20/09/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
- Planejar ações conjuntas para a melhoria do "clima" e da convivência no ambiente escolar.
- Analisar o "clima da escola", no que se refere às relações entre os pares na escola.
- Conhecer a proposta do Dia Mundial pelos Atos de Gentileza.
- Discutir sobre a presença da gentileza na escola como estratégia para melhoria do ambiente escolar.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
O objetivo desta aula é resgatar a boa convivência, a paciência e boa vontade no ambiente escolar em meio a tanta correria do dia a dia, em um mundo dominado pela tecnologia que tem afastado as pessoas do convívio diário e de atividades tradicionais coletivas, levando nossos alunos cada vez mais ao individualismo e isolamento.
Aula 1 - Conhecendo Gentileza - o poeta
a. Leve a turma para o Laboratório de Informática.
b. Explique para a turma que irão conhecer um poeta cuja luta pessoal é em função de as pessoas exercitarem seu lado gentil que, como uma corrente, gera mais gentileza entre elas. O vídeo apresentará uma entrevista com este poeta explicando sua filosofia de vida e sua trajetória.
c. Para isto, solicite que acessem o vídeo Profeta Gentileza - Documentário, duração de 8min56seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Cs883NS88E, acesso em 10 de setembro de 2014.
d. Peça que assistam ao vídeo em trios para melhor discussão do conteúdo.
e. Após a exibição do vídeo, discuta com os alunos as questões abaixo solicitando que as respostas sejam acompanhadas de justificativas:
- Por que alguém resolve viver com esta filosofia de vida?
- O que ações como as do "Profeta" podem gerar nas pessoas?
- Você diria que ele é sonhador?
f. Proponha agora uma transposição da temática para a realidade dos alunos:
- o que é gentileza?
- Como está a questão da gentileza no mundo? E na escola?
- Existe espaço para a gentileza no mundo atual? E na escola?
- A gentileza é um ato em extinção?
- Gentileza gera gentileza?
- Que atos de gentileza são possíveis identificar na escola?
- Dia 13 de novembro é o Dia Mundial pelos Atos de Gentileza. O que pensam sobre isto?
- O que podemos fazer, na prática, para se ter um mundo mais gentil?
- O que podemos fazer na escola para que tenhamos um ambiente onde as pessoas sejam mais gentis?
g. Terminada a discussão, solicite que acesse um videoclipe para ouvir e assistir o clip Marisa Monte - Gentileza (Videoclip), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY. Duração: 3min2seg. Acesso em 10 de setembro de 2014. O objetivo é mostrar para os alunos o quanto é difícil a luta por algo de bom para todos, o quanto é trabalhoso ao poeta espalhar suas ideias, uma vez que pintam os muros onde sua poesia fora escrita.
h. Distribua a letra para que os alunos possam cantar a música juntamente com a exibição do videoclipe. Sugestão de site com a letra disponível: http://letras.mus.br/marisa-monte/47282/, acesso em 18 de setembro de 2014.
i. Reflita com os alunos a letra desta música que é um protesto contra o fato de terem apagado a poesia de Gentileza. Esta reflexão pode ser estendida para o fato de que ser gentil hoje pode estar em extinção, ou o mundo não valoriza pequenos atos de gentileza.
j. Dê aos alunos um tempo de 30 minutos para que registrem toda a discussão e seus pensamentos em forma de síntese para que possam utilizar este material na campanha que irão desenvolver.
Imagem disponível em: http://spb.fotolog.com/photo/27/21/112/dsgeneration/1257220807999_f.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2014.
Aulas 2 a 4
Para início desta aula, o professor trabalhará o filme A Corrente do bem.
Este filme retrata uma tarefa de um professor cuja intenção é espalhar a gentileza como o poeta da atividade anterior. O objetivo é mais uma vez mostrar para os alunos que, como o poeta pensava, a gentileza pode ser contagiante, o bem pode tocar as pessoas que podem reproduzir o que de bom recebem.
a. Leve a turma para a Sala de Vídeo.
b. Exiba para os alunos o filme A Corrente do bem, disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-a-corrente-do-bem-dublado-online.html. Duração 123min. Acesso em 10 de setembro de 2014.
Título: A Corrente do Bem.
Duração: 123min.
Direção: Mimi Leder.
Ano: 2000.
c. Terminada a exibição do filme, proponha um debate sobre a temática a partir do filme, provocando a turma no sentido de encontrar os pontos traumáticos das relações e a necessidade de se fazer algum trabalho para melhoria do clima escolar:
- Vocês acham que isto seria possível na vida real (corrente de boas ações)?
- Vocês acham que a escola necessita de uma campanha semelhante?
- Se sim, de que forma poderia ser feita? Se não, em quais aspectos das nossas relações vocês acham que podemos melhorar a convivência? Ou será que temos uma escola perfeita em suas relações?
d. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
e. Cada grupo irá pensar em uma campanha de gentileza que poderá ser executada na escola.
f. Peça aos grupos que desenhem um rascunho de como seria esta campanha e destine 15 minutos para cada um apresentar a sua proposta.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRrN1bys2tCRpaW84hZwyKMd94kc-gqdrUMHF7Sop4FgQOnsWqt. Acesso em 08 de setembro de 2014.
Aula 5 - A campanha de gentileza no ambiente escolar.
Nesta etapa, o professor irá trabalhar com a turma a campanha de boas maneiras e sua organização.
Antes, apresente para os alunos o Dia Mundial pelos Atos de Gentileza:
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), que no Brasil representa o Movimento Mundial pela Gentileza, criado no Japão em 1996, a partir de constatações científicas destacam que a gentileza faz bem também a quem é gentil. (Dados disponíveis no site Seleções; texto de BUCKIS, Claire. Gentileza, o segredo da felicidade. Disponível em: http://www.selecoes.com.br/mundo-melhor/gentileza-o-segredo-da-felicidade_3152.htm, acesso em 15 de setembro de 2014).
As pesquisas demonstram, por exemplo, que essas pessoas são mais saudáveis e longevas, além de terem relacionamentos melhores e mais duradouros. No trabalho, são mais produtivas e alcançam melhores cargos em suas funções, sucesso e felicidade, consequentemente.
a. Trabalhe com os alunos o blog 13 de novembro - Dia Mundial pelos Atos de Gentileza, criado para homenagear o poeta Gentileza, disponível em: http://gentilezagera.blogspot.com.br/, acesso em 09 de setembro de 2014. Neste blog, os alunos encontrarão informação para fazer uma síntese do que vem a ser esta data.
b. Solicite que os alunos, no Laboratório de Informática, façam uma busca de possíveis ações no Dia da gentileza na escola.
c. A ideia é que cada grupo desenvolva uma atividade diferente para este dia.
d. Sugestão de ações:
Sugestão de sites para fomentar a campanha:
Sugestão de Campanha:
Título: Melhorando o clima escolar
Público-alvo: alunos das séries finais do fundamental
Objetivos: promover ações estratégicas para propiciar atos de gentileza
Atividades:
- Campanha com cartazes promovendo a gentileza.
- Exibição do vídeo do poeta gentileza em local e horário combinados na escola.
- Campanha de ações solidárias em instituições como: asilo, creches, hospitais etc.
- Competição da turma mais gentil, ou que demonstrar mais gentileza no ambiente escolar.
Instrumento de avaliação: formulário com questionário sobre as ações realizadas e sugestões de campanhas futuras.
Questões:
- Quais ações achou importante?
- Você tem sugestão de ações futuras?
- De que forma a campanha pode ser prolongada no ambiente escolar?
- Você acha que as ações surtiram efeitos duradouros no ambiente escolar?
e. A socialização desta campanha será feita a um número máximo de professores, diretor, coordenador pedagógico, assessores, funcionários, para que os motivem a apoiar a campanha com sugestões de melhorias.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQQjc9pW5S4TpCVWl-PnondFDH8hAUZM0OMBByU0Guyl3ku2BrAag. Acesso em 08 de setembro de 2014.
1. SOUSA, Marcia. 13 de novembro - Dia Mundial da Gentileza, disponível em: http://ciclovivo.com.br/noticia/13-de-novembro-dia-mundial-da-gentileza, acesso em 10 de setembro de 2014.
2. BRAGA, R. O poder da gentileza. Qualitymark. Rio de Janeiro: 2010.
Avalie a capacidade, responsabilidade e disponibilidade dos alunos para realizarem pesquisa e trabalharem em grupo; verifique se houve a compreensão dos conceitos estudados alunos através da observação, acompanhamento e material produzido durante processo de construção e realização da Campanha da Gentileza como estratégia para melhoria da convivência no ambiente escolar.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2015
Cinco estrelasParabéns! Seu trabalho está excelente e pertinente aos dias atuais. Estou com uma turma de segundo ano que está faltando gentileza. Vou usar suas ideias. Um abraço e muita luz!!
01/09/2015
Quatro estrelasEsse seu material é bastante interessante, adorei, estava procurando algo assim, inovador, criativo e bastante prático. Abraços!!!
17/06/2015
Cinco estrelasAtuo com Diretor de Ensino, e com certeza irei aplicar aos nossos alunos de Formação de Condutores. escrevo essa mensagem muito emocionado. obrigado à todos
04/10/2014
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula, pois o tema leva a conscientização dos nossos alunos sobre atitudes que estão sendo perdidas no mundo atual. Tenho uma sala de 5º ano em que os alunos estão passando por toda a mudança para pré-adolescência e sentindo dificuldades em lidar com as emoções, em consequência, deixam de lado os gestos e atitudes básicas para um bom relacionamento na escola e em sociedade. Sem dúvidas, irei aplicar essas sugestões, começando ainda essa semana. Parabéns pela ideia!
01/10/2014
Cinco estrelasNão consegui pensar em mais nada depois que analisei esta aula... É a MINHA CARA! P A R A B É N S ! ! !