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Tem lógica? Introdução à lógica com crianças

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer a lógica como área de estudo da Filosofia;
  • Diferenciar um argumento válido de um inválido;
  • Desenvolver a argumentação e o raciocínio lógico;
  • Conhecer jogos de raciocínio lógico;
  • Desenvolver a habilidade de raciocínio por meio de jogos de tabuleiro;
  • Decifrar charadas; 
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de jul. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Lógica, eu já sei argumentar

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e instigue-os com algumas questões, depois faça uma introdução exemplificando o que está explicando.

-Vocês já ouviram falar em "lógica"?  

-O que vocês imaginam quando alguém diz: "Mas não tem lógica o que você fez?"

 

A lógica é uma área de estudo da Filosofia, nasceu na Grécia e se relaciona com o raciocínio humano. Por isso, é muito importante para a Filosofia, Informática e Matemática, dentre outras áreas do conhecimento.  

Aristóteles foi um dos grandes filósofos que contribuíram com o estudo da lógica no mundo grego e serve de referência para diversos autores e estudos até os dias de hoje.  

A lógica é a responsável por tornar válida ou inválida uma argumentação, ou seja, auxilia a verificar se o que alguém diz tem sentido ou não.

Veja um exemplo: “sol! Amanhã eu olá vou hoje chover”.

Entendeu alguma coisa? Não? Nem eu. Assim, podemos falar que essa frase não tem lógica, porque é confusa e dela não chegamos a nenhuma conclusão. 

Agora, observe este outro exemplo: “olá! Hoje está ensolarado, mas amanhã vai chover”.

Entendeu agora? Sim? Eu também, porque a frase apresenta uma organização do pensamento antes de se tornar uma fala.

Professor, proponha a atividade a seguir para verificar se eles compreenderam o que foi discutido.

 

Atividades - aluna

1) Onde nasceu a disciplina lógica?

Ela nasceu em um país chamado ___ ___ ___ ___ ___ ___.

 

2) Organize as palavras da frase abaixo de forma que ela tenha sentido.

“de caminhos estudar é um dos um humano ser para o sucesso”.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A lógica em nossa vida cotidiana

Muitas pessoas acham que lógica é a coisa mais difícil e complicada do mundo. Na realidade não é a coisa mais fácil do mundo, mas não chega a ser a mais complicada.

 

Situacao complicada

Fonte: Blog Recanto da crônica. Disponível em: <http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/10/situacao-complicada-imagens-engracadas.html>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

Atividades - aluna

Faça no espaço abaixo, um desenho de uma coisa complicada de se entender.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você desenhou?___________________________________________________________________

 

Complicada ou não, o fato é que a lógica está mais em nossa vida do que imaginamos. Vejamos alguns exemplo de sua proximidade.

 

Exemplo 1: Quando estamos conversando, antes de falarmos, precisamos organizar a nossa fala e para isso, utilizamos a lógica.

 

menina organizando o pensamento

Fonte: Blog Racio Rodi. Disponível em: <http://rociorodi.blogspot.com.br/2011/08/como-acontece-aprendizagem-da-crianca.html>.  Acesso em: 07 de set. 2014. 

 

Exemplo 2: Em nossas brincadeiras de infância, quando brincamos de descobrir um enigma ou charadas, estamos praticando a lógica.

 

O que é o que é

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.paulus.com.br/loja/o-que-e-o-que-e_p_2223.html>. Acesso em: 07 de set. 2014. 

 

 Exemplo 3: Quando jogamos alguns jogos de tabuleiro ou no computador ou peças de quebra cabeça, utilizamos a lógica.

Jogos de tabuleiro, quebra cabeça e jogos no computador

Fonte: Imagem do tabuleiro. Disponível em: <http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Professor-de-Xadrez/Kit-de-pe%C3%A7as-tabuleiro-e-sacola-em-TNT-223564>. Acesso em: 07 de set. 2014.

Fonte: Imagem do quebra-cabeça. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/17/912815/montar-quebra-cabeca-e-bom-cerebro.html>. Acesso em: 07 de set. 2014.

Fonte: Imagem do jogo de computador. Disponível em: <http://www.topdiario.com/destaques/sites-com-jogos-online-gratis/>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

Exemplo 4: Quando jogamos o Jogo da Velha ou um Cubo Mágico, estamos utilizando a lógica.

Jogo da Velha e cubo magico

Fonte: Jogo da Velha. Imagem disponível em: <http://gartic.uol.com.br/desenhos/jogo-da-velha>. Acesso em: 07 de set. 2014.

Fonte: Cubo mágico. Imagem disponível em: <http://solutionscube.blogspot.com.br/p/solucao-3x3x3.html>. Acesso em: 07 de set. 2014.

Jogo da Velha 1Jogo da Velha 2

Acervo do próprio autor. Atuação dos alunos na aula de Lógica dentro da disciplina Filosofia. Professor Rones Aureliano de Sousa.  

 

Conhecendo alguns jogos lógicos; vamos jogar?

Professor, apresente alguns jogos e depois proponha que joguem alguns deles, mas antes, aproveite o momento e trabalhe com o texto instrucional. Apresente o jogo e o texto instrucional que orienta como se joga. Passe na lousa ou utilize um projetor para projetar o texto. Veja a seguir a sugestão de alguns jogos.

 

A) Jogo da velha

Regras:

  • O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas.
  • Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (o) e um xis (x).
  • Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.
  • O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
  • Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

Jogador xis (x) ganha (conforme imagem do exemplo 4 - acima.).

Quando o jogo termina empatado, costuma-se dizer que o jogo "deu velha".

Regras disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

 

B) Cubo mágico

cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974 e profundamente difundido na década de 1980.

O cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

Para ilustrar como se resolve este jogo lógico, assista abaixo um vídeo ensinando passo a passo como montar um Cubo Mágico. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

Cubo magico - passo a passo

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d1GJeRLACHc>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

C) Quebra cabeça

Quebra-cabeça é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio lógico é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo, mas principalmente para desenvolver a inteligência.

Os primeiros quebra-cabeças eram desenhos feitos em tábuas de madeira, mas atualmente os mais comuns são feitos em algum tipo papel resistente e possuem as mais variadas imagens impressas, sendo as mais comuns paisagens naturais, personagens de desenhos ou filmes.

 

D) Adivinhas ou (o que é o que é)?

Na antiguidade, a decifração de enigmas (hoje chamamos de charadas ou adivinhas) era prova de inteligência. Com o passar do tempo, a prática perdeu o sentido filosófico, hoje, tais enigmas são encontrados na voz anônima do povo e também na boca das crianças.

 

Atividades - aluna

Vamos exercitar o emprego da lógica em nossa vida.

 

1) Resolva as seguintes adivinhas:

a) Tem barba mas não é homem, tem dente mas não é gente. Dica: é muito utilizado pelas cozinheiras. ___ ___ ___ ___.

b) Enche uma casa mas não enche uma mão. Tem casa, mas só fica fora dela. Dica: peça de vestuário.

c) Nele, quanto mais se tira, maior ele fica. Dica: olhe para baixo, se não você pode cair nele. ___ ___ ___ ___ ___ ___.

d) Entra na boca da gente todos os dias e nós não comemos. Dica: é de metal ou plástico. ___ ___ ___ ___ ___ ou a ___ ___ ___ ___ ___ ___.

e) Por mais que é cortado, sempre fica do mesmo tamanho. Dica: é um jogo. ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___.

f) Escreva aqui, uma adivinha que você conhece ____________________________________________________________________________________________________________________.

g) Com a ajuda de sua família, crie você uma adivinha. ____________________________________________________________________________________________________________________.

 

2) Use seu raciocínio lógico e responda:

 

a) Cinco macacos imitadores estavam sentados em um muro. Um desceu. Quantos ficaram? (Resposta: nenhum, como são de imitação, quando um desceu, todos desceram também.).

b) Por que a água foi presa? (Resposta: por que ela matou a sede.).

c) Qual é o mês mais curto do ano? (Resposta: maio, pois, tem apenas 4 letras.).

d) Jogo da velha em duplas no quadro da sala.

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos

Professor, para ampliar o acervo de jogos de lógica, proponha um trabalho com jogos online, para isso, se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática. Além de ser um momento divertido, será extremamente rico intelectualmente para eles. Não dê à eles, logo a resposta. Solicite que se esforcem para resolver os desafios lógicos. Veja as sugestões de alguns jogos:

 

Jogos lógicos online

 

E) Desafio dos palitos

 

Desafio dos palitos

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Aluc9zb1XNM>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

F) Invertendo o peixe

Invertendo o peixe

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VFzUOnhCA7g>. Acesso em: 07 de set. 2014.

 

G) Travessia do rio

  • Como jogar:

 

As regras são as seguintes:
1 - Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco.
2 - A mãe não pode ficar sozinha com os filhos.
3 - O pai não pode ficar sozinho com as filhas.
4 - O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família.
5 - O barco só pode transportar 2 pessoas por vez.
6 - Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar.

Travessia do rio

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo e regras disponíveis em: <https://www.youtube.com/watch?v=wiE5cUgvPFE>.  Acesso em: 07 de set. 2014.

 

Passos:

1 – O policial atravessa o bandido e volta sozinho.

2 – O policial atravessa o 1º filho e volta com o bandido.

3 – O pai atravessa o 2º filho e volta sozinho.

4 – A mãe atravessa o pai e volta sozinha.

5 – O policial atravessa o bandido e fica lá. O pai volta sozinho.

6 – A mãe atravessa o pai e volta sozinha.

7 – A mãe atravessa a 1ª filha e fica lá.

8 – O policial volta com o bandido e atravessa a outra filha.

9 – O policial volta sozinho e atravessa o bandido.

10 – Fim do jogo: PARABÉNS! Você atravessou todas as pessoas e venceu o jogo.

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

crianças em grupo

Socializando: oficina de jogos

Fonte da imagem: Sítio: Palavras que brincam. Disponível em: <http://palavrasquebrincam.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html>.  Acesso em: 07 de set. 2014.

 

Professor, para que os alunos socializem o que aprenderam proponha que realizem uma oficina com os jogos trabalhados ao longo das atividades.

Discuta com eles se querem convidar os pais ou os alunos de outra turma, para isso faça um planejamento coletivo e definam questões importantes, tais como:

- Local para realização da oficina.

- Dia e horário.

- Quais jogos vão utilizar.

- Quais materiais serão necessários.

- Elaboração do convite.

- Solicitação de autorização da direção da escola para realização da oficina.

- Divisão dos grupos e definição de quais jogos cada grupo vai trabalhar.

 

Professor, é fundamental que façam uma introdução explicando aos participantes da oficina  a importância dos jogos e o que estão trabalhando com eles. Depois, cada grupo explicará o jogo que vai trabalhar e os materiais necessários. Os participantes poderão se inscrever no grupo que mais lhe interessa, mas cada grupo poderá disponibilizar um número definido de vagas de acordo com o material disponível. 

Registre o evento para que possam assistir e avaliar posteriormente. Se possível, solicite a colaboração da coordenação pedagógica ou de outros professores que trabalham com a turma e estejam disponíveis no momento. 

Recursos Complementares
  • Sugestão de consulta para o professor sobre o filósofo Aristóteles:

<http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm>. Acesso em: 07 de set. 2014.

<http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia.html>. Acesso em: 07 de set. 2014.

<http://www.suapesquisa.com/aristoteles/>. Acesso em: 07 de set. 2014. 

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; reconheceram a lógica como área de estudo da Filosofia; conseguiram diferenciar um argumento válido de um inválido; desenvolveram a argumentação e o raciocínio lógico; conheceram jogos de raciocínio lógico; desenvolveram a habilidade de raciocínio por meio de jogos; conseguiram decifrar charadas e entender a sua construção; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e se desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

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