12/09/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Conhecer o vocabulário relativo a eleições e ao sistema eleitoral no Reino Unido.
Conhecer como funciona, basicamente, o sistema eleitoral britânico.
Comparar e contrastar o sistema eleitoral americano com o sistema eleitoral britânico.
Nenhum conhecimento prévio sistemático é requisito para esta aula.
Esta aula está dividida em dois módulos. No primeiro, encontram-se atividades relacionadas às eleições no Reino Unido (veja figura 1). No segundo, encontra-se uma atividade que enfoca as similaridades e as diferenças entre os dois sistemas eleitorais - americano e britânico.
Figura 1 - British polling booths
Fonte: http://www.bbc.co.uk/bitesize/standard/modern/living_democracy/images/polling_booth_512x288.gif. Acesso em 08 set 2014.
O sistema eleitoral britânico é bastante diferente do brasileiro. No Reino Unido, cujo governo é Parlamentar, o povo não elege um Presidente, como no Brasil, mas elege os membros do Parlamento. O resultado dessa eleição determinará qual partido político formará o governo. Para que os alunos entendam melhor como funciona esse sistema eleitoral, convide-os a assistirem a um vídeo, desenvolvido pelo próprio Parlamento Britânico, com objetivo didático. Este vídeo está disponível no endereço http://www.parliament.uk/education/teaching-resources-lesson-plans/general-election-60-secs/, acesso em 08 set 2014. O vídeo deverá ser exibido pelo menos três vezes, porque ele tem curta duração (1 min 21 seg) e o narrador fala rápido. A atividade proposta consiste em ordenar os eventos mostrados no vídeo. Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos, faça uma cópia da figura 2 para cada time, corte-as, embaralhe-as, mas não as distribua para os grupos, neste momento. Após a exibição do filme, distribua as cartas e peça aos alunos para ordenarem os acontecimentos, na sequência em que eles aparecem no vídeo. A correção deste exercício pode ser feita oralmente, pedindo aos alunos que façam a leitura das cartas por eles ordenadas.
Figura 2 - Parts of the video.
Fonte: http://www.parliament.uk/education/teaching-resources-lesson-plans/general-election-60-secs/. Acesso em 08 set 2014.
Comentário: As imagens da figura 2 foram retiradas do vídeo e as frases foram acrescentadas pela autora. Padrão de respostas esperado: A ordem das cartas segue a ordem das frases abaixo:
1. Every five years, a General Election is held in the UK. On this day, every eligible person can vote for their local representative.
2. Parties and candidates campaign door-to-door.
3. Parties and candidates hold debates.
4. Parties and candidates publish manifestos.
5. Each of the 650 Constituencies is represented by an MP.
6. Voters must register to take part in the elections.
7. On Election Day polling stations run from dawn to dusk.
8. If a voter cannot go to a polling station there are other ways to take part.
9. The vote is counted and they declare which candidate came out on top of each area. This is called First Past the Post.
10. The elected MPs enter Parliament to serve in the House of Commons.
11. The political party with the most MPs is invited by the Queen to form the government.
12. When there is a hung Parliament, a Minority or a Coalition government can be created, or a fresh election can be held.
Esta atividade está relacionada ao vídeo exibido na atividade anterior. Mostre-o mais uma vez e peça aos alunos para responderem às perguntas abaixo, usando as informações contidas no vídeo.
Watch the video once more and answer the following questions:
1. What time do the polling stations open and what time do they close on the day of the election? (A que horas os lugares de votação abrem e a que horas eles fecham, no dia da eleição?)
2. How many Constituencies are there in the UK? (Quantas constituintes há no Reino Unido?)
3. Can a voter register online? (Um eleitor pode registrar-se via internet?)
4. Can a voter vote in an election by post or by proxy? (Um eleitor pode votar pelo correio ou por procuração?)
5. What is the population of the United Kingdom, approximately? (Qual é a população do Reino Unido, aproximadamente?)
6. How many eligible voters are there in the UK, approximately? (Quantos eleitores aptos a votar há no Reino Unido, aproximadamente?)
Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. 7 a.m. and 10 p.m., respectively; 2. There are 650 Constituencies; 3. Yes; 4. Yes; 5. 63 million inhabitants; 6. 46 million voters.
O texto abaixo compara e contrasta as eleições gerais americanas com as britânicas. Ele foi adaptado de um texto que se encontra no endereço http://www.historylearningsite.co.uk/american_v_british_elections.htm (acesso em 08 set 2014). Faça cópias do texto e do exercício anexo para os alunos. Esta é uma atividade de compreensão leitora, cujo objetivo consiste em ler o texto silenciosamente, em seguida analisar as frases subsequentes, escrevendo US para as sentenças referentes às eleições nos Estados Unidos e UK para as frases relativas às eleições no Reino Unido.
Comentário: Binding = an obligation that can not be broken.
Write US for the sentences related to the elections in the United States and UK for the sentences concerning the elections in UK.
Comentário: Padrão de resposta esperado: 1. UK; 2. UK; 3. US; 4. US; 5. UK; 6. US; 7. UK; 8. UK; 9. US; 10. US; 11. UK; 12. US; 13. US; 14. US; 15. UK.
O endereço http://www.parliament.uk/education/teaching-resources-lesson-plans/the-general-election-explained/ (acesso em 08 set 2014) traz um vídeo explicando como funcionam as eleições gerais no Reino Unido.
A avaliação deve ser feita ao longo da aula, levando em conta o envolvimento e desempenho dos alunos nas atividades individuais e em grupo. A atividade 2 do primeiro módulo pode ser objeto de uma avaliação escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!