17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.
O que é bioética?
Professor, inicie este momento verificando se os seus alunos conhecem o termo que dá título à essa aula. Deixe que eles falem. Se ninguém souber, pergunte se já ouviram alguma palavra que começa com "bio". Certamente dirão que sim. Ouça-os.
Fonte: Blog Saúde. Disponível em: <http://saudeblog.com.br/bioetica-pode-ter-sido-afrontada-em-hospital-de-curitiba/>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Após as falas, solicite que copiem em seus cadernos o conceito que apresentará à eles.
Bioética é um termo formado pela união de duas palavras: bio e ética. Vamos conhecê-las.
Bio= vida. É um termo de origem grega utilizado em palavras que tem alguma relação com o ser vivo, sejam eles seres humanos, animais ou plantas. Exemplo: biologia, biotecnologia.
Ética= é a área da Filosofia que estuda o comportamento humano e o que o homem considera um valor (algo bom ou ruim).
Assim, podemos concluir que a bioética, neste sentido, estuda o comportamento humano e sua relação com os animais e com as plantas.
Professor, proponha uma série de perguntas pelas quais terá a oportunidade de trabalhar este conteúdo a partir da vivência de seus alunos.
1) Você se relaciona com os animais? Como?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você tem algum animal de estimação? Se sim, qual? ______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você se relaciona com as plantas? Como? Em sua casa tem um jardim ou algum tipo de planta? Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
4) Colora as imagens abaixo e escreva o que entendeu da mensagem que elas trazem.
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Imagens disponíveis em:
Acessadas em: 04 de set. 2014.
Você sabia que os animais possuem direitos?
Professor, argumente com seus alunos que, para respeitar determinados direitos, antes, é necessário conhecê-los. Dessa forma, como a bioética se refere ao relacionamento dos animais e das plantas, precisamos conhecer os seus direitos. Por isso, proponha que eles assistam ao vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9u20h9cGVV8>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, após a apresentação do vídeo que exibe os direitos dos animais, apresente a imagem que também apresenta outros direitos e em seguida a imagem que alerta sobre o trato que devemos ter com os animais.
Fonte: Sítio: "Smart Kids". Imagem disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/direitos-dos-animais.html>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Fonte: Sítio: "Cultura Mix". Disponível em: <http://animais.culturamix.com/informacoes/direitos-dos-animais>. Acesso em: 04 de set. 2014.
1) O que você tem a dizer para as pessoas que maltratam os animais?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Campanha sobre os direitos dos animais: trabalhando com diferentes gêneros textuais
Professor, proponha aos alunos que realizem uma campanha à favor dos animais. Solicite aos alunos que gravem um vídeo curto e peça para que seja colocado no sítio de sua escola. Se sua escola faz parte do projeto UCA, utilize seus laptops > Área de trabalho > Câmera e registrem sua fala ou a imagem que vai apresentar.
Aproveite também e trabalhe com panfletos e cartazes. Para isso, explore a estrutura, formato e função destes dois gêneros textuais. Leve para sala alguns modelos de panfletos para que eles vejam como é. Os cartazes fazem parte do cotidiano escolar e com certeza eles já conhecem a sua estrutura. Em ambos, eles devem conscientizar as pessoas sobre os direitos dos animais.
Vamos cuidar da natureza: ela é nossa primeira casa
Professor, para iniciar este último momento de sua aula, solicite que os alunos desenhem a primeira casa deles.
|
Certamente eles devem ter desenhado, cada um suas próprias casas. Diga a eles que a 1ª casa de todos nós é a mesma. Ao discordarem de você, apresente à eles a imagem do planeta Terra e leve-os a compreender que ele é a primeira casa de todo ser humano.
Fonte: Sítio: "Rede GNI". Disponível em: <http://globonews.info/blog/slider/ubj-news-ja-fomos-acessados-por-22-paises-ja-alcancamos-todos-os-continentes/>. Acesso em: 04 de set. 2014.
Professor, ao apresentar a imagem abaixo, solicite que eles respondam apenas de forma oral as questões que você vai fazer.
Fonte: Sítio: "Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul". Disponível em: <https://apedemars.wordpress.com/tag/queimadas/>. Acesso em: 04 de set. 2014.
O que acha dessa atitude? Fazer isso é a mesma coisa de acender uma fogueira dentro de nossa sala de estar. Sujará nossa casa, prejudicará nossa saúde, queimará nossos móveis e ainda colocará em risco a vida de nossos familiares. Isso é bom? Certamente que não.
O que você teria a dizer para as pessoas que têm a mesma atitude do homem da imagem acima?
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Se não gostamos que nossa menor casa fique suja, imagine a maior. Se nossa menor casa é sempre limpa, devemos também conservar nossa maior casa. Se não elegemos uma semana no ano para preservar nossa menor casa, porque só devemos preservar nossa casa maior somente na Semana do Meio Ambiente? Não criticamos esse evento, mas ressaltamos que ele deve ser realizado em celebração de nossas boas e sustentáveis atitudes e não para fazermos apenas nesse período as coisas certas em relação ao Meio Ambiente.
Professor, muitas escolas realizam esse evento. Experimente você também organizar a Semana do Meio Ambiente em sua escola. Convide palestrantes, proponha mini cursos e incentive seus alunos a participarem juntamente com seus familiares.
Caso não seja possível, por agora, permita que seus alunos vivenciem uma experiência ambiental de preservação do ambiente em que vive. Providencie sacolas plásticas para que possam dar uma volta na escola e recolher algum resíduo espalhado pelo chão. Faça o mesmo no entorno da escola. Você verificará que é uma experiência muito rica e importante para os alunos. Caso consiga realizar a atividade externa, solicite antes a autorização dos pais dos alunos. Registre a atividade por meio de fotos para que façam uma exposição.
Socializando: exposição de fotos
Professor, revele as fotos que tiraram da atividade anterior e com a colaboração dos alunos, montem um painel, coletivamente mostrando todas as etapas do trabalho: saída da escola, coleta dos lixos e destinação do lixo que pode ser reciclado.
Solicite que os alunos escrevam o nome do painel, com a atividade que foi realizada, o objetivo e os autores.
Exponha em um local de uso coletivo, para que as demais turmas possam apreciá-lo.
Sugestão de consulta para o professor:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!