Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bioética: como conviver bem com animais e plantas

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de bioética;
  • Compreender a etimologia do conceito de bioética;
  • Respeitar a natureza;
  • Respeitar os animais e aprender que eles possuem direitos;
  • Verificar que é parte constituinte do ambiente;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

O que é bioética?

Professor, inicie este momento verificando se os seus alunos conhecem o termo que dá título à essa aula. Deixe que eles falem. Se ninguém souber, pergunte se já ouviram alguma palavra que começa com "bio". Certamente dirão que sim. Ouça-os. 

Bioetica

Fonte: Blog Saúde. Disponível em: <http://saudeblog.com.br/bioetica-pode-ter-sido-afrontada-em-hospital-de-curitiba/>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Após as falas, solicite que copiem em seus cadernos o conceito que apresentará à eles. 

Bioética é um termo formado pela união de duas palavras: bio e ética. Vamos conhecê-las.

Bio= vida. É um termo de origem grega utilizado em palavras que tem alguma relação com o ser vivo, sejam eles seres humanos, animais ou plantas. Exemplo: biologia, biotecnologia.

Ética= é a área da Filosofia que estuda o comportamento humano e o que o homem considera um valor (algo bom ou ruim).

Assim, podemos concluir que a bioética, neste sentido, estuda o comportamento humano e sua relação com os animais e com as plantas.

Professor, proponha uma série de perguntas pelas quais terá a oportunidade de trabalhar este conteúdo a partir da vivência de seus alunos.

 

Atividades - aluna

1) Você se relaciona com os animais? Como?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você tem algum animal de estimação? Se sim, qual? ______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Você se relaciona com as plantas? Como? Em sua casa tem um jardim ou algum tipo de planta? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Colora as imagens abaixo e escreva o que entendeu da mensagem que elas trazem.

Monica e o planeta______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

menina jogando no lixo

_____________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

meninos plantando arvores

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Meninos abraçando arvores

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

menino alimentando animais

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Imagens disponíveis em:

Acessadas em: 04 de set. 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Você sabia que os animais possuem direitos?

Professor, argumente com seus alunos que, para respeitar determinados direitos, antes, é necessário conhecê-los. Dessa forma, como a bioética se refere ao relacionamento dos animais e das plantas, precisamos conhecer os seus direitos. Por isso, proponha que eles assistam ao vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

Direitos dos animais - video

Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9u20h9cGVV8>.  Acesso em: 04 de set. 2014. 

 

Professor, após a apresentação do vídeo que exibe os direitos dos animais, apresente a imagem que também apresenta outros direitos e em seguida a imagem que alerta sobre o trato que devemos ter com os animais.

 

Direitos dos animais - 10

Fonte: Sítio: "Smart Kids". Imagem disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/direitos-dos-animais.html>. Acesso em: 04 de set. 2014. 

 

Direitos dos animais

Fonte: Sítio: "Cultura Mix". Disponível em: <http://animais.culturamix.com/informacoes/direitos-dos-animais>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Atividades - aluna

1)  O que você tem a dizer para as pessoas que maltratam os animais?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Campanha sobre os direitos dos animais: trabalhando com diferentes gêneros textuais

 

Professor, proponha aos alunos que realizem uma campanha à favor dos animais. Solicite aos alunos que gravem um vídeo curto e peça para que seja colocado no sítio de sua escola. Se sua escola faz parte do projeto UCA, utilize seus laptops > Área de trabalho > Câmera e registrem sua fala ou a imagem que vai apresentar. 

Aproveite também e trabalhe com panfletos e cartazes. Para isso, explore a estrutura, formato e função destes dois gêneros textuais. Leve para sala alguns modelos de panfletos para que eles vejam como é. Os cartazes fazem parte do cotidiano escolar e com certeza eles já conhecem a sua estrutura. Em ambos, eles devem conscientizar as pessoas sobre os direitos dos animais. 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Vamos cuidar da natureza: ela é nossa primeira casa

Professor, para iniciar este último momento de sua aula, solicite que os alunos desenhem a primeira casa deles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certamente eles devem ter desenhado, cada um suas próprias casas. Diga a eles que a 1ª casa de todos nós é a mesma. Ao discordarem de você, apresente à eles a imagem do planeta Terra e leve-os a compreender que ele é a primeira casa de todo ser humano. 

Globo terrestre

Fonte: Sítio: "Rede GNI". Disponível em: <http://globonews.info/blog/slider/ubj-news-ja-fomos-acessados-por-22-paises-ja-alcancamos-todos-os-continentes/>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Professor, ao apresentar a imagem abaixo, solicite que eles respondam apenas de forma oral as questões que você vai fazer.

 

Queimada caveira

Fonte: Sítio: "Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul". Disponível em: <https://apedemars.wordpress.com/tag/queimadas/>. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

O que acha dessa atitude? Fazer isso é a mesma coisa de acender uma fogueira dentro de nossa sala de estar. Sujará nossa casa, prejudicará nossa saúde, queimará nossos móveis e ainda colocará em risco a vida de nossos familiares. Isso é bom? Certamente que não.

O que você teria a dizer para as pessoas que têm a mesma atitude do homem da imagem acima?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Se não gostamos que nossa menor casa fique suja, imagine a maior. Se nossa menor casa é sempre limpa, devemos também conservar nossa maior casa. Se não elegemos uma semana no ano para preservar nossa menor casa, porque só devemos preservar nossa casa maior somente na Semana do Meio Ambiente? Não criticamos esse evento, mas ressaltamos que ele deve ser realizado em celebração de nossas boas e sustentáveis atitudes e não para fazermos apenas nesse período as coisas certas em relação ao Meio Ambiente.

Professor, muitas escolas realizam esse evento. Experimente você também organizar a Semana do Meio Ambiente em sua escola. Convide palestrantes, proponha mini cursos e incentive seus alunos a participarem juntamente com seus familiares.

Caso não seja possível, por agora, permita que seus alunos vivenciem uma experiência ambiental de preservação do ambiente em que vive. Providencie sacolas plásticas para que possam dar uma volta na escola e recolher algum resíduo espalhado pelo chão. Faça o mesmo no entorno da escola. Você verificará que é uma experiência muito rica e importante para os alunos. Caso consiga realizar a atividade externa, solicite antes a autorização dos pais dos alunos.  Registre a atividade por meio de fotos para que façam uma exposição.

 

Socializando: exposição de fotos

 

Professor, revele as fotos que tiraram da atividade anterior e com a colaboração dos alunos, montem um painel, coletivamente mostrando todas as etapas do trabalho: saída da escola, coleta dos lixos e destinação do lixo que pode ser reciclado.

Solicite que os alunos escrevam o nome do painel, com a atividade que foi realizada, o objetivo e os autores.

Exponha em um local de uso coletivo, para que as demais turmas possam apreciá-lo.

 

Recursos Complementares

Sugestão de consulta para o professor:

Avaliação
 
 
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.  Fonte:  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; aprenderam o conceito de bioética; conheceram a etimologia do conceito de bioética; após a aula começaram a respeitar mais a natureza; respeitaram mais os animais e aprenderam que eles possuem direitos; verificaram que são parte constituinte do ambiente em que vivem; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; aprenderam a respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.