Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conversando sobre a morte com adolescentes

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir sobre as diferentes concepções de morte ao redor do mundo.

- Analisar como o adolescente vê a questão da morte.

- Pesquisar e debater diferentes culturas e rituais acerca da temática da morte.

- Analisar a morte de adolescentes nas estatísticas, bem como as principais causas de morte desta faixa etária.

- Ampliar o conhecimento sobre a morte para melhor conviver com ela.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

O objetivo desta aula é trabalhar com os alunos a questão da morte sob diferentes pontos de vista ampliando a visão dos mesmos sobre a temática. O professor trabalhará a temática a partir do conceito de morte e aprofundará com questionamentos do que pensam os alunos sobre assuntos relacionados a: vida após a morte, significado da morte para diferentes religiões etc. A morte exerce certo fascínio entre os adolescentes que vivem alguns lutos típicos desta fase: luto dos pais da infância, luto da infância e luto do corpo da infância. Trabalhar este assunto pode ajudar o adolescente a elaborar estes lutos bem como entender melhor o mundo, a vida e as relações sociais.

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLK9wJq11Vn-REcQnuLJHLqcF-7F37YfTMtvNPF2yzzrF5HyOV. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Aula 1 

Professor (a),

Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos alunos sobre a morte. O objetivo destas questões é introduzir a temática da morte, sem aprofundar nos aspectos religiosos. A ideia é fazer um apanhado geral de opiniões para saber de onde o professor estará partindo. Apresente ao aluno as questões-problemas abaixo:

  • O que é a morte?
  • O que você pensa sobre a morte?
  • O que você acha que acontece com as pessoas após a morte?
  • Você acha que deveríamos ser imortais?

Permita que os alunos expressem suas opiniões. Em seguida, informe que o tema morte será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa questão, tão presente na vida de cada um.

Solicite aos alunos que se organizem em grupos. Distribua um texto informativo sobre a morte para cada grupo, a fim de que leiam e produzam uma síntese sobre os aspectos mais significativos discutidos no texto. Os alunos deverão copiar a síntese produzida pelo grupo no caderno e ao final, socializá-la com toda a classe.

Neste momento, o professor poderá sugerir aos alunos que busquem os pontos de semelhança e diferença entre a síntese dos grupos e o pensamento dos mesmos sobre a morte elaborada por cada um deles, podendo reescrevê-lo, acrescentando novas informações.

O texto informativo está disponível no site da Britannica Escola Online. Morte: http://escola.britannica.com.br/article/481122/morte, acesso em 12 de setembro de 2014.

 

Aulas 2 a 4

 

Leve a turma para a Sala de Vídeo e exiba para os alunos o seguinte filme Uma prova de amor, disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/uma-prova-de-amor.html, acesso em 10 de setembro de 2014. Professor, você poderá utilizar outros espaços como o Laboratório de Informática.

Título: Uma prova de amor.

Duração: 109min.

Direção: Nick Cassavetes.

Ano: 2009.

 

Sinopse:

A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou… até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.

Terminada a exibição do filme, reúna os alunos e dialogue com eles as questões apresentadas:

- O que significa viver com  a morte iminente?

- O que você faria no lugar de Anna?

- Que sacrifício você faria contra a morte? Qual não faria?

 

 06

 

Imagem disponível em: http://www.cemiteriosp.com.br/wp-content/uploads/2014/07/066.jpg.  Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Aulas 5 e 6 - Aprofundando a temática

Nesta aula, os alunos irão pesquisar sobre a temática da morte com maior amplitude.

a. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

b. Para cada grupo, dê um aspecto a ser trabalhado.

  • Grupo 1 - História da morte nas civilizações antigas. Acessar no site Brasil Escola o texto Estudo teórico da morte. Disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/estudo-teorico-morte.htm, acesso em 09 de setembro de 2014. A partir deste site, os alunos irão registrar o que a morte significa para diferentes civilizações.

 

 

 

  • Grupo 4 - Os rituais de morte e luto ao redor do mundo. Acessar os seguintes sites:

 

                       Rituais de morte e de passagem indígena, disponível em: http://pt.slideshare.net/Profgalao/rituais-de-morte-e-passagem-sociedades-indigenas, acesso em 09 de setembro de 2014. Registram algumas tribos e seus rituais.

                       KING IN FELLOW. Rituais de morte - costumes estranhos aos nossos olhos. Disponível em: http://mundotentacular.blogspot.com.br/2013/12/rituais-de-morte-costumes-estranhos-aos.html, acesso em 09 de setembro de 2014. Neste site irão encontrar rituais diferentes ao redor do mundo em diferentes civilizações.

 

  • Grupo 5 - Principais causas de morte entre os adolescentes. Acessar o site da Hype Science, MAES, Jessica. Depressão e suicídio estão entre as principais causas de morte entre os adolescentes. Disponível em: http://hypescience.com/depressao-e-suicidio-estao-entre-as-principais-causas-de-morte-entre-adolescentes/, acesso em 09 de setembro de 2014. O grupo irá escanear o texto e registrar a informação disponível em "Como prevenir a morte prematura de um jovem ou adolescente" e em "Cientistas descobrem porque os adolescentes correm tanto risco".

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRytDhSIQEgSdbjw8FZqL-672SVIkBYABRrE4CnjLwS3_QOlUYBWA. Acesso em 08 de setembro de 2014.

c. Feita a pesquisa, dê aos grupos 30 minutos para que organizem o resultado. Esta organização poderá ser feita em texto no Word ou Power Point.

d. Cada grupo terá 15 minutos para apresentar este material.

e. Faça o fechamento com a discussão retomando as perguntas iniciais da primeira aula. O que é a morte? O que você pensa sobre a morte? O que você acha que acontece com as pessoas após a morte? Você acha que deveríamos ser imorais?

 f. Esta discussão poderá ser feita em forma de um Fórum Temático de Discussão na Internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo de ANTÔNIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Disponível em: http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/, acesso em 12 de setembro de 2014.     

O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e possibilita produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos acerca da morte.

Professor, é importante destacar que somos seres humanos e, como tais, não temos controle sobre a morte, talvez nossa grande angústia. Porém, como no filme, podemos escolher como viver, sendo esta uma questão filosófica, a escolha da boa morte.

 

Imagem disponível em: http://i0.statig.com.br/fw/27/yq/qf/27yqqf1mgnknjtgh6mim1lzek.jpg, acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Aulas 7 e 8 

Após a apresentação, discussão dos grupos e comentários do professor, proponha aos alunos que organizem um pequeno encarte de jornal. Sugerimos que este material seja composto por textos que abordem resumidamente:

  1. As diferentes concepções de morte ao redor do mundo.
  2. As diferentes culturas e rituais acerca da temática da morte.
  3. Como o adolescente vê a questão da morte.

Peça que imprimam encartes em número suficiente para distribuir a todos os alunos da escola. Caso não seja possível, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

Recursos Complementares

1. Sugestão de artigo sobre morte de adolescente. RODRIGUEZ, C. F.; KOVÁCS, M. J. Falando de morte com adolescente. Estud. Pesq. Psic. vol. 5, Rio de Janeiro, jun 2005.

 

2. Sugestão de livro sobre a temática do luto, caso o professor queira estender a temática: MAUTONI, M. A.; SOARES, E.G.B. Conversando sobre o luto. São Paulo: Summus, 2014.

Avaliação

Avalie a qualidade, a disponibilidade, a iniciativa e a capacidade do aluno de realizar pesquisa bem como a qualidade da sua intervenção nas discussões em sala de aula. É relevante, após o desenvolvimento das atividades, verificar se houve aprendizado sobre diferentes concepções de morte ao redor do mundo, sobre diferentes culturas e rituais acerca da morte. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração de conceitos e sínteses, e também na produção do encarte de jornal. Fique atento ao nível maturacional dos alunos para que as discussões possam fluir para que haja um aprendizado significativo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.