagem do mito (opiniões, abstrações) até se chegar à Filosofia (razão).
O mito: a primeira tentativa de explicar o mundo
Professor, dirija-se a seus alunos com a seguinte pergunta: "Você conhece as palavras da imagem abaixo? Saiba que elas estão relacionadas com o antes e o depois a Filosofia". Para isso, utilize um projetor multimídia para apresentar a imagem a seguir ou imprima para mostrar aos alunos.
Fonte: Imagem disponível em: <http://burrofilosofo.blogspot.com.br/2012/06/emocao-quem-manda-em-nos-seja-na.html>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Provoque-os, perguntando o que sabem falar sobre os termos acima. Provavelmente saberão falar mais da emoção do que da razão. Se isso ocorrer, tudo bem.
Revele a eles, que desde o início do mundo, as pessoas conseguiam explicar as coisas que aconteciam ao seu redor. Mas, essas explicações eram de acordo com a opinião delas ou, de acordo com aquilo que aprendiam das histórias contadas por seus pais ou avós.
Fonte: Imagem disponível em: <http://pequenopolis.wordpress.com/2011/10/14/para-trilhar-o-caminho-da-diversao-no-fim-de-semana-15-e-1610/>. Acesso em 04 de set. 2014.
Essas histórias eram fabulosas onde os deuses, semideuses e heróis interferiam na história e na vida dos seres humanos. Esse período ficou conhecido como mítico.
Com o passar do tempo, o termo mito foi perdendo o seu sentido filosófico e passou a designar pessoas com altas habilidades e de grande expressão nacional ou internacional, por exemplo. Atualmente, em nossa sociedade, o ex-jogador Pelé é considerado um "mito" do futebol. A apresentadora Xuxa é considerada um "mito" para as crianças e dessa forma, existem outras dezenas de exemplos.
Professor, apresente a eles o verdadeiro significado de Mito: falar alguma coisa para alguém. O mito foi muito importante para os povos antigos, pois, de um modo ou outro, conseguiam justificar para as pessoas porque ocorriam determinados fatos, como por exemplo a origem dos astros, da Terra, do fogo, da chuva, do homem, dentre outros. Ele era de origem divina, ou seja, ninguém discordava, pois, eram os próprios deuses que afirmavam.
Esse período ficou também marcado pela mitologia – a grega é a mais conhecida. Conheça abaixo alguns personagens. Utilize um projetor multimídia para apresentar a imagem a seguir ou imprima para mostrar aos alunos.
Fonte: Imagem disponível em: <http://mundodasdicas.com.br/mitologia-grega-deuses-fotos>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, para permitir que os alunos absorvam essas informações, proponha a eles as seguintes atividades:
1) O que significa mito?
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2) Se mito significa falar alguma coisa para alguém, fale alguma coisa legal que aconteceu com você no dia de ontem.
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3) Marque com um (x) a alternativa correta. O mito era de origem:
A) ( ) mitológica
B) ( ) divina
C) ( ) humana
4) Escolha um personagem da mitologia grega e o desenhe no espaço abaixo.
Nome do personagem: _________________________________________________________________________ |
Condições históricas para o surgimento da Filosofia
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2) Você sabe encontrar uma ata no calendário? Isso é importante para que?
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3) A moeda (dinheiro) auxiliou o nascimento da Filosofia porque ajudou o homem a refletir sobre o valor das coisas. Qual é o valor (importância) que você dá às seguintes coisas:
A) Nota de R$ 100,00: ______________________________________________________________________________________________________________________________
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B) Um chocolate e um sorvete: ______________________________________________________________________________________________________________________________
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C) Qual é mais caro: uma bicicleta ou um carro? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________
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4) A vida urbana é a vida nas cidades. Esse fator também auxiliou o surgimento da Filosofia. Você preferiria viver o resto da vida sozinho ou na companhia de outras pessoas? Responda a essa pergunta por meio de um desenho.
( ) Sozinho ou ( ) Com outras pessoas?
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Enfim, a razão: o surgimento da Filosofia
Professor, apesar da importância do mito, ele foi superado pelo fato de não se poder comprovar essas histórias. A palavra dos deuses começaram a perder sua força para a palavra dos homens.
Houve um tempo em que as pessoas começaram a não acreditar naquelas histórias contadas pelos familiares e exigiam comprovações dos fatos ocorridos. Isso é sinal que elas começavam a fazer uso de sua razão.
Fonte: Imagem disponível em: <http://objetosinanimados.blogspot.com.br/>. Acesso em: 13 de ago. 2014.
A razão é a capacidade que a mente humana tem de concluir as coisas e é o que diferencia o homem dos outros animais.
A razão faz com que nós encontremos a verdade ou o erro na fala das pessoas que nos falam algo.
Em alguns casos é utilizada como sinônimo (palavra que tem o mesmo significado) de inteligência e inclui raciocinar, entender, compreender, analisar e julgar.
1) Se vermelho é a cor da paixão, em sua opinião, qual é a cor da razão? Colora da cor que julgar correta.
2) Ligue com um traço a palavra a seu símbolo.
Razão
Emoção
Opinião
3) Observe as dicas abaixo e tente resolver a charada.
Dicas:
3.1) capacidade que a mente humana tem de concluir as coisas.
3.2) a razão diferencia os seres humanos dos outros ____________________.
3.3) a razão não permite considerarmos sorte ou ________________________.
3.4) o coração é o símbolo da ________________________, contrária à razão.
3.5) em alguns casos a razão é utilizada como sinônimo de________________.
Charadas:
3.1) r __ __ __ __
3.2) a __ __ __ __ __ __
3.3) __ z __ __
3.4) __ __ __ __ ã __
3.5) __ __ __ __ o __ __ __ __ __
Socializando e Avaliando: debate sobre o que aprendemos
Professor, aproveite este momento e retome com os alunos o que estudaram ao longo das aulas desenvolvidas. Organize-os em uma roda para que fiquem de frente uns para os outros e proponha um debate sobre os conceitos aprendidos.
Estabeleça algumas regras para o debate:
Para iniciar o debate faça algumas questões para provocá-los. Procure associar o que aprenderam com questões do dia a dia de cada um, na escola ou em outros locais. Ao final avalie o com os alunos o que consideram mais importante dentre os conceitos que aprenderam e o que acham que não é tão importante assim.
Sugestão de consulta para o professor:
Sobre o surgimento da Filosofia. Informações disponíveis em:<http://www.angloabc.com.br/sing_ead/epfilo1/DO%20MITO%20A%20RAZ%C3%83O.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam o que é mito; aprenderam o conceito de razão; conseguem diferenciar esses dois conceitos; conseguiram compreender a importância do uso da razão na vida do ser humano; conseguiram reconhecer como se deu o surgimento da Filosofia; conheceram alguns personagens da mitologia grega; diferenciaram razão de emoção e opinião; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Faça registros sobre as aprendizagens dos alunos e as dificuldades encontradas para que possa nortear seu planejamento.
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