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Conhecendo o Mutualismo

 

11/09/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos, conforme habilidade H15 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.

 

Figura 1

1

Fonte: Disponível em  http://www.mundoeducacao.com/biologia/mutualismo.htm  (Acesso em 05 set.  2014).

 

Figura 2

2

Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/mutualismo.htm    (Acesso em 05 set. 2014).

 

Figura 3

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Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/mutualismo.htm    (Acesso em 05 set. 2014).

 

Figura 4

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Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/mutualismo.htm    (Acesso em 05 set. 2014).

 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras representadas acima?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.

 

Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre o mutualismo (Figura 5). O vídeo tem duração de 6 minutos e 59 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=LGFOAu5Ly6M  (Acesso em 05 set. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 5: Vídeo: Mutualismo - Ecologia – Biologia (6:59)

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Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LGFOAu5Ly6M   (Acesso em 05 set. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

 

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – O que caracteriza a simbiose?

2 - Qual a relação existente entre os cupins e os protozoários ciliados? Explique.

3 - Quais são as garantias de sobrevivência que os protozoários ciliados encontram no sistema digestivo dos cupins?

4 - Como os cupins se beneficiam dos protozoários ciliados?

5 - Defina o que é mutualismo.

6 – Como ocorre a formação dos líquens?

7 – Qual a importância das algas?

8 – Qual relação existe entre certas árvores e determinados fungos? Explique.

9 – O que é a micorriza?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais

 

Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Mutualismo, site Mundo Educação
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/mutualismo.htm (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 2: Mutualismo, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/mutualismo.htm (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 3: Mutualismo, site Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/mutualismo.htm (Acesso em 05 set. 2014).

 

Grupo 4: Mutualismo, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/mutualismo/ (Acesso em 05 set. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento

 

Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/rel.html (Figura 6) (Acesso em 05 set. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o mutualismo.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 6: Mutualismo

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/rel.html(Acesso em 05 set. 2014).

 

Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 - A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de:


a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) competição interespecífica.
e) competição intraespecífica.

 

2 - A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias, por sua vez, obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:

 

a)  comensalismo.
b)  competição.
c)  parasitismo.
d)  mutualismo.
e)  sociedade.

 

3 - Certos fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação denominada micorriza. Sobre essa associação, é correto afirmar que se trata de um tipo de:

 

a) parasitismo, pois o fungo prejudica a planta hospedeira.
b) mutualismo, pois tanto o fungo quanto a planta são beneficiados.
c) predatismo, pois o fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.
d) comensalismo, pois o fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.
e) epifitismo, pois o fungo só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes do solo.

 

4 - A associação de bactérias que vivem na pança de mamíferos ruminantes com esses animais é classificada como:


a) comensalismo.
b) amensalismo.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
e) mutualismo.

 

5 - O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é classificada como:

 

a) comensalismo.
b) herbivorismo.
c) mutualismo.
d) competição.
e) parasitismo.

 

6 - Como consequência de práticas de cultivo inadequadas, ocorrem alterações ambientais que resultam na perda de nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Para minimizar esta perda, é recomendado o plantio de leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio no solo. Assinale a alternativa que contém o tipo de interação entre espécies que está envolvida nesta relação.

 

a) amensalismo.
b) mutualismo.
c) competição.
d) parasitismo.
e) simbiose.

 

7 - Os esquemas a seguir representam relações ecológicas que os seres vivos estabelecem entre si: 

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Podemos chamar as relações existentes em I, II e III, respectivamente de:

 

a) sinfilia, epifitismo e comensalismo.
b) mutualismo, epifitismo e amensalismo.
c) simbiose, protocooperação e competição.
d) mutualismo, parasitismo e protocooperação.
e) protocooperação, inquilinismo e parasitismo.

 

8 - Liquens são resultantes da associação de certas espécies de fungos com determinadas algas. As algas produzem, por fotossíntese, a matéria orgânica que é utilizada pelos fungos. Estes, por sua vez, auxiliam a absorção da água e de nutrientes que as algas aproveitam. Esta associação permite que os liquens habitem locais onde nem algas nem fungos poderiam viver separadamente. Este tipo de associação é denominada:

 

a) comensalismo.
b) amensalismo.
c) inquilinismo.
d) mutualismo.
e) predatismo.

 

9 - Em um experimento, determinadas espécies de árvores foram severamente podadas. Permitiu-se que as formigas recolonizassem algumas árvores à medida que elas começaram a crescer, mas outras árvores foram mantidas sem formigas. As árvores que cresceram sem formigas foram severamente atacadas por outros insetos e recuperaram suas folhas muito lentamente. Ocorre que as formigas expulsam insetos folívoros e cortam as pontas de outras plantas, especialmente trepadeiras. Nesse caso, a relação entre as árvores e as formigas é exemplo de:

 

a) parasitismo.
b) mutualismo.
c) predatismo.
d) inquilinismo.
e) comensalismo.

 

10 - Algumas espécies de formigas acariciam pequenos insetos sugadores de seiva, chamados afídios, com suas patas. Os afídios secretam, então, gotas de seiva parcialmente digerida, usada como fonte de açúcar pelas formigas. Em contrapartida, as formigas protegem os afídios contra predadores, pois os afídios ingerem mais açúcar do que podem utilizar. Essa relação é classificada como:

 

a) predatismo.
b) parasitismo.
c) mutualismo.
d) competição.
e) comensalismo.

 

Gabarito

 

1 – A

2 – D

3 – B

4 – E

5 – C

6 – B

7 – B

8 – D

9 – B

10 – C

 

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo: “Mutualismo”, site Wikipedia
Fonte: Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutualismo_(biologia) (Acesso em 05 set. 2014).

 

Sugestões de links para os alunos:


Artigo: “Mutualismo, cooperação ou oportunismo?”, site Naturlink
Fonte: Disponível em  http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=8828&bl=1 (Acesso em 05 set. 2014).

Avaliação
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
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