Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando sobre gênero do substantivo: masculino ou feminino?

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero;
  • Distinguir o substantivo masculino e feminino;
  • Empregar adequadamente o substantivo masculino e feminino;
  • Ampliar vocabulário;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de atividades lúdicas seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 420minutos – 7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua turma tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca o uso do gênero do substantivo.

Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de feminino e masculino.

Nesta perspectiva, sabendo da relevância de atividades lúdicas no espaço escolar, pois, por meio delas os alunos desenvolvem “dimensões que também são importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares” (ROSA, Ester Calland de Sousa; BRAINER, Margareth; CAVALCANTE,Tícia Cassiany Ferro. A criança que brinca, aprende?  In: Vamos brincar de Reinventar histórias.  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 6-15. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.).

Iniciamos nosso planejamento propondo uma atividade lúdica.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogotrilhas   Motivando os alunos...

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 18 de ago. 2014.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre feminino e masculino. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos.

Você poderá apresentar uma “Caixa Surpresa” para a turma e solicitar que alguns alunos retirem objetos, imagens e/ou fichas com palavras, que retratam palavras no feminino e no masculino.

Ao retirar cada elemento da caixa, o aluno deverá ler a palavra escrita ou explicar o que significa cada objeto, dizendo se esta palavra ou objeto poderá ser ditada utilizando o artigo a ou o. Caso seja necessário, os colegas e /ou professor poderá ajudá-lo.

Sugestões de palavras para a caixa: lixo, madrinha, padrinho, professor, professora, festa, céu, noite, elefante,

Sugestões de objetos: cola, lápis, borracha, boneca, carrinho, estojo, régua, flor, boné, bala, pirulito, laranja.

 

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Em seguida, informe-os que estas palavras e objetos, foram utilizados para iniciarmos um estudo sobre palavras femininas e masculinas. E que, na Língua Portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a. Conclua dizendo que este assunto será ampliado nos próximos dias.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, retome a aula anterior e questione a turma:

  • Quem sabe alguma palavra substantivo masculino?
  • E feminino, quem poderá me dizer alguma palavra?

Ouças as respostas e depois conclua:

  • São masculinos os substantivos que podem ser precedidos de: o, os, um, uns. Exemplos: o anel, os patos, um caderno, uns leões.
  • São femininos os substantivos que podem ser precedidos de: a, as, uma, umas. Exemplos: a jarra, as gatas, uma mulher, umas abelhas.
  • Em alguns casos, para descobrir o feminino, basta trocar a letra o pela letra a no final da palavra. Por exemplo: tio – tia; gato – gata; menino – menina.
  • Em outros casos, a palavra feminina é diferente da masculina e não há necessidade do artigo para flexioná-la, ou seja, para descobri-la. Por exemplo: rei – rainha; boi – vaca; compadre – comadre.
  • Dentro da classificação de gênero, existem palavras que servem para designar um ser masculino quanto um feminino. Por exemplo: a palavra dentista, serve para designar aquele que cuida dos dentes, não existe o dentisto. Neste caso: a dentista ou o dentista são usados para diferenciar aspecto do gênero. Outros exemplos: o jornalista – a jornalista; o repórter – a repórter.
  • Também existem alguns casos que, para designar o sexo do animal, é necessário usar as palavras macho ou fêmea. Por exemplo: cobra macho – cobra fêmea; papagaio macho – papagaio fêmea; barata macho – barata fêmea.

 

 

Professor, salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você, adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma.

 

Agora, registre na lousa o texto “Casamento dos bichos”. Nesse texto os personagens poderão ser divididos em pares permitindo o estudo da flexão do gênero do substantivo.

Peça que os alunos copiem o texto no caderno de Língua Portuguesa e façam a sua ilustração.

 

Casamento de bichos

Dia claro, céu bonito
e a turma toda animada
vai ter festa na floresta
vou convidar a bicharada

Senhor boi e dona vaca
resolveram se casar
oh! que festa tão bonita
temos que comemorar

E chamaram o macaco
para ser um dos padrinhos
o elefante e o coelho
já estavam a caminho

O pato veio com a gata
que não parava de miar
a formiga com o cavalo
que só vive a galopar

O veado também veio
com chifres bem enfeitados
a galinha e o galo
estavam bem animados

As borboletas e os passarinhos
vieram para enfeitar
a tartaruga de mansinho
foi chegando devagar

O cachorro só latia
e o bode só a berrar
a raposa desconfiada
veio pra participar

Veio cobra, veio onça
veio foca e guiné
só faltava chegar
o casal de jacaré

A festa estava animada
mas começaram a correr
quando o leão perguntou:
_Que temos para comer?   

 

Fonte do texto: Sítio: “Recanto das Letras”. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/poesiasinfantis/897951>. Acesso em: 18 de ago. 2014.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogotrilhas   Trabalhando com texto: “Casamento de bichos”

 

Retome o texto registrado na aula anterior. Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após peça que os alunos releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala de aula, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com que eles busquem ajustar o oral ao escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa. Converse com os alunos sobre o texto, indague-os:

  • O que vocês acharam deste texto? (Resposta pessoal.).
  • Vocês gostariam de participar de um casamento como este? Justifiquem suas respostas. (Resposta pessoal.).
  • Se você pudesse, gostaria de ser um dos animais citados no texto? Por quê? (Resposta pessoal.).
  • Quais casais estavam presentes na festa? (Boi- vaca; galo – galinha; casal de jacaré.).
  • Seria possível formar novos pares com os outros animais? Justifique suas respostas. (É importante que os alunos verifiquem que os demais animais não formariam pares, pois alguns estão escritos no feminino e outros apenas no masculino.).

Depois do diálogo, convide a turma para realizar o ‘Casamento dos bichos”. Faça assim:

a- Peça que a turma fale quantos alunos vieram à aula.

b- Diga que deverão decidir quem irá ser personagens e o narrador . Os demais serão os convidados que assistirão o casamento.

c- Para facilitar a organização, entregue uma ficha com o nome do animal que irá representar.

d- O narrador deverá ficar em um lugar destacado para sua função. Os demais personagens deverão ficar em lugar reservado e entrarão em cena à medida que forem citados pelo narrador. O restante da turma deverá ficar assentado em círculo para assistir ao casamento.

e- Escolha um aluno através de sorteio, ou de outra maneira que desejar, para ser o narrador. Na medida em que for lendo, os alunos dramatizarão a parte lida.

f- Poderá ser repetido mais de uma vez, de forma que todos aqueles que desejarem ser personagens tenham oportunidade de participar.

g- Destaque a formação dos pares, utilizando  o gênero do substantivo: boi- vaca; galo – galinha; casal de jacaré.

 

Para finalizar, proponha que os alunos digam o que acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogotrilhas  Pesquisa

 

Professor, proponha aos alunos a realização de uma pesquisa sobre palavras no masculino e no feminino as quais deverão ser registradas numa folha de papel em branco. Informe que poderão consultar seus familiares, internet, livros, dentre outros. Você poderá fazer assim:

 

COMUNICACAO 

Pesquise palavras que são escritas no masculino ou no feminino. Escreva a palavra e assinale no lugar adequado se ela é palavra masculina ou feminina. Veja como fazer:

Genero

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Observação: Se preferir você poderá realizar esta atividade na sala de aula. Para isto, providencie livros e revistas para a pesquisa.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que redijam a atividade por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogotrilhas  Socializando a pesquisa

 

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em duplas e solicite que comparem as palavras escritas em suas pesquisas. Peça também que sublinhem as palavras que foram escritas nas duas pesquisas.

Para finalizar, reorganize a turma em um grande grupo. Instrua os alunos a lerem as palavras para que todos possam tomar conhecimento. Quando terminarem a leitura faça um painel colando as folhas de papel que os alunos utilizaram para escrever as palavras. Logo após, afixe-o no mural da sala de aula.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval6  Aplicando conhecimentos sobre feminino e masculino

 

Professor, registre as atividades a seguir na lousa, peça que os alunos a copiem e depois as resolvam.

 

1- Marque M para os nomes masculinos e F para os nomes femininos:

 

(F) anã                                                       (M ) cunhado                                                                    

(F) patroa                                                   ( F ) avó

(M) esposo                                                 (F ) espiã

(M ) zangão                                                (F ) fêmea

(M ) campeão                                             (M ) cavalheiro                                              

(M) juiz                                                       (M ) conde

(F ) ladra                                                     (F ) baronesa                    

(F ) embaixatriz                                           (F ) ovelha

 

2- Reescreva as frases, passando-as para o masculino:

 

a- A menina e a madrinha tinham vários balões nas mãos.

__________________________________________________ (O menino e o padrinho tinham vários balões nas mãos.).

 

 

b- A japonesa parecia uma atriz.

________________________________________________ (O japonês parecia um ator.).

 

c- A rainha ganhou uma ovelha da pastora.

________________________________________________ (O rei ganhou um carneiro do pastor.).

 

d- Que égua veloz!

_____________________________________________( Que cavalo veloz!).

 

e- A imperatriz  e a duquesa são mulheres honestas.

_____________________________________________(O imperador  e o duque são homens honestos.).

 

3- Observe os modelos e continue encontrando o feminino das palavras.

 

Masculino

Feminino

  leão

  leoa

 patrão

 

 leitão

 

 pavão

 

 

 

Masculino

Feminino

 anão

 anã

 campeão

 

 irmão

 

 cidadão

 

 

Masculino

Feminino

 comilão

 comilona

 solteirão

 

 valentão

 

 chorão

 

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jogotrilhas   Atividades lúdicas

 

Acreditamos que atividades lúdicas podem fazer parte das alternativas interessantes e significativas no processo ensino e aprendizagem, pois jogos e brincadeiras têm um grande valor pedagógico.

Na sala de aula o professor deve ter em mente a preocupação em oferecer aos seus alunos, desafios que possibilitam desenvolver o raciocínio, levando os mesmos a pensar de maneira criativa e crítica, atividades lúdicas, são elementos riquíssimos para este fato. Porém, o jogo deverá ser dosado de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento dos alunos, não poderá ser muito fácil, nem muito difícil, pois pode  causar desinteresse e o não aproveitamento do conteúdo a ser desenvolvido.

Leve os alunos até o Laboratório de Informática para que possam realizar algumas atividades lúdicas com a temática deste planejamento. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Nos sítios abaixo você terá acesso a jogos sobre masculino e feminino.

Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/masculinoFeminino/>.

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/memoria/>.

Sítio: “Imagem Eti”- Feminino: atividades e passatempos. Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/feminino/>.

Sítio: “Imagem Eti”- Masculino: atividades e passatempos. Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/masculino/>. 

Acessados em: 18 de ago. 2014.

 

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno e professor:

Sítio: “Escola Kids” – Masculino e feminino. Disponível em: <http://www.escolakids.com/masculino-e-feminino.htm>.

Sítio: “Escola Kids”. Gênero do substantivo. Disponível em: <http://www.escolakids.com/genero-do-substantivo.htm>.

Sítio: “Smart Kids”. Masculino e feminino. <http://www.smartkids.com.br/especiais/masculino-e-feminino.html>.

Acessados em: 18 de ago. 2014.

Sugestão de link para o professor:

Sítio: “Revista Nova Escola” – Por que há substantivos que podem ser usados tanto para o gênero masculino como para o feminino? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ha-substantivos-podem-ser-usados-tanto-genero-masculino-como-feminino-432117.shtml>.

Sítio: “Língua Portuguesa em uso – LPeu”. Gênero do substantivo. Disponível em: <http://www.lpeu.com.br/q/7jpd1>.

Acessados em: 18 de ago. 2014.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

LEITE, Márcia. Feminina de menina, masculino de menino. São Paulo: Leya Brasil, 2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Desta forma, observe se seus alunos conseguiram: identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero; distinguir adequadamente o substantivo masculino e feminino; empregar adequadamente o substantivo masculino e feminino; participar de atividades lúdicas seguindo regras; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; desenvolver a linguagem oral. Ressaltamos a relevância do papel do professor ser mediador do processo de ensino e de aprendizagem, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. Inferimos que nomenclaturas, como substantivo, gênero masculino e feminino, são úteis para que os alunos situem conhecimentos. Contudo, o objetivo não é sobrecarregá-los com nomes e conceitos, mas levá-los a entender de que modo e com que função tais conteúdos incidem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.