Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem humana: fator que o diferencia dos outros animais

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o filósofo Aristóteles;
  • Compreender a importância da linguagem para o ser humano;
  • Verificar que a linguagem é um fator que diferencia o ser humano dos outros animais;
  • Conhecer alguns tipos de linguagem;
  • Aprender o significado do termo liberdade de expressão; 
  • Analisar ditados populares;
  • Conhecer a evolução dos meios de comunicação;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

1º Momento: "Quem não se comunica, se trumbica"

 

Professor, a frase que intitula esse momento é de um apresentador de televisão muito famoso nos anos 80 e se refere à necessidade que o ser humano tem de se comunicar. A forma mais comum que o ser humano possui de se comunicar é por meio da linguagem, seja ela qual for. A linguagem é um dos temas de profundos estudos dos filósofos.

É necessário que nós nos comuniquemos a todo tempo, pois, também assim, adquirimos conhecimentos diversos.  Devemos expressar livremente nossas opiniões, ideias e pensamentos. A isso, dá-se o nome de liberdade de expressão.  Contudo, é necessário que nossa liberdade de expressão, respeite a liberdade e os direitos dos outros, para que ninguém se "trumbique".

 

Linguagem - bla bla bla

Fonte: Sítio: Vírgula e Etcetera. Imagem disponível em: <http://virgulaseetcetera.blogspot.com.br/2012/11/figuras-de-linguagem.html>. Acesso em: 06 de set. 2014.

 

Trabalhando a oratória na sala de aula 

 

Professor, inicie a aula  promovendo uma reflexão que o filósofo Aristóteles nos proporciona. Ele viveu antes de Cristo e afirmava que "o homem é um animal político". Falava isso, porque dentre outras coisas, ele descrevia a natureza do homem como um animal racional que fala e pensa (zoon logikon), em sua relação necessária com outros homens na cidade-Estado (pólis). 

Os filósofos gregos não utilizavam a fala apenas para se comunicar, mas também para convencer as pessoas. Isso exigia uma preparação para se ter uma boa e convincente fala ou argumentação. A preparação para se falar bem ficou conhecida pela técnica da retórica (a arte do bem falar). Atualmente, muitos profissionais fazem uso dessa arte: políticos, vendedores, professores, palestrantes, pregadores religiosos, dentre outros. Proponha aos alunos a atividade a seguir para que exercitem a arte de convencer.

 

Atividades - aluna

1) Comunique-se com algum de seus colegas tentando convencê-lo de alguma coisa. Utilize argumentos emotivos, educados, apelativos ou outros que achar interessante. 

 

2) Existem muitos ditados populares que se referem a arte de se comunicar por meio da linguagem. Vejamos alguns deles e aproveite para escrever o que entendeu de cada um.

 

a) "É conversando que a gente se entende": _________________________________________________________________________________________

 

b) "Quem fala muito dá bom dia à cavalo": ___________________________________________________________________________________________.

 

c) "Em boca fechada não entra mosquito": ___________________________________________________________________________________________.

 

d) "Quem fala o que quer, ouve o que não quer": ______________________________________________________________________________________. 

 

Professor, é interessante que comente cada ditado com seus alunos e ouça o que eles escreveram. 

Após essa introdução, seus alunos já possuem condições de dizer, ao menos de forma resumida, que linguagem é a capacidade que o ser humano tem de se comunicar. Nessa comunicação, expressamos nossas ideias, pensamentos, sentimentos e opiniões.

Os animais também se comunicam, mas a comunicação humana é a mais complexa (composta por vários elementos) e a única que possui símbolos quase infinitos e regras bem definidas. Vejamos algumas.

Falar um de cada vez, pois, em uma conversa existe o momento de falar e o momento de se calar e ouvir; ouvir atentamente o que o outro fala; ter o que falar, conteúdo; dar exemplos simples que ajudem a pessoa a compreender o que você diz; mesmo na fala, utilizar pontuação; falar pausadamente; não utilizar palavras que você não sabe o significado só por que são bonitas; utilizar palavras que os ouvintes compreendam; utilizar um tom de voz que as pessoas possam ouvir; não interromper quem fala; ser objetivo no que se fala, sem rodeios; evitar os excessos de gestos, evitar gestos agressivos; evitar o uso de palavrões e gírias. 

 

3) Professor, proponha uma atividade que permita a seus alunos se comunicarem de forma oral, utilizando as regras acima citadas. Divida-os em 4 grupos e solicite que:

Grupo A - Político: fazer um discurso político, tentando convencer os outros a votarem neles.

Grupo B - Professor: ministrar uma aula. Tema livre. Sugere-se de uma matéria estudada a poucos dias.

Grupo C - Vendedor: tentar vender um determinado produto na promoção.

Grupo D - Palestrante: ministrar uma palestra sobre o tema: Meio Ambiente. 

 

2º Momento: Os tipos de linguagem

 

Professor, a linguagem, sem dúvida, é um dos fatores importantes que distinguem os seres humanos racionais (que utilizam a razão, a inteligência) dos animais irracionais (que utilizam somente os instintos). Dos vários tipos de comunicação, a linguagem verbal é, geralmente, a mais utilizada. Vejamos.

 

A)    Linguagem Verbal

 

A linguagem verbal é aquela que faz uso da palavra falada e da palavra escrita para comunicar algo a alguém.

Professor, para ilustrar a necessidade que o ser humano tem de se comunicar desde a mais tenra infância, exiba para seus alunos o vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.Veja abaixo um exemplo de uma linguagem verbal falada.

Bebes conversando

Fonte: Sítio: YouTube. Imagem disponível em: <Https://Www.Youtube.Com/Watch?V=Jiwuqf8ekms>. Acesso em: 06 de set. 2014.

 

Você entendeu alguma coisa? Acho que não. E isso normal. Muitas vezes não vamos entender o que as pessoas falam, pois, existem várias línguas que não conhecemos.

Certamente não existe a língua “bebenês”, mas é certo que os bebês se comunicam entre si e também com os adultos.

 

Atividades - aluna

1) Utilize sua imaginação e escreva nas linhas abaixo o que você acha que esses dois bebês estavam conversando.

Bebê 1 ___________________________________________________________________________________

Bebê 2 ___________________________________________________________________________________

Bebê 1 ___________________________________________________________________________________

Bebê 2 ___________________________________________________________________________________

Bebê 1 ___________________________________________________________________________________

Bebê 2 ___________________________________________________________________________________

 

2) Crie no espaço abaixo, uma linguagem verbal falada entre você e um colega de sua turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, assim como existe a linguagem verbal falada, existe também a linguagem escrita, ou seja, quando comunicamos algo a alguém por meio da escrita de frases ou mesmo palavras isoladas. Veja alguns exemplos nas figuras abaixo:

 

Linguagem verbal - 4 imagens

Imagens disponíveis em:

 

3) Desenhe no espaço abaixo, um local onde se deve fazer silêncio e informe isso por meio da linguagem escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B)    Não verbal

 

Professor, sabemos que a linguagem verbal é muito eficaz, contudo, haverá momentos em que não podemos falar ou o outro, pela longa distância, não poderá nos ouvir, por isso, existe também a linguagem não verbal.

A linguagem não verbal é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre eles estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, dentre outras.

 

Linguagem nao verbal

Imagens disponíveis em:

Essas figuras fazem uso apenas de imagens para comunicar o que representam.

 

Atividades - aluna

4) Qual é a linguagem não verbal que você mais utiliza?

a) (   ) gestual (gestos com a mãos ou cabeça);

b) (   ) expressão facial;

c) (   ) linguagem corporal;

d) (   ) linguagem de sinais;

e) (   ) as placas e sinais de trânsito.

 

5) Faça um desenho da linguagem não verbal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Jogo de mímica

 

Professor, proponha aos alunos a brincadeira de mímica, para isso,  escolha um aluno para ficar de fora da sala de aula.

  • Lá fora ele receberá de você a "missão" de transmitir à sala, uma linguagem não verbal.
  • Quando ele retornar para sala deverá utilizar movimentos com a boca e gestos para "comunicar" a mensagem.
  • O aluno que primeiro descobrir qual é a informação, ganha o direito de ir para fora da sala transmitir outra informação para a turma e assim sucessivamente.
  • Realize a atividade quantas vezes julgar necessário.  

 

3º Momento: Conhecendo a evolução da linguagem e dos meios de comunicação

 

Professor, importante trabalhar com seus alunos a evolução dos meios de comunicação. Para ilustrar essa evolução, exiba para seus alunos os vídeos abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

A evolucao dos meios de comunicacao - video

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo 1 completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY>. Acesso em: 06 de set. 2014.

 

Meios de comunicacao - Smartkids - linha do tempo

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo 2 completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B1X9r3oHhxY>. Acesso em: 06 de set. 2014.

 

Atividades - aluna

Trabalhando com gênero textual: cartaz

 

Professor, para finalizar esta aula, proponha aos alunos produzir cartazes para montarem um painel que irá compor a exposição sobre a comunicação, seus meios e sua evolução. Essa atividade auxiliará a fixar, o que aprenderam sobre linguagem como meio que diferencia o homem dos outros animais.

Para confeccionarem os cartazes, disponibilize jornais e revistas - antigas e novas, cola branca, cola colorida, tesoura, régua, lápis de cor, giz de cera, canetinha, papel sulfite e o que mais julgar necessário.

Durante a confecção dos cartazes para o painel, registre as atividades por meio do laptop UCA (Área de trabalho > Câmera). Se sua escola não faz parte deste projeto, registre por meio da câmera fotográfica da escola. Poste as fotos no sítio da escola. 

Após a confecção do painel, organize uma mostra para que os alunos de outras salas possam aprender com o trabalho de seus alunos. 

Recursos Complementares

Sugestões de consulta para o professor:

Sugestões de consulta para os professores sobre a evolução dos meios de comunicação:

Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos.  Fonte:  Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; conheceram o filósofo Aristóteles; compreenderam a importância da linguagem para o ser humano; verificaram que a linguagem é um fator que diferencia o ser humano dos outros animais; conheceram alguns tipos de linguagem; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.