17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de set. 2014.
1º Momento: "Quem não se comunica, se trumbica"
Professor, a frase que intitula esse momento é de um apresentador de televisão muito famoso nos anos 80 e se refere à necessidade que o ser humano tem de se comunicar. A forma mais comum que o ser humano possui de se comunicar é por meio da linguagem, seja ela qual for. A linguagem é um dos temas de profundos estudos dos filósofos.
É necessário que nós nos comuniquemos a todo tempo, pois, também assim, adquirimos conhecimentos diversos. Devemos expressar livremente nossas opiniões, ideias e pensamentos. A isso, dá-se o nome de liberdade de expressão. Contudo, é necessário que nossa liberdade de expressão, respeite a liberdade e os direitos dos outros, para que ninguém se "trumbique".
Fonte: Sítio: Vírgula e Etcetera. Imagem disponível em: <http://virgulaseetcetera.blogspot.com.br/2012/11/figuras-de-linguagem.html>. Acesso em: 06 de set. 2014.
Trabalhando a oratória na sala de aula
Professor, inicie a aula promovendo uma reflexão que o filósofo Aristóteles nos proporciona. Ele viveu antes de Cristo e afirmava que "o homem é um animal político". Falava isso, porque dentre outras coisas, ele descrevia a natureza do homem como um animal racional que fala e pensa (zoon logikon), em sua relação necessária com outros homens na cidade-Estado (pólis).
Os filósofos gregos não utilizavam a fala apenas para se comunicar, mas também para convencer as pessoas. Isso exigia uma preparação para se ter uma boa e convincente fala ou argumentação. A preparação para se falar bem ficou conhecida pela técnica da retórica (a arte do bem falar). Atualmente, muitos profissionais fazem uso dessa arte: políticos, vendedores, professores, palestrantes, pregadores religiosos, dentre outros. Proponha aos alunos a atividade a seguir para que exercitem a arte de convencer.
1) Comunique-se com algum de seus colegas tentando convencê-lo de alguma coisa. Utilize argumentos emotivos, educados, apelativos ou outros que achar interessante.
2) Existem muitos ditados populares que se referem a arte de se comunicar por meio da linguagem. Vejamos alguns deles e aproveite para escrever o que entendeu de cada um.
a) "É conversando que a gente se entende": _________________________________________________________________________________________
b) "Quem fala muito dá bom dia à cavalo": ___________________________________________________________________________________________.
c) "Em boca fechada não entra mosquito": ___________________________________________________________________________________________.
d) "Quem fala o que quer, ouve o que não quer": ______________________________________________________________________________________.
Professor, é interessante que comente cada ditado com seus alunos e ouça o que eles escreveram.
Após essa introdução, seus alunos já possuem condições de dizer, ao menos de forma resumida, que linguagem é a capacidade que o ser humano tem de se comunicar. Nessa comunicação, expressamos nossas ideias, pensamentos, sentimentos e opiniões.
Os animais também se comunicam, mas a comunicação humana é a mais complexa (composta por vários elementos) e a única que possui símbolos quase infinitos e regras bem definidas. Vejamos algumas.
Falar um de cada vez, pois, em uma conversa existe o momento de falar e o momento de se calar e ouvir; ouvir atentamente o que o outro fala; ter o que falar, conteúdo; dar exemplos simples que ajudem a pessoa a compreender o que você diz; mesmo na fala, utilizar pontuação; falar pausadamente; não utilizar palavras que você não sabe o significado só por que são bonitas; utilizar palavras que os ouvintes compreendam; utilizar um tom de voz que as pessoas possam ouvir; não interromper quem fala; ser objetivo no que se fala, sem rodeios; evitar os excessos de gestos, evitar gestos agressivos; evitar o uso de palavrões e gírias.
3) Professor, proponha uma atividade que permita a seus alunos se comunicarem de forma oral, utilizando as regras acima citadas. Divida-os em 4 grupos e solicite que:
Grupo A - Político: fazer um discurso político, tentando convencer os outros a votarem neles.
Grupo B - Professor: ministrar uma aula. Tema livre. Sugere-se de uma matéria estudada a poucos dias.
Grupo C - Vendedor: tentar vender um determinado produto na promoção.
Grupo D - Palestrante: ministrar uma palestra sobre o tema: Meio Ambiente.
2º Momento: Os tipos de linguagem
Professor, a linguagem, sem dúvida, é um dos fatores importantes que distinguem os seres humanos racionais (que utilizam a razão, a inteligência) dos animais irracionais (que utilizam somente os instintos). Dos vários tipos de comunicação, a linguagem verbal é, geralmente, a mais utilizada. Vejamos.
A) Linguagem Verbal
A linguagem verbal é aquela que faz uso da palavra falada e da palavra escrita para comunicar algo a alguém.
Professor, para ilustrar a necessidade que o ser humano tem de se comunicar desde a mais tenra infância, exiba para seus alunos o vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.Veja abaixo um exemplo de uma linguagem verbal falada.
Fonte: Sítio: YouTube. Imagem disponível em: <Https://Www.Youtube.Com/Watch?V=Jiwuqf8ekms>. Acesso em: 06 de set. 2014.
Você entendeu alguma coisa? Acho que não. E isso normal. Muitas vezes não vamos entender o que as pessoas falam, pois, existem várias línguas que não conhecemos.
Certamente não existe a língua “bebenês”, mas é certo que os bebês se comunicam entre si e também com os adultos.
1) Utilize sua imaginação e escreva nas linhas abaixo o que você acha que esses dois bebês estavam conversando.
Bebê 1 ___________________________________________________________________________________
Bebê 2 ___________________________________________________________________________________
Bebê 1 ___________________________________________________________________________________
Bebê 2 ___________________________________________________________________________________
Bebê 1 ___________________________________________________________________________________
Bebê 2 ___________________________________________________________________________________
2) Crie no espaço abaixo, uma linguagem verbal falada entre você e um colega de sua turma.
|
Professor, assim como existe a linguagem verbal falada, existe também a linguagem escrita, ou seja, quando comunicamos algo a alguém por meio da escrita de frases ou mesmo palavras isoladas. Veja alguns exemplos nas figuras abaixo:
Imagens disponíveis em:
3) Desenhe no espaço abaixo, um local onde se deve fazer silêncio e informe isso por meio da linguagem escrita.
|
B) Não verbal
Professor, sabemos que a linguagem verbal é muito eficaz, contudo, haverá momentos em que não podemos falar ou o outro, pela longa distância, não poderá nos ouvir, por isso, existe também a linguagem não verbal.
A linguagem não verbal é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre eles estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, dentre outras.
Imagens disponíveis em:
Essas figuras fazem uso apenas de imagens para comunicar o que representam.
4) Qual é a linguagem não verbal que você mais utiliza?
a) ( ) gestual (gestos com a mãos ou cabeça);
b) ( ) expressão facial;
c) ( ) linguagem corporal;
d) ( ) linguagem de sinais;
e) ( ) as placas e sinais de trânsito.
5) Faça um desenho da linguagem não verbal.
|
Jogo de mímica
Professor, proponha aos alunos a brincadeira de mímica, para isso, escolha um aluno para ficar de fora da sala de aula.
3º Momento: Conhecendo a evolução da linguagem e dos meios de comunicação
Professor, importante trabalhar com seus alunos a evolução dos meios de comunicação. Para ilustrar essa evolução, exiba para seus alunos os vídeos abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo 1 completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY>. Acesso em: 06 de set. 2014.
Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo 2 completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B1X9r3oHhxY>. Acesso em: 06 de set. 2014.
Trabalhando com gênero textual: cartaz
Professor, para finalizar esta aula, proponha aos alunos produzir cartazes para montarem um painel que irá compor a exposição sobre a comunicação, seus meios e sua evolução. Essa atividade auxiliará a fixar, o que aprenderam sobre linguagem como meio que diferencia o homem dos outros animais.
Para confeccionarem os cartazes, disponibilize jornais e revistas - antigas e novas, cola branca, cola colorida, tesoura, régua, lápis de cor, giz de cera, canetinha, papel sulfite e o que mais julgar necessário.
Durante a confecção dos cartazes para o painel, registre as atividades por meio do laptop UCA (Área de trabalho > Câmera). Se sua escola não faz parte deste projeto, registre por meio da câmera fotográfica da escola. Poste as fotos no sítio da escola.
Após a confecção do painel, organize uma mostra para que os alunos de outras salas possam aprender com o trabalho de seus alunos.
Sugestões de consulta para o professor:
Sugestões de consulta para os professores sobre a evolução dos meios de comunicação:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!