Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Organização Espacial: Noções de situações

 

04/09/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Larissa Simonetti Siqueira Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Oportunizar ao aluno o desenvolvimento da orientação espacial; a identificação dos objetos em relação ao espaço e aos outros.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar com os alunos as noções espaciais, mediante apresentação de variadas figuras que apresentam situações de crianças e ou pessoas dentro e fora de uma casa, perto e longe de uma bola, em cima e embaixo de uma mesa, ou em outros locais e com diferentes objetos.
Após comentários e identificações dos alunos diante das localizações apresentadas nas figuras o professor poderá solicitar a eles algumas tarefas como: “Todos longe da bola!”; “Vamos entrar dentro do arco?” ...

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Ambiente aberto;
- Vivência do dia-a-dia.

Motivação: O professor poderá organizar um pequeno passeio pelo entorno da escola. Para esse passeio é necessário que o professor oriente os alunos a ficarem de mãos dadas e caminharem somente pela calçada.
Durante o passeio o professor deverá estimulá-los a observarem as placas de sinalização e suas localizações, assim como o modo de agir dos motoristas e pedestres.
Após o passeio, na quadra ou em algum espaço aberto da escola, converse com as crianças sobre o passeio e solicite que registrem por meio de desenho o que mais lhe chamou a atenção. Faça perguntas às crianças, como: “As pessoas devem andar no meio da rua ou na calçada? E os carros?”; “Devemos atravessar a rua fora da faixa de pedestres?”.
Simule com os alunos algumas situações, como, por exemplo, atravessar a rua sempre na companhia de um adulto e olhar para os dois lados.
Alerta: a simulação deve ser feita dentro da escola.

Atividade 1
Atravessando na faixa

Material: três discos de papelão (um pintado de vermelho, um de amarelo e outro de verde), cada um deles preso a uma haste, cabo de vassoura ou qualquer outro material. Estes três discos coloridos representarão a sinalização.

Descrição da atividade:
Desenhe no chão duas faixas de segurança, simulando as guias de uma rua, um círculo atrás de cada faixa e uma faixa de pedestres entre as faixas de segurança. Apresente às crianças a sinalização preparada, deixe claro para os elas que as placas vermelha, amarela e verde são para que os pedestres (alunos) realizem a ação.
Organize as crianças em dois grupos: pedestres e carros.
Posição inicial: o grupo de pedestres ficará posicionado dentro de um dos círculos desenhado no chão. Já o grupo de carros ficará entre as linhas de segurança.

Movimentação:
De acordo com o poema:
Vermelho: fico parado
É a vez do carro passar.
Amarelo: tenho cuidado
Espero a vez de caminhar.
Verde: os carros param
Eu já posso atravessar.

1° movimento: De acordo com o poema, quando professor e alunos disserem: “Vermelho: fico parado... é a vez do carro passar” o professor mostrará o disco de papelão de cor vermelha, o grupo de pedestres terá que ficar dentro do círculo atrás da linha de segurança e o grupo de carros, circulará entre as linhas.
2° movimento: De acordo com o poema: “Amarelo: tenho cuidado... espero a vez de caminhar”, o professor mostrará o disco amarelo e todos (os dois grupos) deverão prestar atenção a sua volta e o que está acontecendo.
3° movimento: “Verde: os carros param... eu já posso atravessar”. O grupo dos carros deve parar atrás da faixa de pedestres, desenhada no chão pelo professor, e o grupo de pedestres atravessa na faixa de pedestres, ultrapassando as linhas de segurança e entrando no círculo que se encontra do outro lado da rua.

Dicas: - conforme o número de crianças pode-se organizar vários grupos de pedestres.
          - professor: poderá alternar os grupos nas funções (pedestres/carros)

Obs: Enumere os grupos de pedestres, e organize a brincadeira a fim de que cada grupo atravesse a rua no mínimo por duas vezes.

Disponível em:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Complementos/o_mundo_da_gente/MG1_p25a29.pdf
Acesso em: 02. Ago.2009.

Disponível em:
http://www.colmagno.com.br/Eric/histgeo.htm  
Acess o em: 02. Ago. 2009.

Atividade 2
Coelhinho sai da toca
Descrição da atividade: dividir as crianças em grupos de três. Posicionamento: duas crianças, uma de frente para a outra, de mãos dadas formando uma toca e a terceira dentro da “toca” (embaixo dos braços da dupla), representando o coelho. As “tocas” devem estar espalhadas pelo espaço delimitado para a brincadeira.
Duas crianças devem ficar sem toca, se posicionando no centro da área.
Quando todos estiverem em suas posições o professor diz: "Coelhinho, sai da Toca!". Então todos os coelhos devem sair da sua toca e procurar rapidamente mudar de toca.
As crianças que estão no centro devem tentar entrar em uma das tocas que ficarem vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.
A criança que ficar sem toca irá para o centro e a brincadeira recomeça.

Variação: As tocas poderão ser círculos desenhados no chão, contendo dois círculos a menos que o número de crianças e no decorrer da atividade pode-se diminuir o número de tocas.

Disponível em:
http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/jogos/coelhinhotoca.htm
Acesso em: 02. Ago.2009.

Disponível em:
http://emeipeterpan.blogspot.com/2009/04/brincadeira-coelho-sai-da-toca-com.html  
Acesso em: 02. Ago. 2009.

Atividade 3
Pega-pega ou pula ou passa por baixo

Descrição da atividade: uma criança é escolhida para ser o pegador e outra o fugitivo. Os demais alunos deverão ser divididos em dois grupos, sendo que um grupo ficará na posição sentada com as pernas estendidas à frente e outro grupo, em pé com as pernas afastadas.
O pegador corre atrás de seu colega fugitivo que, para se salvar, deverá passar por baixo das pernas ou pular sobre as pernas de um dos alunos dos dois grupos. Nesse momento, o aluno que passou por baixo ou por cima das pernas (o fugitivo), assume a posição do colega que pertence a um grupo (sentado ou em pé) e este, que estava parado passa a ser o fugitivo, devendo correr rapidamente a fim de que não seja pego.

Obs: Professor: - deve prestar atenção para que o pegador não fique muito tempo na função, pois esta situação direciona-se a desmotivação da criança e consequentemente a brincadeira perde o sentido. Se isto acontecer troque o pegador !
                        - deve sempre orientar as crianças na mudança de função: “corra!”; “passe!”; “pule!”; “fuja!”.

Recursos Complementares

Link Smart Kids

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario.html

Acesso em 04.Ago.2009

Monte o seu cenário
Propicia à criança condições para a exploração de conceitos relacionados à noções espaciais, desenvolvendo a criatividade, ativando a memória visual e a coordenação.
Vários cenários são apresentados no link, ao escolher um deles (arraial smart, árvore de natal, fundo do mar, jardim monte o seu, monte o seu cenário), deverá clicar. Ao clicar no cenário as crianças deverão colocar os objetos dispostos ao lado da figura no lugar adequado. A criança irá dispor os objetos nesse ambiente ("dentro", "fora", "ao lado”, etc.).
Basta clicar nas figuras à direita de sua tela e arrastá-las para o cenário do jogo. Toda vez que uma figura é posicionada um som correspondente é acionado. Você pode movimentar as figuras quantas vezes quiser. Os ícones posicionados ao lado inferior direito da tela funcionam respectivamente para: um novo jogo, tirar a música de fundo, dúvidas, excluir uma figura ou fechar o jogo.

Avaliação

A avaliação deve ser feita no decorrer da aula. Durante a participação da criança deve-se analisar o nível de percepção entre o passar por cima e por baixo, o dentro e fora e de que forma ela conseguirá trabalhar com estes elementos no seu cotidiano.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • amanda lemos moitinho, nenhuma , São Paulo - disse:
    l.m_amanda@yahoo.com.br

    27/07/2011

    Cinco estrelas

    eu gostei minha mãe queria participar desse portal mais na verdade eu que iria fazer e não fiz por que eu não sabia meu cpf e nem o dela e ela tia saido ,mais o portal é otimo e minha mãe professora do pré ate 3 ano e é otima professora .valeu sorte a todos que participa do portal e logo logo minha mãe sera uma participante um professora do portal .....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.